Início

Questões de Concursos Agente de Vigilância Sanitária

Resolva questões de Agente de Vigilância Sanitária comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q916365 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

Texto associado.
Considere a crônica a seguir, escrita por Cecília Meireles, para responder à questão.


O fim do mundo

A primeira vez que ouvi falar no fim do mundo, o mundo para mim não tinha nenhum sentido, ainda; de modo que não me interessava nem o seu começo nem o seu fim. Lembro-me, porém, vagamente, de umas mulheres nervosas que choravam, meio desgrenhadas, e aludiam a um cometa que andava pelo céu, responsável pelo acontecimento que elas tanto temiam.
Nada disso se entendia comigo: o mundo era delas, o cometa era para elas: nós, crianças, existíamos apenas para brincar com as flores da goiabeira e as cores do tapete. Mas, uma noite, levantaram-me da cama, enrolada num lençol, e, estremunhada, levaram-me à janela para me apresentarem à força ao temível cometa.
Aquilo que até então não me interessava nada, que nem vencia a preguiça dos meus olhos pareceu-me, de repente, maravilhoso. Era um pavão branco, pousado no ar, por cima dos telhados? Era uma noiva, que caminhava pela noite, sozinha, ao encontro da sua festa? Gostei muito do cometa. Devia sempre haver um cometa no céu, como há lua, sol, estrelas. Por que as pessoas andavam tão apavoradas? A mim não me causava medo nenhum.
Ora, o cometa desapareceu, aqueles que choravam enxugaram os olhos, o mundo não se acabou, talvez eu tenha ficado um pouco triste – mas que importância tem a tristeza das crianças? Passou-se muito tempo. Aprendi muitas coisas, entre as quais o suposto sentido do mundo. Não duvido de que o mundo tenha sentido. Deve ter mesmo muitos, inúmeros, pois em redor de mim as pessoas mais ilustres e sabedoras fazem cada coisa que bem se vê haver um sentido do mundo peculiar a cada um.
Dizem que o mundo termina em fevereiro próximo. Ninguém fala em cometa, e é pena, porque eu gostaria de tornar a ver um cometa, para verificar se a lembrança que conservo dessa imagem do céu é verdadeira ou inventada pelo sono dos meus olhos naquela noite já muito antiga.
O mundo vai acabar, e certamente saberemos qual era o seu verdadeiro sentido. Se valeu a pena que uns trabalhassem tanto e outros tão pouco. Por que fomos tão sinceros ou tão hipócritas, tão falsos ou tão leais. Por que pensamos tanto em nós mesmos ou só nos outros. Por que fizemos voto de pobreza ou assaltamos os cofres públicos – além dos particulares. Por que mentimos tanto, com palavras tão judiciosas. Tudo isso saberemos e muito mais do que cabe enumerar numa crônica.

(“O fim do mundo”, por Cecília Meireles, com adaptações)
Com base na interpretação do texto, pode-se afirmar que, para a autora do texto, já adulta, o mundo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

242Q913567 | Saúde Pública, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2023

Biossegurança é um conjunto de medidas, procedimentos e práticas adotadas em diversos ambientes, para minimizar os riscos de exposição a agentes biológicos, químicos e físicos que possam representar perigos à saúde humana, animal e ao meio ambiente. No que diz respeito a biossegurança, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

243Q871373 | Saúde Pública, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Cururupu MA, FUNATEC, 2024

Sobre o saneamento básico, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

244Q914392 | Saúde Pública, Planejamento e Programação Local de Saúde no Brasil, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Valença do Piauí PI, IVIN, 2023

Dentre as aplicações de serviços de vigilância sanitária, compreende produtos e demais elementos que devem ser fiscalizados pelos fiscais sanitários do município:
I. Fabricantes e comerciantes de alimentos. II. Farmácias de manipulação drogarias. III. Clínicas odontológicas, hospitais e laboratórios de análises clínicas.
Está(riam) correta(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

246Q914398 | Saúde Pública, Organização e Funcionamento do SUS, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Valença do Piauí PI, IVIN, 2023

O Sistema Único de Saúde (SUS) é composto por implicação que regram seu funcionamento, denominadas de princípios e diretrizes e dentro desse contexto, podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

247Q871459 | Saúde Pública, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Bragança PA, IVIN, 2024

Para entender e organizar um painel epidemiológico é fundamental o conhecimento sobre algumas definições, neste sentido, define-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q915564 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Ibatiba ES, IBADE, 2023

Assinale a alternativa que se refere à doença infecciosa de interesse para a saúde pública descrita abaixo.

