Início

Questões de Concursos Agente de Saúde ACS

Resolva questões de Agente de Saúde ACS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q13778 | Raciocínio Lógico, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Piraquara PR

Observe as informações descritas abaixo e responda à  questão  a seguir. 

Carlos, André e Jorge trabalham na Prefeitura Municipal, atendendo a chamados para instalações ou reparos elétricos nos diversos setores da Prefeitura. No último mês eles receberam 120 chamados que foram atendidos individualmente por um dos três servidores. Ao final do mês percebeu-se que Carlos atendeu a 1/4 dos chamados e André atendeu a 1/5 dos chamados. Os demais chamados foram atendidos por Jorge 

Como Jorge atendeu os chamados que não foram atendidos por Carlos e André, pode-se concluir que Jorge atendeu a _______ chamados.

Assinale a alternativa que apresenta o número de chamados atendidos por Jorge.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q48692 | Direito Sanitário, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Canto do Buriti PI, Instituto Legatus

Para o monitoramento do crescimento e desenvolvimento adequado de crianças menores de um ano, é utilizado um índice muito sensível. Sobre o índice é CORRETO afirmar que é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q3864 | Conhecimentos Específicos, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Santa Rita PB, INSTITUTO CIDADES

A Portaria Nº 648/GM, de 28 de março de 2006, estabelece os fundamentos da atenção básica. São fundamentos da atenção básica, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

165Q47795 | Enfermagem, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Breves PA, FADESP

Uma criança de 4 meses de idade compareceu à Unidade de Saúde, acompanhada de sua mãe, para consulta médica de rotina. Indagada sobre a dieta da criança, a mãe respondeu que a alimentação da criança era constituída de aleitamento materno e sucos de frutas. Diante do caso e quanto à classificação do aleitamento materno, é correto afirmar que se trata de um caso de aleitamento materno
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

166Q13768 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Piraquara PR

Leia o texto abaixo com bastante atenção.

   O ex-diretor de abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa deixou ontem a carceragem da Polícia Federal (PF) em Curitiba e foi levado, de avião, para o Rio de Janeiro, onde cumprirá prisão domiciliar. Ele está usando uma tornozeleira eletrônica para monitorar seus passos. Sua casa também será vigiada por policiais.
(Gazeta do Povo, 2/10/14, p. 13)

Assinale a alternativa que apresenta o apelido que a Polícia Federal do Brasil empregou para o caso a que o texto se refere:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q13790 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, História e Geografia de Estados e Municípios, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Itabirito MG

No dia 15 de agosto, é feriado na cidade de Itabirito, devido a comemoração de sua padroeira. A padroeira da cidade de Itabirito é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

168Q1250 | Matemática, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, CONSULPLAN

Duas televisões de tamanhos diferentes apresentam 20 e 29 polegadas, cujas medidas são das diagonais de suas telas. Qual é a diferença entre as diagonais desses dois aparelhos, se cada polegada equivale a 2,54cm?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q27115 | Português, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Alto Piquiri PR, KLC

