Início

Questões de Concursos Agente de Saúde ACS

Resolva questões de Agente de Saúde ACS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q28723 | Direito Sanitário, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Betânia PE, CONPASS

No Brasil há uma série de doenças que pelo fato de ainda existirem em grandes números na população e sem grandes perspectivas de melhoras, a Organização Mundial de Saúde e o governo resolveram considerá-las como doenças negligenciadas.

Assinale qual das doenças a seguir não é considerada negligenciada no Brasil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q13792 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, História e Geografia de Estados e Municípios, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Itabirito MG

Itabirito está situada próxima à capital do estado e possui em seu território um pico que é tombado pelo Patrimônio Nacional Estadual, tendo 1.852 metros de altitude, em relação ao nível do mar, e se chama:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

123Q686600 | Enfermagem, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Resende RJ, CONSULPAM, 2019

De acordo com o Manual de Cadastramento Nacional de Usuários do SUS, o conjunto de pessoas ligadas por laços de parentesco, dependência doméstica ou normas de convivência, que residem na mesma unidade domiciliar. Inclui empregado(a) doméstico(a) que resida no domicílio, pensionistas e agregados, é definido no cadastramento realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q28703 | Noções de Saúde, Saúde da Criança e do Adolescente, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Betânia PE, CONPASS

Em relação ao registro de crianças é incorreto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q51822 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Carnaíba PE, CONPASS

Qual das alternativas a seguir não representa uma atribuição do Agente Comunitário de Saúde? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q51936 | Português, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Cascavel PR, CONSULPLAN

Texto associado.
        A AIDS na adolescência

      A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações físicas, psicológicas e sociais. Ela representa um período de crise, na qual o adolescente tenta se integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele. Dessa forma, o jovem se vê frente a um enorme leque de possibilidades e opções e, por sua vez, quer explorar e experimentar tudo a sua volta. Algumas dessas transformações e dificuldades que a juventude enfrenta, principalmente relacionadas à sexualidade, bem como ao abuso de drogas ilícitas, aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência.
      Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que, atualmente, as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem. Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos. Considerando que a maioria dos doentes está na faixa dos 20 anos, conclui-se que a grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência, uma vez que a doença pode ficar por longo tempo assintomática.
      Existem algumas características comportamentais, socioeconômicas e biológicas que fazem com que os jovens sejam um grupo propenso à infecção pelo HIV. Dentre as características comportamentais, destaca-se a sexualidade entre os adolescentes. Muitas vezes, a não utilização dos preservativos está relacionada ao abuso de álcool e outras drogas, os quais favorecem a prática do sexo inseguro. Outras vezes os jovens não usam o preservativo quando em relacionamentos estáveis, justificando que seu uso pode gerar desconfiança em relação à fidelidade do casal, apesar de que, no mundo, hoje, o uso de preservativo nas relações poderia significar uma prova de amor e proteção para com o outro. Observa-se, também, que muitas jovens abrem mão do preservativo por medo de serem abandonadas ou maltratadas por seus parceiros. Por outro lado, o fato de estar apaixonado faz com que o jovem crie uma imagem falsa de segurança, negando os riscos inerentes ao não uso do preservativo.
      Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente. A televisão informa e forma opiniões, unificando padrões de comportamento, independente da tradição cultural, colocando o jovem frente a uma educação sexual informal que propaga o sexo como algo não planejado e comum, dizendo que “todo mundo faz sexo, mas poucos adoecem”.

(Disponível em: http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3867/-1/a-aids-na-adolescencia.html. Adaptado. Acesso em: 19/04/2016.)
São palavras transcritas do texto que apresentam ditongo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q13793 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, História e Geografia de Estados e Municípios, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Itabirito MG

Vários são os pontos turísticos da cidade de Itabirito para a apreciação dos nativos e turistas. Assinale abaixo, qual ponto turístico NÃO pertence a Itabirito:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

128Q1271 | Conhecimentos Específicos, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, CONSULPLAN

A equipe mínima que compõe uma equipe do Programa Saúde da Família é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q1247 | Matemática, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, CONSULPLAN

Numa adega foram construídas 48 prateleiras com capacidade para comportar até 22 garrafas de vinho cada. Qual volume em litros dessa bebida há na adega, se todas as garrafas armazenadas contêm 750 ml de vinho e exatamente 2/3 do espaço total das prateleiras estão ocupados?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q51812 | Enfermagem, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Carnaíba PE, CONPASS

A Norma Operacional da Assistência à Saúde (NOAS) trata de qual aspecto relacionado ao Sistema Único de Saúde (SUS)?  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q362940 | Enfermagem, Epidemiologia, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

A vigilância epidemiológica tem como principal finalidade

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q13789 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, História e Geografia de Estados e Municípios, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Itabirito MG

Itabirito é uma cidade mineira que foi fundada em 1709 e emancipada em 07 de setembro de 1923.