É uma doença de elevada letalidade, considerada como emergência médica e de saúde pública. Nas crianças, o aspecto clínico varia de quadros com constipação leve à síndrome de morte súbita. Manifesta-se, inicialmente, por constipação e irritabilidade, seguidas de sintomas neurológicos, caracterizados por dificuldade de controle dos movimentos da cabeça, sucção fraca, disfagia, choro fraco, hipoatividade e paralisias bilaterais descendentes, que podem progredir para comprometimento respiratório. Casos leves, caracterizados apenas por dificuldade alimentar e fraqueza muscular discreta, têm sido descritos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

249Q916369 | Informática, Procedimento de Segurança e Back up, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

O servidor público deve entender de backup para garantir a segurança e a integridade dos dados governamentais, prevenindo perdas por falhas técnicas ou ciberataques. Conhecer procedimentos de backup assegura a continuidade dos serviços públicos, minimizando impactos de interrupções. Isso também protege informações sensíveis contra corrupção ou exclusão acidental. A prática de backup contribui para a transparência e a confiança na administração pública. Dessa forma, o backup é uma prática fundamental para garantir a segurança, a integridade e a disponibilidade dos dados em todos os contextos, sejam eles pessoais, sejam profissionais. Sabendo disso, assinale a alternativa verdadeira com relação a backups na nuvem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

250Q913564 | Saúde Pública, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2023

As doenças de Notificação Compulsória são aquelas enfermidades que, por determinação legal, devem ser comunicadas às autoridades de saúde competentes assim que forem diagnosticadas. Essas notificações têm como objetivo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

251Q870302 | Saúde Pública, Meio Ambiente e Saúde Pública, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de São José da Tapera AL, ADVISE, 2024

Um programa de educação sanitária visa promover a higiene pessoal em ambientes escolares. Qual é o modelo teórico mais adequado para orientar a intervenção?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

252Q915976 | Informática, Editor de Textos, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Aplicação de Recursos do Microsoft Word
Maria, uma gerente de projetos, precisa preparar um relatório final detalhado para um grande projeto corporativo. O relatório deve incluir uma capa profissional, um índice gerado automaticamente, diversas seções com cabeçalhos e rodapés diferentes, além de gráficos e tabelas inseridos diretamente no documento. Maria também precisa garantir que todas as páginas sejam numeradas corretamente e que os links no índice levam diretamente para as seções correspondentes.
Diante dessa situação, quais recursos do Microsoft Word Maria deve utilizar para cumprir essas exigências? Avalie as alternativas abaixo e selecione a correta:

1. Maria deve utilizar a funcionalidade de "Estilos" (Styles) para formatar os títulos e subtítulos das seções, o que permitirá a criação automática do índice através da funcionalidade "Sumário" (Table of Contents) (Microsoft, 2024).
2. Para inserir gráficos e tabelas, Maria pode usar a funcionalidade de "Inserir Gráfico" e "Inserir Tabela" diretamente no Word, vinculando-os aos dados de uma planilha Excel, se necessário (Microsoft, 2024).
3. Para diferentes cabeçalhos e rodapés em seções distintas, Maria deve inserir quebras de seção (Section Breaks) e configurar os cabeçalhos e rodapés individualmente para cada seção (Microsoft, 2024).
4. A numeração de páginas pode ser configurada automaticamente, e Maria deve usar a opção de "Numeração de Página" (Page Number) no menu "Inserir" para garantir que a numeração seja aplicada corretamente em todo o documento (Microsoft, 2024).
5. Para criar links no índice que levem diretamente às seções correspondentes, Maria deve ativar a funcionalidade de "Links" (Hyperlinks) durante a geração do sumário (Microsoft, 2024).

Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q913561 | Nutrição, Higiene e Vigilância Sanitária, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2023

A qualidade higiênico-sanitária dos produtos alimentícios e dos estabelecimentos que os comercializam desempenha um papel fundamental na proteção da saúde pública. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo.

I. Os produtos alimentícios devem atender a rigorosos padrões de qualidade e segurança estabelecidos pelos órgãos reguladores e autoridades de saúde.
II. As autoridades de saúde não são autorizadas a fiscalizar e regular a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos e estabelecimentos.
III. Inspeções regulares devem ser realizadas para verificar se as normas estão sendo cumpridas e para identificar possíveis riscos à saúde pública.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

254Q913566 | Saúde Pública, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Palma Sola SC, AMEOSC, 2023

O controle de zoonoses é um conjunto de medidas e estratégias adotadas para prevenir, monitorar e controlar doenças que podem ser transmitidas entre animais e seres humanos. Algumas práticas de controle de zoonoses incluem, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

255Q916558 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Presidente Kubitschek MG, COTEC, 2024

Texto associado.
INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda à questão, que a ele se refere.