Texto associado.
O pescador e o gênio

Havia uma vez um pescador muito velho e muito pobre que vivia com sua mulher e seus três filhos. Todos os dias ele jogava sua rede no mar apenas quatro vezes e sempre conseguia colher alguns peixes para o seu sustento.
Mas houve um dia em que ele jogou a rede por três vezes, sempre chamando o nome de Deus, e das três vezes só conseguiu retirar das águas um burro morto, um pote velho e algumas garrafas. Na quarta vez em que jogou sua rede sentiu que ela tinha ficado presa no fundo. Com dificuldade conseguiu retirar a rede e viu que ela trazia uma garrafa de boca larga, de cobre dourado, que estava fechada com chumbo e trazia o selo do grande rei Salomão.
O pescador se alegrou, pois pensou que poderia vender a garrafa por um bom preço. Mas sentindo que ela estava muito pesada, resolveu abri-la para ver o que continha. Com sua faca forçou o chumbo, virou a garrafa para baixo e agitou para ver o que ia sair. Mas não saiu nada. O pescador colocou-a na areia e então começou a sair de dentro dela uma fumaça, que foi se avolumando até chegar às nuvens e foi tomando a forma de um gigante, que o pescador percebeu logo que era um gênio.
Morto de medo, ele começou a tremer. E tinha razão para ter medo, porque o gênio saudou-o e disse:
- Alegre-te, pescador, que vais morrer e podes escolher de que maneira!
O pescador, apavorado, tentou acalmar o gênio:
- Mas por que queres me matar, se fui eu que te tirei do fundo do mar, fui eu que te tirei de dentro desta garrafa onde estavas preso?
- O gênio então contou ao pescador a sua história.
Há mil e oitocentos anos, no tempo do rei Salomão, ele, o gênio, se havia revoltado contra o rei e, como castigo, havia sido preso nesta garrafa e atirado no fundo do mar.
Durante cem anos ele havia jurado que faria rico para sempre aquele que o libertasse.
Cem anos se passaram e o gênio permaneceu na garrafa.
Durante mais cem anos o gênio jurou:
- Darei a quem me libertar todos os tesouros da Terra.
Cem anos se passaram e o gênio continuou prisioneiro da garrafa. Encolerizado, ele tornou a jurar:
- Agora, se for libertado, matarei aquele que me soltar e deixarei que ele escolha como quer morrer.
O pescador implorou de todas as formas que o gênio o perdoasse, pois, dizia ele:
- Desta maneira, encontrarás quem te perdoe.
Mas o gênio não se deixou comover.
Aí o pescador teve uma ideia:
- Já que eu vou morrer mesmo, quero que me respondas a uma pergunta. Como é possível que estivesses dentro da garrafa, sendo tão grande como és? Não posso acreditar nisso, a não ser que veja com meus próprios olhos.
O gênio, desafiado, converteu-se novamente em fumaça e pouco a pouco foi entrando na garrafa. Quando o pescador viu que ele estava inteirinho lá dentro, mais do que depressa fechou a garrafa com o selo. E disse ao gênio:
- Vou jogar-te de volta ao mar e vou construir uma casa aqui. Toda vez que alguém vier pescar vou avisá-lo para que não te liberte. Desta maneira, enquanto eu for vivo, não sairás de dentro desta garrafa.
O gênio então lamentou-se e implorou ao pescador que o perdoasse. Mas o pescador respondeu:
- Eu também te pedi que me perdoasse, que alguém te perdoaria. Mas assim mesmo quiseste me matar.
O gênio jurou que não lhe faria mal e que lhe daria meios para que vivesse com fartura o resto de seus dias, se o deixasse sair. O pescador se convenceu e libertou o gênio, que lhe mostrou uma lagoa rica de grandes peixes, onde o pescador pôde pescar o resto de sua vida.

(ROCHA, Ruth. Almanaque da Ruth Rocha. 1. ed. 14 imp. São Paulo : Ática, 2008, p. 52-54.)
Na expressão: “... e sempre conseguia colher alguns peixes para o seu sustento.", o termo grifado é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q48693 | Direito Sanitário, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Canto do Buriti PI, Instituto Legatus

Muitas doenças que acometem o ser humano é causada por protozoários. Estes microrganismos podem parasitar uma diversidade de organismos vivos porque não possuem a capacidade de produzir seu próprio alimento, e por isso se alimentam de seres vivos. Quais das doenças humanas abaixo são causados por protozoários?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q13761 | Português, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Piraquara PR

