Questões de Concursos AgenteAdministrativo

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23Q1017865 | Arquivologia, Legislação Arquivística, AgenteAdministrativo, PCDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação ao Sistema Nacional de Arquivos (SINAR) e à gestão, classificação, avaliação, armazenamento e descrição de documentos arquivísticos, julgue o próximo item.

O SINAR destina-se aos arquivos de cada um dos três poderes da República, sem possibilidade de admissão de arquivos de pessoas físicas ou jurídicas de direito privado.
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24Q1017869 | Arquivologia, Diagnóstico de Arquivos, AgenteAdministrativo, PCDF, CESPE CEBRASPE, 2025

No que se refere à preservação, à conservação e ao acesso a documentos de arquivo, julgue o item que se segue.

Uma das ações de diagnóstico em arquivos é a metragem do acervo a ser tratado; no caso de documentação empacotada e amontoada, deve ser utilizada a metragem cúbica.
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25Q1061514 | Texto associado, Interpretação de Textos, AgenteAdministrativo, PC DF, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Texto CB1A1

Embora as instituições nacionais ligadas à soberania venham atuando nas últimas décadas em suporte às políticas ambientais brasileiras, a relação entre as duas esferas nem sempre se deu em bases cooperativas. Partindo-se de uma compreensão estreita da segurança, a preservação do meio ambiente foi vista, durante certo tempo, não como uma precondição para se garantir a segurança nacional e humana, mas como uma ameaça à integridade territorial e aos interesses nacionais brasileiros. Temia-se, nesse sentido, que as inestimáveis riquezas naturais do Brasil despertassem a cobiça internacional, de forma a representar riscos às fronteiras nacionais e ao direito soberano do país de gerenciar seus recursos naturais de maneira autônoma, em busca do desenvolvimento.
Vigorava, portanto, a compreensão de que assumir compromissos de cooperação na arena ambiental implicaria o decréscimo da soberania nacional. O posicionamento defendido pela delegação brasileira durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano (CNUMAH), realizada em Estocolmo em 1972, seria sintomático desse entendimento: “Na área do aproveitamento de recursos naturais, os interesses nacionais, em termos econômicos e de segurança, são de tal monta, que qualquer fórmula que, sob o pretexto ecológico, impusesse uma sistemática de consulta para projetos de desenvolvimento seria simplesmente inaceitável para o Brasil.”
Nas décadas posteriores, as interpretações relativas às preocupações ambientais foram gradualmente transformadas, tanto no âmbito da sociedade quanto em meio às instituições de defesa. O processo de redemocratização, o fortalecimento de organizações da sociedade civil, o avanço dos estudos científicos e a consolidação de uma estrutura federal de governança ambiental favoreceram essas novas percepções e, sobretudo, a aproximação desses dois setores.

Internet: <soberaniaeclima.org.br> (com adaptações).

Julgue o item seguinte, relativos a aspectos linguísticos do texto CB1A1.

Sem prejuízo da correção gramatical e da coerência das ideias do texto, a forma verbal “foi” (segundo período do primeiro parágrafo) poderia ser substituída por era.

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26Q1061515 | Texto associado, Interpretação de Textos, AgenteAdministrativo, PC DF, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Texto CB1A1

Embora as instituições nacionais ligadas à soberania venham atuando nas últimas décadas em suporte às políticas ambientais brasileiras, a relação entre as duas esferas nem sempre se deu em bases cooperativas. Partindo-se de uma compreensão estreita da segurança, a preservação do meio ambiente foi vista, durante certo tempo, não como uma precondição para se garantir a segurança nacional e humana, mas como uma ameaça à integridade territorial e aos interesses nacionais brasileiros. Temia-se, nesse sentido, que as inestimáveis riquezas naturais do Brasil despertassem a cobiça internacional, de forma a representar riscos às fronteiras nacionais e ao direito soberano do país de gerenciar seus recursos naturais de maneira autônoma, em busca do desenvolvimento.
Vigorava, portanto, a compreensão de que assumir compromissos de cooperação na arena ambiental implicaria o decréscimo da soberania nacional. O posicionamento defendido pela delegação brasileira durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano (CNUMAH), realizada em Estocolmo em 1972, seria sintomático desse entendimento: “Na área do aproveitamento de recursos naturais, os interesses nacionais, em termos econômicos e de segurança, são de tal monta, que qualquer fórmula que, sob o pretexto ecológico, impusesse uma sistemática de consulta para projetos de desenvolvimento seria simplesmente inaceitável para o Brasil.”
Nas décadas posteriores, as interpretações relativas às preocupações ambientais foram gradualmente transformadas, tanto no âmbito da sociedade quanto em meio às instituições de defesa. O processo de redemocratização, o fortalecimento de organizações da sociedade civil, o avanço dos estudos científicos e a consolidação de uma estrutura federal de governança ambiental favoreceram essas novas percepções e, sobretudo, a aproximação desses dois setores.

