Início

Questões de Concursos Agente de Trânsito

Resolva questões de Agente de Trânsito comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


22Q5726 | Legislação de Trânsito CTB, Agente de Trânsito, Detran PB, FUNCAB

Para habilitar-se nas categorias D e E, o condutor deve entre outros requisitos, estar habilitado no mínimo há:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q5729 | Legislação de Trânsito CTB, Agente de Trânsito, Detran PB, FUNCAB

O condutor de veículo destinado à condução de escolares deve satisfazer entre outros, os seguintes requisitos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q18809 | Português, Agente de Trânsito, Detran SP, VUNESP

Texto associado.
Leia o texto para responder a questão.

O uso da bicicleta no Brasil

A utilização da bicicleta como meio de locomoção no Brasil ainda conta com poucos adeptos, em comparação com países como Holanda e Inglaterra, por exemplo, nos quais a bicicleta é um dos principais veículos nas ruas. Apesar disso, cada vez mais pessoas começam a acreditar que a bicicleta é, numa comparação entre todos os meios de transporte, um dos que oferecem mais vantagens.

A bicicleta já pode ser comparada a carros, motocicletas e a outros veículos que, por lei, devem andar na via e jamais na calçada. Bicicletas, triciclos e outras variações são todos considerados veículos, com direito de circulação pelas ruas e prioridade sobre os automotores.

Alguns dos motivos pelos quais as pessoas aderem à bicicleta no dia a dia são: a valorização da sustentabilidade, pois as bikes não emitem gases nocivos ao ambiente, não consomem petróleo e produzem muito menos sucata de metais, plásticos e borracha; a diminuição dos congestionamentos por excesso de veículos motorizados, que atingem principalmente as grandes cidades; o favorecimento da saúde, pois pedalar é um exercício físico muito bom; e a economia no combustível, na manutenção, no seguro e, claro, nos impostos.

No Brasil, está sendo implantado o sistema de compartilhamento de bicicletas. Em Porto Alegre, por exemplo, o BikePOA é um projeto de sustentabilidade da Prefeitura, em parceria com o sistema de Bicicletas SAMBA, com quase um ano de operação. Depois de Rio de Janeiro, São Paulo, Santos, Sorocaba e outras cidades espalhadas pelo país aderirem a esse sistema, mais duas capitais já estão com o projeto pronto em 2013: Recife e Goiânia. A ideia do compartilhamento é semelhante em todas as cidades. Em Porto Alegre, os usuários devem fazer um cadastro pelo site. O valor do passe mensal é R$ 10 e o do passe diário, R$ 5, podendo-se utilizar o sistema durante todo o dia, das 6h às 22h, nas duas modalidades. Em todas as cidades que já aderiram ao projeto, as bicicletas estão espalhadas em pontos estratégicos.

A cultura do uso da bicicleta como meio de locomoção não está consolidada em nossa sociedade. Muitos ainda não sabem que a bicicleta já é considerada um meio de transporte, ou desconhecem as leis que abrangem a bike. Na confusão de um trânsito caótico numa cidade grande, carros, motocicletas, ônibus e, agora, bicicletas, misturam-se, causando, muitas vezes, discussões e acidentes que poderiam ser evitados.

Ainda são comuns os acidentes que atingem ciclistas. A verdade é que, quando expostos nas vias públicas, eles estão totalmente vulneráveis em cima de suas bicicletas. Por isso é tão importante usar capacete e outros itens de segurança.

A maior parte dos motoristas de carros, ônibus, motocicletas e caminhões desconhece as leis que abrangem os direitos dos ciclistas. Mas muitos ciclistas também ignoram seus direitos e deveres.

Alguém que resolve integrar a bike ao seu estilo de vida e usá-la como meio de locomoção precisa compreender que deverá gastar com alguns apetrechos necessários para poder trafegar. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, as bicicletas devem, obrigatoriamente, ser equipadas com campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, além de espelho retrovisor do lado esquerdo.

(Bárbara Moreira, http://www.eusoufamecos.net. Adaptado)
A partir da leitura, é correto concluir que um dos objetivos centrais do texto é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q330496 | Segurança e Transporte, Infrações, Agente de Trânsito, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Sabendo que o CTB determina que é infração punível com multa deixar de manter acesa a luz baixa, à noite, quando o veículo estiver em movimento, julgue os itens a seguir.

É obrigatório para os motoristas de automóveis manter as luzes acesas no período que vai das 18 h às 6 h, pois esse é o período legalmente definido como noite.

  1. ✂️
  2. ✂️

26Q14840 | Matemática, Agente de Trânsito, Prefeitura de Monte Mor SP, CONSESP

A soma de dois números é 169 e a diferença entre eles é 31. Quais são os dois números?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q5734 | Legislação de Trânsito CTB, Agente de Trânsito, Detran PB, FUNCAB

São consideradas medidas administrativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q18834 | Legislação de Trânsito CTB, Agente de Trânsito, Detran SP, VUNESP

As vias abertas à circulação, de acordo com sua utilização, classificam-se em:.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q5733 | Legislação de Trânsito CTB, Agente de Trânsito, Detran PB, FUNCAB

Em relação às normas de circulação e conduta, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q5722 | Legislação de Trânsito CTB, Agente de Trânsito, Detran PB, FUNCAB

O proprietário do veículo deve adotar as providências necessárias à efetivação da expedição do novo Certificado de Registro de Veículos (CRV) no prazo de 30 dias sempre que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q12830 | Legislação de Trânsito CTB, Agente de Trânsito, Detran RO, IDECAN

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro são passíveis de retenção do veículo, como medida administrativa aplicável, as seguintes infrações, EXCETO:
 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q5735 | Legislação de Trânsito CTB, Agente de Trânsito, Detran PB, FUNCAB

As repartições aduaneiras e os órgãos de controle de fronteira comunicarão a entrada e saída temporária ou definitiva de veículos ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q18833 | Legislação de Trânsito CTB, Agente de Trânsito, Detran SP, VUNESP

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece ordem de prevalência na sinalização. Assinale a alternativa que expressa essa hierarquia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q5700 | Português, Agente de Trânsito, Detran PB, FUNCAB

Texto associado.
Pedestre que bebe em excesso.
Assinale a alternativa que exprime a solução apontada pelo autor do texto para evitar os acidentes no trânsito.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q12826 | Legislação de Trânsito CTB, Agente de Trânsito, Detran RO, IDECAN

"Promover, na via, competição esportiva, eventos organizados, exibição e demonstração de perícia em manobra de veículo, ou deles participar, como condutor, sem permissão da autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via." Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q5701 | Português, Agente de Trânsito, Detran PB, FUNCAB

Texto associado.
Pedestre que bebe em excesso.
A alternativa em que se reescreveu corretamente o período “Justamente após ter bebido sem medida, é o pedestre que, muitas vezes, se coloca em situação de risco por não ter condição de avaliar a distância e a velocidade dos veículos.”, com a manutenção do seu sentido original no texto é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.