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Questões de Concursos Agente de Serviços Escolares

Resolva questões de Agente de Serviços Escolares comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


11Q336187 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Agente de Serviços Escolares, SEE SP, SEE SP

Na escola onde Joana trabalha, o total de alunos matriculados é igual a 1250. Desse total, 305 estudam no período da manhã e 490 no período da tarde. O número de alunos que estuda no período da noite é:

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12Q389337 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Agente de Serviços Escolares, SEE SP, SEE SP

Assinale a afirmativa correta:

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14Q380206 | Biologia, Meio Ambiente, Agente de Serviços Escolares, SEE SP, SEE SP

O Processo de decomposição e desintegração do lixo pode ser bastante demorado. Nas opções abaixo, qual objeto pode levar mais de 100 anos para reintegrar-se ao solo?

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16Q482016 | Geografia, Fusos, Agente de Serviços Escolares, SEE SP, SEE SP

"O sol é usado para nossa orientação e nos ajuda a identificar os pontos cardeais. Esticando o braço para a direita, na direção em que o sol nasce encontramos o ______. O braço apontado para a esquerda indica o Oeste. Na frente está o ______ e atrás está o Sul".

Quais palavras abaixo completam as lacunas respectivamente?
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18Q332297 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Agente de Serviços Escolares, SEE SP, SEE SP

Na escola onde Marta trabalha, a Diretora lhe solicitou que dividisse igualmente as caixas de macarrão da merenda entre as 7 prateleiras do local de armazenamento dos alimentos. Sabendo que o estoque da merenda dessa escola conta com 133 caixas de macarrão, cada prateleira ficará com:

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19Q482406 | Geografia, Problemas e Catástrofes Ambientais, Agente de Serviços Escolares, SEE SP, SEE SP

Aquecimento Global é:

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20Q481632 | Geografia, Território, Agente de Serviços Escolares, SEE SP, SEE SP

A alternativa que contém corretamente os Estados da Região Sudeste é:

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21Q333518 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Agente de Serviços Escolares, SEE SP, SEE SP

Numa loja de materiais para construção, 60.000 pregos devem ser embalados para venda. Se forem utilizadas embalagens que comportem uma centena de pregos, serão necessárias:

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22Q1083339 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Serviços Escolares, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo Carolina Camargo, no texto “O que é Bullying?” (2009), para ser chamada de “bullying”, uma situação tem que envolver
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23Q1083341 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Serviços Escolares, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No texto “O que é Bullying?” (2009), Camargo afirma que a agressão indireta pode se caracterizar como
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24Q1083350 | Legislação Federal, Lei N 9 394 de 1996, Agente de Serviços Escolares, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Monlevade (2012) esclarece que a educação brasileira é regida e regulamentada por diferentes leis. Além da Constituição Federal (1988), o autor cita também a Lei nº 9394/1996, que, entre outros aspectos, regula as diversas etapas e as modalidades do ensino.

Essa lei é conhecida como
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25Q1083338 | Matemática, Aritmética e Problemas, Agente de Serviços Escolares, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Sabe-se que a produtividade de 3 pintores é pintar 7 salas de aula em 4 dias de trabalho. Se esses mesmos pintores trabalharem, nesse mesmo ritmo, por 32 dias, o número de salas que eles pintarão será igual a
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26Q1083332 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Serviços Escolares, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto para responder à questão:

Eram 29 dias de dezembro de 1903, quando Candido Portinari nasceu em uma fazenda de café, próxima à cidadezinha de Brodowski, no estado de São Paulo. Seus pais eram italianos imigrantes da região do Vêneto. A família era muito humilde e a infância do pintor foi marcada pela pobreza. A educação formal de Portinari se limitou à instrução primária. No entanto, desde muito jovem, ele já demonstrava seu talento e sua vocação artística, começando a pintar aos nove anos de idade.
Quando tinha 15 anos, Portinari deixou Brodowski e partiu rumo ao Rio de Janeiro, onde se matriculou na Escola Nacional de Belas-Artes. Em 1928, seu talento não passou despercebido e foi reconhecido com a conquista do Prêmio de Viagem à Europa por seu Retrato de Olegário Mariano. Esta foi, de fato, uma virada de página em sua trajetória. Quem diria que aquele menino que cresceu em Brodowski estaria passando uma temporada na França? E foi durante sua estadia em Paris, em 1930, que ele viu sua terra natal por uma perspectiva diferente. Isso o inspirou a pintar o Brasil com todas as suas características distintas – sua história, seu povo, sua cultura, sua flora e sua fauna. Então, decidiu: “Vou pintar aquela gente com aquela roupa e com aquela cor”.
Quando voltou ao Brasil, em 1931, Portinari colocou seu sonho em prática e passou a retratar o país em suas obras. Seus murais, pinturas, desenhos e gravuras revelaram a essência da alma brasileira, destacando tanto a alegria e a beleza quanto as dificuldades e a dor enfrentadas pelo povo. Neste momento, toda a sua expressão artística começou a transcender o academicismo de sua formação, juntando a ciência antiga da pintura a uma personalidade experimentalista moderna.
O escritor Antônio Callado descreveu a obra de Portinari como um “monumental livro de arte que ensina os brasileiros a amarem mais sua terra”.

(Notas biográficas: Candido Portinari. Disponível em: https://www.portinari.org.br/o-artista/notas-biograficas. Acesso em 06.05.2025).
Em relação à produção artística de Portinari, é correto afirmar, com base no texto, que ele
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27Q1083333 | Matemática, Aritmética e Problemas, Agente de Serviços Escolares, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Geraldo foi ao supermercado e comprou uma lata de milho por R$ 6,30, um quilo de tomate por R$ 7,80, um pé de alface por R$ 3,50, e um quilo de feijão por R$ 8,20.

Geraldo usou uma cédula de R$ 50,00 para pagar e recebeu de troco a quantia de
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28Q1083336 | Matemática, Aritmética e Problemas, Agente de Serviços Escolares, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Em um dia de muita chuva, 30% dos 240 alunos de umaescola chegaram atrasados, e os demais chegaram a tempo.

Os alunos que não chegaram atrasados são um total de
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29Q1083348 | Pedagogia, Legislação da Educação, Agente de Serviços Escolares, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo Monlevade (2012), a educação escolar no Brasil pode ser oferecida de maneira pública ou privada.

Sobre as escolas públicas, o autor esclarece que elas devem ser sempre
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30Q1083349 | Pedagogia, Legislação da Educação, Agente de Serviços Escolares, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Maria do Carmo é agente de serviços escolares em uma escola pública de Ensino Fundamental. Nessa escola, periodicamente, ocorrem reuniões em que os profissionais e demais envolvidos no processo educativo são convidados a participar de discussões e decisões importantes sobre a organização escolar, tanto no âmbito pedagógico quanto no administrativo e no financeiro. Essas decisões são registradas em um documento que a Lei de Diretrizes e Bases denominou PPE.

A sigla PPE, conforme Monlevade (2012), significa
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