Internet: <soberaniaeclima.org.br> (com adaptações).

Julgue o item seguinte, relativos a aspectos linguísticos do texto CB1A1.

A substituição de “mas” (segundo período do primeiro parágrafo) por embora manteria a coerência do texto e seus sentidos, uma vez que ambas as conjunções são adversativas.

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27Q1061517 | Texto associado, Interpretação de Textos, AgenteAdministrativo, PC DF, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Texto CB1A1

Embora as instituições nacionais ligadas à soberania venham atuando nas últimas décadas em suporte às políticas ambientais brasileiras, a relação entre as duas esferas nem sempre se deu em bases cooperativas. Partindo-se de uma compreensão estreita da segurança, a preservação do meio ambiente foi vista, durante certo tempo, não como uma precondição para se garantir a segurança nacional e humana, mas como uma ameaça à integridade territorial e aos interesses nacionais brasileiros. Temia-se, nesse sentido, que as inestimáveis riquezas naturais do Brasil despertassem a cobiça internacional, de forma a representar riscos às fronteiras nacionais e ao direito soberano do país de gerenciar seus recursos naturais de maneira autônoma, em busca do desenvolvimento.
Vigorava, portanto, a compreensão de que assumir compromissos de cooperação na arena ambiental implicaria o decréscimo da soberania nacional. O posicionamento defendido pela delegação brasileira durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano (CNUMAH), realizada em Estocolmo em 1972, seria sintomático desse entendimento: “Na área do aproveitamento de recursos naturais, os interesses nacionais, em termos econômicos e de segurança, são de tal monta, que qualquer fórmula que, sob o pretexto ecológico, impusesse uma sistemática de consulta para projetos de desenvolvimento seria simplesmente inaceitável para o Brasil.”
Nas décadas posteriores, as interpretações relativas às preocupações ambientais foram gradualmente transformadas, tanto no âmbito da sociedade quanto em meio às instituições de defesa. O processo de redemocratização, o fortalecimento de organizações da sociedade civil, o avanço dos estudos científicos e a consolidação de uma estrutura federal de governança ambiental favoreceram essas novas percepções e, sobretudo, a aproximação desses dois setores.

Internet: <soberaniaeclima.org.br> (com adaptações).

Julgue o item seguinte, relativos a aspectos linguísticos do texto CB1A1.

A correção gramatical e o sentido do texto seriam mantidos caso se substituísse a expressão “em busca do desenvolvimento” (terceiro período do primeiro parágrafo) por visando ao desenvolvimento.

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28Q1017831 | Administração Geral, Organizações, AgenteAdministrativo, PCDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item seguinte, acerca das características básicas das organizações formais modernas e da organização administrativa.

Amplitude do controle, cadeia de comando, centralização e descentralização, departamentalização, especialização do trabalho e formalização são elementos básicos para a determinação da estrutura organizacional pelos administradores.
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29Q1017842 | Administração Financeira e Orçamentária, Orçamento Público em Afo, AgenteAdministrativo, PCDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca de técnicas e princípios do orçamento público, julgue o item a seguir.

O orçamento-programa é uma técnica de planejamento orçamentário que vincula a alocação de recursos públicos a programas e ações específicas, priorizando o alcance de objetivos e resultados mensuráveis.

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30Q1061521 | Gestão de Pessoas, Visão Geral da Área de Rh Na Organização, AgenteAdministrativo, PC DF, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito de aspectos referentes à competência interpessoal, ao gerenciamento de conflitos, à gestão de terceirizados e às técnicas de recrutamento e seleção, julgue o item subsecutivo.

A gestão dos prestadores de serviços terceirizados é realizada de maneira separada da gestão dos colaboradores contratados diretamente pela organização, por isso as atitudes dos terceirizados praticamente não têm impacto na cultura organizacional.
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31Q1061525 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, AgenteAdministrativo, PC DF, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativos a avaliação de desempenho, desenvolvimento e treinamento de pessoal e gestão por competências.

Um empregado que tenha alto grau de conhecimento e bastante iniciativa para realizar suas atividades, mas apresente diversas imperfeições na execução do trabalho, tem necessidade de melhoria dos aspectos atitudinais.
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32Q1061531 | Administração de Recursos Materiais, Armazenagem, AgenteAdministrativo, PC DF, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca da administração de materiais de estoque, julgue o item subsequente.

Os inventários rotativos visam à distribuição das contagens dos itens de estoque ao longo do ano, classificando-os em grupos (1, 2 e 3), de acordo com sua relevância, valor ou criticidade, sendo os itens de menor valor estratégico agrupados no grupo 1, inventariado três vezes ao ano.
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33Q1017853 | Administração de Recursos Materiais, Administração de Estoques, AgenteAdministrativo, PCDF, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito da curva ABC na gestão de materiais, julgue o próximo item.

