Questões de Concursos: Agente de Vigilância Ambiental em Saúde

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Agente de Vigilância Ambiental em Saúde. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q11035 | Direito Sanitário, Agente de Vigilância Ambiental em Saúde, SES DF, IDECAN

Com diferenças associadas às condições sociais, sanitárias e ambientais, as doenças transmissíveis ainda constituem  um  dos  principais  problemas  de  saúde  pública.  Doenças  antigas  ressurgem  com  outras  características  e  novas  doenças  se disseminam  com uma  velocidade  incalculável. A erradicação  completa de doenças é objeto do  esforço  continuado  de  governos  e  sociedade  durante  décadas  e  da  disponibilidade  de  medidas  amplamente  eficazes. 

Assinale, a seguir, a única doença erradicada completamente em escala mundial.

12 Q11040 | Português, Agente de Vigilância Ambiental em Saúde, SES DF, IDECAN

Texto associado.
 De quem são os meninos de rua?

      Eu, na rua, com pressa, e o menino segurou no meu braço, falou qualquer coisa que não entendi. Fui logo dizendo que não tinha. Certa de que ele estava pedindo dinheiro. Não estava. Queria saber a hora.
      Talvez não fosse um Menino De Família, mas também não era um Menino De Rua. É assim que a gente divide. Menino De Família é aquele bem-vestido com tênis da moda e camiseta de marca, que usa relógio e a mãe dá outro se o dele for roubado por um Menino De Rua. Menino De Rua é aquele que quando a gente passa perto segura a bolsa com força porque pensa que ele é pivete, trombadinha, ladrão.
      Ouvindo essas expressões tem-se a impressão de que as coisas se passam muito naturalmente, uns nascendo De Família, outros nascendo De Rua. Como se a rua, e não uma família, não um pai e uma mãe, ou mesmo apenas uma mãe os tivesse gerado, sendo eles filhos diretos dos paralelepípedos e das calçadas, diferentes, portanto, das outras crianças, e excluídos das preocupações que temos com elas. É por isso, talvez, que, se vemos uma criança bem-vestida chorando sozinha num shopping center ou num supermercado, logo nos acercamos protetores, perguntando se está perdida, ou precisando de alguma coisa. Mas se vemos uma criança maltrapilha chorando num sinal com uma caixa de chicletes na mão,engrenamos a primeira no carro e nos afastamos pensando vagamente no seu abandono.

(COLASANTI, Marina. A casa das palavras. São Paulo: Ática, 2006. p. 40. Adaptado.)
Quanto às relações de sentido produzidas pelos termos destacados em “Talvez não fosse um Menino De Família, mas  também não era um Menino De Rua.” (2º§), é correto afirmar que indicam, respectivamente

13 Q11033 | Direito Sanitário, Agente de Vigilância Ambiental em Saúde, SES DF, IDECAN

O processo de construção e implantação de um distrito sanitário deve ser visto como um processo social, assim como  é o SUS. Os elementos a serem trabalhados no processo de construção de um distrito sanitário são, EXCETO:

14 Q11034 | Direito Sanitário, Agente de Vigilância Ambiental em Saúde, SES DF, IDECAN

O art. 9º da Lei nº 8.080/90 dispõe que “a direção do Sistema Único de Saúde (SUS) é única, de acordo com o inciso I  do art. 198 da Constituição Federal, sendo exercida em cada esfera de governo, no âmbito da União pelo Ministério  da Saúde, no âmbito dos Estados e do Distrito Federal pela respectiva Secretaria de Saúde ou órgão equivalente e no  âmbito municipal pela  respectiva  Secretaria de Saúde ou órgão equivalente”. Assinale a alternativa que apresenta  uma competência da Secretaria Municipal de Saúde.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.