Início

Questões de Concursos Alergia e Imunologia

Resolva questões de Alergia e Imunologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q998691 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente em pós-operatório iniciou um quadro de pseudo-obstrução colônica com distensão abdominal, vômitos e dor intensa em todo o abdômen. Após avaliação dos exames complementares e evolução clínica, a equipe médica decidiu iniciar tratamento com neostigmina venosa.
Nesse contexto, está recomendada a seguinte conduta durante a infusão venosa da neostigmina:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q1049476 | Medicina, Dermatologia, Alergia e Imunologia, EBSERH, IBFC, 2022

Menina de 10 anos chega ao Pronto-Socorro Pediátrico devido ao surgimento de caroços no couro cabeludo há 3 semanas. Nega febre, prurido ou trauma locais. Nega outras queixas. Antecedente pessoal: 5 internações prévias por Pneumonia Bacteriana, sendo que a última ocorreu há 6 meses (ocasião na qual apresentou Pneumatocele no Rx tórax). Ao exame físico: presença de 3 abscessos frios no couro cabeludo, facies grosseira com alargamento da ponte nasal, hipermobilidade articular generalizada, dextroescoliose torácica e unhas distróficas nas mãos. Assinale a alternativa correta quanto a principal hipótese diagnóstica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q1003183 | Legislação Federal, Alergia e Imunologia, EBSERH, IBFC, 2023

Leia abaixo o artigo 3º do Código de Ética e Conduta da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH):

Art. 3º A Ebserh observará os princípios constantes no art. 37 da Constituição Federal, zelando pela predominância da probidade administrativa, da integridade, da dignidade da pessoa humana, da urbanidade, da ______, da ______, da ______, do repúdio ao preconceito e ao assédio, do respeito à diversidade, da responsabilidade social e do desenvolvimento sustentável, do interesse público, do sigilo profissional, e dos demais princípios norteadores já consagrados da Administração Pública Federal.

Código de Ética e Conduta da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Comissão de Ética – Brasília: Ebserh – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, 2020.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q1005758 | Medicina, Doenças InfectoParasitárias, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente sem doença hepática prévia, e em tratamento para tuberculose pulmonar com rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol, inicia quadro de sintomas dispépticos e elevação de transaminases (TGO e TGP). A conduta acertada em relação a esse caso clínico é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q1049687 | Medicina, Anatomia e Fisiologia Humana em Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, IBFC, 2023

A síndrome LTP (proteína transportadora de lipídeos) é comum em pacientes do Mediterrâneo. Sobre esta condição, quanto à reatividade cruzada clinicamente relevante, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1049692 | Medicina, Patologia Clínica, Alergia e Imunologia, EBSERH, IBFC, 2023

De acordo com o II Consenso Brasileiro sobre o uso de imunoglobulina humana em pacientes com Imunodeficiências Primárias (2017), há indicações precisas e de início imediato para a reposição de Ig. A respeito dessas indicações, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q1049473 | Medicina, Farmacologia e Anestesiologia, Alergia e Imunologia, EBSERH, IBFC, 2022

Recentemente, foi liberado o uso de 2 imunobiológicos para tratamento da Asma Grave pela Farmácia de Alto Custo (SUS) – PCDT. Assinale a alternativa que apresenta estes anticorpos monoclonais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1003188 | Legislação Federal, Alergia e Imunologia, EBSERH, IBFC, 2023

A Norma Operacional de Controle Disciplinar da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) tem como objetivo estabelecer os procedimentos relativos à apuração de possível irregularidade. De acordo com a mencionada norma operacional, assinale a alternativa que apresenta uma circunstância atenuante:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1003197 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, IBFC, 2023

Considerando os diagnósticos diferenciais de urticária / angioedema crônico, assinale a alternativa que apresenta a correlação correta entre números (síndromes) e letras (características clínicas).

I. Síndrome de Gleich.

II. Síndrome de Melkersson-Rosenthal.

III. Síndrome de Schnitzler.

A. Síndrome auto-inflamatória, com infiltrado neutrofílico, artrite e gamopatia monoclonal.

B. Paralisia facial, língua plicata e edema orofacial.

C. Febre periódica, hipereosinofilia e ganho ponderal.

Assinale a alternativa correta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q990680 | Medicina, Alergia e Imunologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

A literatura disponível sugere que a asma pode impactar negativamente vários aspectos da gravidez, incluindo a mortalidade perinatal e diversas complicações comuns da gravidez. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q998699 | Medicina, Farmacologia e Anestesiologia, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 68 anos, com diagnóstico de câncer de próstata, foi internado para realização de prostatectomia. Estava em uso de anlodipino 10 mg ao dia e atorvastatina 20 mg ao dia. Relatou que no passado fez uso de “medicação para arritmia”, mas suspendeu por conta própria há 5 anos. Apresentava placa ateromatosa não obstrutiva em carótidas bilateralmente. Foi avaliado pela equipe de clínica médica no dia anterior da cirurgia. O exame físico não apresentava alterações significativas. A pressão arterial era de 148 por 90 mmHg e a frequência cardíaca, de 69 batimentos por minuto.
Nesse caso, a conduta correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1049685 | Medicina, Patologia Clínica, Alergia e Imunologia, EBSERH, IBFC, 2023

