Questões de Concursos Agente de Endemias ACE

Resolva questões de Agente de Endemias ACE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

241Q862998 | Específico Agente de Endemias, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2022

O ciclo de vida do Aedes Aegypti é formado por quatro etapas básicas: ovo, larva, pupa e adulto. Sobre essas fases, marque a alternativa que apresenta uma correlação CORRETA entre a fase e a informação sobre a mesma.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

242Q862995 | Específico Agente de Endemias, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2022

As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Trata-se de uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, elas podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Atualmente, existem testes rápidos para a detecção da infecção que estão disponíveis no SUS para toda a população. Todas as pessoas precisam ser testadas pelo menos uma vez na vida para esses tipos de hepatite.

Populações mais vulneráveis precisam ser testadas periodicamente.

Fonte: www.gov.br

Quais são os tipos de hepatites que existem os testes rápidos no SUS? Marque a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

243Q843436 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Endemias ACE, Asconprev, 2020

De acordo com a Lei Nº 8080, de 19 de setembro de 1990, são princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

244Q843203 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Asconprev, 2020

A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é uma doença infecciosa, não contagiosa, causada por protozoários do gênero Leishmania, que acomete pele e mucosas. O modo de transmissão habitual é através da picada de insetos que pode pertencer a várias espécies de flebotomíneos. Popularmente, a Leishimaniose tegumentar é conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

245Q442782 | Direito Constitucional, Meio Ambiente, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Júlio de Castilhos RS, Energia Essencial

Conforme o Art. 225 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. § 1º - Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público:

I – preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas;

II – preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético;

III – promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.

Quais afirmativas acima estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

246Q863102 | Específico Agente de Endemias, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Iguaraçu PR, UNIVIDA, 2024

Doença infecciosa, febril, aguda e potencialmente grave. Ela é causada pelo parasita do gênero Plasmodium, transmitida ao homem, na maioria das vezes pela picada do mosquito do gênero Anopheles infectados. De qual doença estamos falando?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

247Q859093 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, CONTEMAX, 2020

Animais ___________ são aqueles que convivem com o homem de forma indesejada e são considerados “pragas”, quando sua população aumenta causando incômodo ou agravo à saúde.

Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q863006 | Específico Agente de Endemias, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Córrego Novo MG, Máxima, 2022

Os produtos tóxicos são introduzidos nos organismos de diferentes maneiras e são classificados de acordo com as formas de penetração no organismo. São portas de entrada de produto tóxico utilizados no controle de pragas nos organismos das pessoas, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

249Q863107 | Específico Agente de Endemias, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Iguaraçu PR, UNIVIDA, 2024

A visita domiciliar é uma das principais ações desenvolvidas pelo Agente de Combate a Endemias (ACE):

I – A visita domiciliar tem caráter educativo;

II – A visita domiciliar serve para identificar e eliminar criadouros;

III – As visitas domiciliares são precedidas de planejamento, preparação e organização de atividades;

IV – A visita domiciliar serve para diagnosticar a dengue e acompanhar o paciente.

Estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

250Q862999 | Específico Agente de Endemias, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Paraíso SC, AMEOSC, 2022

Um dos vetores da doença da dengue é o mosquito Aedes Aegypti , caso o mesmo esteja contaminado com o vírus, sobre as características desse vetor, marque a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

251Q846059 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, CONSULPLAN, 2020

As ações do controle vetorial do Aedes aegypti poderão ser realizadas pelo gerente, coordenador ou responsável técnico vinculado à área de vigilância em saúde. Considerando os aspectos operacionais do município para garantir melhores resultados no combate à dengue, analise as afirmativas a seguir. I. Garantir a manutenção dos veículos e equipamentos existentes, adotando procedimentos de controle administrativo para seu uso. II. Priorizar o regime de zoneamento para a atividade do ACE, preservar sua atuação dentro de uma mesma área de trabalho, sendo viável mantê-lo próximo ao seu local de residência, buscando, ainda, uma territorialização compatível com a da Atenção Primária. III. Administrar a escala de férias da força de trabalho, de modo a evitar a descontinuidade das atividades de controle do vetor nos períodos críticos. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

