Questões de Concursos Aluno EsPCEx

Resolva questões de Aluno EsPCEx comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

271Q199985 | Geografia, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Os movimentos tectônicos (tectonismo), importantes agentes internos modeladores da superfície terrestre, são resultantes de forças que atuam na crosta terrestre. Quando o tectonismo é causado por uma pressão horizontal exercida pelo choque de placas tectônicas, produzindo dobras, ele é denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

272Q197970 | História, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Leia atentamente os itens abaixo.

I – Crescimento das unidades rurais como fornecedoras de insumos industriais.
II – Ruralização incentivada pelas invasões germânicas.
III – Poder político descentralizado e relações entre a nobreza marcadas pelos laços de suserania e vassalagem.
IV – Direitos, deveres e privilégios iguais entre pares e entre esses e os demais membros da sociedade.
V – Desenvolvimento da escolástica, conjunto de teorias teológico-filosóficas que dominavam o conhecimento.

Assinale a única alternativa em que todos os itens listam fatos referentes ao feudalismo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q198699 | Português, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

"Começou a fatigar–se com a importância que o reumatismo assumira na vida do marido." (linha 21). A palavra sublinhada indica um estado de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

274Q200205 | História do Brasil, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Em represália a não–obediência ao Bloqueio Continental, imposto pelo governo Francês as nações continentais européias, Napoleão Bonaparte invadiu Portugal e ocupou a Espanha. Essas ações favoreceram o processo de independência na America Latina. Para as elites da America Espanhola, o importante era romper com a Metrópole monopolista. Essas elites eram representadas pelos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q199789 | Matemática, Soma dos termos, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Sabendo-se que logx + logx3 + logx5+...+logx199=10000, podemos afirmar que x pertence ao intervalo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

276Q196535 | Física, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Um menino abandona uma pedra de um ponto situado a 125 m do solo. Um segundo mais tarde, ele arremessa verticalmente para baixo, do mesmo ponto, uma segunda pedra. Ambas as pedras chegam ao solo ao mesmo tempo. Desprezando a resistência do ar e considerando a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2, pode-se afirmar que a velocidade com que o menino arremessou a segunda pedra foi de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

277Q199967 | História, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

"O reinado de Luís XIV (1661-1715) marcou o apogeu do Absolutismo na França" (ARRUDA & PILETTI, 2007) Durante seu governo, em 1685, aboliu o Édito de Nantes, o que provocou

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

278Q199251 | Geografia, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

"?o povoamento do território brasileiro se fez baseado na formação de áreas de atração e áreas de repulsão de população. E, na atualidade, a distribuição espacial da população também obedece a essa dinâmica." (ADAS, 2004, p.300)
Sobre as características do fenômeno migratório no território brasileiro podemos afirmar:
I) assim como o Nordeste, na década de 1950, o Centro–Oeste e a Amazônia, a partir da década de 1990, também passam a ser considerados áreas de repulsão populacional.
II) na década de 1990, com a reativação de alguns setores da economia nordestina, como o turismo e a instalação de diversas empresas, estabeleceu–se um fluxo de retorno de população para o Nordeste.
III) observa–se que a participação da população migrante na população local tem maior expressão nas regiões de fronteira agropecuária, onde a expansão da produção agrícola tem gerado o aumento do emprego e da renda.
IV) segundo o IBGE, em São Paulo, o aumento do saldo migratório, registrado entre 1991 e 2000, revela que ocorreu aumento no fluxo de entrada de migrantes e significativa diminuição das saídas do estado.
V) tendências mais recentes da mobilidade da população no Brasil apontam para o aumento das migrações intrarregionais e dos fluxos urbano–urbano.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

279Q197513 | Química, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Analise as afirmações I, II, III e IV abaixo referente(s) à(s) característica(s) e/ou informação(ões) sobre algumas substâncias, nas condições ambientes:

I- A substância é a principal componente do sal de cozinha e pode ser obtida pela evaporação da água do mar. Dentre seus muitos usos podemos citar: a produção de soda cáustica e a conservação de carnes.
II- A substância é classificada como composta, e pode fazer parte da chuva ácida. Dentre seus muitos usos, podemos citar: utilização em baterias de automóveis e na produção de fertilizantes, como o sulfato de amônio.
III-A substância em solução aquosa é vendida em drogarias e utilizada como antisséptico e alvejante. Algumas pessoas utilizam essa substância para clarear pelos e cabelos.
IV-A substância é classificada como simples, tem seu ponto de ebulição igual a -195,8 0C, é a mais abundante no ar atmoférico e reage com o gás hidrogênio produzindo amônia.

