Questões de Concursos: Alergia e Imunologia

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Alergia e Imunologia. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q990675 | Medicina, Alergia e Imunologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

O mecanismo responsável pela maioria dos casos de anafilaxia humana envolve a:

22 Q990677 | Medicina, Alergia e Imunologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

A poliarterite nodosa cutânea é um tipo de vasculite que afeta vasos de tamanho médio na pele, um subconjunto distinto da poliarterite nodosa (PAN) descrita pela primeira vez em 1931. Sobre essa condição médica, assinale a alternativa correta.

23 Q990678 | Medicina, Alergia e Imunologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

O teste cutâneo para doenças alérgicas mediadas por IgE é um bioensaio que detecta a presença de:

24 Q990680 | Medicina, Alergia e Imunologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

A literatura disponível sugere que a asma pode impactar negativamente vários aspectos da gravidez, incluindo a mortalidade perinatal e diversas complicações comuns da gravidez. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.

25 Q990683 | Medicina, Alergia e Imunologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Tendo em vista as reações alérgicas a picadas de mosquito, assinale a alternativa correta.

26 Q990686 | Medicina, Alergia e Imunologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

A esofagite eosinofílica é uma doença esofágica _____________, imune / mediada por antígeno, caracterizada clinicamente por sintomas relacionados à disfunção esofágica e histologicamente por inflamação com predominância de _____________. A patogênese da esofagite eosinofílica é o resultado de uma interação entre fatores _______________, e do sistema imunológico do hospedeiro.
Assinale a alternativa que melhor completa as lacunas do enunciado respectivamente.

27 Q998684 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 52 anos entrou no consultório de clínica médica relatando dores e edema em articulações de joelhos, tornozelos, cotovelos e punhos. O quadro se iniciou há uma semana com forte dor, edema e eritema em joelho esquerdo, evoluindo para as articulações descritas associado a calafrios (não aferiu febre) e lesões cutâneas, a saber: pápulas e pequenas máculas e pústulas, algumas com componente hemorrágico. Havia um eritema nodoso em perna esquerda e, também, leucocitose com desvio à esquerda com predomínio de neutrófilos, associada a marcadores inflamatórios bem elevados (VHS e PCR), compõe o quadro. Foram coletadas culturas de sangue e urina, sem crescimento de germes até o 5º dia. O exame físico articular demonstra tenossinovite de hálux bilaterais e calcâneos. Não há local para punção articular após um pouco mais de 1 semana do início do quadro. Testes de autoimunidade como FAN, fator reumatoide, antipeptídeo citrulinado cíclico e ANCA foram negativos. Optou-se por um tratamento empírico com melhora importante do quadro cutâneo e articular em 48 horas.
O tratamento instituído foi:

28 Q998693 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 69 anos foi admitido no hospital com síndrome de insuficiência cardíaca, aumento significativo do volume abdominal e edema de membros inferiores. Vinha em uso irregular de carvedilol e valsartan. Negou história de consumo de bebida alcoólica e hemotransfusão. O exame clínico indicava turgência jugular patológica, discretos estertores crepitantes bibasais e ritmo cardíaco regular. O abdômen se encontrava ascítico, tenso e com presença do sinal de piparote.
Além da abordagem relacionada à insuficiência cardíaca, optou-se pela realização de paracentese.
Diante da hipótese de ascite provocada por hepatopatia congestiva, são esperados os seguintes resultados:

29 Q998694 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Um médico foi avaliar uma mulher de 68 anos que havia sido internada para realização de colecistectomia eletiva. Essa paciente estava em uso de varfarina há 1 mês em decorrência de um diagnóstico de trombose venosa poplítea e femoral no membro inferior esquerdo. Ao exame físico, havia discreto edema nesse membro, sem quaisquer outras alterações significativas detectáveis ao exame. Os sinais vitais estavam dentro da normalidade. O exame laboratorial do dia anterior havia registrado INR de 2,4, creatinina de 1,0 mg/dL e glicose de 88 mg/dL.
A conduta mais indicada nesse caso é:

30 Q998695 | Medicina, Clínica Médica Humana, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 61 anos, diabético, em uso de linezolida por grave infecção cutânea, iniciou um quadro de confusão mental, sudorese, agitação e tremor. Ao exame, apresentava mioclonia e rigidez muscular. A pressão arterial era de 178 por 104 mmHg, a frequência cardíaca era de 112 batimentos por minuto e a temperatura axilar era de 38,2 °C. Entre as medicações, estava fazendo uso de citalopram 40 mg ao dia. Após a realização de exames complementares para afastar outras doenças, foi levantada a hipótese de síndrome serotoninérgica. Foi suspensa a fluoxetina e foram implementadas medidas de suporte clínico. Na síndrome serotoninérgica, o tratamento dependerá da sua gravidade.
Entre as medicações que estão indicadas para uso pela equipe médica, é correto apontar:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.