Início

Questões de Concursos Alergia e Imunologia

Resolva questões de Alergia e Imunologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q990686 | Medicina, Alergia e Imunologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

A esofagite eosinofílica é uma doença esofágica _____________, imune / mediada por antígeno, caracterizada clinicamente por sintomas relacionados à disfunção esofágica e histologicamente por inflamação com predominância de _____________. A patogênese da esofagite eosinofílica é o resultado de uma interação entre fatores _______________, e do sistema imunológico do hospedeiro.
Assinale a alternativa que melhor completa as lacunas do enunciado respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q1035101 | Medicina, Farmacologia e Anestesiologia, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

A oncocercose, também chamada de cegueira dos rios ou mal do garimpeiro, é uma doença parasitária crônica decorrente da infecção produzida por verme nematódeo que se localiza no tecido subcutâneo, classificado como da espécie Onchocerca volvulus.
A transmissão se dá pela picada do inseto conhecido como borrachudo ou pium, infectado com larvas do parasita. Os vermes causadores da doença eliminam microfilárias que, ao se desintegrarem na pele, causam manifestações cutâneas, que podem ser agudas e/ou crônicas.
A administração da ivermectina apresenta boa eficácia contra as microfilárias, mas não é eficiente no combate às filárias adultas, que permanecem no organismo do indivíduo, em constante reprodução, por até 15 anos.
Para tratamento dos vermes adultos, está indicado(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q1006697 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, IBFC, 2022

Analise o texto abaixo e assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas. A anafilaxia é uma reação de hipersensibilidade generalizada grave e imediata que afeta múltiplos órgãos/sistemas.
As manifestações mais frequentes da anafilaxia são___________, angioedema, _____________, hipotensão e dor abdominal. Estudos mostram que os principais desencadeantes de uma anafilaxia, associada a mecanismo imunológico IgE mediado, são alimentos, medicações, látex, _______________, aeroalérgenos e contrastes radiológicos. Após o diagnóstico de anafilaxia é importante não retardar a administração de ______________. O sucesso no tratamento de um episódio de anafilaxia é baseado na rapidez das ações.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q1006700 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, IBFC, 2022

As vasculites são caracterizadas por um intenso infiltrado inflamatório que acomete a parede de vasos. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A urticária vasculite é caracterizada por história de urticária recorrente. As lesões cursam com dor, sensibilidade e calor local.
( ) Nas vasculites cutâneas localizadas as lesões são crônicas e ocorre devido a alteração em vasos dérmicos de pequeno calibre. É causada pelo depósito de imunocomplexos nos vasos, com consequente inflamação.
( ) A vasculite eosinofílica cutânea recorrente é uma vasculite necrosante cutânea, que apresenta à histopatologia a predominância de eosinófilos. Manifesta‐se por meio de placas urticariformes anulares, pápulas purpúricas pruriginosas, angioedema ou lesões necróticas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q1005755 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente foi internado na enfermaria de clínica médica por estado de sonolência após episódios frequentes e abundantes de diarreia e vômitos por 3 dias. A pressão arterial estava reduzida e os pulsos, finos. Quando despertava, referia sede. Suas mucosas encontravam-se secas. O exame laboratorial revelou sódio de 121 mEq/L. Diante do quadro de hiponatremia, procedeu-se a dosagem de sódio urinário e a terapia.
O sódio urinário mais provável e a terapia mais recomendada no momento são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q1005775 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher com 62 anos de idade, advogada, começou a apresentar dificuldades com a memória anterógrada, de caráter progressivo. Problemas ao dirigir e lidar com dinheiro também surgiram em dois anos. O neurologista fez o diagnóstico de doença de Alzheimer.
Em relação a essa condição patológica, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q1007430 | Regimento Interno, Alergia e Imunologia, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre o Regimento Interno da Administração Central da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), analise as afirmativas abaixo.

I. Os Colegiados Internos com atuação no âmbito da Administração Central serão instituídos por meio de portaria emitida pela autoridade competente.

II. A portaria de instituição dos colegiados internos deverá conter os objetivos e competências do colegiado, sendo dispensada a previsão do coordenador do colegiado interno.

