Início

Questões de Concursos Agente de Saúde ACS

Resolva questões de Agente de Saúde ACS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q1270 | Conhecimentos Específicos, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, CONSULPLAN

O princípio que dita a igualdade da Atenção à Saúde, sem privilégios ou preconceitos e que o SUS deve disponibilizar recursos e serviços de forma justa, de acordo com as necessidades de cada um é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q362940 | Enfermagem, Epidemiologia, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

A vigilância epidemiológica tem como principal finalidade

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q3863 | Conhecimentos Específicos, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Santa Rita PB, INSTITUTO CIDADES

A Portaria Federal Nº 1886/GM/1997 estabelece que a
substituição de um ACS por suplente classificado no
processo seletivo poderá ocorrer:

I. Quando o ACS deixar de residir na área de sua
atuação.
II. Quando o ACS assumir outra atividade que não
comprometa a carga horária necessária para
desempenho de suas atividades.
III. Quando o ACS não cumprir os compromissos e
atribuições assumidas.
Podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

144Q27112 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Alto Piquiri PR, KLC

Texto associado.
O pescador e o gênio 

    Havia uma vez um pescador muito velho e muito pobre que vivia com sua mulher e seus três filhos. Todos os dias ele jogava sua rede no mar apenas quatro vezes e sempre conseguia colher alguns peixes para o seu sustento.
     Mas houve um dia em que ele jogou a rede por três vezes, sempre chamando o nome de Deus, e das três vezes só conseguiu retirar das águas um burro morto, um pote velho e algumas garrafas. Na quarta vez em que jogou sua rede sentiu que ela tinha ficado presa no fundo. Com dificuldade conseguiu retirar a rede e viu que ela trazia uma garrafa de boca larga, de cobre dourado, que estava fechada com chumbo e trazia o selo do grande rei Salomão.
    O pescador se alegrou, pois pensou que poderia vender a garrafa por um bom preço. Mas sentindo que ela estava muito pesada, resolveu abri-la para ver o que continha. Com sua faca forçou o chumbo, virou a garrafa para baixo e agitou para ver o que ia sair. Mas não saiu nada. O pescador colocou-a na areia e então começou a sair de dentro dela uma fumaça, que foi se avolumando até chegar às nuvens e foi tomando a forma de um gigante, que o pescador percebeu logo que era um gênio.
    Morto de medo, ele começou a tremer. E tinha razão para ter medo, porque o gênio saudou-o e disse:
    - Alegre-te, pescador, que vais morrer e podes escolher de que maneira!
    O pescador, apavorado, tentou acalmar o gênio:
    - Mas por que queres me matar, se fui eu que te tirei do fundo do mar, fui eu que te tirei de dentro desta garrafa onde estavas preso?
    - O gênio então contou ao pescador a sua história.
    Há mil e oitocentos anos, no tempo do rei Salomão, ele, o gênio, se havia revoltado contra o rei e, como castigo, havia sido preso nesta garrafa e atirado no fundo do mar.
    Durante cem anos ele havia jurado que faria rico para sempre aquele que o libertasse.
    Cem anos se passaram e o gênio permaneceu na garrafa.
    Durante mais cem anos o gênio jurou:
    - Darei a quem me libertar todos os tesouros da Terra.
    Cem anos se passaram e o gênio continuou prisioneiro da garrafa. Encolerizado, ele tornou a jurar:
    - Agora, se for libertado, matarei aquele que me soltar e deixarei que ele escolha como quer morrer.
    O pescador implorou de todas as formas que o gênio o perdoasse, pois, dizia ele:
    - Desta maneira, encontrarás quem te perdoe.
    Mas o gênio não se deixou comover.
    Aí o pescador teve uma ideia:
    - Já que eu vou morrer mesmo, quero que me respondas a uma pergunta. Como é possível que estivesses dentro da garrafa, sendo tão grande como és? Não posso acreditar nisso, a não ser que veja com meus próprios olhos.
    O gênio, desafiado, converteu-se novamente em fumaça e pouco a pouco foi entrando na garrafa. Quando o pescador viu que ele estava inteirinho lá dentro, mais do que depressa fechou a garrafa com o selo. E disse ao gênio:
    - Vou jogar-te de volta ao mar e vou construir uma casa aqui. Toda vez que alguém vier pescar vou avisá-lo para que não te liberte. Desta maneira, enquanto eu for vivo, não sairás de dentro desta garrafa.
    O gênio então lamentou-se e implorou ao pescador que o perdoasse. Mas o pescador respondeu:
    - Eu também te pedi que me perdoasse, que alguém te perdoaria. Mas assim mesmo quiseste me matar.
    O gênio jurou que não lhe faria mal e que lhe daria meios para que vivesse com fartura o resto de seus dias, se o deixasse sair. O pescador se convenceu e libertou o gênio, que lhe mostrou uma lagoa rica de grandes peixes, onde o pescador pôde pescar o resto de sua vida.

