Início

Questões de Concursos Alergia e Imunologia

Resolva questões de Alergia e Imunologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q990674 | Medicina, Alergia e Imunologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

A aspergilose broncopulmonar alérgica (ABPA) é uma reação de hipersensibilidade complexa em resposta à colonização das vias aéreas por Aspergillus fumigatus que ocorre quase exclusivamente em pacientes com asma ou fibrose cística. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q1007428 | Direito Administrativo, Alergia e Imunologia, EBSERH, IBFC, 2023

De acordo com a Lei nº 12.550/2011, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A EBSERH, respeitado o princípio da autonomia universitária, poderá prestar os serviços relacionados às suas competências mediante contrato com as instituições federais de ensino ou instituições congêneres.

( ) A EBSERH será administrada por um Conselho de Administração, com funções deliberativas, e por uma Diretoria Executiva e contará ainda com um Conselho Fiscal e um Conselho Consultivo.

( ) A atuação de membros da sociedade civil no Conselho Consultivo não será remunerada e será considerada como função relevante.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q1049690 | Medicina, Patologia Clínica, Alergia e Imunologia, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre o tratamento com Imunoterapia Alérgeno-Específica, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q1035101 | Medicina, Farmacologia e Anestesiologia, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

A oncocercose, também chamada de cegueira dos rios ou mal do garimpeiro, é uma doença parasitária crônica decorrente da infecção produzida por verme nematódeo que se localiza no tecido subcutâneo, classificado como da espécie Onchocerca volvulus.
A transmissão se dá pela picada do inseto conhecido como borrachudo ou pium, infectado com larvas do parasita. Os vermes causadores da doença eliminam microfilárias que, ao se desintegrarem na pele, causam manifestações cutâneas, que podem ser agudas e/ou crônicas.
A administração da ivermectina apresenta boa eficácia contra as microfilárias, mas não é eficiente no combate às filárias adultas, que permanecem no organismo do indivíduo, em constante reprodução, por até 15 anos.
Para tratamento dos vermes adultos, está indicado(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q1006692 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, IBFC, 2022

As imunodeficiências primárias (IDPs), atualmente chamadas de erros inatos da imunidade, constituem um grupo heterogêneo de doenças hereditárias causadas por defeitos no sistema imunológico, podendo acometer a imunidade inata ou adquirida. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A imunodeficiência combinada grave (IDCG) é decorrente da alteração do desenvolvimento de linfócitos T. Os pacientes acometidos com IDCG desenvolvem infecções graves, potencialmente letais e por isso é considerada uma emergência.
( ) A Síndrome de DiGeorge é caracterizada por hipoparatireoidismo, malformações faciais e a alterações no desenvolvimento do timo, com consequente linfopenia.
( ) A imunodeficiência comum variável (ICV) é a IDP sintomática mais frequente, tendo como característica a presença de níveis baixos de pelos menos duas classe de imunoglobulinas, IgG e IgA e/ou IgM.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q1006693 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, IBFC, 2022

O uso de medicações sem prescrição médica, associado ao lançamento constante de novas drogas, tem aumentado a incidência de reações adversas a medicamentos. As reações adversas a medicações podem ser ocasionadas por qualquer um dos mecanismos imunológicos de Gell e Coombs. Sobre o assunto exposto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q1006700 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, IBFC, 2022

As vasculites são caracterizadas por um intenso infiltrado inflamatório que acomete a parede de vasos. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A urticária vasculite é caracterizada por história de urticária recorrente. As lesões cursam com dor, sensibilidade e calor local.
( ) Nas vasculites cutâneas localizadas as lesões são crônicas e ocorre devido a alteração em vasos dérmicos de pequeno calibre. É causada pelo depósito de imunocomplexos nos vasos, com consequente inflamação.
( ) A vasculite eosinofílica cutânea recorrente é uma vasculite necrosante cutânea, que apresenta à histopatologia a predominância de eosinófilos. Manifesta‐se por meio de placas urticariformes anulares, pápulas purpúricas pruriginosas, angioedema ou lesões necróticas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q1003186 | Legislação Federal, Alergia e Imunologia, EBSERH, IBFC, 2023