III. A participação nos colegiados internos não será remunerada.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q1007431 | Legislação Federal, Alergia e Imunologia, EBSERH, IBFC, 2023

De acordo com o Código de Ética e Conduta Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e os compromissos de conduta, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q1024896 | Medicina, Hematologia, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 45 anos com sobrepeso foi internada na clínica médica por extensão de trombose venosa antiga com sinais de trombo recente em veia ilíaca direita em ultrassonografia com doppler. Ela havia sido submetida a cirurgia videolaparoscópica dois meses antes devido à colecistectomia (colecistite aguda). Na ocasião, retornou 1 semana depois da alta por trombose venosa profunda em femoral direita. Apesar da anticoagulação com warfarina, houve recorrência da trombose. Não houve qualquer sintoma no período, exceto por dor e sensação de peso na perna afetada. Na primeira trombose venosa profunda (TVP), além do procedimento cirúrgico, ficou mais tempo deitada e usava anticoncepcional, suspenso quando foi diagnosticada a TVP. Há história familiar de trombose.
Diante desse quadro, a condução mais acertada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q1005767 | Medicina, Pneumologia, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

O professor de semiologia pediu ao residente de clínica médica para ajudar o aluno de medicina. Estavam diante de um paciente de 25 anos com síndrome consumptiva associada a síndrome respiratória de início há 1 mês. O quadro completo abarcava perda ponderal de 5% do peso usual em um mês, tosse incialmente seca e depois com secreção mucoide, dispneia aos médios esforços e febre vespertina ao final do dia. O residente descreveu o exame físico do tórax para o aluno: tórax sem massas, cicatrizes ou retrações à inspeção estática. Na inspeção dinâmica, a frequência respiratória foi de 32 incursões por minuto, com uso de musculatura acessória como intercostais e esternocleidomastóideo. Respiração de predomínio abdominal sem retração intercostal em setor toracolombar à direita. À palpação foi percebida redução da expansibilidade anteroposterior e laterolateral, sobretudo à direita. Percussão com macicez em base de hemitórax direito, terço médio e região axilar do mesmo lado. Restante com som claro atimpânico. Não foi realizado frêmito toracovocal por inexperiência na manobra. A ausculta estava reduzida em terço médio do hemitórax direito e abolida em base e região axilar direita. Murmúrios audíveis com sons traqueais e sons brônquicos sem alterações e murmúrios em vias aéreas distais normais em hemitórax esquerdo. Diante da descrição, o professor pediu para que voltassem ao leito a fim de levantar a síndrome clínica do paciente.
O restante da descrição completa e suas possibilidades, retornadas pelo residente e pelo aluno, são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q1005770 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 78 anos procurou o ambulatório de uma clínica médica pois vinha apresentando dispneia aos esforços. Estava em uso de olmesartana 40 mg ao dia e hidroclorotiazida 12,5 mg ao dia. Negava outros sintomas. Ela levou para consulta os exames laboratoriais realizados no último mês. Os resultados de glicemia, sódio, potássio, ureia, creatinina e hemograma estavam dentro da normalidade. O ecocardiograma recente estava sem alterações significativas. O exame físico constatou ritmo cardíaco regular e bulhas normofonéticas. O restante do exame não apresentava alterações. A pressão arterial era de 162 x 80 mmHg e a frequência cardíaca, de 41 batimentos por minuto. A paciente levou um eletrocardiograma realizado 4 semanas antes da consulta, em que foi evidenciado um bloqueio atrioventricular do 2º grau Mobitz II. Esse exame foi repetido no dia do atendimento, quando o bloqueio atrioventricular foi confirmado.
Nesse caso, a conduta mais indicada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q990675 | Medicina, Alergia e Imunologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

