Início

Questões de Concursos Agente de Vigilância Sanitária

Resolva questões de Agente de Vigilância Sanitária comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


222Q864826 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Presidente Kubitschek MG, COTEC, 2024

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou, recentemente, não praticar “diplomacia de microfone”, ao responder a declarações de Lula, presidente do Brasil, e do presidente da Colômbia sobre as eleições venezuelanas. No jornal Carta Capital, de 20/08/2024, foi publicado que “Maduro cita reconhecimento da vitória de Lula pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pede respeito ao resultado oficial na Venezuela”. A hipótese que explica a questão a que o texto se refere é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q913563 | Nutrição, Higiene e Vigilância Sanitária, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2023

A higiene pessoal dos manipuladores de alimentos é fundamental para garantir a segurança alimentar e prevenir a contaminação dos alimentos. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo:

I. Os manipuladores de alimentos devem ser supervisionados e capacitados periodicamente em higiene pessoal, em manipulação higiênica dos alimentos e em doenças transmitidas por alimentos.
II. Os manipuladores devem usar cabelos presos e protegidos por redes, toucas ou outro acessório apropriado para esse fim, sendo permitido o uso de barba curta.
III. Os manipuladores não devem fumar, falar desnecessariamente, cantar, assobiar, espirrar, cuspir, tossir, comer, manipular dinheiro ou praticar outros atos que possam contaminar o alimento, durante o desempenho das atividades.

Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/ 2004/res0216_15_09_2004.html

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

224Q871455 | Direito Constitucional, Servidores Públicos, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Bragança PA, IVIN, 2024

Existem diversas formas de provimento no serviço público, uma das formas ocorre quando uma sentença judicial ou administrativa invalida demissão do servidor público, essa forma de provimento é denominada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q913570 | Português, Uso da Vírgula, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2023

Texto associado.
Por que tantos adultos tomam remédio para tratar TDAH?


Apesar do aumento da consciência em relação ao TDAH nas últimas duas décadas, a realidade é que muitas pessoas, especialmente mulheres e indivíduos de grupos étnicos minoritários, não recebem diagnóstico de TDAH durante a infância.

Ao contrário da depressão ou ansiedade, diagnosticar o TDAH em fase adulta é uma tarefa complexa. O processo de diagnóstico, seja em crianças ou não, requer, em primeiro lugar, a identificação de traços que se assemelham ao TDAH. Esses traços precisam ser graves e persistentes o suficiente para impactar negativamente a capacidade de a pessoa ter uma vida saudável e funcional.

Um indivíduo comum pode apresentar alguns sintomas que lembram o TDAH, o que torna desafiador distinguir entre características semelhantes ao TDAH - como esquecer chaves, manter uma mesa desorganizada ou ter a mente vagando durante tarefas monótonas - e um transtorno médico que requer diagnóstico.

Uma vez que não existe um teste objetivo para diagnosticar o TDAH, os médicos frequentemente realizam entrevistas estruturadas com os pacientes, coletam informações de familiares por meio de escalas de avaliação e analisam registros clínicos para chegar a um diagnóstico preciso.

Os desafios no diagnóstico também são notados por profissionais de saúde mental, incluindo psiquiatras, devido às semelhanças do TDAH com outras condições. Curiosamente, a dificuldade de concentração é o segundo sintoma mais comum em todos os distúrbios psiquiátricos.

A complexidade é ainda maior porque o TDAH é um fator de risco para várias condições com as quais compartilha características. Por exemplo, a constante exposição a feedbacks negativos pode levar adultos com TDAH a desenvolverem sintomas secundários de depressão e ansiedade.

O diagnóstico preciso exige um profissional de saúde habilidoso e bem treinado, disposto a investir o tempo necessário para coletar minuciosamente o histórico do paciente. Considerando as circunstâncias da pandemia, embora haja alguns fatores evidentes, ainda não está claro o quanto eles têm contribuído para o aumento nas prescrições de estimulantes.