As substâncias que correspondem às afirmações I, II, III e IV são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q195520 | Matemática, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Em uma determinada função quadrática, – 2 e 3 são suas raízes. Dado que o ponto (–3, 12) pertence ao gráfico dessa função, pode-se concluir que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

281Q195191 | História, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

"A partir do século XI, a Europa Ocidental foi palco de uma série de mudanças: crescimento da população, avanço técnico, aumento da produtividade agrícola, intensificação do comércio entre o Ocidente e o Oriente e ascensão da burguesia (mercadores, armadores, banqueiros).
Todas essas mudanças inspiraram uma nova visão do mundo, da arte e do conhecimento, impulsionando, assim, um movimento de grande renovação cultural, único na história do Ocidente: o Renascimento." (BOULOS JR, 2011)
São características do Renascimento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

282Q194811 | Espanhol, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Texto associado.

Cuestiones 33 a 42:
Elige la opción adecuada que completa las frases:

Pedro va ____________ autobús a la ciudad.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

283Q196317 | História do Brasil, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Do século XII ao XV, Veneza, Genova e Pisa destacaram–se como importantes núcleos urbanos na Europa, em decorrência, principalmente, da(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

284Q200070 | Química, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Considere três átomos cujos símbolos são M, X e ?, e que estão nos seus estados fundamentais. Os átomos M e ? são isótopos, isto é, pertencem ao mesmo elemento químico; os átomos X e ? são isóbaros e os átomos M e X são isótonos. Sabendo que o átomo M tem 23 prótons e número de massa 45 e que o átomo ? tem 20 nêutrons, então os números quânticos do elétron mais energético do átomo X são:

Observação:
Adote a convenção de que o primeiro elétron a ocupar um orbital possui o número quântico de spin igual a ?1/2.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

285Q195002 | Matemática, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

A representação no sistema cartesiano ortogonal da equação 9x2?y2=36x+8y?11 é dada por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

286Q197911 | Física, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

A utilização do termômetro, para a avaliação da temperatura de um determinado corpo, é possível porque, após algum tempo de contato entre eles, ambos adquirem a mesma temperatura. Neste caso, é válido dizer que eles atingem a (o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

287Q198012 | Matemática, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Este ano, duas empresas patrocinarão a premiação, em dinheiro, dos alunos de uma escola pelo destaque no critério "Melhor Rendimento Escolar". A empresa Alfa doará um montante de R$ 9 600,00 e a empresa Bravo de R$ 7 800,00. Cada aluno deve receber como prêmio um cheque de somente uma das empresas e todos os cheques devem ter o mesmo valor. Se todo esse montante for distribuído, o número mínimo de alunos que poderá ser contemplado nessa premiação é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

288Q197853 | História, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

"As cidades medievais tinham, pois, uma base econômica própria: o comércio. Mas o comércio é tão velho quanto a humanidade. (...) De início, como aconteceu com outros povos, o comércio medieval dependia da agricultura. (...) Mas, com o tempo, não só o comércio se emancipou da agricultura, como impôs a ela os seus próprios padrões. A característica que distinguia o comércio medieval do praticado anteriormente era que não se tratava mais de comercializar o que havia sobrado, mas de produzir para vender. Esse princípio também não era novo. Porém, foram os homens medievais que fizeram dele o princípio geral da atividade econômica..." (KOSHIBA, Luiz. História: origens, estruturas e processos: ensino médio. São Paulo: Atual, 2000) O princípio geral da atividade econômica a que o texto se refere foi responsável pelo lançamento das bases do (da)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

289Q200321 | História do Brasil, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

As grandes navegações produziram o expansionismo do século XV e contribuiram para acelerar a transição do feudalismo/capitalismo.
Provocaram mudanças no comércio europeu, tais como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

290Q196541 | Geografia, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

As bases das seguintes instituições econômicas multilaterais: o Fundo Monetário Internacional (FMI), que surgiu como fonte de empréstimos de curto prazo para países em crise financeira, e o Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), que tinha como função original financiar os programas de reconstrução da Europa Ocidental e do Japão, foram lançadas na Conferência

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.