Início

Questões de Concursos Agente de Trânsito

Resolva questões de Agente de Trânsito comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q18844 | Administração Pública, Agente de Trânsito, Detran SP, VUNESP

O objeto principal do contrato de gestão é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q11086 | Legislação de Trânsito CTB, Agente de Trânsito, SURG, CONSULPLAN

Qual das hipóteses abaixo relacionadas não correspondem às classificações dos sinais de trânsito, segundo o Código de Trânsito Brasileiro:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q5720 | Legislação de Trânsito CTB, Agente de Trânsito, Detran PB, FUNCAB

O condutor deve manter acesas as luzes de posição do veículo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q557673 | Informática, Word, Agente de Trânsito, Prefeitura Vitorino Freire MA, Instituto Graça Aranha

Quando salvamos um arquivo no Word, ele recebe o nome de Documento (é como se fosse a descrição do tipo do arquivo), e quando executamos o comando Salvar, no Excel, estamos criando um (a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q18813 | Português, Agente de Trânsito, Detran SP, VUNESP

Texto associado.
Leia o texto para responder a questão.

O uso da bicicleta no Brasil

A utilização da bicicleta como meio de locomoção no Brasil ainda conta com poucos adeptos, em comparação com países como Holanda e Inglaterra, por exemplo, nos quais a bicicleta é um dos principais veículos nas ruas. Apesar disso, cada vez mais pessoas começam a acreditar que a bicicleta é, numa comparação entre todos os meios de transporte, um dos que oferecem mais vantagens.

A bicicleta já pode ser comparada a carros, motocicletas e a outros veículos que, por lei, devem andar na via e jamais na calçada. Bicicletas, triciclos e outras variações são todos considerados veículos, com direito de circulação pelas ruas e prioridade sobre os automotores.

Alguns dos motivos pelos quais as pessoas aderem à bicicleta no dia a dia são: a valorização da sustentabilidade, pois as bikes não emitem gases nocivos ao ambiente, não consomem petróleo e produzem muito menos sucata de metais, plásticos e borracha; a diminuição dos congestionamentos por excesso de veículos motorizados, que atingem principalmente as grandes cidades; o favorecimento da saúde, pois pedalar é um exercício físico muito bom; e a economia no combustível, na manutenção, no seguro e, claro, nos impostos.

No Brasil, está sendo implantado o sistema de compartilhamento de bicicletas. Em Porto Alegre, por exemplo, o BikePOA é um projeto de sustentabilidade da Prefeitura, em parceria com o sistema de Bicicletas SAMBA, com quase um ano de operação. Depois de Rio de Janeiro, São Paulo, Santos, Sorocaba e outras cidades espalhadas pelo país aderirem a esse sistema, mais duas capitais já estão com o projeto pronto em 2013: Recife e Goiânia. A ideia do compartilhamento é semelhante em todas as cidades. Em Porto Alegre, os usuários devem fazer um cadastro pelo site. O valor do passe mensal é R$ 10 e o do passe diário, R$ 5, podendo-se utilizar o sistema durante todo o dia, das 6h às 22h, nas duas modalidades. Em todas as cidades que já aderiram ao projeto, as bicicletas estão espalhadas em pontos estratégicos.

A cultura do uso da bicicleta como meio de locomoção não está consolidada em nossa sociedade. Muitos ainda não sabem que a bicicleta já é considerada um meio de transporte, ou desconhecem as leis que abrangem a bike. Na confusão de um trânsito caótico numa cidade grande, carros, motocicletas, ônibus e, agora, bicicletas, misturam-se, causando, muitas vezes, discussões e acidentes que poderiam ser evitados.

Ainda são comuns os acidentes que atingem ciclistas. A verdade é que, quando expostos nas vias públicas, eles estão totalmente vulneráveis em cima de suas bicicletas. Por isso é tão importante usar capacete e outros itens de segurança.

