Questões de Concursos Agente de Tecnologia

Resolva questões de Agente de Tecnologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q859959 | Português, Agente de Tecnologia, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2021

Texto associado.

Lições após um ano de ensino remoto na pandemia

1 No momento em que se tornam ainda mais
complexas as discussões sobre a volta às aulas
presenciais, o ensino remoto continua a ser a rotina
de muitas famílias, atualmente.

2 Mas um ano sem precedentes na história veio
acompanhado de lições inéditas para professores,
alunos e estudiosos. Diante do pouco acesso a
planos de dados ou a dispositivos, a alternativa de
muitas famílias e professores tem sido se conectar
regularmente via aplicativos de mensagens.

3 Uma pesquisa apontou que 83% dos professores
mantinham contato com seus alunos por meio dos
aplicativos de mensagens, muito mais do que pelas
próprias plataformas de aprendizagem. Esse uso
foi uma grande surpresa, mas é porque não temos
outras ferramentas de massificação. A maior parte
do ensino foi feita pelo celular e, geralmente, por
um celular compartilhado (entre vários membros da
família), o que é algo muito desafiador.

4 Outro aspecto a ser considerado é que,
felizmente, mensagens direcionadas são uma forma
relativamente barata de comunicação. A importância
de cultivar interações entre os estudantes, mesmo
que eles não estejam no mesmo ambiente físico,
também é uma forma de motivá-los e melhorar
seus resultados. Recentemente, uma pesquisadora
afirmou que "Aprendemos que precisamos dos
demais: comparar estratégias, falar com alunos,
com outros professores e dar mais oportunidades de
trabalho coletivo, mesmo que seja cada um na sua
casa. Além disso, a pandemia ressaltou a importância
do vínculo anterior entre escolas e comunidades".

5 Embora seja difícil prever exatamente como o
fechamento das escolas vai afetar o desenvolvimento
futuro dos alunos, educadores internacionais
estimam que estudantes da educação básica já foram
impactados. É preciso pensar em como agrupar esses
alunos e averiguar os que tiveram ensino mínimo ou
nulo e decidir como enfrentar essa ruptura, com aulas
ou encontros extras, com anos (letivos) de transição.

IDOETA, P.A. 8 lições após um ano de ensino remoto na pandemia. Disponível em:. Acesso em: 21 jul. 2021. Adaptado.

O pronome oblíquo átono em destaque está colocado de acordo com a norma-padrão em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q859952 | Português, Agente de Tecnologia, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2021

Texto associado.

Lições após um ano de ensino remoto na pandemia

1   No momento em que se tornam ainda mais
complexas as discussões sobre a volta às aulas
presenciais, o ensino remoto continua a ser a rotina
de muitas famílias, atualmente.

2   Mas um ano sem precedentes na história veio
acompanhado de lições inéditas para professores,
alunos e estudiosos. Diante do pouco acesso a
planos de dados ou a dispositivos, a alternativa de
muitas famílias e professores tem sido se conectar
regularmente via aplicativos de mensagens.

3   Uma pesquisa apontou que 83% dos professores
mantinham contato com seus alunos por meio dos
aplicativos de mensagens, muito mais do que pelas
próprias plataformas de aprendizagem. Esse uso
foi uma grande surpresa, mas é porque não temos
outras ferramentas de massificação. A maior parte
do ensino foi feita pelo celular e, geralmente, por
um celular compartilhado (entre vários membros da
família), o que é algo muito desafiador.

4   Outro aspecto a ser considerado é que,
felizmente, mensagens direcionadas são uma forma
relativamente barata de comunicação. A importância
de cultivar interações entre os estudantes, mesmo
que eles não estejam no mesmo ambiente físico,
também é uma forma de motivá-los e melhorar
seus resultados. Recentemente, uma pesquisadora
afirmou que "Aprendemos que precisamos dos
demais: comparar estratégias, falar com alunos,
com outros professores e dar mais oportunidades de
trabalho coletivo, mesmo que seja cada um na sua
casa. Além disso, a pandemia ressaltou a importância
do vínculo anterior entre escolas e comunidades".

5   Embora seja difícil prever exatamente como o
fechamento das escolas vai afetar o desenvolvimento
futuro dos alunos, educadores internacionais
estimam que estudantes da educação básica já foram
impactados. É preciso pensar em como agrupar esses
alunos e averiguar os que tiveram ensino mínimo ou
nulo e decidir como enfrentar essa ruptura, com aulas
ou encontros extras, com anos (letivos) de transição.

IDOETA, P.A. 8 lições após um ano de ensino remoto na pandemia. Disponível em:. Acesso em: 21 jul. 2021. Adaptado.