Texto associado.
Homem passa 20 dias perdido no parque

Luiz Carlos da Cruz, correspondente em Cascavel

      Um homem que estava desaparecido havia 25 dias dentro do Parque Nacional do Iguaçu, no  Oeste do Paraná, foi encontrado na manhã de ontem por policiais ambientais. Ele estava com uma  perna quebrada havia 20 dias e foi localizado oito  quilômetros mata adentro, em um local de difícil  acesso. O homem teria se arrastado por cerca de  quatro quilômetros, mesmo com a perna fraturada.
      Segundo o tenente Nilson Figueiredo, da Polícia Ambiental, a corporação foi avisada do sumiço  do homem, que seria um caçador, por familiares dele. O homem tinha o hábito de acampar no parque,  mas nunca havia ficado tantos dias fora. Policiais localizaram o homem, cuja identidade não foi  revelada ainda, por volta das 11 horas de ontem.  Ele estava bastante debilitado.
      Um helicóptero chegou a decolar de Foz do Iguaçu para tentar fazer o resgate, mas não houve condições de pouso por ser um local de mata  fechada. Mas uma maca, medicamentos, água, comida e materiais para imobilizar a fratura foram deixados no local. A tentativa de resgate será retomada hoje. Durante a noite, uma equipe de resgate composta por 20 pessoas pousaria com a vítima, moradora de Capitão Leônidas Marques. “É uma área de difícil acesso, com morros íngremes", explica Figueiredo. Para o policial, a localização rápida da vítima “foi como encontrar agulha no palheiro".

(Gazeta do Povo, 17/09/14, p. 11)
Faça de conta que as palavras das alternativas estejam em final de linha. Assinale a alternativa que apresenta divisão silábica INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q3868 | Conhecimentos Específicos, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Santa Rita PB, INSTITUTO CIDADES

A atenção à mulher no ciclo gravídico-puerperal envolve várias atividades que devem ser realizadas pelo Agente Comunitário de Saúde (ACS). São atividades do ACS, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

173Q3870 | Conhecimentos Específicos, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Santa Rita PB, INSTITUTO CIDADES

Uma das atividades do ACS é realizar orientações aos indivíduos portadores de hipertensão arterial. Marque a opção que contém uma orientação inadequada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

174Q28722 | Direito Sanitário, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Betânia PE, CONPASS

O atendimento ao idoso é prioritário em todos os níveis de atenção à saúde, mas a sua entrada deverá acontecer principalmente no seguinte nível:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q690049 | Enfermagem, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Resende RJ, CONSULPAM, 2019

A ética é construída por uma sociedade com base:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

176Q335437 | Matemática, Porcentagem, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de São José do Rio Preto SP, VUNESP

Ao visitar 80 famílias, um agente constatou que 12 delas recebem algum benefício social. Em seu relatório, ele deve colocar a porcentagem de famílias que recebem algum benefício social, em relação às famílias visitadas, que é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q13757 | Português, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Piraquara PR

Texto associado.
Homem passa 20 dias perdido no parque

Luiz Carlos da Cruz, correspondente em Cascavel

      Um homem que estava desaparecido havia 25 dias dentro do Parque Nacional do Iguaçu, no  Oeste do Paraná, foi encontrado na manhã de ontem por policiais ambientais. Ele estava com uma  perna quebrada havia 20 dias e foi localizado oito  quilômetros mata adentro, em um local de difícil  acesso. O homem teria se arrastado por cerca de  quatro quilômetros, mesmo com a perna fraturada.
      Segundo o tenente Nilson Figueiredo, da Polícia Ambiental, a corporação foi avisada do sumiço  do homem, que seria um caçador, por familiares dele. O homem tinha o hábito de acampar no parque,  mas nunca havia ficado tantos dias fora. Policiais localizaram o homem, cuja identidade não foi  revelada ainda, por volta das 11 horas de ontem.  Ele estava bastante debilitado.
      Um helicóptero chegou a decolar de Foz do Iguaçu para tentar fazer o resgate, mas não houve condições de pouso por ser um local de mata  fechada. Mas uma maca, medicamentos, água, comida e materiais para imobilizar a fratura foram deixados no local. A tentativa de resgate será retomada hoje. Durante a noite, uma equipe de resgate composta por 20 pessoas pousaria com a vítima, moradora de Capitão Leônidas Marques. “É uma área de difícil acesso, com morros íngremes", explica Figueiredo. Para o policial, a localização rápida da vítima “foi como encontrar agulha no palheiro".