252Q848117 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Endemias ACE, CONTEMAX, 2020

Virgin Hyperloop: como foi o 1° teste de

transporte futurista que poderia fazer distância

Rio-SP em menos de meia hora

Zoe Kleinman

Repórter de tecnologia

    A empresa americana de tecnologia de transporte Virgin Hyperloop fez seu primeiro teste de viagem com passageiros, no deserto em Nevada, nos Estados Unidos. O conceito de transporte futurista envolve cápsulas dentro de tubos de vácuo que transportam passageiros em alta velocidade. No teste, dois passageiros, ambos funcionários da empresa, percorreram a distância de uma pista de teste de 500 metros em 15 segundos, atingindo o equivalente a 172 km/h.

    No entanto, esta é uma fração das ambições da Virgin para velocidades de viagem superiores a 1.000 km/h. Nesse cenário, seria possível fazer o equivalente à distância Rio-SP em menos de meia hora. A Virgin Hyperloop não é a única empresa desenvolvendo o conceito, mas nenhuma transportou passageiros antes. 

    Sara Luchian, diretora de experiência do cliente, foi uma das duas pessoas a bordo e descreveu a experiência à BBC como "estimulante psicológica e fisicamente", logo após o evento. Ela e o diretor de tecnologia, Josh Giegel, usaram calças simples de lã e jeans em vez de macacões para o evento, que aconteceu na tarde de domingo (08/11) nos arredores de Las Vegas. Luchian disse que a viagem foi tranquila e "nada parecida com uma montanha-russa", embora a aceleração tenha sido mais "veloz" do que seria com uma pista mais longa. Nenhum deles se sentiu mal, ela acrescentou. Ela disse que a velocidade deles foi prejudicada pelo comprimento da pista e pela aceleração necessária.

    O conceito, que passou anos em desenvolvimento, se baseia em uma proposta do fundador da Tesla, Elon Musk. Alguns críticos o descreveram como ficção científica. Ele é baseado nos comboios de levitação magnética (maglev) mais velozes do mundo, tornados mais rápidos pela velocidade dentro de tubos de vácuo. O recorde mundial de velocidade de trem maglev foi estabelecido em 2015, quando um trem japonês atingiu 374 mph (600 km/h) em um teste perto do Monte Fuji. Fundada em 2014, a Virgin Hyperloop recebeu investimento do Virgin Group em 2017. Era anteriormente conhecida como Hyperloop One e Virgin Hyperloop One.

    Em uma entrevista à BBC em 2018, o então chefe da Virgin Hyperloop One, Rob Lloyd, que já deixou a empresa, disse que a velocidade permitiria, em teoria, as pessoas viajarem entre os aeroportos de Gatwick e Heathrow, a cerca de 70 quilômetros de distância em Londres, em apenas quatro minutos.

    A Virgin Hyperloop, sediada em Los Angeles, também está explorando modelos em outros países, incluindo uma conexão hipotética de 12 minutos entre Dubai e Abu Dhabi, que leva mais de uma hora pelo transporte público existente.

    Os críticos apontaram que os sistemas de viagens Hyperloop envolveriam a tarefa considerável de obter permissão de planejamento e, em seguida, construir vastas redes de tubos para cada caminho de viagem. Luchian reconhece as dificuldades potenciais. "É claro que há muita infraestrutura a ser construída, mas acho que mitigamos muitos riscos que as pessoas não pensavam que fossem possíveis."

    Ela acrescentou: "A infraestrutura é um foco muito importante para tantas pessoas no governo. Sabemos que as pessoas estão procurando soluções. Elas estão procurando o transporte do futuro. Podemos continuar construindo sistemas de transporte de hoje ou de ontem e continuar encontrando os mesmos problemas que eles trazem. Ou podemos realmente procurar construir algo que resolva esses problemas." 