A maior parte dos motoristas de carros, ônibus, motocicletas e caminhões desconhece as leis que abrangem os direitos dos ciclistas. Mas muitos ciclistas também ignoram seus direitos e deveres.

Alguém que resolve integrar a bike ao seu estilo de vida e usá-la como meio de locomoção precisa compreender que deverá gastar com alguns apetrechos necessários para poder trafegar. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, as bicicletas devem, obrigatoriamente, ser equipadas com campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, além de espelho retrovisor do lado esquerdo.

(Bárbara Moreira, http://www.eusoufamecos.net. Adaptado)
Considere as frases do texto, em que as formas verbais destacadas estão na voz ativa:
• A maior parte dos motoristas de carros, ônibus, motocicletas e caminhões desconhece as leis que abrangem os direitos dos ciclistas.
• Mas muitos ciclistas também ignoram seus direitos e deveres.

Em seguida, considere a reescrita das frases, empregando-se a voz passiva, e assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas, seguindo a concordância padrão da língua portuguesa.
• As leis que abrangem os direitos dos ciclistas_______ pela maior parte dos motoristas de carros, ônibus, motocicletas e caminhões.
• Mas seus direitos e deveres também _____________ por muitos ciclistas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q5730 | Legislação de Trânsito CTB, Agente de Trânsito, Detran PB, FUNCAB

As infrações de trânsito são classificadas em quatro categorias, conforme apresentado na Coluna I. Estabeleça a correta correspondência com as respectivas infrações da Coluna II.

Coluna I

1. Leve
2. Média
3. Grave
4. Gravíssima

Coluna II

( ) Bloquear a via com veículo.
( ) Ultrapassar outro veículo em interseções e passagens de nível.
( ) Estacionar o veículo afastado da guia da calçada de 50 centímetros a 1 metro.
( ) Ter seu veículo imobilizado na via por falta de combustível.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q18827 | Legislação Estadual, Legislação Estadual de São Paulo, Agente de Trânsito, Detran SP, VUNESP

Conforme dispõe a Constituição do Estado de São Paulo, a nomeação de pessoas que se enquadram nas condições de inelegibilidade nos termos da legislação federal é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q18820 | Direito Administrativo, Agente de Trânsito, Detran SP, VUNESP

João, agente público putativo, pratica ato administrativo que afeta terceiros. Considerando a doutrina prevalente do direito administrativo, é correto afirmar que esse ato é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q12813 | Legislação de Trânsito CTB, Agente de Trânsito, Detran RO, IDECAN

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, analise as afirmativas.

I. No caso de transferência de propriedade, o prazo para o proprietário adotar as providências necessárias à efetivação da expedição do novo Certificado de Registro de Veículo é de 30 dias, sendo que nos demais casos as providências deverão ser imediatas.

II. A expedição do novo Certificado de Registro de Veículo será comunicada ao órgão executivo de trânsito que expediu o anterior e ao RENAVAM.

III. No caso de transferência de domicílio ou residência no mesmo Município, o proprietário comunicará o novo endereço num prazo de 30 dias e aguardará o novo licenciamento para alterar o Certificado de Licenciamento Anual.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q18828 | Legislação Estadual, Legislação Estadual de São Paulo, Agente de Trânsito, Detran SP, VUNESP

Paulo está interessado em obter informações de interesse geral sobre a organização e serviços do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, e, para tanto, protocola um requerimento junto ao setor responsável do referido órgão. No entanto, o agente público afirma que Paulo não poderá ter acesso à informação requerida, sem expor os motivos determinados de tal negativa. Qual atitude poderá tomar Paulo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q11082 | Legislação de Trânsito CTB, Agente de Trânsito, SURG, CONSULPLAN

Julgue as assertivas abaixo segundo as disposições da Lei n°. 9.503, de 23 de setembro de 1997, para, ao final, escolher a sequência CORRETA:

I - Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.