(Gazeta do Povo, 17/09/14, p. 11)
Assinale a alternativa cuja afirmação está de acordo com o texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q28712 | Enfermagem, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Betânia PE, CONPASS

As orientações educativas à população são uma importante forma de controle de doenças e que o ACS precisa estar preparado para fazer.

Dessa forma, qual das doenças a seguir é transmitida através da água contaminada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q1251 | Matemática, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, CONSULPLAN

Adriana começou um regime e já perdeu dois quilogramas e meio. Além disso, ela faz caminhadas de dois quilômetros, num intervalo de meia hora, todos os dias. Na informação sobre a rotina de Adriana, as unidades de medidas usadas respectivamente, são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q5633 | Português, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Cianorte PR, EXATUS PR

Texto associado.
ERA UMA VEZ UM TIRANO

     Era uma vez um reino. Ou uma república. Essa é uma das coisas que não deu para saber direito. Mas não tem muita importância. O importante é saber que era uma vez um país muito alegre e divertido, em que as pessoas davam muito palpite no jeito que queriam viver, mas também não esquentavam muito a cabeça com isso. Quem mandava era escolhido por elas – não seu se era presidente ou primeiro-ministro. Esse negócio de todo mundo dar palpite às vezes ficava parecendo uma bagunça completa, por que todo mundo todos queriam falar ao mesmo tempo, cada qual gritava mais do que o outro, às vezes até discutiam e brigavam, não era ___________ ficar sempre em ordem e tranquilidade. Mas no fim acabava dando certo. Era assim: quando tinha mais gente querendo uma coisa, era essa coisa que acabava sendo feita. E quem não estava de acordo podia chorar, resmungar, reclamar, fazer bico, chiar, gritar, espernear, mas no fundo sabia que não tinha mesmo muito jeito, a não ser convencer um monte de gente para passar para o seu lado. Era assim mesmo. Mas de vez em quando toda essa onde e bate-boca pareciam uma bagunça, lá isso pareciam.
     Foi por isso que apareceu o Tirano. Ou Deposta. Ou Ditador, tem muitos nomes. Quer dizer, um homem que não perguntou ao pessoal se podia ser presidente ou primeiro-ministro, expulsou quem tinha sido escolhido pela maioria e desandou a dar ordens e mandar em todo mundo, só porque era o mais forte. NO começo, houve até quem ficasse satisfeito com ele, pensando que estava dando um jeito no tal bagunça e que agora as pessoas iam ter ordem para trabalhar em paz. Mas como ele não ouvia palpite dos outros, foi começando a fazer besteira. Primeiro, implicou com isso de cada um ter uma ideia diferente.
    – Onde já se viu? Por isso é que fica todo mundo discutindo em vez de trabalhar. É uma perda de tempo...
    E lá veio a ordem:
    – A partir de hoje, só podem ter as minhas ideias!
    É claro que teve gente que protestou:
    – Não estou de acordo... Isso é um absurdo!
    – Quem que esse cara pensa que é? Será que ele acha que tem o rei na barriga?
    Nem faltou um mais __________ sugerindo:
    – Podemos abrir a barriga dele e ver...
Não adiantou nada. Agora não tinha mais aquela velha bagunça. Quem não concordou, foi preso. Ou foi expulso do reino. Ou tratou de ir embora antes de ser expulso. Ou ficou bem quietinho, guardou suas ideias bem guardadas no canto mais fundo e escondido da cabeça, e saiu ______________, disfarçando, fazendo de conta que não tinha nada lá dentro.

Era uma Vez um Tirano – Ana Maria Machado – pp. 6-7-8 – Salamandra – 2ª edição – 1982.
Em “Podemos abrir a barriga dele e ver...” O uso das reticências indica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.