Texto 01
É preciso entregar-se à vida
Débora Zanelato

Uma das coisas de que mais gosto de fazer, quando estou arrumando a casa, é organizar o gabinete do banheiro. Incorporo a “personal organizer” que me habita e vou categorizando os tipos de produtos nos compartimentos certos. Cremes para o cabelo, para o rosto, corpo etc. De tempos em tempos, revejo tudo o que tenho e descarto o que venceu. Venceu!? Pois dia desses, me dei conta: havia muitos produtos vencidos, o que me trouxe um grande pesar por ter desperdiçado aqueles cosméticos. Perdi o tempo certo para desfrutá-los.
Eu poderia me justificar dizendo que o dia a dia é corrido (o que não deixa de ser verdade), ou que eu tinha mais coisas do que precisava (o que é mentira, porque não costumo comprar sem necessidade). Mas o que eu entendi ali, com uma clareza dada de bandeja, é que, com receio dos produtos acabarem, eu deixei de usá-los. E aí, eles venceram...E eu fiquei sem.
A metáfora parece trivial. Produtos de banheiro. Mas pode explicar muito de um funcionamento que temos na vida. O que será que deixo de aproveitar, ou aproveito pouco, por medo de acabar? E quão contraditório é poupar certas coisas com medo que elas acabem se elas podem perder o prazo de validade? Bem, isso não é uma conversa sobre produtos de cabelo...
Fato é que tudo na vida acaba. E, se a gente não aproveita, perdemos a chance de desfrutar com alegria daquelas oportunidades que chegaram até nós. Pode ser um trabalho, um momento de lazer entre pessoas queridas, ou até a breve infância de um filho. Tem coisas na vida que não dá pra economizar. Que não dá pra deixar pra depois.
Isso não é um convite para que a gente se desespere e ache que tem que viver tudo aqui e agora, de forma desenfreada. Pelo contrário. É um chamado à consciência, ao momento presente. Ao que temos hoje, às chances de se alegrar e de se contentar com a vida agora. Nas sutilezas. Com presença, entendendo que tudo se transforma. E que não se economiza em afetos, em sorrisos, em telefonemas, em pôr do sol, em café da tarde com quem amamos e tantas outras coisas que, enfim, dão sentido à rotina e garantem um baú de boas memórias que vamos acessar muitos anos depois.
Enquanto escrevia essas palavras, uma canção de que gosto muito veio ocupar meus pensamentos. É Fotografia, do Leoni. “E quando o dia não passar de um retrato, colorindo de saudade o meu quarto, só aí vou ter certeza de fato que eu fui feliz.”
Que você possa entregar-se à vida sem economizar no que ela oferece de mais bonito.

Disponível em: https://vidasimples.co/colunista/e-preciso-entregar-se-a-vida/. Acesso em: 24 set. 2024. Adaptado.
Analise as afirmativas, de acordo com as ideias veiculadas no texto. Assinale a CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

256Q916364 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

Texto associado.
Considere a crônica a seguir, escrita por Cecília Meireles, para responder à questão.


O fim do mundo

A primeira vez que ouvi falar no fim do mundo, o mundo para mim não tinha nenhum sentido, ainda; de modo que não me interessava nem o seu começo nem o seu fim. Lembro-me, porém, vagamente, de umas mulheres nervosas que choravam, meio desgrenhadas, e aludiam a um cometa que andava pelo céu, responsável pelo acontecimento que elas tanto temiam.
Nada disso se entendia comigo: o mundo era delas, o cometa era para elas: nós, crianças, existíamos apenas para brincar com as flores da goiabeira e as cores do tapete. Mas, uma noite, levantaram-me da cama, enrolada num lençol, e, estremunhada, levaram-me à janela para me apresentarem à força ao temível cometa.
Aquilo que até então não me interessava nada, que nem vencia a preguiça dos meus olhos pareceu-me, de repente, maravilhoso. Era um pavão branco, pousado no ar, por cima dos telhados? Era uma noiva, que caminhava pela noite, sozinha, ao encontro da sua festa? Gostei muito do cometa. Devia sempre haver um cometa no céu, como há lua, sol, estrelas. Por que as pessoas andavam tão apavoradas? A mim não me causava medo nenhum.
Ora, o cometa desapareceu, aqueles que choravam enxugaram os olhos, o mundo não se acabou, talvez eu tenha ficado um pouco triste – mas que importância tem a tristeza das crianças? Passou-se muito tempo. Aprendi muitas coisas, entre as quais o suposto sentido do mundo. Não duvido de que o mundo tenha sentido. Deve ter mesmo muitos, inúmeros, pois em redor de mim as pessoas mais ilustres e sabedoras fazem cada coisa que bem se vê haver um sentido do mundo peculiar a cada um.
Dizem que o mundo termina em fevereiro próximo. Ninguém fala em cometa, e é pena, porque eu gostaria de tornar a ver um cometa, para verificar se a lembrança que conservo dessa imagem do céu é verdadeira ou inventada pelo sono dos meus olhos naquela noite já muito antiga.
O mundo vai acabar, e certamente saberemos qual era o seu verdadeiro sentido. Se valeu a pena que uns trabalhassem tanto e outros tão pouco. Por que fomos tão sinceros ou tão hipócritas, tão falsos ou tão leais. Por que pensamos tanto em nós mesmos ou só nos outros. Por que fizemos voto de pobreza ou assaltamos os cofres públicos – além dos particulares. Por que mentimos tanto, com palavras tão judiciosas. Tudo isso saberemos e muito mais do que cabe enumerar numa crônica.

