Questões de Concursos: Alergia e Imunologia

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Alergia e Imunologia. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q1006694 | Medicina, Alergia e Imunologia, Alergia e Imunologia, EBSERH, IBFC, 2022

“Lesão eritematosa, pruriginosa e evanescente”, é a descrição de urticaria, lesão que acomete as camadas superficiais da derme e por isso desaparece sem deixar cicatriz. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) As urticárias podem ser classificadas em agudas e crônicas, sendo que as agudas tem história de menos de 6 semanas de evolução.
( ) O angioedema ocorre pela comprometimento vascular na derme profunda e tecido subcutâneo e sempre ocorre associado a urticária.
( ) A urticária pode ser desencadeada por diferentes alérgenos, como alimentos, drogas, venenos de insetos, infecções virais e bacterianas, entre outros.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

42 Q1003184 | Legislação Federal, Alergia e Imunologia, EBSERH, IBFC, 2023

De acordo com o Estatuto Social da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), assinale a alternativa que apresenta incorretamente um dos objetos sociais da EBSERH.

43 Q1003188 | Legislação Federal, Alergia e Imunologia, EBSERH, IBFC, 2023

A Norma Operacional de Controle Disciplinar da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) tem como objetivo estabelecer os procedimentos relativos à apuração de possível irregularidade. De acordo com a mencionada norma operacional, assinale a alternativa que apresenta uma circunstância atenuante:

44 Q1003194 | Medicina, Imunologia, Alergia e Imunologia, EBSERH, IBFC, 2023

No tratamento com imunobiológico para asma, assinale a alternativa que apresenta uma opção que pode ser utilizada nos pacientes com perfil não T2.

45 Q992199 | Medicina, Alergia e Imunologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Com relação à resposta imune inata e adaptativa, assinale a alternativa correta.

46 Q1005767 | Medicina, Pneumologia, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

O professor de semiologia pediu ao residente de clínica médica para ajudar o aluno de medicina. Estavam diante de um paciente de 25 anos com síndrome consumptiva associada a síndrome respiratória de início há 1 mês. O quadro completo abarcava perda ponderal de 5% do peso usual em um mês, tosse incialmente seca e depois com secreção mucoide, dispneia aos médios esforços e febre vespertina ao final do dia. O residente descreveu o exame físico do tórax para o aluno: tórax sem massas, cicatrizes ou retrações à inspeção estática. Na inspeção dinâmica, a frequência respiratória foi de 32 incursões por minuto, com uso de musculatura acessória como intercostais e esternocleidomastóideo. Respiração de predomínio abdominal sem retração intercostal em setor toracolombar à direita. À palpação foi percebida redução da expansibilidade anteroposterior e laterolateral, sobretudo à direita. Percussão com macicez em base de hemitórax direito, terço médio e região axilar do mesmo lado. Restante com som claro atimpânico. Não foi realizado frêmito toracovocal por inexperiência na manobra. A ausculta estava reduzida em terço médio do hemitórax direito e abolida em base e região axilar direita. Murmúrios audíveis com sons traqueais e sons brônquicos sem alterações e murmúrios em vias aéreas distais normais em hemitórax esquerdo. Diante da descrição, o professor pediu para que voltassem ao leito a fim de levantar a síndrome clínica do paciente.
O restante da descrição completa e suas possibilidades, retornadas pelo residente e pelo aluno, são:

47 Q1005771 | Medicina, Neurologia, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 46 anos é levado ao pronto-socorro por seus familiares por ter apresentado crise convulsiva em sua residência. Segundo o relato, ele iniciara, há 4 dias, um quadro de cefaleia de forte intensidade, com alterações comportamentais e febre alta. Ao exame, encontrava-se desorientado, sonolento e com hemiparesia à esquerda. A pressão arterial era de 110 x 88 mmHg e a frequência cardíaca, de 98 batimentos por minuto. Foi realizada uma ressonância nuclear magnética, em que foram evidenciadas áreas de hiperintensidade nos lobos temporais bilateralmente. Em seguida, foi realizada uma punção liquórica. No líquor, foi encontrado um aumento de proteínas e leucócitos (com predomínio de linfócitos). Os demais exames solicitados no líquor ainda estavam pendentes.
Diante dessa apresentação clínica e da possibilidade de encefalite herpética, além da terapia de suporte clínico, a conduta mais adequada é:

48 Q1005777 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher com 44 anos, previamente saudável, estava em sua festa surpresa de aniversário no ambiente de trabalho quando apresentou quadro de dor precordial súbita. Foi admitida na emergência com taquicardia, dor torácica e mal-estar geral. PA: 130x95 mmHg. FC: 98 bpm. Ritmo cardíaco regular. As troponinas cardíacas encontravam-se com valores ligeiramente aumentados, e o ECG mostrou inversão profunda da onda T de V1 a V6, além de discreta elevação do segmento ST. O ecocardiograma transtorácico mostrou hipocinesia de região apical de ventrículo esquerdo com grande diminuição da fração de ejeção, além de imagem em balonamento nesse mesmo sítio.
O diagnóstico mais provável é:

49 Q1005781 | Medicina, Epidemiologia, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

A febre maculosa (FM) é uma denominação dada no Brasil a um grupo de zoonoses causadas por bactérias do gênero Rickettsia, transmitidas por carrapatos. Assim, para que a infecção ocorra, é necessário que o carrapato infectado esteja fixado ao corpo humano. É uma doença infecciosa febril aguda, de gravidade variável, que pode cursar com formas leves e atípicas, até formas graves, com elevada taxa de letalidade. Sua evolução depende da espécie de Rickettsia envolvida, do tratamento adequado e oportuno, além de fatores inerentes ao indivíduo.
Atualmente a FM é confirmada em todas as regiões do território nacional, sendo detectada em áreas antes consideradas silenciosas, onde o conhecimento do ciclo enzoótico e epidêmico permanece incipiente.
Entre os animais abaixo, aqueles que atuam como hospedeiro amplificador de R. rickettsii nas populações de carrapato Amblyomma sculptum são:

50 Q1006688 | Medicina, Alergia e Imunologia, Alergia e Imunologia, EBSERH, IBFC, 2022

A rinite alérgica é uma doença caracterizada pela inflamação da mucosa nasal e de estruturas adjacentes. Apresenta como quadro clínico a presença de coriza, prurido nasal e obstrução nasal. Assinale a alternativa correta sobre rinite.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.