(ROCHA, Ruth. Almanaque da Ruth Rocha. 1. ed. 14 imp. São Paulo : Ática, 2008, p. 52-54.)
De acordo com o texto, na expressão: “... sempre chamando o nome de Deus...", o pescador:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q691371 | Matemática, Equações do 1 grau e Sistemas de Equações, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Resende RJ, CONSULPAM, 2019

Um jogo de futebol é composto por dois tempos de 45 minutos e um intervalo de 15 minutos entre eles. Suponha que um jogo que não tenha prorrogações comece às 16h e 10min, em que horário vai acabar esse jogo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

146Q373559 | Português, Regência Verbal e Nominal, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de São José do Rio Preto SP, VUNESP

A regência das palavras e o acento indicativo da crase estão de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q27117 | Informática, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Alto Piquiri PR, KLC

Para se alterar o nome de uma planilha no MS EXCEL, o usuário pode:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q28725 | Português, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Betânia PE, CONPASS

Texto associado.
Conto de mistério

     Com a gola do paletó levantada e a aba do chapéu abaixada, caminhando pelos cantos escuros, era impossível a qualquer pessoa que cruzasse com ele ver seu rosto. No local combinado, parou e fez o sinal que tinham já estipulado à guisa de senha. Parou debaixo do poste, acendeu um cigarro e soltou a fumaça em três baforadas compassadas. Imediatamente, um sujeito mal-encarado, que se encontrava no café em frente, ajeitou a gravata e cuspiu de banda.
     Era aquele. Atravessou cautelosamente a rua, entrou no café e pediu um guaraná. O outro sorriu e se aproximou:
     - Siga-me! - Foi a ordem dada com voz cava. Deu apenas um gole no guaraná e saiu. O outro entrou num beco úmido e mal-iluminado, e ele - a uma distância de uns dez a doze passos - entrou também.
     Ali parecia não haver ninguém. O silêncio era sepulcral. Mas o homem que ia na frente olhou em volta, certificou-se de que não havia ninguém de tocaia e bateu numa janela. Logo uma dobradiça gemeu e a porta abriu-se discretamente.
     Entraram os dois e deram numa sala pequena e enfumaçada onde, no centro, via-se uma mesa cheia de pequenos pacotes. Por trás dela um sujeito de barba crescida, roupas humildes e ar de agricultor parecia ter medo do que ia fazer. Não hesitou - porém - quando o homem que entrara na frente apontou para o que entrara em seguida e disse: "É este".
     O que estava por trás da mesa pegou um dos pacotes e entregou ao que falara. Este passou o pacote para o outro e perguntou se trouxera o dinheiro. Um aceno de cabeça foi a resposta. Enfiou a mão no bolso, tirou um bolo de notas e entregou ao parceiro. Depois virou-se para sair. O que entrara com ele disse que ficaria ali.
     Saiu então sozinho, caminhando rente às paredes do beco. Quando alcançou uma rua mais clara, assoviou para um táxi que passava e mandou tocar a toda pressa para determinado endereço. O motorista obedeceu e, meia hora depois, entrava em casa a berrar para a mulher:
     - Julieta! Ó Julieta... consegui.
     A mulher veio lá de dentro enxugando as mãos em um avental, a sorrir de felicidade. O marido colocou o pacote sobre a mesa, num ar triunfal. Ela abriu o pacote e verificou que o marido conseguira mesmo. Ali estava: um quilo de feijão.

Stanislaw Ponte Preta, Primo Altamirando e elas. 5. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975. pp. 197-199. 
Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q5652 | Conhecimentos Específicos, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Cianorte PR, EXATUS PR

A Diabetes é uma doença que acontece quando o organismo produz pouca ou nenhuma insulina (hormônio responsável pela redução da taxa de glicose no sangue), e com isso o corpo inteiro adoece. São fatores de risco para o desenvolvimento da doença, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

150Q43623 | Informática, Agente de Saúde ACS, IABAS RJ, BIO RIO

Atualmente é comum no Brasil o uso do serviço de troca de mensagens eletrônicas pela internet. Para isso, é necessário que o usuário possua uma conta de e-mail, criada de acordo com regras e normas. Nesse contexto, é válida a seguinte conta de e-mail:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q51928 | Português, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Cascavel PR, CONSULPLAN

Texto associado.
        A AIDS na adolescência

      A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações físicas, psicológicas e sociais. Ela representa um período de crise, na qual o adolescente tenta se integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele. Dessa forma, o jovem se vê frente a um enorme leque de possibilidades e opções e, por sua vez, quer explorar e experimentar tudo a sua volta. Algumas dessas transformações e dificuldades que a juventude enfrenta, principalmente relacionadas à sexualidade, bem como ao abuso de drogas ilícitas, aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência.
      Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que, atualmente, as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem. Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos. Considerando que a maioria dos doentes está na faixa dos 20 anos, conclui-se que a grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência, uma vez que a doença pode ficar por longo tempo assintomática.
      Existem algumas características comportamentais, socioeconômicas e biológicas que fazem com que os jovens sejam um grupo propenso à infecção pelo HIV. Dentre as características comportamentais, destaca-se a sexualidade entre os adolescentes. Muitas vezes, a não utilização dos preservativos está relacionada ao abuso de álcool e outras drogas, os quais favorecem a prática do sexo inseguro. Outras vezes os jovens não usam o preservativo quando em relacionamentos estáveis, justificando que seu uso pode gerar desconfiança em relação à fidelidade do casal, apesar de que, no mundo, hoje, o uso de preservativo nas relações poderia significar uma prova de amor e proteção para com o outro. Observa-se, também, que muitas jovens abrem mão do preservativo por medo de serem abandonadas ou maltratadas por seus parceiros. Por outro lado, o fato de estar apaixonado faz com que o jovem crie uma imagem falsa de segurança, negando os riscos inerentes ao não uso do preservativo.
      Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente. A televisão informa e forma opiniões, unificando padrões de comportamento, independente da tradição cultural, colocando o jovem frente a uma educação sexual informal que propaga o sexo como algo não planejado e comum, dizendo que “todo mundo faz sexo, mas poucos adoecem”.

