Início

Questões de Concursos Alergia e Imunologia

Resolva questões de Alergia e Imunologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q1005762 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 58 anos foi internada por confusão mental e dor em ombro direito. É portadora de neoplasia de mama em estágio avançado com metástases ósseas. Havia relato, pela anamnese dirigida, de constipação e distensão abdominal. O marido confirmou que, nos últimos dias, ela já não conseguia levantar-se e tomar adequadamente seus medicamentos. Durante a internação confirmou-se a fratura patológica de cabeça do úmero e hipercalcemia da malignidade (PTH suprimido). Houve redução dos níveis séricos de cálcio (Ca: 15 mg/dl para 12 mg/dl em 2 dias), e a creatinina sérica, que na entrada era de 3,8 mg/dl, caiu para 2,0 mg/dl em 48 horas. Os medicamentos reintroduzidos com a melhora clínica da paciente após 3 dias de hidratação e pamidronato foram: metadona, amitriptilina, duloxetina e gabapentina – os últimos por dor radicular. Infelizmente, os sintomas de distensão abdominal, náuseas, vômitos e constipação se evidenciaram, levando à realização de exame tomográfico do abdômen e pelve. Observou-se distensão de ceco (9,0 cm em maior diâmetro), cólon ascendente, transverso e cólon descendente com presença de fecaloma em sigmoide.
Diante da principal hipótese diagnóstica, a melhor conduta imediata é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q1005766 | Medicina, Clínica Médica Humana, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente idoso atendido em consulta ambulatorial com perda ponderal significativa não intencional poderia ser classificado com síndrome consumptiva na dependência de outros sinais e sintomas.
As principais possibilidades para síndrome consumptiva em idosos ambulatoriais são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q992203 | Medicina, Alergia e Imunologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Os sinais e sintomas "clássicos" da asma são dispneia intermitente, tosse e respiração ofegante. Sobre esse tema, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q1005773 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente com 48 anos de idade comparece ao pronto-socorro devido a um grande edema de lábios superiores e inferiores, sendo este o primeiro episódio. O angioedema também foi observado na língua, porém com menor acometimento. Não havia sinais de obstrução laríngea. Não foram observadas reações cutâneas urticariformes. Prontamente foi administrado 0,3 ml de uma solução 1:1000 via intramuscular de epinefrina, 25 mg de prometazina e 500 mg de hidrocortisona por via venosa.
Cerca de 1 hora após, não houve resposta clínico/terapêutica, permanecendo a paciente com o mesmo aspecto, porém com maior acometimento da língua, sem obstrução de vias aéreas.
No pronto-socorro, havia disponíveis plasma fresco congelado e ácido tranexâmico, que foram administrados, resultando em excelente melhora.
A doença descrita acima é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1005776 | Medicina, Doenças InfectoParasitárias, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Mpox é um ortopoxvírus do mesmo gênero que os vírus da varíola e vaccínia. Vários surtos dessa enfermidade em seres humanos foram descritos a partir da década de 1970, em especial na República Democrática do Congo e na Nigéria. Em 2022, houve um surto global dessa doença. Em agosto de 2024, a OMS a declarou como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional.
Para o tratamento dessa enfermidade, o fármaco atualmente indicado é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q990681 | Medicina, Alergia e Imunologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

As reações cutâneas adversas aos medicamentos são comuns, afetando 2 a 3 por cento dos pacientes hospitalizados e são uma causa significativa de morbidade ambulatorial. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q998684 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Um homem de 52 anos entrou no consultório de clínica médica relatando dores e edema em articulações de joelhos, tornozelos, cotovelos e punhos. O quadro se iniciou há uma semana com forte dor, edema e eritema em joelho esquerdo, evoluindo para as articulações descritas associado a calafrios (não aferiu febre) e lesões cutâneas, a saber: pápulas e pequenas máculas e pústulas, algumas com componente hemorrágico. Havia um eritema nodoso em perna esquerda e, também, leucocitose com desvio à esquerda com predomínio de neutrófilos, associada a marcadores inflamatórios bem elevados (VHS e PCR), compõe o quadro. Foram coletadas culturas de sangue e urina, sem crescimento de germes até o 5º dia. O exame físico articular demonstra tenossinovite de hálux bilaterais e calcâneos. Não há local para punção articular após um pouco mais de 1 semana do início do quadro. Testes de autoimunidade como FAN, fator reumatoide, antipeptídeo citrulinado cíclico e ANCA foram negativos. Optou-se por um tratamento empírico com melhora importante do quadro cutâneo e articular em 48 horas.
O tratamento instituído foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q998698 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher de 52 anos procura um pronto-socorro com um quadro agudo de paralisia facial periférica à direita (paralisia de Bell). Na otoscopia, foram observadas vesículas no canal auditivo externo.
Diante desse quadro, optou-se pelo início de valaciclovir e corticoterapia.
Entre os esquemas terapêuticos com corticoide descritos abaixo, o mais indicado nesse caso é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q1049686 | Medicina, Patologia Clínica, Alergia e Imunologia, EBSERH, IBFC, 2023

Assinale a alternativa que apresenta o exame de IgE específico indicado na investigação de anafilaxia induzida por exercício dependente de alimento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q1006690 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, IBFC, 2022

