Questões de Concursos Ajudante

Resolva questões de Ajudante comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q195635 | Matemática, Operações aritméticas, Ajudante, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Geraldo comprou um fogão por R$ 264,00 e uma geladeira por R$ 648,00. A loja parcelou o total da compra em 12 vezes iguais, sem acréscimo. Qual será, em reais, o valor de cada parcela que Geraldo vai pagar?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q198323 | Português, Interpretação de Textos, Ajudante, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Por se tratar de um relato pessoal, "Que saudade da minha professorinha" admite um uso linguístico menos preso à norma–padrão quanto à colocação dos pronomes oblíquos átonos.
O trecho do texto que comprova essa afirmação é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q194436 | Português, Interpretação de Textos, Ajudante, LIQUIGAS, CESGRANRIO

"Então, Eunice debatia comigo o sentido, a significação de cada uma." (l. 42–43).
O verbo debatia foi empregado no texto com o sentido de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q198949 | Matemática, Expressões Aritméticas com Números Reais, Ajudante, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Um reservatório, que pode conter até 570 kg de grãos, está cheio até a metade de sua capacidade.
Quantos quilogramas de grãos há nesse reservatório?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q200119 | Matemática, Expressões Aritméticas com Números Reais, Ajudante, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Maria está lendo um livro de 200 páginas. No primeiro dia, ela leu até a página 14. No segundo dia, ela leu as 17 páginas seguintes. Quantas páginas ainda faltam para que Maria termine de ler esse livro?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q199059 | Português, Interpretação de Textos, Ajudante, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Texto associado.

Quando se narra uma história, geralmente se usam verbos no tempo passado. Em "Meninos carvoeiros", porém, os verbos encontram–se, em sua maioria, no tempo presente.
O uso desse tempo verbal acarreta no Texto II um(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q198359 | Português, Morfologia Verbos, Ajudante, LIQUIGAS, CESGRANRIO

"eu termino transformando a docência no fim da minha vida." (l. 59–60)
O autor empregou o verbo terminar no presente do indicativo. Se ele o empregasse no futuro do pretérito, que flexão estaria de acordo com a norma–padrão?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q197083 | Português, Interpretação de Textos, Ajudante, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Texto associado.

No Texto II, expressa–se, pelo trabalho dos meninos carvoeiros, um sentimento de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q198506 | Português, Pontuação, Ajudante, LIQUIGAS, CESGRANRIO

No trecho "Fui criando naturalmente uma intimidade e um gosto com as ocorrências da língua — os verbos, seus modos, seus tempos..." (l. 44–46), a função das reticências é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q199864 | Português, Interpretação de Textos, Ajudante, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Texto associado.

Em qual das frases abaixo o elemento –inho(s) tem a mesma ideia contida no verso "Adoráveis carvoeirinhos que trabalhais (...)" (l. 15)?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q196289 | Português, Interpretação de Textos, Ajudante, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Texto associado.

Considerando o contexto, ao caracterizar os burrinhos por meio dos adjetivos "magrinhos", "velhos" (l. 5) e "descadeirados" (l. 12), caracterizam– se, também, os meninos, pois o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q195742 | Português, Interpretação de Textos, Ajudante, LIQUIGAS, CESGRANRIO

No trecho "E talvez ela tenha agido um pouco como eu: ao fazer a docência o meio da minha vida, eu termino transformando a docência no fim da minha vida." (l. 57–60), os termos assinalados caracterizam a docência, para Paulo Freire, como, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q197517 | Matemática, Expressões Aritméticas com Números Reais, Ajudante, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Um caminhão de distribuição de botijões de GLP estava carregado com 287 botijões quando nele foram postos mais 136 botijões. Ao todo, esse caminhão ficou carregado com quantos botijões de GLP?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q197282 | Português, Ajudante, LIQUIGAS, CESGRANRIO

No trecho "Ai, que saudade da professorinha, que me ensinou o bê–a–bá." (l. 65–66), a palavra destacada reforça a ideia de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q197498 | Português, Ajudante, LIQUIGAS, CESGRANRIO

No trecho " ?Paulo, repara bem como é bonita a maneira que a gente tem de falar!...?" (l. 34–36), o uso das aspas se justifica porque o narrador

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q197188 | Matemática, Ajudante, LIQUIGAS, CESGRANRIO

"BRASÍLIA. Os brasileiros vão pagar mais caro por remédios (...) a partir do dia 31 desse mês. O governo anunciará nos próximos dias um reajuste de pelo menos 6% nesses produtos (...)."
Jornal O GLOBO, Rio de Janeiro, p. 26, 10 mar. 2011.
De acordo com os dados da reportagem, um remédio que custava R$ 11,50 antes do aumento passou a custar, em reais, no mínimo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q199029 | Matemática, Ajudante, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Todos os dias, Marcos gasta 1 hora e 10 minutos para ir de casa ao trabalho de ônibus. Na última segunda–feira, Marcos pegou uma carona e, assim, levou 18 minutos a menos do que o habitual. Quantos minutos Marcos levou para ir de casa ao trabalho na última segunda–feira?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q197715 | Português, Ajudante, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Qual das palavras destacadas abaixo está grafada de maneira correta?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q199869 | Matemática, Proporções, Ajudante, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Abaixo, temos a lista de ingredientes para o preparo de um doce de castanhas de caju com gergelim.
• 300 g de castanhas de caju assadas ou torradas, sem sal
• 100 g de gergelim de cor clara
• ½ kg de açúcar
• 1 copo americano de água
Dona Maria quer preparar esse doce usando 420 g de castanhas de caju. Para manter as proporções da receita original, de quantos gramas de açúcar ela vai precisar?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q196005 | Português, Funções morfossintáticas da palavra QUE, Ajudante, LIQUIGAS, CESGRANRIO

"Eu me entregava com prazer à tarefa de "formar sentenças". Era assim que ela costumava dizer. Eunice me pedia que colocasse numa folha de papel tantas palavras quantas eu conhecesse. Eu ia dando forma às sentenças com essas palavras que eu escolhia e escrevia." (l. 37–42).
No texto, o pronome relativo que tem como referente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.