Início

Questões de Concursos Alergia e Imunologia

Resolva questões de Alergia e Imunologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q1005777 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher com 44 anos, previamente saudável, estava em sua festa surpresa de aniversário no ambiente de trabalho quando apresentou quadro de dor precordial súbita. Foi admitida na emergência com taquicardia, dor torácica e mal-estar geral. PA: 130x95 mmHg. FC: 98 bpm. Ritmo cardíaco regular. As troponinas cardíacas encontravam-se com valores ligeiramente aumentados, e o ECG mostrou inversão profunda da onda T de V1 a V6, além de discreta elevação do segmento ST. O ecocardiograma transtorácico mostrou hipocinesia de região apical de ventrículo esquerdo com grande diminuição da fração de ejeção, além de imagem em balonamento nesse mesmo sítio.
O diagnóstico mais provável é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q990677 | Medicina, Alergia e Imunologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

A poliarterite nodosa cutânea é um tipo de vasculite que afeta vasos de tamanho médio na pele, um subconjunto distinto da poliarterite nodosa (PAN) descrita pela primeira vez em 1931. Sobre essa condição médica, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q1005782 | Medicina, Oncologia, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

As lesões do sarcoma de Kaposi são caracterizadas pela proliferação de células fusiformes que expressam marcadores tanto de células endoteliais (vasculares ou linfáticas) quanto de células musculares lisas.
Há também uma profusão de espaços vasculares em forma de fenda, sugerindo que as lesões podem surgir de precursores mesenquimais primitivos de canais vasculares.
Nos pacientes com aids, o sarcoma de Kaposi se associa à infecção pelo(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q990679 | Medicina, Alergia e Imunologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Quanto à epidemiologia e às manifestações clínicas da alergia ao látex, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q998693 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 69 anos foi admitido no hospital com síndrome de insuficiência cardíaca, aumento significativo do volume abdominal e edema de membros inferiores. Vinha em uso irregular de carvedilol e valsartan. Negou história de consumo de bebida alcoólica e hemotransfusão. O exame clínico indicava turgência jugular patológica, discretos estertores crepitantes bibasais e ritmo cardíaco regular. O abdômen se encontrava ascítico, tenso e com presença do sinal de piparote.
Além da abordagem relacionada à insuficiência cardíaca, optou-se pela realização de paracentese.
Diante da hipótese de ascite provocada por hepatopatia congestiva, são esperados os seguintes resultados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q1005769 | Medicina, Oncologia, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 31 anos tem história de tratamento antimicrobiano para “inflamação no testículo” há 3 semanas. Apesar de o desconforto ter melhorado, ele sentiu “algo estranho” no testículo esquerdo. Por tal motivo, procurou atendimento médico para nova avaliação. Ao exame, verifica-se uma massa testicular à esquerda, indolor à palpação. Não há outras alterações. O médico solicita, então, uma ultrassonografia da bolsa escrotal.
Diante da suspeita de câncer testicular, estão indicados os seguintes exames laboratoriais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q1005771 | Medicina, Neurologia, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 46 anos é levado ao pronto-socorro por seus familiares por ter apresentado crise convulsiva em sua residência. Segundo o relato, ele iniciara, há 4 dias, um quadro de cefaleia de forte intensidade, com alterações comportamentais e febre alta. Ao exame, encontrava-se desorientado, sonolento e com hemiparesia à esquerda. A pressão arterial era de 110 x 88 mmHg e a frequência cardíaca, de 98 batimentos por minuto. Foi realizada uma ressonância nuclear magnética, em que foram evidenciadas áreas de hiperintensidade nos lobos temporais bilateralmente. Em seguida, foi realizada uma punção liquórica. No líquor, foi encontrado um aumento de proteínas e leucócitos (com predomínio de linfócitos). Os demais exames solicitados no líquor ainda estavam pendentes.
Diante dessa apresentação clínica e da possibilidade de encefalite herpética, além da terapia de suporte clínico, a conduta mais adequada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q990673 | Medicina, Alergia e Imunologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

O angioedema pode ser distinguido clinicamente de outras formas de edema pela seguinte característica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q1003185 | Legislação Federal, Alergia e Imunologia, EBSERH, IBFC, 2023

De acordo com as disposições do Estatuto Social da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) sobre a Assembleia Geral, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Assembleia Geral realizar-se-á ordinariamente, uma vez por ano, nos 4 (quatro) primeiros meses seguintes ao encerramento de cada exercício social, para deliberação das matérias previstas em lei e extraordinariamente, sempre que os interesses sociais, a legislação ou as disposições deste Estatuto Social exigirem.

( ) Fica assegurada a participação do Presidente da Ebserh nas reuniões da Assembleia Geral como convidado, sempre com direito a voto.

( ) As pautas das Assembleias Gerais serão constituídas, exclusivamente, dos assuntos constantes dos editais de convocação, não se admitindo a inclusão de assuntos gerais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q1005772 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 35 anos de idade apresenta quadro de taquicardia, tremores finos, febre, calafrios, sudorese e dor em região anterior do pescoço que piora à palpação. Apresenta dosagem de TSH = 1,60 UI/mL. Exame de VHS = 80 mm/h.
O diagnóstico mais provável é tireoidite:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q990675 | Medicina, Alergia e Imunologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

O mecanismo responsável pela maioria dos casos de anafilaxia humana envolve a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q990686 | Medicina, Alergia e Imunologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

A esofagite eosinofílica é uma doença esofágica _____________, imune / mediada por antígeno, caracterizada clinicamente por sintomas relacionados à disfunção esofágica e histologicamente por inflamação com predominância de _____________. A patogênese da esofagite eosinofílica é o resultado de uma interação entre fatores _______________, e do sistema imunológico do hospedeiro.
Assinale a alternativa que melhor completa as lacunas do enunciado respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q1049691 | Medicina, Patologia Clínica, Alergia e Imunologia, EBSERH, IBFC, 2023

Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A ataxia-telangiectasia geralmente cursa com dosagem sérica elevada de Vitamina B12.

