Início

Questões de Concursos Agente de Saúde ACS

Resolva questões de Agente de Saúde ACS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1121Q876048 | Legislação dos Municípios do Estado de Goiás, Lei Orgânica do Município de Nova Glória, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

O artigo 50 da Lei Orgânica Municipal de Nova Glória, trata das competências privativas do prefeito. Segundo o inciso XXXIII do citado artigo, o prefeito deverá, obrigatoriamente, solicitar a autorização da câmara para ausenta-se do Município por tempo superior
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1122Q870679 | Saúde Pública, Organização e Funcionamento do SUS, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

Durante uma visita domiciliar, Senhor João informou ao Agente Comunitário de Saúde – ACS que havia comparecido ao médico, com queixas de leve falta de ar e náusea, sendo diagnosticado com Intoxicação Exógena por agrotóxico. Diante do diagnóstico médico, em relação a notificação compulsória, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1123Q915500 | Arquivologia, Fonética e Fonologia, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Barcarena PA, CETAP, 2023

Texto associado.

O que é aporofobia?

Aporafobia é um sentimento difuso de rechaço ao pobre. E o preconceito ainda pouco estudado com o fato de uma pessoa viver em estado de pobreza. O que significa que, além de não ter dinheiro, essa pessoa parece ser uma desamparada, isto é, carente de recursos, direitos, oportunidades, ou até capacidades para deixar de ser pobre.

A aporofobia é comum em sociedades como as nossas que são organizadas em torno da ideia de contrato. O pobre é o verdadeiramente diferente. Não pelo fato de viver com muito pouco dinheiro, mas porque ele nada tem de atrativo para oferecer aos outros. O pobre do qual se tem medo é aquele visto como incapaz de contratar ou ser contratado em qualquer esfera social.

É este tipo de desprezo que caracteriza atitudes aporófobas. É o rechaço a quem não pode entregar nada em troca ou ao menos parece não poder. E por isso é excluído da condição de contrato político, econômico ou social desse mundo de dar e receber no qual só podem entrar os que parecem ter algo de interessante para dar em retorno.

https://brasilescola. uol. com. br/sociologia/aporofobia. htm

Sobre o período, "Aporofobia é um sentimento difuso de rechaço ao pobre", há falha de análise em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1124Q875335 | Saúde Pública, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de São José do Cedro SC, AMEOSC, 2024

Dentre as opções citadas abaixo, assinale a alternativa que corresponde a vacina, cuja a primeira dose é administrada aos 12 meses de idade, que protege contra Sarampo, Caxumba, Rubéola.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1125Q869742 | Enfermagem, Infecções Sexualmente Transmissíveis IST, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Pérola PR, UNIVIDA, 2024

Sobre a sífilis, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1126Q915317 | Português, Uso da Vírgula, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Pilões PB, EDUCA, 2023

Texto associado.

Leia o texto para responder às questões de 1 a 10.

Lei estadual garante suspensão de contrato de

fidelização por má prestação de serviço

O Procon de João Pessoa divulgou, neste sábado (9), o alerta de que a Lei Estadual 11.879/2021 garante ao consumidor paraibano a inclusão de cláusulas liberando a fidelização contratual junto às empresas de telefonia em suas várias modalidades (fixa, móvel e de banda larga), sem nenhum ônus ao cliente, caso fique constatada a má qualidade do serviço nos contratos de adesão a esses serviços.

O assunto costuma gerar dúvidas entre os clientes, conforme aponta o secretário de Proteção e Defesa do Consumidor, Rougger Guerra. Segundo ele, o Procon-JP é acionado com frequência para tratar da execução da lei.

“A lei prevê que o cliente pode questionar o contrato de fidelização caso haja a constatação da má prestação de serviço por parte da empresa concessionária, inclusive com a liberação da fidelização”, crava.

De acordo com a legislação, o atendimento insatisfatório ficará caracterizado quando houver o expresso descumprimento de quaisquer das cláusulas contratuais ou de regras estabelecidas pela agência reguladora competente, no caso a Anatel, para esse tipo de serviço.

A lei diz, textualmente, que a empresa deverá incluir cláusula de rescisão contratual, sem ônus, por má qualidade do serviço, independente dos prazos de fidelização’. A Lei também prevê que caberá às prestadoras de serviços o ônus da prova pelo não descumprimento de qualquer obrigação prevista no contrato ou pela não frustração das legítimas expectativas do contratante quanto à qualidade de prestação do serviço.

Rougger Guerra explica que, apesar da legislação federal considerar que a fidelização por desistência por parte do consumidor é legal e que pode até gerar multa para o cliente caso esteja previsto no contrato, a legislação estadual de 2021 regula que, se houver a constatação de má prestação do serviço, o cliente pode requerer o fim do contrato sem arcar com nenhum ônus.