(Disponível em: http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3867/-1/a-aids-na-adolescencia.html. Adaptado. Acesso em: 19/04/2016.)
De acordo com as informações textuais, podemos inferir que 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q1250 | Matemática, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, CONSULPLAN

Duas televisões de tamanhos diferentes apresentam 20 e 29 polegadas, cujas medidas são das diagonais de suas telas. Qual é a diferença entre as diagonais desses dois aparelhos, se cada polegada equivale a 2,54cm?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q1268 | Conhecimentos Específicos, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, CONSULPLAN

A organização da Atenção Básica coloca a necessidade de territorialização, com descrição da clientela atendida. O espaço geográfico de atuação do Agente Comunitário de Saúde é definido por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q13797 | Noções de Saúde, Saúde Pública, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Itabirito MG

São atribuições específicas do Agente Comunitário de Saúde:

I - Estar em contato permanente com as famílias desenvolvendo ações educativas, visando à promoção da saúde e a prevenção das doenças;
II - Cadastrar todas as pessoas de sua microárea e manter os cadastros atualizados;
III - Orientar famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis;
IV- Acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade, de acordo com as necessidades definidas pela equipe; e

A quantidade de afirmativas CORRETAS é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

156Q48692 | Direito Sanitário, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Canto do Buriti PI, Instituto Legatus

Para o monitoramento do crescimento e desenvolvimento adequado de crianças menores de um ano, é utilizado um índice muito sensível. Sobre o índice é CORRETO afirmar que é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q691849 | Enfermagem, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Resende RJ, CONSULPAM, 2019

A permissão de entrada em uma casa representa algo muito significativo, que envolve confiança no ACS e merece todo o respeito. É o que poderia ser chamado de “procedimento de alta complexidade” ou pelo menos de “alta delicadeza”. Sobre as visitas domiciliares analise os itens abaixo:
I. A visita domiciliar é a atividade mais importante do processo de trabalho do agente comunitário de saúde. Ao entrar na casa de uma família, você entra não somente no espaço físico, mas em tudo o que esse espaço representa. Nessa casa vive uma família, com seus códigos de sobrevivência, suas crenças, sua cultura e sua própria história.
II. A sensibilidade/capacidade de compreender o momento certo e a maneira adequada de se aproximar e estabelecer uma relação de confiança é uma das habilidades mais importantes do ACS. Isso lhe ajudará a construir o vínculo necessário ao desenvolvimento das ações de promoção, prevenção, controle, cura e recuperação.
III. Em se tratando de separar o lado pessoal do profissional e os limites da relação ACS/família, isso pode determinar ou reorganizar seu processo de trabalho e a forma como se vincula à família. Recomenda-se que o ACS estabeleça um bom vínculo com a família e saiba que a sua relação pessoal e seu papel como agente comunitário de saúde devem ser a mesma coisa, se misturar, para melhor se internalizar nos problemas da família a ser acompanhada.
IV. O ACS, na sua função de orientar, monitorar, esclarecer e ouvir, passa a exercer também o papel de educador. Assim, é fundamental que sejam compreendidas as implicações que isso representa.
Analisados os itens é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

159Q48694 | Direito Sanitário, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Canto do Buriti PI, Instituto Legatus

Segundo o último censo demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizado em 2010, julgue os itens abaixo em verdadeiro (V) ou falso (F) a respeito do município de Canto do Buriti:

( ) A população residente no município é predominantemente rural.
( ) A população total do município é superior a 20.000 habitantes.
( ) A quantidade de habitantes do sexo feminino é menor que o número de habitantes do sexo masculino.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q13778 | Raciocínio Lógico, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Piraquara PR

Observe as informações descritas abaixo e responda à  questão  a seguir. 

Carlos, André e Jorge trabalham na Prefeitura Municipal, atendendo a chamados para instalações ou reparos elétricos nos diversos setores da Prefeitura. No último mês eles receberam 120 chamados que foram atendidos individualmente por um dos três servidores. Ao final do mês percebeu-se que Carlos atendeu a 1/4 dos chamados e André atendeu a 1/5 dos chamados. Os demais chamados foram atendidos por Jorge 

Como Jorge atendeu os chamados que não foram atendidos por Carlos e André, pode-se concluir que Jorge atendeu a _______ chamados.

Assinale a alternativa que apresenta o número de chamados atendidos por Jorge.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.