Início

Questões de Concursos Aluno Oficial

Resolva questões de Aluno Oficial comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


111Q551744 | Informática, Excel, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP

O número de células envolvidas no intervalo B2:C4, no MS-Excel 2010, em sua configuração padrão, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q794461 | Filosofia, Filosofia, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, 2018

Na obra Teeteto, Platão apresenta um método para auxiliar os jovens a examinar se suas opiniões são justificadas, analisando-as, verificando seus pressupostos, quais podem ser suas consequências e se conduzem a uma conclusão contraditória. Esse método se mostra especialmente importante quando se trata de verificar se opiniões são verdadeiras ou não. Segundo o método proposto por Platão, é correto afirmar que as opiniões
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q723131 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Diversos, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, 2018

Na sociedade contemporânea, as relações de trabalho no campo, no setor produtivo e no setor comercial estão sendo modificadas por novas tecnologias de mecanização e de informação. Considerando o impacto de tais tecnologias nas relações de trabalho, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q449101 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, 2018

Assinale a alternativa que está em conformidade com a Constituição Federal no que diz respeito aos direitos e garantias fundamentais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q721577 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP

A partir dos anos de 1990, estados e municípios articularam- se em busca de investimentos estrangeiros, patrocinados pelo governo central, agências federais, fundos estaduais e bancos oficiais, como o BNDES, e ofereceram a devolução do imposto recolhido (ou o devido) às próprias empresas, por meio das mais variadas formas de financiamento, sempre a taxas mais generosas que às do mercado.

A guerra foi chamada “fiscal” por estar baseada no jogo com a receita e a arrecadação futura do ICMS. Envolvia, porém, diferentes taxas e financiamento para capital de giro e infraestrutura, incluindo terraplanagem, vias de acesso, terminais portuários, ferroviários e rodoviários, assim como malhas de comunicação e mesmo a diminuição das tarifas de energia elétrica.

Nos municípios, as taxas, o IPTU e o ISS foram oferecidos por até trinta anos. (http://www.scielo.br. Adaptado)

Um dos setores industriais mais beneficiados pela guerra fiscal foi o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q446908 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, 2018

Joaquim Floriano, policial militar do Estado de São Paulo, tendo completado, em 2018, cinco anos na ativa, pretende candidatar-se a um cargo público nas eleições que ocorrerão em 2020. Nessa hipótese, conforme as normas da Constituição Federal, é correto afirmar que Floriano
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q373604 | Português, Interpretação de Texto, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP

“Aqui, portanto, está a complexidade, o fascínio e a tragédia de toda vida política. A política é composta de dois elementos – utopia e realidade – pertencentes a dois planos diferentes que jamais se encontram. Não há barreira maior ao pensamento político claro do que o fracasso em distinguir entre ideais, que são utopia, e instituições, que são realidade. O comunista, que lançava o comunismo contra a democracia, pensava normalmente no comunismo como um ideal puro de igualdade e fraternidade, e na democracia como uma instituição que existia na Grã-Bretanha, França ou Estados Unidos, e que apresentava os interesses escusos, as desigualdades e a opressão inerentes a todas as instituições políticas. O democrata, que fazia a mesma comparação, estava de fato comparando um padrão ideal de democracia existente no céu, com o comunismo, como uma instituição existente na Rússia Soviética, com suas divisões de classes, suas caças aos hereges e seus campos de concentração. A comparação, feita, em ambos os casos, entre um ideal e uma instituição, é irrelevante e não faz sentido. O ideal, uma vez incorporado numa instituição, deixa de ser um ideal e torna-se a expressão de um interesse egoístico, que deve ser destruído em nome de um novo ideal. Esta constante interação de forças irreconciliáveis é a substância da política. Toda situação política contém elementos mutuamente incompatíveis de utopia e realidade, de moral e poder.”

(E. H. Carr, Vinte Anos de Crise: 1919-1939. Uma Introdução ao Estudo das Relações Internacionais. Editora Universidade de Brasília, 2001)

Nesse texto, o historiador, jornalista e teórico das relações internacionais britânico E. H. Carr reflete sobre a complexidade da política. Segundo o texto,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q553443 | Informática, Outlook, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP

A maioria das mensagens de correio eletrônico é enviada com destinatários informados no campo “Para”. Assinale a alternativa que contém o nome de outro campo de e-mail do MS-Outlook 2010, em sua configuração padrão, que pode ser utilizado para adicionar mais destinatários de e-mail.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q554489 | Informática, Windows, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP

_____________Alguns aplicativos___________________ do MS-Windows 7, em sua configuração padrão, são: Bloco de Notas, Wordpad e Paint. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q428354 | Direito Constitucional, Administração Pública, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP

A Constituição da República Federativa do Brasil prevê, acerca dos servidores públicos, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

121Q1077761 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, 2023

O diretor Andrew Dominik já havia alertado que Blonde, seu filme inspirado na vida de Marilyn Monroe, não seria de digestão fácil. De fato, comentários nas redes sociais só confirmaram que tudo o que o cineasta disse é verdade. A crueza da produção, que mostra de forma muito direta um momento em que a estrela sofreu abuso sexual, divide opiniões, que vão dos elogios, chamando o longa de tour de force1 artístico, às ácidas críticas sobre o filme ser só mais um caça-níqueis explorando a trágica trajetória de uma das mais famosas mulheres do século XX.

