Início

Questões de Concursos Agente de Saúde ACS

Resolva questões de Agente de Saúde ACS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


53Q13787 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Piraquara PR

Nos últimos dias, muito se tem falado e escrito sobre os protestos pró-democráticos em Hong Kong. O território de Hong Kong pertence atualmente a qual país?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q43602 | Direito Sanitário, Agente de Saúde ACS, IABAS RJ, BIO RIO

“Conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.”

Essa é uma definição possível de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q13776 | Raciocínio Lógico, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Piraquara PR

Marcos é motorista e foi encarregado de dirigir o ônibus que levou os alunos de uma Escola Municipal para visitar o Parque da Ciência Newton Freire Maia. Eles saíram da Escola, às 08h 12min, em direção ao Parque, aonde chegaram às 08h 34min. Durante a visita dos alunos, Marcos aproveitou para estudar em sua apostila de inglês, que havia levado. Ao final da visita, os alunos embarcaram e saíram em direção à Escola, às 11h 28min. Como neste horário o trânsito estava mais movimentado, chegaram à Escola às 12h 03min. Assinale a alternativa abaixo que pode apresentar o tempo total que Marcos passou dirigindo na situação descrita. (Lembre que 1h = 60min)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q556286 | Informática, Correio Eletronico E mail, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de São José do Rio Preto SP, VUNESP

Assinale a alternativa que contém apenas campos utilizados para o preenchimento de endereços de destinatários de um e-mail que está sendo preparado para envio.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q13770 | Raciocínio Lógico, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Piraquara PR

Observe as informações descritas abaixo e responda à  questão a seguir.

     Clara é Agente Comunitária de Saúde e deve organizar palestras mensais para dois grupos de doentes crônicos: Hipertensos e Diabéticos. Na primeira semana do mês ela organizou a palestra para os Hipertensos, que durou 42 minutos, e verificou que 24 pessoas assistiram. Na semana seguinte, Clara organizou a palestra para os Diabéticos, que durou 34 minutos, e verificou que 31 pessoas assistiram. Ao verificar a lista de presença das duas palestras, Clara reparou que 7 pessoas haviam assistido às duas palestras.

Assinale a alternativa que apresenta o número total de pessoas distintas que assistiram a, pelo menos, uma das palestras (Hipertensos, Diabéticos ou ambas).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q13762 | Português, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Piraquara PR

Assinale a alternativa em que a grafia da expressão em destaque está correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q51931 | Português, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Cascavel PR, CONSULPLAN

Texto associado.
        A AIDS na adolescência

      A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações físicas, psicológicas e sociais. Ela representa um período de crise, na qual o adolescente tenta se integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele. Dessa forma, o jovem se vê frente a um enorme leque de possibilidades e opções e, por sua vez, quer explorar e experimentar tudo a sua volta. Algumas dessas transformações e dificuldades que a juventude enfrenta, principalmente relacionadas à sexualidade, bem como ao abuso de drogas ilícitas, aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência.
      Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que, atualmente, as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem. Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos. Considerando que a maioria dos doentes está na faixa dos 20 anos, conclui-se que a grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência, uma vez que a doença pode ficar por longo tempo assintomática.
      Existem algumas características comportamentais, socioeconômicas e biológicas que fazem com que os jovens sejam um grupo propenso à infecção pelo HIV. Dentre as características comportamentais, destaca-se a sexualidade entre os adolescentes. Muitas vezes, a não utilização dos preservativos está relacionada ao abuso de álcool e outras drogas, os quais favorecem a prática do sexo inseguro. Outras vezes os jovens não usam o preservativo quando em relacionamentos estáveis, justificando que seu uso pode gerar desconfiança em relação à fidelidade do casal, apesar de que, no mundo, hoje, o uso de preservativo nas relações poderia significar uma prova de amor e proteção para com o outro. Observa-se, também, que muitas jovens abrem mão do preservativo por medo de serem abandonadas ou maltratadas por seus parceiros. Por outro lado, o fato de estar apaixonado faz com que o jovem crie uma imagem falsa de segurança, negando os riscos inerentes ao não uso do preservativo.
      Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente. A televisão informa e forma opiniões, unificando padrões de comportamento, independente da tradição cultural, colocando o jovem frente a uma educação sexual informal que propaga o sexo como algo não planejado e comum, dizendo que “todo mundo faz sexo, mas poucos adoecem”.

(Disponível em: http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3867/-1/a-aids-na-adolescencia.html. Adaptado. Acesso em: 19/04/2016.)
No trecho “Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente.” (4º§), a expressão destacada exprime ideia de 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q365740 | Enfermagem, Epidemiologia, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

A ocorrência habitual de uma doença ou a presença permanente de um agente infeccioso em determinada área geográfica denomina-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

61Q27113 | Português, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Alto Piquiri PR, KLC