A legislação estadual também regula as penalidades para a empresa que descumprir o contrato junto ao cliente, indicando o que está previsto na lei 8.078/1999 (Código de Defesa do Consumidor – CDC), pode ir de multas à suspensão temporária dos serviços.

https://portalcorreio.com.br. Em 09/09/2023.

“O Procon de João Pessoa divulgou, neste sábado (9), o alerta de que a Lei Estadual 11.879/2021 garante ao consumidor paraibano a inclusão de cláusulas ...”

Sobre o emprego das vírgulas no trecho, assinale a alternativa ADEQUADA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1127Q870007 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia Nacional, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Restinga Sêca RS, FUNDATEC, 2024

Fazer compras online é uma atividade cada vez mais comum em todo o mundo, especialmente com o aumento das opções de comércio eletrônico disponíveis para os consumidores. No entanto, muitas vezes as compras são realizadas por um desejo momentâneo e repentino, um problema que atinge muitas pessoas no mundo inteiro. No Brasil, segundo um estudo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, 44% das compras realizadas pela internet são feitas por impulso (Fonte: Serasa).

O arrependimento é algo bem comum entre as pessoas que fazem compras por impulso. Por isso, é importante saber que todo consumidor tem direito de se arrepender da compra de um produto ou da contratação de um serviço feito pela internet, telefone, catálogo, reembolso postal ou vendedor na porta de casa, isto é, fora da loja ou escritório comercial. É direito estabelecido no Código de Defesa do Consumidor, e o prazo é de __________, a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1128Q868513 | Saúde Pública, Políticas Públicas de Saúde no Brasil, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Campo Magro PR, NCUFPR, 2024

A Política Nacional de Atenção Básica estabelece quais são as atribuições de todos os profissionais que constituem a Equipe Multiprofissional; entre elas, há atribuições comuns a todos os membros e há atribuições específicas, de acordo com a categoria profissional. Considerando as informações apresentadas, uma das atribuições específicas do Agente Comunitário de Saúde como membro da Equipe Multiprofissional da Atenção Básica é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1129Q879785 | Direito Sanitário, Lei Orgânica da Saúde, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Maringá PR, FAUEL, 2024

Pautando-se no Art. 13 da Lei nº 8.080/90, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.

A articulação das políticas e programas, a cargo das comissões intersetoriais, abrangerá, em especial, as seguintes atividades:

I – alimentação e atividade física;
II – saneamento e meio ambiente;
III – vigilância sanitária e farmacoepidemiologia;
IV – recursos financeiros;
V – ciência e tecnologia; e
VI – saúde do trabalhador.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1130Q913849 | Português, Travessão, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Poço das Antas RS, OBJETIVA, 2023

Texto associado.
Foi no domingo de Páscoa que se soube em Leiria, que o pároco da Sé, José Miguéis, tinha morrido de madrugada com uma apoplexia. O pároco era um homem sangüíneo e nutrido, que passava entre o clero diocesano pelo comilão dos comilões. Contavam-se histórias singulares da sua voracidade. O Carlos da Botica — que o detestava — costumava dizer, sempre que o via sair depois da sesta, com a face afogueada de sangue, muito enfartado:
— Lá vai a jibóia esmoer. Um dia estoura!
Com efeito estourou, depois de uma ceia de peixe — à hora em que defronte, na casa do doutor Godinho que fazia anos, se polcava com alarido. Ninguém o lamentou, e foi pouca gente ao seu enterro. Em geral não era estimado. Era um aldeão; tinha os modos e os pulsos de um cavador, a voz rouca, cabelos nos ouvidos, palavras muito rudes.
Nunca fora querido das devotas; arrotava no confessionário, e, tendo vivido sempre em freguesias da aldeia ou da serra, não compreendia certas sensibilidades requintadas da devoção: perdera por isso, logo ao princípio, quase todas as confessadas, que tinham passado para o polido padre Gusmão, tão cheio de lábia!

(Fonte: Eça de Queiroz — original.)
O travessão, utilizado ao longo do texto, é um sinal de pontuação muito utilizado em textos literários. O travessão foi utilizado no texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1131Q914141 | Arquivologia, Políticas Públicas, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Salinas MG, COTEC, 2023

Texto associado.

INSTRUÇÃO: Leia o trecho a seguir para responder a esta questão.