(“Polêmica biografia de Marilyn Monroe estrelada por Ana de Armas é atacada nas redes: ‘não aguentei mais do que 20 minutos’”. https://revistamonet.globo.com, 30.09.2022. Adaptado.)

1 tour de force: exercício físico que requer muita força.

Os pontos de vista divergentes dos espectadores sobre o filme Blonde explicitam, na perspectiva da Estética, a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q1077770 | Física, Cinemática, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, 2023

Entre os corredores de rua, o termo pace é utilizado para indicar o intervalo de tempo em que o corredor percorre a distância de 1,0 km. Um corredor que, durante uma corrida, teve pace médio de 5,0 min, desenvolveu, nessa corrida, a velocidade média de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q1078033 | Geografia, População, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, 2024

Há, em 2024, mais jovens no Brasil que não estudam, não trabalham e nem estão procurando emprego. No primeiro trimestre de 2023, havia cerca de 4 milhões de pessoas entre 14 e 24 anos nessa condição. Agora, no mesmo período do ano, são 5,4 milhões. De acordo com o levantamento, cerca de 60% dessa população é composta por mulheres. A maior parte delas, inclusive, tem filhos pequenos. Em um outro recorte, 68% dos que não estudam, não trabalham e nem buscam emprego são negros.
(André Lucena. www.cartacapital.com.br, 28.05.2024. Adaptado.)

A característica da população jovem brasileira apresentada no excerto tem como impacto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q1077763 | Sociologia, Cultura e Sociedade, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, 2023

Analise o trecho da canção “Canto das três raças”, composta por Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro e interpretada por Clara Nunes, e analise o excerto escrito pela filósofa Djamila Ribeiro.

Ninguém ouviu Um soluçar de dor No canto do Brasil
Um lamento triste Sempre ecoou Desde que o índio guerreiro Foi pro cativeiro E de lá cantou
Negro entoou Um canto de revolta pelos ares Do Quilombo dos Palmares Onde se refugiou

(https://vagalume.com.br)

No Brasil há a ideia de que a escravidão aqui foi mais branda do que em outros lugares, o que nos impede de entender como o sistema escravocrata ainda impacta a forma como a sociedade se organiza. É necessário reconhecer as violências ocorridas durante o período escravista.
(Djamila Ribeiro. Pequeno manual antirracista, 2019.)

Em relação ao processo de formação da sociedade brasileira, o trecho da canção e o excerto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q1077773 | Física, Física Térmica, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, 2023

A compreensão do conceito de calor, assim como o de outras grandezas físicas, sofreu alterações no decorrer da História. Na atualidade, calor é definido como uma forma de energia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q1077762 | Filosofia, A Política, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, 2023

Art. 6o São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.
(Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988.)

Em uma década, de 2012 a 2022, o crescimento da população em situação de rua no Brasil foi de 211%. Trata-se de uma expansão muito superior à da população brasileira na última década, de apenas 11% entre 2011 e 2021, na comparação com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

(“População em situação de rua supera 281,4 mil pessoas no Brasil”. www.ipea.gov.br, 23.05.2023. Adaptado.)

A partir da leitura dos dois excertos, percebe-se a incompatibilidade, na atual conjuntura brasileira, entre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q1078032 | Geografia, Geografia Política, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, 2024

Apesar dos protestos nas ruas e alertas da comunidade internacional, o Parlamento da Geórgia adotou uma polêmica lei sobre a influência estrangeira, que afeta a regulação de veículos de comunicação e Organizações Não-Governamentais (ONGs). A lei exige que os meios de comunicação e as ONGs que obtenham mais de 20% de seu orçamento do exterior se registrem como órgãos que “cumprem o interesse de uma potência estrangeira”. Para os opositores, essa lei restringirá a liberdade de imprensa e obstruirá as chances de a Geórgia ingressar em organismos multilaterais de cooperação internacional. A presidente da Geórgia, Salome Zurabishvili, vetou a lei em 18.05.2024. Na ocasião, ela disse que o texto “contradiz nossa Constituição e todas as normas europeias”, representando um “obstáculo ao nosso caminho europeu”.
(Parlamento da Geórgia aprova lei de ‘influência estrangeira’ em meio a protestos contra medida. https://oglobo.globo.com, 29.05.2024. Adaptado.)

Sabendo que a Geórgia está localizada na Europa Oriental e que integrou a União Soviética, a lei mencionada no excerto é um instrumento que limita seus interesses geopolíticos quanto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q1078035 | Literatura, Romantismo, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, 2024

Texto associado.