II – Consideram-se vias terrestres urbanas e rurais as ruas, as avenidas, os logradouros, os caminhos, as passagens, as estradas e as rodovias, que terão seu uso regulamentado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre elas, de acordo com as peculiaridades locais e as circunstâncias especiais.

III - Para os efeitos do Código de Trânsito Brasileiro, são consideradas vias terrestres as praias abertas à circulação pública, excluídas as vias internas pertencentes aos condomínios constituídos por unidades autônomas.

IV - As disposições deste Código são aplicáveis a qualquer veículo, bem como aos proprietários, condutores dos veículos nacionais ou estrangeiros e às pessoas nele expressamente mencionadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q18830 | Informática, Agente de Trânsito, Detran SP, VUNESP

Assinale a alternativa que identifica o aplicativo do Windows 7, em sua configuração padrão, cuja principal tarefa é o gerenciamento de arquivos e pastas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q18840 | Administração Pública, Agente de Trânsito, Detran SP, VUNESP

Os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade são considerados pilares da Nova Gestão Pública. Quanto ao conceito de efetividade, pode-se dizer que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q11084 | Legislação de Trânsito CTB, Agente de Trânsito, SURG, CONSULPLAN

Julgue as assertivas abaixo, referentes ao uso de luzes em veículo, para, ao final, escolher a sequência CORRETA:

I - A troca de luz baixa e alta, de forma intermitente e por curto período de tempo, com o objetivo de advertir outros motoristas, só poderá ser utilizada para indicar a intenção de ultrapassar o veículo que segue à frente, para estimular o motorista da frente a imprimir maior velocidade ou para indicar a existência de risco à segurança para os veículos que circulam no sentido contrário.

II – o condutor manterá acesas pelo menos as luzes de posição do veículo quando sob chuva forte, neblina ou cerração.

III - O condutor utilizará o pisca alerta exclusivamente nas situações de imobilizações ou situações de emergência.

IV - Os veículos de transporte coletivo regular de passageiros, quando circularem em faixas próprias a eles destinadas, e os ciclos motorizados deverão utilizar-se de farol de luz baixa durante o dia e a noite.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q5727 | Legislação de Trânsito CTB, Agente de Trânsito, Detran PB, FUNCAB

Em cumprimento às normas de circulação e conduta descritas no Código de Trânsito Brasileiro, numa via arterial, deve ser respeitada a velocidade mínima de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q18823 | Direito Administrativo, Agente de Trânsito, Detran SP, VUNESP

Sobre a responsabilidade civil extracontratual do Estado, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q12815 | Legislação de Trânsito CTB, Agente de Trânsito, Detran RO, IDECAN

Segundo a Resolução CONTRAN ne 182/2005, a penalidade de suspensão do direito de dirigir será imposta nos seguintes casos:

I. sempre que o infrator atingir a contagem de vinte e um pontos, no período de 12 meses;

II. por transgressão às normas estabelecidas no CTB, cujas infrações preveem, de forma específica, a penalidade de suspensão do direito de dirigir;

III. por transgressões às normas estabelecidas no CTB, cujas infrações não preveem de forma específica a penalidade de suspensão do direito de dirigir, contudo à autoridade de trânsito competente discernir ser necessária a aplicação da penalidade.

Está(ão) INCORRETA(S) apenas a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q5707 | Português, Agente de Trânsito, Detran PB, FUNCAB

Texto associado.
Pedestre que bebe em excesso.
No período “Qualquer pedestre, mesmo aquele que não estiver sob efeito da substância, PODE causar um acidente por ser imprudente e, em tese, ser responsabilizado penalmente.”, se flexionarmos a forma verbal ESTIVER, nesse trecho, no pretérito imperfeito do subjuntivo, ESTIVESSE, estará correta a opção que registra a correspondência adequada na flexão do verbo PODER, destacado no período, de acordo com a norma culta da língua:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.