No ano de 2021, os EUA ainda estavam no ápice da pandemia. As pessoas enfrentavam perdas de emprego, desafios financeiros e as complexidades do trabalho remoto, enquanto equilibravam responsabilidades como a educação online de seus filhos. Insegurança e incerteza eram sentimentos generalizados, com muitas famílias lamentando a perda de entes queridos.

A pandemia impactou a todos, mas as evidências sugerem que as mulheres foram afetadas de maneira mais intensa. Isso possivelmente levou a um aumento proporcional na busca por tratamentos estimulantes para auxiliar na adaptação às exigências do cotidiano.

Adicionalmente, com restrições em espaços recreativos presenciais, as pessoas passaram a investir mais tempo nas plataformas digitais. Em 2021, o conceito de "neurodiversidade" ganhou força nas discussões online sobre justiça social. Esse termo, que não possui conotação médica, aborda a vasta gama de processos cerebrais que diferem do padrão convencional.

Na mesma época, a hashtag #ADHD se tornou uma tendência relevante no TikTok, com relatos divertidos sobre perdas de objetos, procrastinação e características do TDAH. Entretanto, mesmo com a proliferação de conteúdo online relacionado ao TDAH, uma pesquisa conduzida no Canadá classificou os vídeos do TikTok com a hashtag #ADHD em categorias baseadas em precisão e utilidade. O achado foi notável: a maioria dos vídeos era imprecisa. Somente 21% das postagens ofereciam informações corretas e úteis.

Dessa forma, em meio à comunidade online em crescimento, muitas pessoas recentemente diagnosticadas com TDAH não estão, de fato, sofrendo desta condição. Pesquisas mostram que outros confundiram TDAH com transtornos surpreendentemente comuns, como leves problemas de atenção que não atingem o nível de gravidade para serem considerados TDAH.


https://www.bbc.com/portuguese/articles/c3g8d5pj08go. Adaptado.


Adicionalmente, com restrições em espaços recreativos presenciais, as pessoas passaram a investir mais tempo nas plataformas digitais.

Assinale a opção CORRETA quanto à nova pontuação sem alteração de sentido da frase original.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

226Q873431 | Matemática, Porcentagem, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Em um certo conjunto habitacional existem 800 apartamentos. Desses, 3% possuem apenas um quarto; dos apartamentos restantes, metade tem dois quartos e a outra metade não possuem quartos (apenas sala). Qual o número total de quartos que esse conjunto habitacional possui?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q914399 | Direito Administrativo, Cargo, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Valença do Piauí PI, IVIN, 2023

Quanto a estabilidade no serviço público, podemos afirmar que esse fato ocorre após:

I. Aprovação no concurso público.

II. Nomeação e posse para o cargo.

III. Execução adequada das atividades por 3 anos.

Está(riam) correta(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q916366 | Português, Significação Contextual de Palavras, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

Texto associado.
Considere a crônica a seguir, escrita por Cecília Meireles, para responder à questão.


