Início

Questões de Concursos Agente de Endemias ACE

Resolva questões de Agente de Endemias ACE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q191808 | Português, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q858995 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, CONTEMAX, 2020

O mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, encontrou no mundo moderno condições muito favoráveis para uma rápida expansão, das quais podemos citar:

I - urbanização acelerada que criou cidades com deficiências de abastecimento de água e de limpeza urbana.

II - intensa utilização de materiais nãobiodegradáveis, como recipientes descartáveis de plástico e vidro.

III - pelas mudanças climáticas.

Está correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q843686 | Saúde Pública, Planilhas Eletrônicas Microsoft Excel e BrOfficeorg Calc, Agente de Endemias ACE, CONSULPLAN, 2020

A Leishmaniose Visceral é uma doença ocasionada pelo protozoário da espécie Leishmania chagasi. Tem o ciclo evolutivo em duas formas: amastigota, que é obrigatoriamente parasita intracelular em mamíferos; promastigota, presente no tubo digestivo do inseto transmissor. A Leishmaniose Visceral é também conhecida como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q186785 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE

Sobre a emenda constitucional aprovada em 2013, que regulamenta o trabalho das domésticas, é correto afirmar que ela estabelece:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q847562 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Endemias ACE, CONSULPLAN, 2020

As elites e o povão

    É cansativo, é irritante, isso de falar em elites e povão, como se só o chamado povão fosse honesto e merecedor de confiança e tudo que se liga à “elite” significasse o pior quanto à moral, ao valor e à confiabilidade.
   É mal-intencionado dizer que só a elite é saudável, educada, merecedora das boas coisas da vida e o povão é sujo, grosseiro e não vai melhorar nunca.
   E, afinal, o que é essa “elite”? Quem a constitui? Parece que existem várias.
   Elite social - Nada mais triste do que ler: “Fulana de Tal, socialite”. Tem profissão? Tem família? Faz alguma coisa da vida? Não, ela é socialite. O marido, ou o filho, ou o companheiro dessa fina dama seria o quê? Um socialite, também? Singularmente ainda não vi o termo usado no masculino. Talvez porque na nossa utopia os homens sempre têm profissão e ganham o dinheiro, isto é, são úteis, enquanto as mulheres ornamentam seu lado público.
   Elite intelectual - Dessa, já gostei mais. Porém, cuidado: o grau de intelectualidade não reside na quantidade de diplomas, alguns fajutos, adquiridos no exterior em universidades com nomes pomposos. O intelectual de primeira é o que de verdade pensa, lê, estuda, escreve, pesquisa e atua. Cultiva a simplicidade e detesta a arrogância, companheira da inteligência limitada.
   Talvez elite verdadeira fosse a dos bem informados e instruídos, não importa em que grau, não importam dinheiro nem sofisticação. Um povo pouco informado acredita no primeiro demagogo que aparece, engole suas mentiras como pílulas salvadoras e, por cegueira ou por carência, segue o caminho de seu próprio infortúnio.
   Seria melhor largar essa bobagem de elite versus povão e pensar em habitantes deste planeta e deste país. Todos merecendo melhor cuidado com a saúde, melhores escolas e universidades, melhores condições de vida, melhor salário, melhores estradas, lugares de lazer mais bem-cuidados, mais tranquilos e seguros, menos impostos, menos mentiras. Mais oportunidades, mais sinceridade, mais vida. Melhor uso das palavras. Mais respeito pela inteligência comum e pelo bom senso.
   Então, velhíssima fórmula tão pouco aplicada, comecemos pela educação. Mas não venham com a empulhação quanto aos analfabetos a menos no país. Alfabetizado não é quem aprendeu a assinar o nome: é quem antes leu e compreendeu aquilo que vai assinar, pois, se optar errado, a exploração de sua ignorância vai pesar sobre seus ombros por mais um longo tempo de altos juros.
   Mais cuidado com palavras, pois elas podem se transformar, de pedras preciosas, em testemunho de ignorância ou má vontade, ou ainda em traiçoeiros punhais.
(Texto de Lya Luft. Publicado em 2011. Com adaptações.)
Considerando que “Talvez elite verdadeira fosse a dos bem informados e instruídos, não importa em que grau, não importam dinheiro nem sofisticação.” (6º§), é possível afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q846386 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Endemias ACE, FACET Concursos, 2020

Sobre as medidas de saúde e doença utilizadas em epidemiologia, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas, em seguida, marque a alternativa correta:
( ) A taxa de morbidade é a medida de frequência de doenças operacionalizadas por duas taxas, a de prevalência e a de incidência. ( ) A taxa de mortalidade no Brasil são publicadas, no Brasil, pelo Ministério da Saúde. ( ) A fonte de dados utilizados para cálculo das estatísticas de mortalidade é o atestado de óbito. ( ) A taxa de incidência é definida pelo número de pessoas afetadas por uma determinada doença de uma dada população, em um tempo específico dividido pelo número de pessoas da população naquele mesmo período.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q842573 | Legislação Municipal, Legislação do Município de Capanema, Agente de Endemias ACE, CONSULPLAN, 2020

