Início

Questões de Concursos Aluno EsFCEx

Resolva questões de Aluno EsFCEx comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q199341 | Geografia, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas abaixo acerca da formação do território brasileiro, especificamente no tocante à incorporação das terras do atual estado do Acre e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. As terras do atual estado do Acre foram adquiridas, nos termos finais, a partir de acordos com a Bolívia e o Peru.
II. Antes da incorporação ao território nacional, esse espaço extremo ocidental do Brasil de hoje foi povoado por seringueiros nordestinos, o que pressionou a negociação entre os países envolvidos.
III. As negociações, especialmente através do Tratado de Petrópolis, a fim de acordar acerca da incorporação de terras da Amazônia Oriental boliviana, aconteceram no início do século XX.
IV. O Tratado de Madri foi instrumento decisivo na aquisição das terras do estado do Acre pelo poder português frente à colonização espanhola.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

262Q194740 | Matemática, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sejam u = 2(cos 30°+ i sen 30°) e v = r(cos ? + i sen ?) dois números complexos. Então os afixos de u, u + v, u + v + iv e u + iv são vértices de um:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

263Q194745 | Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

A "condição de inanição" de um processo pode ser definida como uma condição em que o processo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

264Q197194 | Português, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre a fala e a escrita, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a altemativa correta,

I. Oralidade e escrita são praticas e uses da língua com características próprias,suficientemente opostas para caracterizar dois sistemas linguísticos dicotônicos.
II. Como todos os povos têm ou tiveram uma tradição oral, a oralidade e mais prestigiosa do que a escrita
III. A escrita não estigmatiza identitariamente grupos ou indivíduos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

265Q194385 | Comunicação Social, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas a seguir, colocando entre parênteses a letra " V" , quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra " F" , quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A observação participante consiste na inserção do pesquisador no ambiente de ocorrência do fenômeno em análise e sua interação com a situação investigada.
( ) A observação participante implica a presença constante do observador no ambiente investigado, para que ele possa " ver as coisas de dentro" .
( ) A observação participante envolve a necessidade do pesquisador " assumir o papel do outro" para poder atingir " o sentido de suas ações" .
( ) A observação participante requer total isenção do pesquisador diante de questões que surjam no ambiente que está sendo pesquisado.
( ) A observação participante requer que o pesquisador se " confunda com os pesquisados" , camuflando sua real origem.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

266Q196570 | Espanhol, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

En la frase " Ana necesito que traigas para mí unos libros de la biblioteca" , si pasáramos esta misma frase al imperativo juntamente con los debidos objetos directos e indirectos la frase se quedaría:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

267Q198649 | Português, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as alternativas abaixo e, a seguir, marque a alternativa correta.

I– Os vocábulos e são dois fonemas distintos nos quais foram utilizados os acentos (´) e (ˆ).
II– Em falavam /falávãw/, ouve–se o fonema mas não se encontra registrado na escrita.
III– Em quais, Uruguai e queijo encontram–se três vogais e por isso há tritongo em todas três.
IV– Em mínguam, delinqüem e enxáguem há três tritongos nasais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q198451 | Matemática, Operações aritméticas, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

A que taxa devemos colocar o capital de R$ 10.000,00 para que em 1 ano, 3 meses e 5 dias produza R$ 2.275,00 de juros simples?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q195698 | Inglês, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Write "T" if the sentence is grammatically correct, and "F" if it is grammatically incorrect. Then choose the alternative with the correct sequence.

( )Many animals are disappearing because of the greenhouse effect.
( )Most of the animals in the zoo are sick.
( )There are only a little monkeys in the zoo.
( )Birds need few water to live.
( )Lions eat a lot of meat.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

270Q198793 | Enfermagem, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

A Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) é uma estratégia do Ministério da Saúde com a finalidade de diminuir a taxa de mortalidade infantil no Brasil. Assinale a alternativa que representa um dos seus objetivos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

271Q197952 | Geografia, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

As grandes cidades apresentam uma grande densidade de construções urbanas, especialmente nas suas áreas centrais. Essa concentração de equipamentos urbanos reflete–se na temperatura, correspondendo ao fenômeno denominado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

272Q199750 | Administração Geral, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

O grau de posse ou domínio que uma organização tem da rede da qual faz parte, denomina–se integração:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q198538 | Português, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Assinale a alternativa em que os vocábulos são acentuados seguindo a mesma regra, de acordo com a gramática normativa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

274Q199721 | Matemática, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

A interseção da reta y = x com a parábola y = (1/c)x2+ 2x + c (c?0), ocorre:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q196927 | História do Brasil, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Texto associado.

Leia o texto abaixo, para responder o item 67.

"Que a Rússia czarista estava madura para a revolução, merecia muitíssimo uma revolução, e na verdade essa revolução certamente derrubaria o czarismo, já fora aceito por todo observador sensato do panorama mundial desde a década de 1870."
(HOBSBAWM, Erick. A Era dos Extremos).

Em relação ao texto acima identifique os argumentos que corroboram a afirmação do historiador e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. Um capitalismo industrial avançado, estabelecido por uma expansão político?militar e por uma crescente e diversificada produtividade e desenvolvimento urbano, indicavam as condições revolucionárias alcançadas pela classe operária.
II. Uma onda de reformas, nas últimas décadas do século XIX, aceleraram o ritmo de desenvolvimento capitalista assegurado por elevadas barreiras alfandegárias, estímulos fiscais e arregimentação agressiva de capital estrangeiro; e permitiram a ascensão das classes trabalhadoras de forma gradual ao poder político e, consequentemente, à revolução socialista.
III. Um desenvolvimento desigual e a combinação contraditória de progresso e atraso fomentaram insatisfações que se manifestaram, periodicamente, em revoltas no campo e movimentos grevistas nas cidades, vertentes que formaram a tradição revolucionária russa.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

276Q197766 | Administração Geral, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Os grupos de máquinas automatizadas que são controladas por computador, e que produzem uma variedade de produtos na mesma maquinaria, denominam-se sistemas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

277Q195775 | Psicologia, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Segundo Elkind, um observador que existe somente na cabeça do adolescente e que está tão preocupado com os pensamentos e ações do adolescente quanto ele próprio, denomina-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

278Q199877 | Português, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. O enunciado "Declaro suspensa esta sessão" só é realmente um ato de fala performativo se as condições de felicidade para seu proferimento forem atendidas.
II. Quando a língua portuguesa toma uma palavra emprestada de outra língua, ela impõe a essa palavra as características fonológicas do português.
III. A metáfora é um fenômeno da linguagem literária o qual não ocorre comumente na linguagem diária.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

279Q198923 | Psicologia, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Para caracterizar uma forma intermediária entre o pensamento simbólico discutido por Freud e a forma de pensamento socializado e lógico, próprio do adulto, Piaget inicialmente falou de pensamento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q197480 | Inglês, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Choose the alternative that correctly shows a sentence in the passive voice:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.