O processo metodológico de elaboração da curva ABC envolve a classificação dos itens conforme sua importância e relevância econômica e o cálculo da porcentagem de participação de cada item no total.

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34Q1017861 | Administração de Recursos Materiais, Administração de Estoques, AgenteAdministrativo, PCDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item que se segue, referentes à gestão de estoques.

O método PEPS é utilizado para a avaliação do grau de criticidade ou imprescindibilidade de um item de material nas atividades desempenhadas pela organização e contribui para a priorização de recursos e a gestão de estoques.

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35Q1017864 | Arquivologia, Conceitos Fundamentais, AgenteAdministrativo, PCDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação ao Sistema Nacional de Arquivos (SINAR) e à gestão, classificação, avaliação, armazenamento e descrição de documentos arquivísticos, julgue o próximo item.
A carta, embora tenha estrutura, em certa medida, padronizada, é considerada um documento não diplomático.
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36Q1061516 | Português, Crase, AgenteAdministrativo, PC DF, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Texto CB1A1

Embora as instituições nacionais ligadas à soberania venham atuando nas últimas décadas em suporte às políticas ambientais brasileiras, a relação entre as duas esferas nem sempre se deu em bases cooperativas. Partindo-se de uma compreensão estreita da segurança, a preservação do meio ambiente foi vista, durante certo tempo, não como uma precondição para se garantir a segurança nacional e humana, mas como uma ameaça à integridade territorial e aos interesses nacionais brasileiros. Temia-se, nesse sentido, que as inestimáveis riquezas naturais do Brasil despertassem a cobiça internacional, de forma a representar riscos às fronteiras nacionais e ao direito soberano do país de gerenciar seus recursos naturais de maneira autônoma, em busca do desenvolvimento.
Vigorava, portanto, a compreensão de que assumir compromissos de cooperação na arena ambiental implicaria o decréscimo da soberania nacional. O posicionamento defendido pela delegação brasileira durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano (CNUMAH), realizada em Estocolmo em 1972, seria sintomático desse entendimento: “Na área do aproveitamento de recursos naturais, os interesses nacionais, em termos econômicos e de segurança, são de tal monta, que qualquer fórmula que, sob o pretexto ecológico, impusesse uma sistemática de consulta para projetos de desenvolvimento seria simplesmente inaceitável para o Brasil.”
Nas décadas posteriores, as interpretações relativas às preocupações ambientais foram gradualmente transformadas, tanto no âmbito da sociedade quanto em meio às instituições de defesa. O processo de redemocratização, o fortalecimento de organizações da sociedade civil, o avanço dos estudos científicos e a consolidação de uma estrutura federal de governança ambiental favoreceram essas novas percepções e, sobretudo, a aproximação desses dois setores.

Internet: <soberaniaeclima.org.br> (com adaptações).

Julgue o item seguinte, relativos a aspectos linguísticos do texto CB1A1.

É facultativo o emprego do sinal indicativo de crase no vocábulo “às” em “às fronteiras” (terceiro período do primeiro parágrafo).

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37Q1017856 | Administração de Recursos Materiais, Armazenagem, AgenteAdministrativo, PCDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação ao setor de compras e aos processos de transporte, recebimento e armazenagem de materiais, julgue o seguinte item.

Na escolha de paletes para a operação do sistema de movimentação de cargas, a resistência das peças é o fator mais importante para a garantia da eficiência e segurança do transporte e armazenamento, independentemente do seu peso e custo
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38Q1017858 | Administração de Recursos Materiais, Armazenagem, AgenteAdministrativo, PCDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Em relação ao setor de compras e aos processos de transporte, recebimento e armazenagem de materiais, julgue o seguinte item.

Na movimentação de cargas e materiais tanto no ambiente interno quanto no externo, podem ser utilizados equipamentos movidos a diferentes fontes de energia.
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39Q1061526 | Gestão de Pessoas, Aplicando Pessoas, AgenteAdministrativo, PC DF, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativos a avaliação de desempenho, desenvolvimento e treinamento de pessoal e gestão por competências.

Para que uma competência seja devidamente avaliada, é necessário que a avaliação seja realizada por pessoas que efetivamente acompanhem o processo de execução, verificando os comportamentos do avaliado em suas atividades.
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40Q1061527 | Gestão de Pessoas, Aplicando Pessoas, AgenteAdministrativo, PC DF, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativos a avaliação de desempenho, desenvolvimento e treinamento de pessoal e gestão por competências.

Um adequado processo de avaliação de desempenho deve angariar resultados significativos tanto para o colaborador quanto para a organização, englobando aspectos relacionados ao desempenho das atividades, ao alcance de metas e aos hábitos do avaliado em sua vida pessoal.
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