A defesa contra microrganismos é mediada por respostas sequenciais e coordenadas que são denominadas imunidade inata e adaptativa. Sobre a imunidade inata e adaptativa, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A imunidade inata tem como células efetoras os macrófagos, neutrófilos, células dendríticas, células natural killer e mastócitos.
( ) Os linfócitos são os responsáveis por mediar as respostas adaptativas, sendo que existem duas populações principais dessas células, denominadas de linfócitos B e linfócitos T.
( ) Todas as células da imunidade inata tem memória imunológica, o que gera uma resposta mais rápida e mais vigorosa a cada nova exposição ao mesmo microorganismo.
( ) Os linfócitos B são ativados após reconhecerem um antígeno, o qual pode ser composto por proteínas, polissacarídeos e lipídeos. Independente da composição do antígeno, a produção de anticorpos será a mesma.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q1006697 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, IBFC, 2022

Analise o texto abaixo e assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas. A anafilaxia é uma reação de hipersensibilidade generalizada grave e imediata que afeta múltiplos órgãos/sistemas.
As manifestações mais frequentes da anafilaxia são___________, angioedema, _____________, hipotensão e dor abdominal. Estudos mostram que os principais desencadeantes de uma anafilaxia, associada a mecanismo imunológico IgE mediado, são alimentos, medicações, látex, _______________, aeroalérgenos e contrastes radiológicos. Após o diagnóstico de anafilaxia é importante não retardar a administração de ______________. O sucesso no tratamento de um episódio de anafilaxia é baseado na rapidez das ações.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q1024898 | Medicina, Dermatologia, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 26 anos procurou atendimento médico pois tem apresentado febre baixa há aproximadamente uma semana. Além disso, observou a presença de nódulos dolorosos e avermelhados na região anterior das pernas que surgiram nesse período. Negou outros sintomas ou doenças prévias. Há aproximadamente um mês, iniciou um contraceptivo oral prescrito por sua ginecologista. Em exame clínico, verificaram-se apenas nódulos de aproximadamente 3 cm de diâmetro, eritematosos, dolorosos à palpação e localizados na região anterior das pernas bilateralmente. A médica que atendeu essa paciente suspeitou de que o quadro estivesse relacionado ao uso de contraceptivo oral.
Nesse sentido, a principal hipótese para o caso é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q1003190 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, IBFC, 2023

Em relação ao pico de fluxo inspiratório nasal, utilizado no teste de provocação nasal (TPN) de quadros de rinite, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q1003195 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre o uso dos inibidores de JAK no tratamento da dermatite atópica, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q1005757 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Ao atender uma paciente pós-menopausa com câncer de mama já em estado de disseminação para fígado e osso, a médica residente teve acesso aos exames laboratoriais: hemoglobina: 8,0 mg/dl; hematócrito: 24 mg/dl; ferritina: 200 mg/dl; albumina: 3,5 mg/dl (normal: 3 a 5); globulina: 6,0 mg/dl (normal: 2 a 4 mg/dl); creatinina: 2,0 mg/dl; cálcio: 14,5 mg/dl (normal: 8 a 10 mg/dl); fósforo: 3,5 mg/dl; 25 OH vitamina D: 25 mg/dl (normal: 30 a 50); PTH: 20 pg/ml (normal: 30 a 65); e PCR: 115 mg/L (normal: até 10 mg/L). A queixa da paciente era dor, mas pela confusão mental optou-se por olhar os exames antes de completar a anamnese.

Sobre a investigação do quadro da paciente, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q990680 | Medicina, Alergia e Imunologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

A literatura disponível sugere que a asma pode impactar negativamente vários aspectos da gravidez, incluindo a mortalidade perinatal e diversas complicações comuns da gravidez. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q998694 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Um médico foi avaliar uma mulher de 68 anos que havia sido internada para realização de colecistectomia eletiva. Essa paciente estava em uso de varfarina há 1 mês em decorrência de um diagnóstico de trombose venosa poplítea e femoral no membro inferior esquerdo. Ao exame físico, havia discreto edema nesse membro, sem quaisquer outras alterações significativas detectáveis ao exame. Os sinais vitais estavam dentro da normalidade. O exame laboratorial do dia anterior havia registrado INR de 2,4, creatinina de 1,0 mg/dL e glicose de 88 mg/dL.
A conduta mais indicada nesse caso é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q992200 | Medicina, Alergia e Imunologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

Sobre as reações de hipersensibilidade, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q992202 | Medicina, Alergia e Imunologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

A prevalência de rinite alérgica, ou rinossinusite alérgica, no mundo industrializado está aumentando, especialmente em áreas urbanas. Sobre esse tema, analise os itens a seguir.

I. A rinite alérgica apresenta-se com paroxismos de espirros, rinorreia, obstrução nasal e prurido nasal. Gotejamento pós-nasal, tosse, irritabilidade e fadiga são outros sintomas comuns.
II. A rinite alérgica está associada a uma série de problemas cognitivos e psiquiátricos em crianças e adolescentes, incluindo transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, pontuações mais baixas em exames durante as estações de pico de pólen, baixa concentração, desempenho atlético prejudicado e baixa autoestima.
III. A inflamação nasal associada à rinite alérgica também pode causar obstrução do complexo ostiomeatal do seio, sendo um fator protetor para a infecção bacteriana dos seios da face.

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q1005775 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma mulher com 62 anos de idade, advogada, começou a apresentar dificuldades com a memória anterógrada, de caráter progressivo. Problemas ao dirigir e lidar com dinheiro também surgiram em dois anos. O neurologista fez o diagnóstico de doença de Alzheimer.
Em relação a essa condição patológica, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.