Leia o trecho do romance Encarnação, de José de Alencar, para responder à questão.


Conheci outrora uma família que morava em São Clemente.

Havia em sua casa agradáveis reuniões de que fazia os encantos uma filha, bonita moça de dezoito anos, corada como a aurora e loura como o sol.

Amália seduzia especialmente pela graça radiante, e pela viçosa e ingênua alegria, que manava dos lábios vermelhos, como dos olhos de topázio, e lhe rorejava1 a lúcida beleza.

Sua risada argentina era a mais cintilante das volatas2 que ressoavam entre os rumores festivos da casa, onde à noite o piano trinava sob os dedos ágeis da melhor discípula do Arnaud.

Acontecia-lhe chorar algumas vezes por causa de um vestido que a modista não lhe fizera a gosto, ou de um baile muito desejado que se transferia; mas essas lágrimas efêmeras, que saltavam em bagas dos grandes olhos luminosos, iam nas covinhas da boca transformar-se em cascatas de risos frescos e melodiosos.

Tinha razão de folgar.

Era o carinho dos pais e a predileta de quantos a conheciam. Muitos dos mais distintos moços da corte a adoravam. Ela, porém, preferia a isenção de menina; e não pensava em escolher um dentre tantos apaixonados, que a cercavam.

Os pais, que desejavam muito vê-la casada e feliz, sentiam quando ela recusava algum partido vantajoso. Mas reconheciam ao mesmo tempo que formosa, rica e prendada como era, a filha tinha o direito de ser exigente; e confiavam no futuro.

Outra e bem diversa era a causa da indiferença da moça.

Amália não acreditava no amor. A paixão para ela só existia no romance. Os enlevos3 de duas almas a viverem uma da outra não passavam de arroubos de poesia, que davam em comédia quando os queriam transportar para o mundo real.

Tinha sobre o casamento ideias mui positivas. Considerava o estado conjugal uma simples partilha de vida, de bens, de prazeres e trabalhos.

Estes não os queria: os mais ela os possuía e gozava, mesmo solteira, no seio de sua família.

Era feliz; não compreendia, portanto, a vantagem de ligar-se para sempre a um estranho, no qual podia encontrar um insípido companheiro, se não fosse um tirano doméstico.

Estes pensamentos, Amália não os enunciava, nem os erigia em opiniões. Eram apenas os impulsos íntimos de sua vontade; obedecendo a eles, não tinha a menor pretensão à excentricidade.

Ao contrário, como sabia do desejo dos pais, aceitava de boa mente a corte de seus admiradores. Mas estes bem percebiam que para a travessa e risonha vestal4 dos salões, o amor não era mais do que um divertimento de sociedade, semelhante à dança ou à música.

Conservando a sua independência de filha querida, e moça da moda, Amália não nutria prejuízos contra o casamento, que aliás aceitava como uma solução natural para o outono da mulher.

Ela bem sabia, que depois de haver gozado da mocidade, no fim de sua esplêndida primavera, teria de pagar o tributo à sociedade, e como as outras escolher um marido, fazer-se dona-de-casa, e rever nos filhos a sua beleza desvanecida.

Até lá, porém, era e queria ser flor. Das suas lições de botânica lhe ficara bem viva esta recordação, que o fruto só desponta quando as pétalas começam a fanar-se: se vem antes disso, eiva5.


(Encarnação, 2003.)


1rorejar: gotejar.

2volata: série de notas musicais executadas rapidamente.

3enlevo: êxtase, deleite.

4vestal: sacerdotisa da deusa romana Vesta; mulher muito bonita que devia guardar rigorosa castidade.

5eivar: falhar.

“Os enlevos de duas almas a viverem uma da outra não passavam de arroubos de poesia, que davam em comédia quando os queriam transportar para o mundo real.” (10º parágrafo)
A concepção de amor presente no trecho indica um posicionamento crítico à literatura
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q1077775 | Química, Substâncias e Suas Propriedades, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, 2023

Analise as seguintes situações em que ocorrem mudanças de estados físicos da matéria.

1. Uma roupa secando no varal.
2. O derretimento de um pedaço de ouro por um ourives.
3. Um cubo de gelo seco evaporando sem deixar resíduo líquido.
4. Um copo com água deixado por 24 horas no freezer.
5. As gotículas de água que se formam na parte externa de um copo cheio de gelo.

As mudanças de estados físicos da matéria ocorridas em 1, 2, 3, 4 e 5 são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q1078048 | Química, Relações da Química com as Tecnologias, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, 2024

A chuva ácida é um termo amplo que, como o próprio nome sugere, inclui qualquer tipo de precipitação com componentes ácidos que cai no solo a partir da atmosfera na forma de chuva, neve, neblina, granizo ou até poeira ácida. A chuva ácida, ao cair na superfície, altera a composição química do solo e das águas causando alterações no meio ambiente.
A chuva ácida pode ser formada pela reação da água da chuva com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.