De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, o emprego adequado da vírgula está plenamente atendido em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q859949 | Matemática, Agente de Tecnologia, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2021

Um fungo está se alastrando na parede, e a área contaminada pelo fungo varia no tempo de acordo com a função A: [0,∞) → ℝ, dada por A(t) = A0 . bt , em que b ∈ ℝ é uma constante maior que 1; A0 é a área da parede contaminada no instante inicial; e A(t) é a área contaminada após t dias.
De acordo com esse modelo, depois de quantos dias a área contaminada estará triplicada?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q859953 | Português, Agente de Tecnologia, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2021

Texto associado.

Lições após um ano de ensino remoto na pandemia

1   No momento em que se tornam ainda mais
complexas as discussões sobre a volta às aulas
presenciais, o ensino remoto continua a ser a rotina
de muitas famílias, atualmente.

2   Mas um ano sem precedentes na história veio
acompanhado de lições inéditas para professores,
alunos e estudiosos. Diante do pouco acesso a
planos de dados ou a dispositivos, a alternativa de
muitas famílias e professores tem sido se conectar
regularmente via aplicativos de mensagens.

3   Uma pesquisa apontou que 83% dos professores
mantinham contato com seus alunos por meio dos
aplicativos de mensagens, muito mais do que pelas
próprias plataformas de aprendizagem. Esse uso
foi uma grande surpresa, mas é porque não temos
outras ferramentas de massificação. A maior parte
do ensino foi feita pelo celular e, geralmente, por
um celular compartilhado (entre vários membros da
família), o que é algo muito desafiador.

4   Outro aspecto a ser considerado é que,
felizmente, mensagens direcionadas são uma forma
relativamente barata de comunicação. A importância
de cultivar interações entre os estudantes, mesmo
que eles não estejam no mesmo ambiente físico,
também é uma forma de motivá-los e melhorar
seus resultados. Recentemente, uma pesquisadora
afirmou que "Aprendemos que precisamos dos
demais: comparar estratégias, falar com alunos,
com outros professores e dar mais oportunidades de
trabalho coletivo, mesmo que seja cada um na sua
casa. Além disso, a pandemia ressaltou a importância
do vínculo anterior entre escolas e comunidades".

5   Embora seja difícil prever exatamente como o
fechamento das escolas vai afetar o desenvolvimento
futuro dos alunos, educadores internacionais
estimam que estudantes da educação básica já foram
impactados. É preciso pensar em como agrupar esses
alunos e averiguar os que tiveram ensino mínimo ou
nulo e decidir como enfrentar essa ruptura, com aulas
ou encontros extras, com anos (letivos) de transição.

IDOETA, P.A. 8 lições após um ano de ensino remoto na pandemia. Disponível em:. Acesso em: 21 jul. 2021. Adaptado.

Um argumento utilizado no texto para explicar o relativo sucesso do ensino remoto durante a pandemia é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q859922 | Informática, Programação, Agente de Tecnologia, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2021

Ao analisar um conjunto de dados com Python, um programador resolveu usar um dataframe Pandas de nome dp para guardá-los. Em um certo momento, ele resolveu que precisaria usar, apenas, quatro colunas de dados do dataframe: “pais“, “ano“, “renda per capita“ e “expectativa de vida“.

Que fragmento de código Python 3 deve ser usado para selecionar, apenas, essas quatro colunas do dataframe dp?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q859928 | Informática, Banco de Dados, Agente de Tecnologia, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2021

Para gerar um gráfico de dispersão, um programador precisava consultar duas tabelas, T1 e T2. Ele decidiu, então, usar um LEFT JOIN, como em

SELECT * FROM T1 LEFT JOIN T2 USING (CHAVE);

Essa consulta resultou em 214 linhas.

Por motivos de segurança, ele fez outra consulta semelhante, apenas trocando o LEFT JOIN por um JOIN, e essa segunda consulta resultou em 190 linhas.

O que pode explicar corretamente a quantidade diferente de linhas nas consultas realizadas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q859931 | Informática, Banco de Dados, Agente de Tecnologia, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2021

Após um treinamento em SQL padrão 2008, compatível com ambiente MS SQL Server 2008, um escriturário do Banco Z precisou utilizar os conhecimentos adquiridos para criar uma tabela no sistema de banco de dados desse Banco. A tabela a ser criada é de fornecedores, e tem os seguintes campos: CNPJ, nome do fornecedor e país de origem. As características gerais da tabela são:

  • o campo CNPJ é chave primária e contém 14 caracteres, sendo que os caracteres devem se ater aos numéricos [“0” a “9”], e o caractere zero “0” não pode ser ignorado, seja qual for a posição dele (início, meio ou fim da chave);
  • o campo NOME contém 20 caracteres e aceita valor nulo;
  • o campo PAIS contém 15 caracteres e não aceita valor nulo.