A principal atividade mineradora da cidade é baseada na extração de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

135Q13791 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, História e Geografia de Estados e Municípios, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Itabirito MG

A culinária de Itabirito é famosa pela sua comida farta e saborosa, entretanto um petisco é famoso na cidade e sua fama é muito conhecida. Esse famoso petisco é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

136Q1269 | Conhecimentos Específicos, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, CONSULPLAN

É direito do idoso, de acordo com Estatuto do Idoso, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q1273 | Conhecimentos Específicos, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, CONSULPLAN

O instrumento utilizado na Saúde para obtenção de dados de monitoramento do Estado Nutricional e do Consumo Alimentar das pessoas que frequentam as Unidades Básicas do SUS é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q5654 | Conhecimentos Específicos, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Cianorte PR, EXATUS PR

A AIDS é uma DST causada por um vírus chamado HIV. Ele age destruindo as células que fazem a defesa do corpo contra as doenças – os glóbulos brancos. O HIV passa de uma pessoa infectada para outra por meio dos seguintes líquidos produzidos pelo nosso corpo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

139Q1270 | Conhecimentos Específicos, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, CONSULPLAN

O princípio que dita a igualdade da Atenção à Saúde, sem privilégios ou preconceitos e que o SUS deve disponibilizar recursos e serviços de forma justa, de acordo com as necessidades de cada um é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q5628 | Português, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Cianorte PR, EXATUS PR

Texto associado.
ERA UMA VEZ UM TIRANO

     Era uma vez um reino. Ou uma república. Essa é uma das coisas que não deu para saber direito. Mas não tem muita importância. O importante é saber que era uma vez um país muito alegre e divertido, em que as pessoas davam muito palpite no jeito que queriam viver, mas também não esquentavam muito a cabeça com isso. Quem mandava era escolhido por elas – não seu se era presidente ou primeiro-ministro. Esse negócio de todo mundo dar palpite às vezes ficava parecendo uma bagunça completa, por que todo mundo todos queriam falar ao mesmo tempo, cada qual gritava mais do que o outro, às vezes até discutiam e brigavam, não era ___________ ficar sempre em ordem e tranquilidade. Mas no fim acabava dando certo. Era assim: quando tinha mais gente querendo uma coisa, era essa coisa que acabava sendo feita. E quem não estava de acordo podia chorar, resmungar, reclamar, fazer bico, chiar, gritar, espernear, mas no fundo sabia que não tinha mesmo muito jeito, a não ser convencer um monte de gente para passar para o seu lado. Era assim mesmo. Mas de vez em quando toda essa onde e bate-boca pareciam uma bagunça, lá isso pareciam.
     Foi por isso que apareceu o Tirano. Ou Deposta. Ou Ditador, tem muitos nomes. Quer dizer, um homem que não perguntou ao pessoal se podia ser presidente ou primeiro-ministro, expulsou quem tinha sido escolhido pela maioria e desandou a dar ordens e mandar em todo mundo, só porque era o mais forte. NO começo, houve até quem ficasse satisfeito com ele, pensando que estava dando um jeito no tal bagunça e que agora as pessoas iam ter ordem para trabalhar em paz. Mas como ele não ouvia palpite dos outros, foi começando a fazer besteira. Primeiro, implicou com isso de cada um ter uma ideia diferente.
    – Onde já se viu? Por isso é que fica todo mundo discutindo em vez de trabalhar. É uma perda de tempo...
    E lá veio a ordem:
    – A partir de hoje, só podem ter as minhas ideias!
    É claro que teve gente que protestou:
    – Não estou de acordo... Isso é um absurdo!
    – Quem que esse cara pensa que é? Será que ele acha que tem o rei na barriga?
    Nem faltou um mais __________ sugerindo:
    – Podemos abrir a barriga dele e ver...
Não adiantou nada. Agora não tinha mais aquela velha bagunça. Quem não concordou, foi preso. Ou foi expulso do reino. Ou tratou de ir embora antes de ser expulso. Ou ficou bem quietinho, guardou suas ideias bem guardadas no canto mais fundo e escondido da cabeça, e saiu ______________, disfarçando, fazendo de conta que não tinha nada lá dentro.

Era uma Vez um Tirano – Ana Maria Machado – pp. 6-7-8 – Salamandra – 2ª edição – 1982.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.