De acordo com o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Capanema/PR (Seção IX Da Promoção), assinale a alternativa correta sobre promoção do funcionário.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q840064 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, FACET Concursos, 2020

A Leishmaniose apresenta diversas formas clínicas no Brasil, das espécies abaixo, qual delas é o agente etiológico da leishmaniose cutânea difusa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q859365 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Endemias ACE, CONTEMAX, 2020

O objetivo da vigilância epidemiológica da dengue é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q842293 | Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, Agente de Endemias ACE, FACET Concursos, 2020

Em tempos de Covid-19 as EPIS se tornaram necessárias para a população, mesmo quando não fazem parte das atividades de trabalho, porém, ela será de uso obrigatório para algumas atividades que os agentes de combate de endemias realizarão durante suas funções. Das alternativas abaixo, qual delas não é considerada uma EPI?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q702703 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos Com Dados, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Quatro Barras PR, FUNPAR NC UFPR, 2019

Os organizadores de uma festa beneficente elaboraram um sistema de fichas para facilitar o troco nas barracas de lanches. Uma ficha azul custava R$ 25,00 e duas fichas azuis equivaliam a cinco fichas verdes. Qual era o preço das fichas verdes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q430645 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Júlio de Castilhos RS, Energia Essencial

Segundo o Art. 30 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, compete aos Municípios todas as alternativas citadas abaixo, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

153Q821857 | Legislação Federal, Lei 6259 1975, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Criciúma SC, FEPESE

A notificação compulsória é obrigatória a todos os profissionais de saúde médicos, enfermeiros, odontólogo, técnicos de enfermagem e outros no exercício da profissão, bem como os responsáveis por organizações e estabelecimentos públicos e particulares de saúde e de ensino, em conformidade com a Lei no 6.259, de 30 de outubro de 1975.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação às doenças que fazem parte da Lista de Notificação Compulsória.

( ) Acidentes por animais peçonhentos

( ) Cólera

( ) Diabetes

( ) Doença meningocócica e outras meningites

assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q859414 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, CONTEMAX, 2020

De acordo com o Plano Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, as operações de combate ao vetor têm como objetivo a manutenção de índices de infestação inferiores a 1%. São medidas de combate ao vetor, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q862983 | Específico Agente de Endemias, Gestão em Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2023

Considerando as disposições legais acerca da atividade dos Agentes de Combate a Endemias, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O Agente de Combate às Endemias deverá frequentar cursos bienais de educação continuada e de aperfeiçoamento.

( ) É vedada a atuação do Agente de Combate às Endemias fora da sua área de residência.

( ) A jornada de trabalho dos Agentes de Combate às Endemias deve ser integralmente dedicada às ações e aos serviços de promoção da saúde, de vigilância epidemiológica e ambiental e de combate a endemias.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q848875 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Endemias ACE, CONSULPLAN, 2020

As elites e o povão

    É cansativo, é irritante, isso de falar em elites e povão, como se só o chamado povão fosse honesto e merecedor de confiança e tudo que se liga à “elite” significasse o pior quanto à moral, ao valor e à confiabilidade.
   É mal-intencionado dizer que só a elite é saudável, educada, merecedora das boas coisas da vida e o povão é sujo, grosseiro e não vai melhorar nunca.
   E, afinal, o que é essa “elite”? Quem a constitui? Parece que existem várias.
   Elite social - Nada mais triste do que ler: “Fulana de Tal, socialite”. Tem profissão? Tem família? Faz alguma coisa da vida? Não, ela é socialite. O marido, ou o filho, ou o companheiro dessa fina dama seria o quê? Um socialite, também? Singularmente ainda não vi o termo usado no masculino. Talvez porque na nossa utopia os homens sempre têm profissão e ganham o dinheiro, isto é, são úteis, enquanto as mulheres ornamentam seu lado público.
   Elite intelectual - Dessa, já gostei mais. Porém, cuidado: o grau de intelectualidade não reside na quantidade de diplomas, alguns fajutos, adquiridos no exterior em universidades com nomes pomposos. O intelectual de primeira é o que de verdade pensa, lê, estuda, escreve, pesquisa e atua. Cultiva a simplicidade e detesta a arrogância, companheira da inteligência limitada.
   Talvez elite verdadeira fosse a dos bem informados e instruídos, não importa em que grau, não importam dinheiro nem sofisticação. Um povo pouco informado acredita no primeiro demagogo que aparece, engole suas mentiras como pílulas salvadoras e, por cegueira ou por carência, segue o caminho de seu próprio infortúnio.
   Seria melhor largar essa bobagem de elite versus povão e pensar em habitantes deste planeta e deste país. Todos merecendo melhor cuidado com a saúde, melhores escolas e universidades, melhores condições de vida, melhor salário, melhores estradas, lugares de lazer mais bem-cuidados, mais tranquilos e seguros, menos impostos, menos mentiras. Mais oportunidades, mais sinceridade, mais vida. Melhor uso das palavras. Mais respeito pela inteligência comum e pelo bom senso.
   Então, velhíssima fórmula tão pouco aplicada, comecemos pela educação. Mas não venham com a empulhação quanto aos analfabetos a menos no país. Alfabetizado não é quem aprendeu a assinar o nome: é quem antes leu e compreendeu aquilo que vai assinar, pois, se optar errado, a exploração de sua ignorância vai pesar sobre seus ombros por mais um longo tempo de altos juros.
   Mais cuidado com palavras, pois elas podem se transformar, de pedras preciosas, em testemunho de ignorância ou má vontade, ou ainda em traiçoeiros punhais.
(Texto de Lya Luft. Publicado em 2011. Com adaptações.)
“Mas não venham com a empulhação quanto aos analfabetos a menos no país.” (8º§) Considerando o contexto textual, a expressão destacada anteriormente significa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q863092 | Específico Agente de Endemias, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022