O mecanismo responsável pela maioria dos casos de anafilaxia humana envolve a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q998683 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 31 anos foi internada pela terceira vez em hospital de grande porte. Nas duas internações anteriores, suas queixas relacionavam-se a sangramento. Na primeira, aos 20 anos, a internação foi motivada por menorragia e metrorragia. Na época, não foi necessário procedimento, e a investigação não resultou em nenhum diagnóstico. Não havia anemia, plaquetopenia, tampouco distúrbio da coagulação pelo coagulograma. Na segunda internação, aos 25 anos, o sangramento ocorreu após procedimento dentário, com recorrência durante o 2º dia até o 5º dia de extração dentária. Recentemente, retirou o anticoncepcional na tentativa de engravidar, após 11 anos de uso, mas também apresentou um trauma em membro inferior com equimoses pela coxa e perna direita, motivando o uso de anti-inflamatório não esteroidal. Internou-se dessa vez com síndrome anêmica e epigastralgia. A paciente estava pálida, hipocorada, com frequência cardíaca de 110 bpm e pressão arterial em 100 x 50 mmHg. Estava lúcida, orientada, eutrófica e não possuía qualquer sinal de gravidade ou infecção. Não usava qualquer medicação regular e não relatou doença prévia. Seus exames demonstraram piora gradual da anemia entre os 25 anos (hemoglobina 11 g/dl) e o momento atual (8 g/dl). Durante a internação, houve melena, e a investigação de anemia demonstrou morfologia microcítica e hipocrômica, com reticulócitos corrigidos de 1,5%, ferritina 15 ng/ml, índice de saturação de transferrina 12% e TIBC (capacidade total de ligação do ferro) de 400 mcg/dl. O médico responsável prosseguiu a investigação de anemia com endoscopia digestiva alta, que revelou pangastrite aguda grave e algumas angiodisplasias sem sinais de sangramento recente. Ele logo pensou em uma hipótese diagnóstica ao ver plaquetas em 140 mil e coagulograma normal.
A condução mais apropriada no momento é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q990673 | Medicina, Alergia e Imunologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

O angioedema pode ser distinguido clinicamente de outras formas de edema pela seguinte característica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q1003185 | Legislação Federal, Alergia e Imunologia, EBSERH, IBFC, 2023

De acordo com as disposições do Estatuto Social da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) sobre a Assembleia Geral, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Assembleia Geral realizar-se-á ordinariamente, uma vez por ano, nos 4 (quatro) primeiros meses seguintes ao encerramento de cada exercício social, para deliberação das matérias previstas em lei e extraordinariamente, sempre que os interesses sociais, a legislação ou as disposições deste Estatuto Social exigirem.

( ) Fica assegurada a participação do Presidente da Ebserh nas reuniões da Assembleia Geral como convidado, sempre com direito a voto.

( ) As pautas das Assembleias Gerais serão constituídas, exclusivamente, dos assuntos constantes dos editais de convocação, não se admitindo a inclusão de assuntos gerais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q1005772 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 35 anos de idade apresenta quadro de taquicardia, tremores finos, febre, calafrios, sudorese e dor em região anterior do pescoço que piora à palpação. Apresenta dosagem de TSH = 1,60 UI/mL. Exame de VHS = 80 mm/h.
O diagnóstico mais provável é tireoidite:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q990685 | Medicina, Alergia e Imunologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

As síndromes hipereosinofílicas são um grupo de distúrbios marcados pela superprodução sustentada de eosinófilos, nos quais a infiltração eosinofílica e a liberação de mediadores causam danos a múltiplos órgãos. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q992199 | Medicina, Alergia e Imunologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Com relação à resposta imune inata e adaptativa, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q1049691 | Medicina, Patologia Clínica, Alergia e Imunologia, EBSERH, IBFC, 2023

Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A ataxia-telangiectasia geralmente cursa com dosagem sérica elevada de Vitamina B12.

( ) A síndrome IPEX forma clássica cursa com diarreia crônica, déficit pondero-estatural, eczema difuso e diabetes melito de início precoce.

( ) A síndrome de Chediaki-Higashi pode se complicar com uma forma acelerada semelhante a Linfohistiocitose Hemofagocítica.

( ) A síndrome de Bloom é caracteriza por albinismo óculo-cutâneo, atraso cognitivo e suscetibilidade aumentada para neoplasias.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q992198 | Medicina, Alergia e Imunologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

São componentes da imunidade inata:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.