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-54876229

Em relação a aspectos do texto, assinale a assertiva correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q862989 | Específico Agente de Endemias, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Horizonte CE, ICECE, 2023

A Dengue é uma doença febril aguda, sistêmica e dinâmica, que pode apresentar um amplo espectro clínico, variando de casos assintomáticos a graves. A doença é em geral debilitante e autolimitada, e a maioria dos pacientes apresentam evolução clínica benigna e se recupera. No entanto, uma parte pode evoluir para formas graves, inclusive óbitos. Sobre a Dengue é correto o que se afirma em: 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

254Q863003 | Específico Agente de Endemias, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Córrego Novo MG, Máxima, 2022

A doença de Chagas (DC) é uma das consequências da infecção humana pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi. Para prevenção e controle da Doença de Chagas, ações sistematizadas de controle químico devem ser focalizadas nas populações do seguinte animal vetor da doença: 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

255Q862985 | Específico Agente de Endemias, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Horizonte CE, ICECE, 2023

As epidemias sempre estiveram presentes na história das coletividades humanas. A par disso, os contextos sociais dos modos de produção, associados aos fatores econômicos, condicionaram modificações no ambiente e nas estruturas urbanas e rurais que favoreceram e ainda favorecem a sua ocorrência. Sobre as medidas de proteção à saúde dos agentes de combate às endemias (ACE), é correto o que se afirma em: 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

256Q868114 | Saúde Pública, Políticas Públicas de Saúde no Brasil, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Limeira do Oeste MG, HL, 2024

“A saúde é um direito social no âmbito dos direitos de solidariedade, e não vinculado apenas à possibilidade de compra da assistência, mas à atividade prestadora do Estado, independente das possibilidades individuais. Mais do que isso, a saúde configura-se como direito a não ficar doente, impondo atuação antecipada de serviços que garantam a salubridade pública.” (Boletim de saúde pública, 2010). Baseando-se no parágrafo acima, analise as assertivas abaixo.

I – Considerando que a Constituição Federal de 1988 estabelece a “saúde como direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”

II – Nesse contexto, a revogação das regras fiscais, constitucionais e legais que restringem o financiamento das políticas sociais foi reiterada, especialmente as que estabelecem tetos de despesas para o desenvolvimento de ações e serviços de saúde, na perspectiva de que saúde não é gasto, mas sim investimento. Não há economia sem vida, e não há vida sem garantia de saúde para toda a população como um direito humano.

III – Garantir o modelo de atenção integral à saúde, público, com financiamento adequado à população negra, às mulheres, homens, LGBTQIA+, à pessoa idosa, adolescentes, crianças, pessoas com deficiência, com patologias, doenças crônicas, doenças raras, comunidades e povos tradicionais e população em situação de rua, é dever do Estado.

Assinale a alternativa que apresenta assertiva (as) correta (as):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

258Q863085 | Específico Agente de Endemias, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de São Cristóvão SE, CESPE CEBRASPE, 2022

Um aposentado, com sessenta e sete anos de idade, sob atendimento no seu domicílio, em zona urbana, relata tosse seca persistente, febre baixa vespertina, sem calafrios, sudorese noturna e emagrecimento há quatro semanas. Ele nunca fumou e mora com a esposa, uma filha e três netos, todos saudáveis.

A respeito desse quadro hipotético, julgue o próximo item.

Esse paciente apresenta uma virose respiratória simples, que regride e desaparece com o passar do tempo.

  1. ✂️
  2. ✂️

259Q431257 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Júlio de Castilhos RS, Energia Essencial

De acordo com o Art. 7º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

I – seguro-desemprego, em caso de desemprego voluntário;

II – fundo de garantia de tempo de serviço;

III – piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do trabalho.

Quais afirmativas acima estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

260Q849067 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Saúde, Agente de Endemias ACE, CONTEMAX, 2020

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (nCoV-2019) foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Os primeiros coronavírus humanos foram identificados em meados da década de 1960. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Fonte: https://coronavirus.saude.gov.br/linha-do-tempo/

De acordo com o texto e com os seus conhecimentos sobre atualidades, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o mês e o estado em que foi registrado oficialmente o primeiro caso de coronavírus no Brasil.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.