Nesse contexto, o comando SQL2008 que cria uma tabela com as características descritas acima é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q859934 | Informática, Banco de Dados, Agente de Tecnologia, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2021

Na etapa de preparação de dados em um ambiente de Big Data, pode ocorrer o aparecimento de dados ruidosos, que são dados fora de sentido no ambiente do Big Data e que não podem ser interpretados pelo sistema. Uma forma de reduzir esse efeito, e até eliminá-lo, é utilizar um método de suavização de dados, que minimiza os efeitos causados pelos dados ruidosos. Esse método consiste em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q859916 | Informática, Algoritmos e Estrutura de Dados, Agente de Tecnologia, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2021

Desejam-se realizar buscas nas seguintes coleções de dados, representadas na linguagem Java:

I - Um array de 1.000 números inteiros ordenados de forma decrescente;
II - Uma lista encadeada desordenada e alocada dinamicamente, cujos 1.000 nós contêm strings (uma string por nó);
III - Uma lista encadeada, alocada dinamicamente, cujos 1.000 nós contêm números decimais (um número double por nó) ordenados de forma ascendente.

Levando-se em consideração a exequibilidade e a eficiência, quais métodos de busca devem ser empregados, respectivamente, em cada um dos três casos acima?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q859945 | Conhecimentos Bancários, Agente de Tecnologia, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2021

No Brasil, a fixação da taxa básica de juros da economia (a Selic) está sob a alçada do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q859955 | Português, Agente de Tecnologia, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2021

Texto associado.

Lições após um ano de ensino remoto na pandemia

1   No momento em que se tornam ainda mais
complexas as discussões sobre a volta às aulas
presenciais, o ensino remoto continua a ser a rotina
de muitas famílias, atualmente.

2   Mas um ano sem precedentes na história veio
acompanhado de lições inéditas para professores,
alunos e estudiosos. Diante do pouco acesso a
planos de dados ou a dispositivos, a alternativa de
muitas famílias e professores tem sido se conectar
regularmente via aplicativos de mensagens.

3   Uma pesquisa apontou que 83% dos professores
mantinham contato com seus alunos por meio dos
aplicativos de mensagens, muito mais do que pelas
próprias plataformas de aprendizagem. Esse uso
foi uma grande surpresa, mas é porque não temos
outras ferramentas de massificação. A maior parte
do ensino foi feita pelo celular e, geralmente, por
um celular compartilhado (entre vários membros da
família), o que é algo muito desafiador.

4   Outro aspecto a ser considerado é que,
felizmente, mensagens direcionadas são uma forma
relativamente barata de comunicação. A importância
de cultivar interações entre os estudantes, mesmo
que eles não estejam no mesmo ambiente físico,
também é uma forma de motivá-los e melhorar
seus resultados. Recentemente, uma pesquisadora
afirmou que "Aprendemos que precisamos dos
demais: comparar estratégias, falar com alunos,
com outros professores e dar mais oportunidades de
trabalho coletivo, mesmo que seja cada um na sua
casa. Além disso, a pandemia ressaltou a importância
do vínculo anterior entre escolas e comunidades".

5   Embora seja difícil prever exatamente como o
fechamento das escolas vai afetar o desenvolvimento
futuro dos alunos, educadores internacionais
estimam que estudantes da educação básica já foram
impactados. É preciso pensar em como agrupar esses
alunos e averiguar os que tiveram ensino mínimo ou
nulo e decidir como enfrentar essa ruptura, com aulas
ou encontros extras, com anos (letivos) de transição.

IDOETA, P.A. 8 lições após um ano de ensino remoto na pandemia. Disponível em:. Acesso em: 21 jul. 2021. Adaptado.

No trecho “A importância de cultivar interações entre os estudantes, mesmo que eles não estejam no mesmo ambiente físico” (parágrafo 4), a expressão destacada estabelece com a oração principal a relação de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q859926 | Informática, Programação, Agente de Tecnologia, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2021

Um programador de aplicativos para dispositivos Apple com iOS recebeu a seguinte parte de um código, escrito na linguagem swift:

var i:Int var texto:String var num:Int=0 var frase:String=”” for i in 1...3 { num = num+1+i*2 switch num{ case 2...6: texto = “a “ case 7...9: texto = “casa “ case 10...13: texto = “carro “ case 14...16: texto = “eh “ case 17...20: texto = “o “ case 21...23: texto = “forte “ default: texto = “não eh “ } frase = frase+texto } print (frase)