Texto associado.
O pescador e o gênio

Havia uma vez um pescador muito velho e muito pobre que vivia com sua mulher e seus três filhos. Todos os dias ele jogava sua rede no mar apenas quatro vezes e sempre conseguia colher alguns peixes para o seu sustento.
Mas houve um dia em que ele jogou a rede por três vezes, sempre chamando o nome de Deus, e das três vezes só conseguiu retirar das águas um burro morto, um pote velho e algumas garrafas. Na quarta vez em que jogou sua rede sentiu que ela tinha ficado presa no fundo. Com dificuldade conseguiu retirar a rede e viu que ela trazia uma garrafa de boca larga, de cobre dourado, que estava fechada com chumbo e trazia o selo do grande rei Salomão.
O pescador se alegrou, pois pensou que poderia vender a garrafa por um bom preço. Mas sentindo que ela estava muito pesada, resolveu abri-la para ver o que continha. Com sua faca forçou o chumbo, virou a garrafa para baixo e agitou para ver o que ia sair. Mas não saiu nada. O pescador colocou-a na areia e então começou a sair de dentro dela uma fumaça, que foi se avolumando até chegar às nuvens e foi tomando a forma de um gigante, que o pescador percebeu logo que era um gênio.
Morto de medo, ele começou a tremer. E tinha razão para ter medo, porque o gênio saudou-o e disse:
- Alegre-te, pescador, que vais morrer e podes escolher de que maneira!
O pescador, apavorado, tentou acalmar o gênio:
- Mas por que queres me matar, se fui eu que te tirei do fundo do mar, fui eu que te tirei de dentro desta garrafa onde estavas preso?
- O gênio então contou ao pescador a sua história.
Há mil e oitocentos anos, no tempo do rei Salomão, ele, o gênio, se havia revoltado contra o rei e, como castigo, havia sido preso nesta garrafa e atirado no fundo do mar.
Durante cem anos ele havia jurado que faria rico para sempre aquele que o libertasse.
Cem anos se passaram e o gênio permaneceu na garrafa.
Durante mais cem anos o gênio jurou:
- Darei a quem me libertar todos os tesouros da Terra.
Cem anos se passaram e o gênio continuou prisioneiro da garrafa. Encolerizado, ele tornou a jurar:
- Agora, se for libertado, matarei aquele que me soltar e deixarei que ele escolha como quer morrer.
O pescador implorou de todas as formas que o gênio o perdoasse, pois, dizia ele:
- Desta maneira, encontrarás quem te perdoe.
Mas o gênio não se deixou comover.
Aí o pescador teve uma ideia:
- Já que eu vou morrer mesmo, quero que me respondas a uma pergunta. Como é possível que estivesses dentro da garrafa, sendo tão grande como és? Não posso acreditar nisso, a não ser que veja com meus próprios olhos.
O gênio, desafiado, converteu-se novamente em fumaça e pouco a pouco foi entrando na garrafa. Quando o pescador viu que ele estava inteirinho lá dentro, mais do que depressa fechou a garrafa com o selo. E disse ao gênio:
- Vou jogar-te de volta ao mar e vou construir uma casa aqui. Toda vez que alguém vier pescar vou avisá-lo para que não te liberte. Desta maneira, enquanto eu for vivo, não sairás de dentro desta garrafa.
O gênio então lamentou-se e implorou ao pescador que o perdoasse. Mas o pescador respondeu:
- Eu também te pedi que me perdoasse, que alguém te perdoaria. Mas assim mesmo quiseste me matar.
O gênio jurou que não lhe faria mal e que lhe daria meios para que vivesse com fartura o resto de seus dias, se o deixasse sair. O pescador se convenceu e libertou o gênio, que lhe mostrou uma lagoa rica de grandes peixes, onde o pescador pôde pescar o resto de sua vida.

(ROCHA, Ruth. Almanaque da Ruth Rocha. 1. ed. 14 imp. São Paulo : Ática, 2008, p. 52-54.)
Na expressão: “Morto de medo, ele começou a tremer. E tinha razão para ter medo, porque o gênio saudou-o e disse", os termos grifados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q13798 | Noções de Saúde, Saúde Pública, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Itabirito MG

As Ações executadas pelo Sistema Único de Saúde abrange os seguintes campos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q5647 | Conhecimentos Específicos, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Cianorte PR, EXATUS PR

A situação de risco pode ser agravada por obstáculos ou fatores que dificultam ou impedem as pessoas de terem acesso às unidades de saúde, tais como, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q1245 | Matemática, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Almirante Tamandaré PR, CONSULPLAN

Uma determinada piscina tem capacidade para 1600 m3 de água. Considerando que 1 litro de água tem 1kg e que um metro cúbico corresponda a 1000 litros, assinale a capacidade dessa piscina em toneladas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q13769 | Raciocínio Lógico, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Piraquara PR

O texto abaixo serve de referência para a  questão. 

     Horas sentado no trabalho, muito tempo no trânsito, pouco tempo para se exercitar. Motivos para sofrer de dor nas costas não faltam. Depois das cefaleias, esse é o tipo de dor mais comum na população. Mais de 80% das pessoas têm, tiveram ou terão o desconforto em algum momento da vida, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
     Estudos do Global Burden of Disease [Carga Global das Doenças] indicam que as dores lombares são a principal causa de incapacidade no mundo. De acordo com o relatório, o problema responde por um terço dos casos de invalidez provocados pelo trabalho. 


(Vivasaúde, n.º 137, p adaptado.)

Assinale a alternativa cuja afirmação esteja de acordo com as ideias do texto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q43620 | Informática, Agente de Saúde ACS, IABAS RJ, BIO RIO

No Powerpoint 2013 BR, um funcionário do IABAS está acessando o slide 17 em modo de edição e pressionou a tecla de função F5, com o objetivo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q3876 | Conhecimentos Específicos, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Santa Rita PB, INSTITUTO CIDADES

Sobre as atribuições dos ACS no controle da dengue,
analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a
alternativa correta:

I. Os ACS devem atuar junto aos domicílios, informando
aos seus moradores sobre a doença.
II. Os ACS devem orientar e acompanhar o morador na
remoção, destruição ou vedação de objetos que possam
se transformar em criadouros de mosquitos.
III. Os ACS devem remover mecanicamente os ovos e larvas
do mosquito, caso seja necessário.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

70Q5657 | Conhecimentos Específicos, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Cianorte PR, EXATUS PR

As Atividades Básicas de Vida Diária (AVD) são as atividades relacionadas ao autocuidado e que são fundamentais à sobrevivência de qualquer pessoa. Se o idoso não pode fazê-las, vai precisar de alguém para isso. São Atividades Básicas de Vida Diária (AVD), EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.