A Leptospirose é uma doença infecciosa febril, de início abrupto, transmitida:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q851575 | Português, Ortografia, Agente de Endemias ACE, CONSULPLAN, 2020

As elites e o povão

    É cansativo, é irritante, isso de falar em elites e povão, como se só o chamado povão fosse honesto e merecedor de confiança e tudo que se liga à “elite” significasse o pior quanto à moral, ao valor e à confiabilidade.
   É mal-intencionado dizer que só a elite é saudável, educada, merecedora das boas coisas da vida e o povão é sujo, grosseiro e não vai melhorar nunca.
   E, afinal, o que é essa “elite”? Quem a constitui? Parece que existem várias.
   Elite social - Nada mais triste do que ler: “Fulana de Tal, socialite”. Tem profissão? Tem família? Faz alguma coisa da vida? Não, ela é socialite. O marido, ou o filho, ou o companheiro dessa fina dama seria o quê? Um socialite, também? Singularmente ainda não vi o termo usado no masculino. Talvez porque na nossa utopia os homens sempre têm profissão e ganham o dinheiro, isto é, são úteis, enquanto as mulheres ornamentam seu lado público.
   Elite intelectual - Dessa, já gostei mais. Porém, cuidado: o grau de intelectualidade não reside na quantidade de diplomas, alguns fajutos, adquiridos no exterior em universidades com nomes pomposos. O intelectual de primeira é o que de verdade pensa, lê, estuda, escreve, pesquisa e atua. Cultiva a simplicidade e detesta a arrogância, companheira da inteligência limitada.
   Talvez elite verdadeira fosse a dos bem informados e instruídos, não importa em que grau, não importam dinheiro nem sofisticação. Um povo pouco informado acredita no primeiro demagogo que aparece, engole suas mentiras como pílulas salvadoras e, por cegueira ou por carência, segue o caminho de seu próprio infortúnio.
   Seria melhor largar essa bobagem de elite versus povão e pensar em habitantes deste planeta e deste país. Todos merecendo melhor cuidado com a saúde, melhores escolas e universidades, melhores condições de vida, melhor salário, melhores estradas, lugares de lazer mais bem-cuidados, mais tranquilos e seguros, menos impostos, menos mentiras. Mais oportunidades, mais sinceridade, mais vida. Melhor uso das palavras. Mais respeito pela inteligência comum e pelo bom senso.
   Então, velhíssima fórmula tão pouco aplicada, comecemos pela educação. Mas não venham com a empulhação quanto aos analfabetos a menos no país. Alfabetizado não é quem aprendeu a assinar o nome: é quem antes leu e compreendeu aquilo que vai assinar, pois, se optar errado, a exploração de sua ignorância vai pesar sobre seus ombros por mais um longo tempo de altos juros.
   Mais cuidado com palavras, pois elas podem se transformar, de pedras preciosas, em testemunho de ignorância ou má vontade, ou ainda em traiçoeiros punhais.
(Texto de Lya Luft. Publicado em 2011. Com adaptações.)
Conforme a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a afirmativa que evidencia ERRO de grafia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q702187 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos Com Dados, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Quatro Barras PR, FUNPAR NC UFPR, 2019

Os integrantes de um grupo de 50 pessoas foram classificados em homens ou mulheres e em altos ou baixos. Entre homens altos e mulheres baixas, havia 28 pessoas. Sabendo que havia 9 mulheres altas, a quantidade de homens baixos era de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q706412 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Quatro Barras PR, FUNPAR NC UFPR, 2019

Texto associado.
Considere o seguinte texto:
Cuide de sua ligação de água!
A responsabilidade pela integridade do cavalete e do hidrômetro é do cliente a partir da adesão ao serviço. Vale lembrar que o cliente está sujeito a sanções administrativas e custos de regularização nos casos de violação, furto, perda, quebra ou adulteração do padrão da ligação.
(http://site.sanepar.com.br/sites/site.sanepar.com.br/files/clientes2012/guia-do-cliente.pdf)
O trecho retirado do site da Sanepar faz referência a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.