Os Eventos Suspostamente Atribuíveis à Vacinação e Imunização (ESAVI) são a denominação mais recente dos eventos adversos pós-vacinais. Sobre este tema, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q1005756 | Medicina, Neurologia, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de meia-idade retornou ao ambulatório de clínica médica em cadeira de rodas, trazido pela esposa, relatando estar a maior parte do tempo acamado. O início das dores lombares foi há 4 meses. A dor situa-se principalmente na transição toracolombar, permanece durante a noite e já está refratária a uso de opioides fracos. A constipação piorou (última evacuação há 5 dias) e o paciente não urina com tanta frequência. Quando sente vontade de urinar, não consegue segurar completamente. A esposa relata que o marido perdeu pelo menos uns 8 kg nos 4 meses desde o início do quadro, havendo febre vespertina ocasional não aferida. A esposa também atualiza o quadro dizendo que a dor parece já estar presente há mais tempo (uns 6 meses). Há aproximadamente 1 mês, ele havia sentido uma fraqueza mais proeminente nas pernas, que o levou a cair sentado. Desde então, não conseguiu se levantar. Exame físico: paraplegia espástica e hiperreflexia de membros inferiores, com redução de sensibilidade para tato, temperatura e pressão e dor com nível sensitivo na altura dos mamilos. Havia redução da sensibilidade profunda caracterizada por perda completa da propriocepção e sensibilidade vibratória. O restante do exame físico revela paciente hipocorado, um pouco desidratado, com distensão abdominal e redução dos ruídos intestinais. Massa palpável em hipogástrio, indolor, sugerindo bexigoma. Nos exames solicitados, revelaram-se anemia normocítica, normocrômica, VHS 88 mmHg, PCR: 95 (N: até 10 mg/L), creatinina: 1,6 mg/dl; outros exames estavam normais, incluindo hepatograma, Na, K, Ureia, PSA. Na radiografia de coluna lombar, não se evidenciou fratura, mas havia alterações degenerativas comuns para a idade em região sacroilíaca e acetabular. O radiologista sugeriu redução da densidade óssea, mas não havia lesões líticas ou blásticas. Havia achados de fecalitos em região retossigmoideana e provável bexigoma pela análise da radiografia. O médico decidiu interná-lo imediatamente para investigação e tratamento. Em relação a esse caso, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1005761 | Medicina, Nefrologia, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 70 anos foi internada por sintomas de astenia, hiporexia, náuseas e redução do débito urinário. Estava lúcida, mas um pouco lentificada. O exame clínico demonstrou flapping e hiperreflexia difusa. Estava estável hemodinamicamente, com membros aquecidos, porém com cianose bilateral na planta dos pés. O exame laboratorial revelava disfunção renal aguda com leucocitose sem desvio à esquerda. Eosinófilos: 990 células/mm³. A urina apresentava coloração avermelhada, sugerindo hematúria franca justificada pelo uso de anticoagulante profilático devido a alto risco trombótico. A paciente era portadora de câncer de estômago em atividade, ficando acamada a maior parte do tempo, com investigação para carcinomatose peritoneal.
Sobre o quadro descrito, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q992203 | Medicina, Alergia e Imunologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Os sinais e sintomas "clássicos" da asma são dispneia intermitente, tosse e respiração ofegante. Sobre esse tema, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q992205 | Medicina, Alergia e Imunologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Uma reação alimentar adversa é um termo geral para qualquer resposta desfavorável à ingestão de um alimento. As reações alérgicas alimentares mediadas por IgE:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1005773 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente com 48 anos de idade comparece ao pronto-socorro devido a um grande edema de lábios superiores e inferiores, sendo este o primeiro episódio. O angioedema também foi observado na língua, porém com menor acometimento. Não havia sinais de obstrução laríngea. Não foram observadas reações cutâneas urticariformes. Prontamente foi administrado 0,3 ml de uma solução 1:1000 via intramuscular de epinefrina, 25 mg de prometazina e 500 mg de hidrocortisona por via venosa.
Cerca de 1 hora após, não houve resposta clínico/terapêutica, permanecendo a paciente com o mesmo aspecto, porém com maior acometimento da língua, sem obstrução de vias aéreas.
No pronto-socorro, havia disponíveis plasma fresco congelado e ácido tranexâmico, que foram administrados, resultando em excelente melhora.
A doença descrita acima é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q998696 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 72 anos, com parkinsonismo, estava obtendo melhora com o uso de levodopa. Contudo, foi observada piora clínica motora após o início de “suplementos de vitaminas”, que o paciente começou a usar por conta própria.
A causa mais provável do menor efeito da levodopa foi o início da dose diária da seguinte vitamina:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1049689 | Medicina, Patologia Clínica, Alergia e Imunologia, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre o processo de Inflammaging, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1005762 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 58 anos foi internada por confusão mental e dor em ombro direito. É portadora de neoplasia de mama em estágio avançado com metástases ósseas. Havia relato, pela anamnese dirigida, de constipação e distensão abdominal. O marido confirmou que, nos últimos dias, ela já não conseguia levantar-se e tomar adequadamente seus medicamentos. Durante a internação confirmou-se a fratura patológica de cabeça do úmero e hipercalcemia da malignidade (PTH suprimido). Houve redução dos níveis séricos de cálcio (Ca: 15 mg/dl para 12 mg/dl em 2 dias), e a creatinina sérica, que na entrada era de 3,8 mg/dl, caiu para 2,0 mg/dl em 48 horas. Os medicamentos reintroduzidos com a melhora clínica da paciente após 3 dias de hidratação e pamidronato foram: metadona, amitriptilina, duloxetina e gabapentina – os últimos por dor radicular. Infelizmente, os sintomas de distensão abdominal, náuseas, vômitos e constipação se evidenciaram, levando à realização de exame tomográfico do abdômen e pelve. Observou-se distensão de ceco (9,0 cm em maior diâmetro), cólon ascendente, transverso e cólon descendente com presença de fecaloma em sigmoide.
Diante da principal hipótese diagnóstica, a melhor conduta imediata é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.