(“O fim do mundo”, por Cecília Meireles, com adaptações)
De acordo com o expresso pela autora no decorrer do texto, a memória conservada por ela quanto aos fatos narrados nos dois primeiros parágrafos pode ser considerada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

257Q916559 | Arquivologia, Interpretação de Textos, Agente de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Presidente Kubitschek MG, COTEC, 2024

Texto associado.
INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 01 e, a seguir, responda à questão, que a ele se refere.

Texto 01
É preciso entregar-se à vida
Débora Zanelato

Uma das coisas de que mais gosto de fazer, quando estou arrumando a casa, é organizar o gabinete do banheiro. Incorporo a “personal organizer” que me habita e vou categorizando os tipos de produtos nos compartimentos certos. Cremes para o cabelo, para o rosto, corpo etc. De tempos em tempos, revejo tudo o que tenho e descarto o que venceu. Venceu!? Pois dia desses, me dei conta: havia muitos produtos vencidos, o que me trouxe um grande pesar por ter desperdiçado aqueles cosméticos. Perdi o tempo certo para desfrutá-los.
Eu poderia me justificar dizendo que o dia a dia é corrido (o que não deixa de ser verdade), ou que eu tinha mais coisas do que precisava (o que é mentira, porque não costumo comprar sem necessidade). Mas o que eu entendi ali, com uma clareza dada de bandeja, é que, com receio dos produtos acabarem, eu deixei de usá-los. E aí, eles venceram...E eu fiquei sem.
A metáfora parece trivial. Produtos de banheiro. Mas pode explicar muito de um funcionamento que temos na vida. O que será que deixo de aproveitar, ou aproveito pouco, por medo de acabar? E quão contraditório é poupar certas coisas com medo que elas acabem se elas podem perder o prazo de validade? Bem, isso não é uma conversa sobre produtos de cabelo...
Fato é que tudo na vida acaba. E, se a gente não aproveita, perdemos a chance de desfrutar com alegria daquelas oportunidades que chegaram até nós. Pode ser um trabalho, um momento de lazer entre pessoas queridas, ou até a breve infância de um filho. Tem coisas na vida que não dá pra economizar. Que não dá pra deixar pra depois.
Isso não é um convite para que a gente se desespere e ache que tem que viver tudo aqui e agora, de forma desenfreada. Pelo contrário. É um chamado à consciência, ao momento presente. Ao que temos hoje, às chances de se alegrar e de se contentar com a vida agora. Nas sutilezas. Com presença, entendendo que tudo se transforma. E que não se economiza em afetos, em sorrisos, em telefonemas, em pôr do sol, em café da tarde com quem amamos e tantas outras coisas que, enfim, dão sentido à rotina e garantem um baú de boas memórias que vamos acessar muitos anos depois.
Enquanto escrevia essas palavras, uma canção de que gosto muito veio ocupar meus pensamentos. É Fotografia, do Leoni. “E quando o dia não passar de um retrato, colorindo de saudade o meu quarto, só aí vou ter certeza de fato que eu fui feliz.”
Que você possa entregar-se à vida sem economizar no que ela oferece de mais bonito.

Disponível em: https://vidasimples.co/colunista/e-preciso-entregar-se-a-vida/. Acesso em: 24 set. 2024. Adaptado.
Considere a seguinte passagem do texto: “Incorporo a ‘personal organizer’ que me habita e vou categorizando os tipos de produtos nos compartimentos certos.”
Analise as seguintes afirmativas, tendo em vista a estrutura linguística de construção dessa passagem.

I- As aspas assinalam o uso da ironia como recurso de expressão.
II- Os verbos “incorporo” e “habita” encontram-se em sentido figurado.
III- O termo “que” constrói coesão, pois retoma “personal organizer”.
IV- O verbo “categorizando” foi usado com significado de “separando”.
V- O uso da primeira pessoa comprova a presença de subjetividade.

Estão CORRETAS as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.