A execução dessa parte do código produz como resposta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q859920 | Informática, Algoritmos e Estrutura de Dados, Agente de Tecnologia, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2021

Uma das formas de o gerente de uma agência bancária acompanhar a qualidade dos serviços prestados aos seus clientes é verificar o estado da ordem de atendimento em vários instantes ao longo do expediente. O sistema que a gerência utiliza para tal fim é a estrutura de dados conhecida como FILA, que mostra a situação da ordem de atendimento no instante da verificação. Nesse contexto, implementa-se uma estrutura de FILA de números inteiros com suas duas operações tradicionais: ENFILEIRAR(Z), que ocorre no instante em que um cliente recebe uma senha Z e entra na FILA; e DESENFILEIRAR( ), que ocorre quando um cliente sai da FILA, caso em que DESENFILEIRAR( ) retorna o número da senha. Sabe-se, também, que a representação do estado da FILA em um instante qualquer é realizada listando os elementos, de forma que o primeiro elemento, da esquerda para a direita, é o mais antigo presente na FILA. Nas condições apresentadas, considere uma FILA que começa vazia e realiza as seguintes operações:
ENFILEIRAR(8) → ENFILEIRAR(9) → DESENFILEIRAR( ) → ENFILEIRAR(10) → ENFILEIRAR(11) → ENFILEIRAR(DESENFILEIRAR ( )) → ENFILEIRAR(12) → DESENFILEIRAR( ) → ENFILEIRAR(13) → DESENFILEIRAR( )

Após realizar as operações acima, a FILA estará no estado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q859942 | Conhecimentos Bancários, Agente de Tecnologia, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2021

O texto seguinte trata de uma das funções da moeda.

As economias – as “economias reais” – são sistemas de escambo vastos. O problema é que a história mostra que, sem o dinheiro, esses sistemas não acontecem. Até mesmo quando as economias “revertem para o escambo”, como parece ter ocorrido na Europa na Idade Média, elas não abandonam de fato o uso do dinheiro. Elas apenas deixam de usar o dinheiro vivo. Na Idade Média, por exemplo, todos continuaram calculando o valor de ferramentas e gado na antiga moeda romana, mesmo que ela já não circulasse mais.
Graeber, D. Dívida: os Primeiros 5.000 Anos. São Paulo: Três Estrelas, 2016.

No trecho citado, o autor destaca que, na Idade Média, a antiga moeda romana continuou exercendo a função de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q859956 | Português, Agente de Tecnologia, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2021

Texto associado.

Lições após um ano de ensino remoto na pandemia

1 No momento em que se tornam ainda mais
complexas as discussões sobre a volta às aulas
presenciais, o ensino remoto continua a ser a rotina
de muitas famílias, atualmente.

2 Mas um ano sem precedentes na história veio
acompanhado de lições inéditas para professores,
alunos e estudiosos. Diante do pouco acesso a
planos de dados ou a dispositivos, a alternativa de
muitas famílias e professores tem sido se conectar
regularmente via aplicativos de mensagens.

3 Uma pesquisa apontou que 83% dos professores
mantinham contato com seus alunos por meio dos
aplicativos de mensagens, muito mais do que pelas
próprias plataformas de aprendizagem. Esse uso
foi uma grande surpresa, mas é porque não temos
outras ferramentas de massificação. A maior parte
do ensino foi feita pelo celular e, geralmente, por
um celular compartilhado (entre vários membros da
família), o que é algo muito desafiador.

4 Outro aspecto a ser considerado é que,
felizmente, mensagens direcionadas são uma forma
relativamente barata de comunicação. A importância
de cultivar interações entre os estudantes, mesmo
que eles não estejam no mesmo ambiente físico,
também é uma forma de motivá-los e melhorar
seus resultados. Recentemente, uma pesquisadora
afirmou que "Aprendemos que precisamos dos
demais: comparar estratégias, falar com alunos,
com outros professores e dar mais oportunidades de
trabalho coletivo, mesmo que seja cada um na sua
casa. Além disso, a pandemia ressaltou a importância
do vínculo anterior entre escolas e comunidades".

5 Embora seja difícil prever exatamente como o
fechamento das escolas vai afetar o desenvolvimento
futuro dos alunos, educadores internacionais
estimam que estudantes da educação básica já foram
impactados. É preciso pensar em como agrupar esses
alunos e averiguar os que tiveram ensino mínimo ou
nulo e decidir como enfrentar essa ruptura, com aulas
ou encontros extras, com anos (letivos) de transição.