O fim do mundo

A primeira vez que ouvi falar no fim do mundo, o mundo para mim não tinha nenhum sentido, ainda; de modo que não me interessava nem o seu começo nem o seu fim. Lembro-me, porém, vagamente, de umas mulheres nervosas que choravam, meio desgrenhadas, e aludiam a um cometa que andava pelo céu, responsável pelo acontecimento que elas tanto temiam.
Nada disso se entendia comigo: o mundo era delas, o cometa era para elas: nós, crianças, existíamos apenas para brincar com as flores da goiabeira e as cores do tapete. Mas, uma noite, levantaram-me da cama, enrolada num lençol, e, estremunhada, levaram-me à janela para me apresentarem à força ao temível cometa.
Aquilo que até então não me interessava nada, que nem vencia a preguiça dos meus olhos pareceu-me, de repente, maravilhoso. Era um pavão branco, pousado no ar, por cima dos telhados? Era uma noiva, que caminhava pela noite, sozinha, ao encontro da sua festa? Gostei muito do cometa. Devia sempre haver um cometa no céu, como há lua, sol, estrelas. Por que as pessoas andavam tão apavoradas? A mim não me causava medo nenhum.
Ora, o cometa desapareceu, aqueles que choravam enxugaram os olhos, o mundo não se acabou, talvez eu tenha ficado um pouco triste – mas que importância tem a tristeza das crianças? Passou-se muito tempo. Aprendi muitas coisas, entre as quais o suposto sentido do mundo. Não duvido de que o mundo tenha sentido. Deve ter mesmo muitos, inúmeros, pois em redor de mim as pessoas mais ilustres e sabedoras fazem cada coisa que bem se vê haver um sentido do mundo peculiar a cada um.
Dizem que o mundo termina em fevereiro próximo. Ninguém fala em cometa, e é pena, porque eu gostaria de tornar a ver um cometa, para verificar se a lembrança que conservo dessa imagem do céu é verdadeira ou inventada pelo sono dos meus olhos naquela noite já muito antiga.
O mundo vai acabar, e certamente saberemos qual era o seu verdadeiro sentido. Se valeu a pena que uns trabalhassem tanto e outros tão pouco. Por que fomos tão sinceros ou tão hipócritas, tão falsos ou tão leais. Por que pensamos tanto em nós mesmos ou só nos outros. Por que fizemos voto de pobreza ou assaltamos os cofres públicos – além dos particulares. Por que mentimos tanto, com palavras tão judiciosas. Tudo isso saberemos e muito mais do que cabe enumerar numa crônica.

(“O fim do mundo”, por Cecília Meireles, com adaptações)
No último parágrafo do texto, a autora reflete sobre “por que mentimos tanto, com palavras tão judiciosas”. Marque a alternativa que indica um possível sinônimo para o adjetivo “judiciosas”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

229Q871373 | Saúde Pública, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Cururupu MA, FUNATEC, 2024

Sobre o saneamento básico, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

230Q914392 | Saúde Pública, Planejamento e Programação Local de Saúde no Brasil, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Valença do Piauí PI, IVIN, 2023

Dentre as aplicações de serviços de vigilância sanitária, compreende produtos e demais elementos que devem ser fiscalizados pelos fiscais sanitários do município:
I. Fabricantes e comerciantes de alimentos. II. Farmácias de manipulação drogarias. III. Clínicas odontológicas, hospitais e laboratórios de análises clínicas.
Está(riam) correta(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q994568 | Meio Ambiente, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Adutoras são canalizações que conduzem a água entre as unidades do sistema que precedem a rede de distribuição. No dimensionamento hidráulico das adutoras por gravidade, a vazão é estabelecida em função da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q916365 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

Texto associado.
Considere a crônica a seguir, escrita por Cecília Meireles, para responder à questão.


