Início

Questões de Concursos Agente de Fiscalização Financeira Informática

Resolva questões de Agente de Fiscalização Financeira Informática comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q620233 | Informática, Normalização, Agente de Fiscalização Financeira Informática, TCE SP, FCC

Instrução: Para responder às questões de números 51 a 55, considere a seguinte relação:

Cliente(Id-Cliente, Nome-Cliente, Endereço-Cliente, Telefone-Cliente, (Num-Pedido, Data-Pedido, (Cod-Produto, Nome-Produto, Valor-Unitário-Produto, Quantidade-Produto-Pedido), Valor-Total-Pedido), Nacionalidade-Cliente, Localização-Continental- Nacionalidade-Cliente, Tipo-de-Cliente)

O negrito identifica o nome da relação, os parênteses inscrevem um grupo de repetição e os atributos grifados são identificadores (chave) de um grupo de repetição. A Localização-Continental-Nacionalidade-Cliente refere-se ao continente correspondente à nacionalidade do cliente.

Após a aplicação da 1FN, a relação Cliente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q618547 | Informática, Software, Agente de Fiscalização Financeira Informática, TCE SP, FCC

Instruções: Para responder às questões de 31 a 50, considere que os aplicativos devem ser reputados sempre na originalidade da versão referenciada e não quaisquer outras passíveis de modificação (customização, parametrização, etc.) feita pelo usuário. Quando não explicitados nas questões, as versões dos aplicativos são: Windows XP edição doméstica (Português), Microsoft Office 2000, SGBD MS-SQL Server 2000 e navegador Internet Explorer 8. Mouse padrão destro.

Auxilia no gerenciamento do ambiente de TI por meio do registro de todos os seus itens em um banco de dados, efetuando um controle dos componentes da infraestrutura de TI utilizados na realização dos serviços de TI. Trata-se do processo da área de Suporte de Serviços do ITIL denominada Gerenciamento de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q624477 | Informática, Software, Agente de Fiscalização Financeira Informática, TCE SP, FCC

Programa de computador, como qualquer outro ativo da empresa, necessita ser adequadamente gerenciado, de modo a maximizar o retorno do investimento e, nesse sentido, é necessário que se conheça os tipos de licença de software existentes no mercado. Analise:

I. Site é o tipo em que o usuário adquire apenas o pacote contendo mídias, manuais e demais documentações, mais a autorização para uma quantidade determinada de cópias autorizadas.

II. OEM é a licença que já vem pré-instalada no computador adquirido e só nele o programa poderá ser utilizado. Esse tipo de licença que acompanha o equipamento não pode ser comercializada.

III. MIPS é o tipo de licença comum no ambiente de mainframes e sua comercialização está associada com a capacidade de processamento do equipamento.

IV. Shareware, caracterizado pela colocação em circulação do aplicativo para avaliação por um determinado período de tempo, após o qual o usuário só poderá usar todas as suas funcionalidades se adquirir a licença completa.

É correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q619567 | Informática, Software, Agente de Fiscalização Financeira Informática, TCE SP, FCC

O processamento de todas as informações relacionadas ao envio e recepção de informações na Internet é função do

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q621913 | Informática, Software, Agente de Fiscalização Financeira Informática, TCE SP, FCC

Quando uma aplicação-cliente não detém, em princípio, a localização de um serviço na Web, ela utiliza uma técnica para descobrir e integrar esses serviços e possibilitar aos usuários descobrir serviços que lhes interessem. Esse mecanismo para os fornecedores anunciarem a existência de seus serviços e para os consumidores localizarem os serviços de seu interesse é proporcionado pelo protocolo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q619404 | Informática, Software, Agente de Fiscalização Financeira Informática, TCE SP, FCC

Instruções: Para responder às questões de 31 a 50, considere que os aplicativos devem ser reputados sempre na originalidade da versão referenciada e não quaisquer outras passíveis de modificação (customização, parametrização, etc.) feita pelo usuário. Quando não explicitados nas questões, as versões dos aplicativos são: Windows XP edição doméstica (Português), Microsoft Office 2000, SGBD MS-SQL Server 2000 e navegador Internet Explorer 8. Mouse padrão destro.

No COBIT as questões operacionais ligadas ao uso da TI para atendimento aos serviços dos clientes, à manutenção e às garantias ligadas a estes serviços, são definidas no Domínio de Processos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q632228 | Informática, Software, Agente de Fiscalização Financeira Informática, TCE SP, FCC

Num ambiente Windows que inclui um domínio com Active Directory, João foi designado para ajudar na distribuição do Windows XP Professional a um lote de novos computadores e, para isso, sua conta de usuário foi incluída no grupo de usuário do domínio. João executa a instalação do sistema operacional nos novos computadores, verifica que eles estão conectados à rede e que estão recebendo informações de configuração IP do Servidor DHCP, mas não pode acrescentá-los ao Active Directory.

Para que João tenha direito, exclusivamente, a acrescentar novas máquinas na rede, será necessário

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q624574 | Informática, Software, Agente de Fiscalização Financeira Informática, TCE SP, FCC

Processos adequados de gerenciamento de licenças de softwares constituem a base para gerenciar custos, aprimorar a precisão dos dados e aumentar a eficiência. Portanto, devem oferecer mecanismos para

I. acompanhar todos os aspectos de uma licença de software, incluindo direitos de uso, histórico de pagamento, informações sobre compra, localização física de contratos de licença impressos ou imagens de documentos relevantes de licença e pagamento, obrigatórios em uma auditoria.

II. comparar o número e o tipo de licenças de proprietárias com a implantação real do software no ambiente.

III. reconciliar o uso de softwares e os termos de licença de software para garantir que a empresa esteja em total conformidade com os termos e as condições de todos os documentos de licença de software.

IV. usar notificações com base em regras para alertar de modo proativo os usuários de software, sobre datas críticas que exigem ação.

É correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q622783 | Informática, ITIL, Agente de Fiscalização Financeira Informática, TCE SP, FCC

No contexto das melhores práticas do ITIL no Gerenciamento de Serviços de TI, minimizar os impactos e prevenir recorrência dos incidentes, por meio do tratamento das causas desconhecidas de um ou mais incidentes, e procurar garantir a aplicação de métodos e procedimentos padronizados para lidar eficientemente com todas as mudanças na infraestrutura de TI, minimizando eventuais impactos na qualidade dos serviços que possam ser ocasionados por incidentes relacionados a mudanças, constituem ações adotadas no Gerenciamento de Serviços, especifica e respectivamente, nas Gerências de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.