( ) A síndrome IPEX forma clássica cursa com diarreia crônica, déficit pondero-estatural, eczema difuso e diabetes melito de início precoce.

( ) A síndrome de Chediaki-Higashi pode se complicar com uma forma acelerada semelhante a Linfohistiocitose Hemofagocítica.

( ) A síndrome de Bloom é caracteriza por albinismo óculo-cutâneo, atraso cognitivo e suscetibilidade aumentada para neoplasias.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q1003189 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, IBFC, 2023

Lactente de 6 meses é levada ao setor de emergência devido a um quadro intenso de vômitos recorrentes, cerca de 3h após ingerir banana. Evoluiu com desidratação, letargia e hipotonia. Considerando o caso, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q1005770 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 78 anos procurou o ambulatório de uma clínica médica pois vinha apresentando dispneia aos esforços. Estava em uso de olmesartana 40 mg ao dia e hidroclorotiazida 12,5 mg ao dia. Negava outros sintomas. Ela levou para consulta os exames laboratoriais realizados no último mês. Os resultados de glicemia, sódio, potássio, ureia, creatinina e hemograma estavam dentro da normalidade. O ecocardiograma recente estava sem alterações significativas. O exame físico constatou ritmo cardíaco regular e bulhas normofonéticas. O restante do exame não apresentava alterações. A pressão arterial era de 162 x 80 mmHg e a frequência cardíaca, de 41 batimentos por minuto. A paciente levou um eletrocardiograma realizado 4 semanas antes da consulta, em que foi evidenciado um bloqueio atrioventricular do 2º grau Mobitz II. Esse exame foi repetido no dia do atendimento, quando o bloqueio atrioventricular foi confirmado.
Nesse caso, a conduta mais indicada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q990683 | Medicina, Alergia e Imunologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Tendo em vista as reações alérgicas a picadas de mosquito, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q990685 | Medicina, Alergia e Imunologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

As síndromes hipereosinofílicas são um grupo de distúrbios marcados pela superprodução sustentada de eosinófilos, nos quais a infiltração eosinofílica e a liberação de mediadores causam danos a múltiplos órgãos. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q1005767 | Medicina, Pneumologia, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

O professor de semiologia pediu ao residente de clínica médica para ajudar o aluno de medicina. Estavam diante de um paciente de 25 anos com síndrome consumptiva associada a síndrome respiratória de início há 1 mês. O quadro completo abarcava perda ponderal de 5% do peso usual em um mês, tosse incialmente seca e depois com secreção mucoide, dispneia aos médios esforços e febre vespertina ao final do dia. O residente descreveu o exame físico do tórax para o aluno: tórax sem massas, cicatrizes ou retrações à inspeção estática. Na inspeção dinâmica, a frequência respiratória foi de 32 incursões por minuto, com uso de musculatura acessória como intercostais e esternocleidomastóideo. Respiração de predomínio abdominal sem retração intercostal em setor toracolombar à direita. À palpação foi percebida redução da expansibilidade anteroposterior e laterolateral, sobretudo à direita. Percussão com macicez em base de hemitórax direito, terço médio e região axilar do mesmo lado. Restante com som claro atimpânico. Não foi realizado frêmito toracovocal por inexperiência na manobra. A ausculta estava reduzida em terço médio do hemitórax direito e abolida em base e região axilar direita. Murmúrios audíveis com sons traqueais e sons brônquicos sem alterações e murmúrios em vias aéreas distais normais em hemitórax esquerdo. Diante da descrição, o professor pediu para que voltassem ao leito a fim de levantar a síndrome clínica do paciente.
O restante da descrição completa e suas possibilidades, retornadas pelo residente e pelo aluno, são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q1024899 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 79 anos foi levada pela sua filha para uma consulta clínica pois vinha apresentando episódios de queda da própria altura ao se levantar da cama durante a madrugada. Esse quadro se iniciou há 2 meses, mas nas últimas 2 semanas tinha aumentado a frequência, inclusive com 3 episódios pela manhã, ao se levantar da cama. Estava sendo acompanhada por um neurologista por apresentar doença de Parkinson. Diante desse quadro, ele havia indicado medidas comportamentais, incluindo se sentar antes de se levantar da cama e aumentar tanto a hidratação quanto o consumo de sal na dieta. Contudo, a paciente permaneceu apresentando quedas. Não estava em uso de anti-hipertensivos. Ao exame clínico, a pressão arterial era de 140 por 88 mmHg na posição supina e, ao ficar na posição ortostática, rapidamente a pressão caía para 88 por 60 mmHg. Referiu sensação de intolerância ortostática. Não houve mudança significativa na frequência cardíaca. O exame cardiovascular estava sem alterações.
Diante desse quadro, a medicação mais indicada para essa paciente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q992199 | Medicina, Alergia e Imunologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Com relação à resposta imune inata e adaptativa, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.