O fim do mundo

A primeira vez que ouvi falar no fim do mundo, o mundo para mim não tinha nenhum sentido, ainda; de modo que não me interessava nem o seu começo nem o seu fim. Lembro-me, porém, vagamente, de umas mulheres nervosas que choravam, meio desgrenhadas, e aludiam a um cometa que andava pelo céu, responsável pelo acontecimento que elas tanto temiam.
Nada disso se entendia comigo: o mundo era delas, o cometa era para elas: nós, crianças, existíamos apenas para brincar com as flores da goiabeira e as cores do tapete. Mas, uma noite, levantaram-me da cama, enrolada num lençol, e, estremunhada, levaram-me à janela para me apresentarem à força ao temível cometa.
Aquilo que até então não me interessava nada, que nem vencia a preguiça dos meus olhos pareceu-me, de repente, maravilhoso. Era um pavão branco, pousado no ar, por cima dos telhados? Era uma noiva, que caminhava pela noite, sozinha, ao encontro da sua festa? Gostei muito do cometa. Devia sempre haver um cometa no céu, como há lua, sol, estrelas. Por que as pessoas andavam tão apavoradas? A mim não me causava medo nenhum.
Ora, o cometa desapareceu, aqueles que choravam enxugaram os olhos, o mundo não se acabou, talvez eu tenha ficado um pouco triste – mas que importância tem a tristeza das crianças? Passou-se muito tempo. Aprendi muitas coisas, entre as quais o suposto sentido do mundo. Não duvido de que o mundo tenha sentido. Deve ter mesmo muitos, inúmeros, pois em redor de mim as pessoas mais ilustres e sabedoras fazem cada coisa que bem se vê haver um sentido do mundo peculiar a cada um.
Dizem que o mundo termina em fevereiro próximo. Ninguém fala em cometa, e é pena, porque eu gostaria de tornar a ver um cometa, para verificar se a lembrança que conservo dessa imagem do céu é verdadeira ou inventada pelo sono dos meus olhos naquela noite já muito antiga.
O mundo vai acabar, e certamente saberemos qual era o seu verdadeiro sentido. Se valeu a pena que uns trabalhassem tanto e outros tão pouco. Por que fomos tão sinceros ou tão hipócritas, tão falsos ou tão leais. Por que pensamos tanto em nós mesmos ou só nos outros. Por que fizemos voto de pobreza ou assaltamos os cofres públicos – além dos particulares. Por que mentimos tanto, com palavras tão judiciosas. Tudo isso saberemos e muito mais do que cabe enumerar numa crônica.

(“O fim do mundo”, por Cecília Meireles, com adaptações)
Com base na interpretação do texto, pode-se afirmar que, para a autora do texto, já adulta, o mundo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

233Q913557 | Direito do Consumidor, Proteção a Saúde e Segurança, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2023

No que diz respeito aos direitos Básicos do Consumidor, estabelecidos na Lei nº 8078/1990, que dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências, analise as afirmativas abaixo.

São direitos básicos do consumidor:

I.A proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos.
II.A adequada e eficaz prestação dos serviços públicos em geral.
III.A efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos.

É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

234Q912543 | Meio Ambiente, Resíduos Sólidos, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Sagrada Família RS, OBJETIVA, 2023

Em relação ao tratamento e à disposição final dos resíduos sólidos, assinalar a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

235Q914394 | Saúde Pública, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Valença do Piauí PI, IVIN, 2023

Em relação a coleta e destinação de resíduos sólidos domésticos e hospitalares, podemos inferir que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

236Q914398 | Saúde Pública, Organização e Funcionamento do SUS, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Valença do Piauí PI, IVIN, 2023

O Sistema Único de Saúde (SUS) é composto por implicação que regram seu funcionamento, denominadas de princípios e diretrizes e dentro desse contexto, podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

237Q871459 | Saúde Pública, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Bragança PA, IVIN, 2024

Para entender e organizar um painel epidemiológico é fundamental o conhecimento sobre algumas definições, neste sentido, define-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

238Q913558 | Nutrição, Métodos de Conservação dos Alimentos, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2023

No que se refere a iluminação das áreas de manipulação dos alimentos, analise as afirmativas abaixo:
Asserção: A iluminação adequada é fundamental para garantir a visibilidade e a segurança durante as atividades de manipulação de alimentos.

PORQUE

Razão: Locais mal iluminados podem aumentar o risco de erros na preparação e na identificação de possíveis contaminações.

Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

239Q913564 | Saúde Pública, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2023

As doenças de Notificação Compulsória são aquelas enfermidades que, por determinação legal, devem ser comunicadas às autoridades de saúde competentes assim que forem diagnosticadas. Essas notificações têm como objetivo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

240Q870302 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de São José da Tapera AL, ADVISE, 2024

Um programa de educação sanitária visa promover a higiene pessoal em ambientes escolares. Qual é o modelo teórico mais adequado para orientar a intervenção?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.