A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

Esse trecho faz parte da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1132Q914143 | Saúde Pública, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Salinas MG, COTEC, 2023

Associe a segunda coluna à primeira.
1- Raiva
2- Esquistossomose
3- Doença de Chagas
4- Leishmaniose
( ) Tegumentar e visceral são os dois tipos existentes atualmente no Brasil e cadauma é transmitida por um protozoário diferente. A tegumentar tem circulação maior em ambientes rurais, de mata. Além disso, não é letal e está relacionada a lesões na pele ou mucosa. A visceral, por sua vez, se não tratada adequadamente, pode ser letal ao ser humano e para os cães, acometendo fígado, baço e medula óssea.
( ) Doença infecciosa viral aguda grave que acomete mamíferos, inclusive ohomem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%.
( ) Infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Apresenta uma faseaguda que pode ser sintomática, ou não, e uma fase crônica, que pode se manifestar nas formas indeterminada (assintomática), cardíaca, digestiva ou cardiodigestiva.
( ) Doença parasitária diretamente relacionada ao saneamento precário, causadapelo Schistosoma mansoni, e também conhecida como “xistose”, “barriga d’água” ou “doença dos caramujos”.
Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando a associação estabelecida de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1133Q871403 | Raciocínio Lógico, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Acreúna GO, Itame, 2024

Num sorteio, Paulo adquire uma quantidade de bilhetes que lhe dá uma possibilidade de ganho de 15%. Sérgio adquire 3 bilhetes a menos que Paulo, que lhe propicia uma probabilidade de ganho de 10%. Assim, pode-se afirmar que a quantidade total de bilhetes a serem sorteados é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1134Q876016 | Legislação dos Municípios do Estado de Pernambuco, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

O Plano Municipal de Saúde de Recife é um instrumento de planejamento e gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) que expressa as diretrizes, objetivos e metas que orientam a gestão municipal pelo período de quatro anos, possibilitando um alinhamento estratégico de prioridades para a agenda da saúde entre gestores, trabalhadores e usuários. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1135Q914929 | Enfermagem, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Cabaceiras PB, CPCON, 2023

A diarreia é um desarranjo do intestino, com aumento do número de evacuações e fezes amolecidas ou líquidas. Pode ser potencialmente grave entre a população de crianças e idosos. Neste sentido, analise as afirmativas que se apresentam a seguir:

I- Os germes causadores da diarreia costumam chegar ao ser humano através da boca, podendo estar na água ou alimentos contaminados. A maioria das diarreias é causada por vírus, bactérias ou parasitas. Os parasitas são comuns em locais com condições precárias de higiene sanitária.
II- São consideradas complicações da diarreia: desidratação; diarreias de repetição, desnutrição crônica, retardo do desenvolvimento do peso e estatura; retardo do desenvolvimento intelectual; morte.
III- Quanto ao tratamento: iniciar a ingestão do soro caseiro, o mais breve possível; aumento da ingestão de líquidos como soros, sopas, sucos; ingerir de 50 a 100 ml de líquido após cada evacuação diarreica; manter a alimentação habitual, principalmente o leite materno, corrigindo erros alimentares e seguindo as orientações médicas; observar os sinais de desidratação.
IV- São sinais de desidratação: olhos edemaciados; ausência de lágrimas quando a criança chora; boca e língua secas; ter muita sede e beber água ou outro líquido muito rápido; aumento no volume de urina; abaulamento da moleira (em bebês).

Está CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1136Q876032 | Português, Crase, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

Em relação ao uso do sinal indicativo de crase, assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do fragmento de texto a seguir.
É provável que daqui __alguns anos, até mesmo __ partir de uma simples observação __olho nu, __ medida que __ ciências avancem em suas descobertas e estas estejam __ disposição do público comum, seja possível detectar, nas pessoas com __ quais convivemos mais de perto, indícios de algum distúrbio mental ainda em fase principiante.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1137Q912899 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Piratininga SP, OBJETIVA, 2023

Sobre o sistema público de saúde brasileiro, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1138Q868363 | Saúde Pública, Planejamento e Programação Local de Saúde no Brasil, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Governador Valadares MG, Consulplan, 2024

Maria e sua família acabaram de se mudar para um novo bairro, onde certo Agente Comunitário de Saúde (ACS) atua. Maria procura o ACS para se cadastrar na unidade de saúde local. Baseando-se nesse contexto, qual das seguintes opções descreve uma responsabilidade específica relacionada ao cadastramento domiciliar e territorial?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1139Q867860 | Enfermagem, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Conceição do Canindé PI, IVIN, 2024

Alguns conceitos são fundamentais para os entendimentos da territorialização na atenção básica, desse modo, é correto afirmar que as unidades territoriais são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1140Q874264 | Saúde Pública, Organização e Funcionamento do SUS, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2024

Criado em 3 de fevereiro de 1982, como uma associação civil sem fins lucrativos, de direito privado, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) se pauta pelos princípios que regem o direito público. Reúne os Secretários de Estado da Saúde e seus substitutos legais, como gestores oficiais das Secretarias de Estado da Saúde (SES) dos estados e do Distrito Federal.

Diante disso,

O Conass surgiu a partir do desejo dos secretários estaduais de saúde – à época liderados pelo médico Adib Jatene -, então secretário de Estado da Saúde de São Paulo, de atender à recomendação da Declaração de Alma Ata, cujo lema era “Saúde para todos no ano 2000”. Os principais objetivos do Conass são fortalecer as secretarias estaduais de saúde, torná-las mais participativas na reconstrução do setor saúde e representá-las politicamente.

Com isso, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.