Questões de Concursos Agente de Desenvolvimento Infantil

Resolva questões de Agente de Desenvolvimento Infantil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q682034 | Pedagogia, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP, 2019

O lugar da cultura no processo educativo fundamenta-se na ideia de que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q684882 | Português, Morfologia, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP, 2019

Assinale a frase incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q685104 | Português, Grafia das palavras, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP, 2019

Assinale a oração correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q694344 | Pedagogia, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP, 2019

Conceber as relações do planejamento educativo com o Projeto Político-pedagógico da instituição requer que excluamos a seguinte consideração:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q690048 | Português, Crase, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP, 2019

Assinale a oração incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q682057 | Pedagogia, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP, 2019

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009) promulgam que:
A- Os princípios orientadores das propostas educativas em instituições infantis são éticos, políticos e estéticos.
B- Os eixos em torno dos quais se planejam e desenvolvem situações educativas na escola da infância são a brincadeira e as interações.
C- Educar e cuidar são ações indissociáveis na escola de crianças pequenas, considerando que é essencial educar-cuidando e cuidar-educando.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q683550 | Pedagogia, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP, 2019

A criança como sujeito ativo e de direitos é tratada como:
I – Capaz de se relacionar com o mundo ao seu redor desde que nasce.
II – Alguém que pode aprender e se desenvolver mediante seu movimento, exploração, ações e relações com as pessoas e objetos que a circundam.
III – pessoa que interage e se comunica limitadamente nos anos iniciais da vida.
IV – indivíduo reconhecidamente histórico e social, constituindo-se nas relações com o outro e com a cultura humana.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q688399 | Pedagogia, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP, 2019

A criança brasileira tem conquistado lugar no discurso político-científico contemporâneo e se tornado alvo de atenção das políticas públicas. Especialmente o documento composto por Campos e Rosemberg (2009) – atualmente em sua segunda versão – valida o sentido da criança com sujeitos de direitos. Particularmente, o documento expressa que as crianças brasileiras têm:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q686345 | Português, Grafia das palavras, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP, 2019

Assinale a alternativa correta gramaticalmente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q686133 | Pedagogia, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP, 2019

Para organizar as ações em instituições educativas, é possível localizar as contribuições sistematizados por Barros e Pequeno (2018). Os autores argumentam sobre o papel da educação no desenvolvimento humano.
Compreender esse papel envolve refletir sobre a cultura. De acordo com os estudiosos:
I) Todas as pessoas são seres culturais que, no decurso da vida, se apropriam da cultura socialmente acumulada
ao longo da história e também produzem cultura.
II) Não é possível entender cultura desvinculada dos aspectos da vida em sua totalidade.
III) As vivências com outras pessoas possibilitam nossa humanização e sobrevivência no mundo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q687336 | Português, Sintaxe, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP, 2019

Assinale a oração correta quanto à regência verbal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q689295 | Português, Sintaxe, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP, 2019

Assinale a alternativa correta gramaticalmente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q689575 | Pedagogia, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP, 2019

No cenário brasileiro atual, o conceito de infância vem ganhando novos significados e sendo foco de pesquisas no país e, portanto, constituindo-se fundamento para o trabalho pedagógico com crianças menores de seis anos. A partir dessa assertiva, é possível inferir que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q687391 | Pedagogia, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP, 2019

A qualidade do atendimento na Educação Infantil implica:
I – Relação colaborativa da instituição com as famílias das crianças.
II – Formação contínua das professoras e professores e também de todos os profissionais envolvidos nesse atendimento.
III – Dissociabilidade das ações de educação e cuidado.
Em relação a essas assertivas é possível destacar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q689770 | Português, Grafia das palavras, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP, 2019

Assinale a oração incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q682752 | Português, Sintaxe, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP, 2019

Assinale a alternativa correta gramaticalmente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q693679 | Português, Grafia das palavras, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP, 2019

Assinale a opção gramaticalmente correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q689743 | Português, Grafia das palavras, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP, 2019

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q684712 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP, 2019

Numere os períodos de modo a constituírem um texto coeso e coerente e, depois, indique a seqüência numérica correta.
( ) O 14 bis também ganhará as atenções estrangeiras. Outra réplica está exposta na curva do Laranjinha, em Interlagos. Hoje, no autódromo paulistano, será disputado o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.
( ) As comemorações já começaram no Brasil. Hoje, das 8 às 18 horas, haverá uma série de eventos no gramado da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, como shows de páraquedistas e exposições de aviões históricos. Às 17 horas, os pilotos da Esquadrilha da Fumaça farão acrobacias no ar.
( ) Um pouco antes, às 16h45, uma réplica do 14 bis tentará repetir o feito de 1906. Isso, porém, só ocorrerá se não chover na capital federal - o material com o qual a cópia do avião foi construído é tão frágil quanto o original.
Os eventos em Brasília são organizados pela Comissão Interministerial do Centenário do 14 bis, formada por 13 ministérios e duas secretarias da Presidência da República.
( ) Amanhã é um dia histórico. Serão comemorados os cem anos do primeiro vôo de uma máquina mais pesada que o ar. No dia 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris, o brasileiro Alberto Santos-Dumont surpreendeu o mundo ao voar por sete segundos a bordo do seu 14 bis.
( ) Ainda de acordo com a Comissão Interministerial do Centenário do 14 bis, todas as bases aéreas do País estarão abertas ao público hoje. Cada uma terá uma programação própria.
(Baseado em www.estado.com.br, 22/10/2006)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q692818 | Pedagogia, Agente de Desenvolvimento Infantil, UNESP, UNESP, 2019

Fundamentos teóricos histórico-sociais para organização de práticas na Educação Infantil argumentam sobre:
I - A intervenção intencional e consciente do professor de crianças pequenas.
II - Nascemos com um corpo biológico que sustenta exclusivamente condições efetivas de desenvolvimento social humano.
III – O oferecimento de uma diversidade de objetos e brinquedos para exploração e envolvimento das crianças em diferentes situações possíveis pode se configurar como atividade infantil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.