IDOETA, P.A. 8 lições após um ano de ensino remoto na pandemia. Disponível em:. Acesso em: 21 jul. 2021. Adaptado.

O trecho em que a palavra destacada evidencia a opinião do autor do texto é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q859925 | Informática, Programação, Agente de Tecnologia, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2021

Em TypeScript 4, é possível usar o seguinte fragmento de código:

// definir x const y = (...args: number[]) => args.reduce(x, 0);

Que fragmento de código apresenta uma versão compilável e executável da definição de x que poderia aparecer no lugar do comentário “// definir x” ?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q859923 | Informática, Programação, Agente de Tecnologia, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2021

Considere o fragmento de código TypeScript a seguir.

const a = extends {b: string}> (obj: T) => { <código removido> };

Com relação ao código apresentado acima, a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q859929 | Informática, Banco de Dados, Agente de Tecnologia, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2021

Ao coletar dados em um sistema compatível com SQL 2008 para fazer uma análise de dados, um programador percebeu que havia dois campos, data_de_nascimento e data_de_emissão_RG, em que o valor de data_de_emissão_RG sempre deve ser mais recente que data_de_nascimento. Percebeu, porém, que em 10% das linhas acontecia o inverso, isto é, data_de_nascimento era mais recente que data_de_emissão_RG. Ele corrigiu os dados nessas linhas, verificando que estavam consistentemente trocados, mas, preocupado que tal problema voltasse a acontecer, resolveu solicitar ao DBA uma alteração da tabela, de forma que data_de_emissão_RG sempre tivesse que ser mais recente que data_de_nascimento.

O DBA atendeu adequadamente a esse pedido do programador por meio de uma restrição em SQL 2008 do tipo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q859958 | Português, Agente de Tecnologia, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2021

Texto associado.

Lições após um ano de ensino remoto na pandemia

1 No momento em que se tornam ainda mais
complexas as discussões sobre a volta às aulas
presenciais, o ensino remoto continua a ser a rotina
de muitas famílias, atualmente.

2 Mas um ano sem precedentes na história veio
acompanhado de lições inéditas para professores,
alunos e estudiosos. Diante do pouco acesso a
planos de dados ou a dispositivos, a alternativa de
muitas famílias e professores tem sido se conectar
regularmente via aplicativos de mensagens.

3 Uma pesquisa apontou que 83% dos professores
mantinham contato com seus alunos por meio dos
aplicativos de mensagens, muito mais do que pelas
próprias plataformas de aprendizagem. Esse uso
foi uma grande surpresa, mas é porque não temos
outras ferramentas de massificação. A maior parte
do ensino foi feita pelo celular e, geralmente, por
um celular compartilhado (entre vários membros da
família), o que é algo muito desafiador.

4 Outro aspecto a ser considerado é que,
felizmente, mensagens direcionadas são uma forma
relativamente barata de comunicação. A importância
de cultivar interações entre os estudantes, mesmo
que eles não estejam no mesmo ambiente físico,
também é uma forma de motivá-los e melhorar
seus resultados. Recentemente, uma pesquisadora
afirmou que "Aprendemos que precisamos dos
demais: comparar estratégias, falar com alunos,
com outros professores e dar mais oportunidades de
trabalho coletivo, mesmo que seja cada um na sua
casa. Além disso, a pandemia ressaltou a importância
do vínculo anterior entre escolas e comunidades".

5 Embora seja difícil prever exatamente como o
fechamento das escolas vai afetar o desenvolvimento
futuro dos alunos, educadores internacionais
estimam que estudantes da educação básica já foram
impactados. É preciso pensar em como agrupar esses
alunos e averiguar os que tiveram ensino mínimo ou
nulo e decidir como enfrentar essa ruptura, com aulas
ou encontros extras, com anos (letivos) de transição.

IDOETA, P.A. 8 lições após um ano de ensino remoto na pandemia. Disponível em:. Acesso em: 21 jul. 2021. Adaptado.

De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, a concordância do termo em destaque está plenamente respeitada em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q859919 | Informática, Algoritmos e Estrutura de Dados, Agente de Tecnologia, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2021

As agências bancárias negociam seguros residenciais com seus clientes e, muitas vezes, precisam arquivar cópias de forma ordenada para que consultas eventuais sejam facilitadas. O gerente de uma agência precisava ordenar um vetor de documentos referentes a esses seguros, e o seu adjunto, da área de TI, o aconselhou a usar o algoritmo de ordenação chamado Bubble Sort. Utilizando-se o algoritmo sugerido, qual será a quantidade de trocas de posições realizadas para ordenar, de modo crescente, o vetor de números de contrato (77, 51, 11, 37, 29, 13, 21)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.