Acerca das disposições sobre jornada de trabalho no Regulamento de Pessoal da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q1005774 | Medicina, Doenças InfectoParasitárias, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Coqueluche é uma infecção aguda do trato respiratório causada pela bactéria Bordetella pertussis. A palavra coqueluche significa “tosse violenta”, expressão que descreve apropriadamente a característica mais consistente e proeminente da doença. O nome chinês para coqueluche é “tosse de 100 dias”, termo que descreve o curso clínico da doença com precisão. A identificação de B. pertussis foi relatada pela primeira vez por Bordet e Gengou em 1906.
A classe de antibióticos mais adequada para tratamento dessa doença é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q1005783 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente do sexo feminino, 34 anos, com relato de dor epigástrica crônica, teve piora significativa nos últimos 3 meses. Foi aventada a hipótese de síndrome de Zollinger-Ellison.
Assim, a endoscopia digestiva alta detectou úlcera péptica grave. Esse achado é secundário a hipersecreção de ácido gástrico devido a um tumor neuroendócrino não-β, geralmente bem diferenciado que libera o seguinte hormônio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q990682 | Medicina, Alergia e Imunologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

O diagnóstico de mastocitose sistêmica segundo a Organização Mundial de Saúde requer a presença do critério maior mais um critério menor, ou a presença de três critérios menores. Assinale a alternativa que apresenta o critério maior (ou principal).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q990688 | Medicina, Alergia e Imunologia, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

A pandemia da doença coronavírus 2019 (COVID-19) resultou em uma população crescente de indivíduos se recuperando da infecção por síndrome respiratória aguda grave por coronavírus 2 (SARS-CoV-2). Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q998683 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 31 anos foi internada pela terceira vez em hospital de grande porte. Nas duas internações anteriores, suas queixas relacionavam-se a sangramento. Na primeira, aos 20 anos, a internação foi motivada por menorragia e metrorragia. Na época, não foi necessário procedimento, e a investigação não resultou em nenhum diagnóstico. Não havia anemia, plaquetopenia, tampouco distúrbio da coagulação pelo coagulograma. Na segunda internação, aos 25 anos, o sangramento ocorreu após procedimento dentário, com recorrência durante o 2º dia até o 5º dia de extração dentária. Recentemente, retirou o anticoncepcional na tentativa de engravidar, após 11 anos de uso, mas também apresentou um trauma em membro inferior com equimoses pela coxa e perna direita, motivando o uso de anti-inflamatório não esteroidal. Internou-se dessa vez com síndrome anêmica e epigastralgia. A paciente estava pálida, hipocorada, com frequência cardíaca de 110 bpm e pressão arterial em 100 x 50 mmHg. Estava lúcida, orientada, eutrófica e não possuía qualquer sinal de gravidade ou infecção. Não usava qualquer medicação regular e não relatou doença prévia. Seus exames demonstraram piora gradual da anemia entre os 25 anos (hemoglobina 11 g/dl) e o momento atual (8 g/dl). Durante a internação, houve melena, e a investigação de anemia demonstrou morfologia microcítica e hipocrômica, com reticulócitos corrigidos de 1,5%, ferritina 15 ng/ml, índice de saturação de transferrina 12% e TIBC (capacidade total de ligação do ferro) de 400 mcg/dl. O médico responsável prosseguiu a investigação de anemia com endoscopia digestiva alta, que revelou pangastrite aguda grave e algumas angiodisplasias sem sinais de sangramento recente. Ele logo pensou em uma hipótese diagnóstica ao ver plaquetas em 140 mil e coagulograma normal.
A condução mais apropriada no momento é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q1007430 | Regimento Interno, Alergia e Imunologia, EBSERH, IBFC, 2023

Sobre o Regimento Interno da Administração Central da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), analise as afirmativas abaixo.

I. Os Colegiados Internos com atuação no âmbito da Administração Central serão instituídos por meio de portaria emitida pela autoridade competente.

II. A portaria de instituição dos colegiados internos deverá conter os objetivos e competências do colegiado, sendo dispensada a previsão do coordenador do colegiado interno.

III. A participação nos colegiados internos não será remunerada.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q1007431 | Legislação Federal, Alergia e Imunologia, EBSERH, IBFC, 2023

De acordo com o Código de Ética e Conduta Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e os compromissos de conduta, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q1024896 | Medicina, Hematologia, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente de 45 anos com sobrepeso foi internada na clínica médica por extensão de trombose venosa antiga com sinais de trombo recente em veia ilíaca direita em ultrassonografia com doppler. Ela havia sido submetida a cirurgia videolaparoscópica dois meses antes devido à colecistectomia (colecistite aguda). Na ocasião, retornou 1 semana depois da alta por trombose venosa profunda em femoral direita. Apesar da anticoagulação com warfarina, houve recorrência da trombose. Não houve qualquer sintoma no período, exceto por dor e sensação de peso na perna afetada. Na primeira trombose venosa profunda (TVP), além do procedimento cirúrgico, ficou mais tempo deitada e usava anticoncepcional, suspenso quando foi diagnosticada a TVP. Há história familiar de trombose.
Diante desse quadro, a condução mais acertada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q1005755 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente foi internado na enfermaria de clínica médica por estado de sonolência após episódios frequentes e abundantes de diarreia e vômitos por 3 dias. A pressão arterial estava reduzida e os pulsos, finos. Quando despertava, referia sede. Suas mucosas encontravam-se secas. O exame laboratorial revelou sódio de 121 mEq/L. Diante do quadro de hiponatremia, procedeu-se a dosagem de sódio urinário e a terapia.
O sódio urinário mais provável e a terapia mais recomendada no momento são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q1005759 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Em uma investigação de quadro de osteomielite, surgiram dúvidas no caso concreto. O paciente de 68 anos era paraplégico e já apresentava uma lesão por pressão crônica em região sacral. No entanto, relatou saída de secreção nos últimos meses e aprofundamento da úlcera, com exposição óssea. O local no entorno da úlcera não demonstrava sinais flogísticos ou necrose. Não havia febre ou sinais sistêmicos de gravidade, e exames laboratoriais também não tinham alterações significativas como leucocitose e marcadores inflamatórios em elevação. Diante da estabilidade do quadro, foram feitas algumas considerações.
É correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q1005765 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

O residente de clínica médica foi chamado para responder um pedido de parecer da equipe cirúrgica referente a uma senhora de 70 anos com novo episódio de diarreia há 7 dias. Ela foi internada com diverticulite aguda complicada por abscesso, o qual não respondeu ao primeiro ciclo de antibiótico (ciprofloxacina e metronidazol) e ao segundo ciclo (piperacilina com tazobactam), ambos por 14 dias. Apresentou nova infecção peritoneal com deiscência da anastomose primária, sendo necessária abordagem cirúrgica para drenagem do abscesso. A paciente apresentou o segundo episódio de diarreia na internação (60 dias) intervalado com 7 dias de constipação. A idosa se queixou de cólicas, distensão abdominal e tenesmo há pelo menos 2 semanas. Estava febril (38,0 °C), mas estável hemodinamicamente. As morbidades eram apenas uma doença renal crônica (Cr 1,5 mg/dl). Os episódios eram frequentes (em torno de 5 por dia) e mais aquosos. A calprotectina fecal era de 1500 mg/kg, mas os exames parasitológicos de fezes, colhidos dessa vez e no outro episódio, foram negativos. O residente pensou na possibilidade de infecção por Clostridioides difficile.
Para confirmação do quadro em ambiente hospitalar e proposição de um tratamento ideal, o residente deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q1005768 | Medicina, Alergia e Imunologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 35 anos, em estado de imunossupressão grave por não adesão medicamentosa contra o HIV (CD4: 85 células), apresentou quadro de diarreia crônica, síndrome consumptiva e odinofagia. Em avaliação endoscópica, havia a presença de exulcerações e ulcerações longitudinais em esôfago e reto, sugerindo invasão por citomegalovírus (CMV). O paciente estava com pancitopenia em investigação e com neutrófilos totais em 600 células/mm³.
A maneira custo-efetiva de tentar o diagnóstico e iniciar o tratamento é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.