Questões de Concursos Aluno Oficial PM

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41Q596859 | História, Aluno Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
A ascensão do fundamentalismo islâmico foi visivelmente um movimento não apenas contra a ideologia da modernização pela ocidentalização, mas contra o próprio Ocidente. Não por acaso os ativistas desses movimentos perseguem seus fins perturbando as visitas de turistas ocidentais, como no Egito [...]. Por outro lado, o grosso da xenofobia popular nos países ricos era dirigido contra estrangeiros vindos do Terceiro Mundo, e a União Europeia represou suas fronteiras contra a inundação de pobres do Terceiro Mundo em busca de trabalho. (Eric J. Hobsbawm. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991, 1995)
O historiador refere-se a uma situação conflituosa da história do final do século XX, que, no início do século seguinte.
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42Q595935 | Inglês, Aluno Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

No trecho do primeiro parágrafo “It is not a police force in the traditional sense – its agents are not able to arrest criminals”, o travessão pode ser substituído, sem alteração de sentido, por
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43Q596027 | História, Aluno Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
Mesmo depois de inaugurado o regime republicano, nunca, talvez, fomos envolvidos, em tão breve período, por uma febre tão intensa de reformas como a que se registrou precisamente nos meados do século [XIX] e especialmente nos anos de 51 a 55. Assim é que em 1851 tinha início o movimento de constituição das sociedades anônimas; na mesma data funda-se o segundo Banco do Brasil [...]; em 1852, inaugura-se a primeira linha telegráfica na cidade do Rio de Janeiro. [...] Em 1854 abre-se ao tráfego a primeira linha de estradas de ferro do país. (Sérgio Buarque de Holanda. Raízes do Brasil, 1995)
Pode-se explicar essa intensificação das atividades econômicas do período pela
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44Q596326 | Português, Interpretação de Textos, Aluno Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
Os antigos
Os antigos invocavam as Musas.
Nós invocamo-nos a nós mesmos.
Não sei se as Musas apareciam –
Seria sem dúvida conforme o invocado e a invocação. –
Mas sei que nós não aparecemos.
Quantas vezes me tenho debruçado
Sobre o poço que me suponho
E balido “Ah!” para ouvir um eco,
E não tenho ouvido mais que o visto –
O vago alvor escuro com que a água resplandece
Lá na inutilidade do fundo…
Nenhum eco para mim…
Só vagamente uma cara,
Que deve ser a minha, por não poder ser de outro.
E uma coisa quase invisível,
Exceto como luminosamente vejo
Lá no fundo…
No silêncio e na luz falsa do fundo…
(Fernando Pessoa. Poemas de Álvaro de Campos. São Paulo, Saraiva, 2013, p. 156)
Condizente com a poesia de Álvaro de Campos, o poema expressa uma subjetividade
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45Q596930 | História, Aluno Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
Três fenômenos maiores podem explicar a concepção e a percepção da guerra na Idade Média, bem como o papel privilegiado reservado às armas e aos homens de armas [...]: primeiro, o fim do Império Romano do Ocidente e, com ele, o fim de uma época em que a ordem, a paz e a justiça estavam garantidas; em seguida, a rude intromissão no tecido sociocultural, inicialmente romano e cristão, de povos com tradições e concepções germânicas que não permitiam distinguir entre direito civil e uso militar da força; enfim, os longos séculos de desordem e de violência que se abateram sobre a Europa. (Franco Cardini. “Guerra e cruzada”. In: Dicionário analítico do Ocidente Medieval, vol. I. Jacques Le Goff, Jean Claude Schmitt (Orgs.), 2017) 
Como decorrência dos três fenômenos referidos pelo excerto, a Idade Média Ocidental caracterizou-se, em grande parte de sua vigência
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46Q596159 | Português, Interpretação de Textos, Aluno Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
Leia o trecho inicial da crônica de Machado de Assis para responder à questão.
[19 maio de 1888]
Bons dias! Eu pertenço a uma família de profetas après coup1 , post factum2 , depois do gato morto, ou como melhor nome tenha em
holandês. Por isso digo, juro se necessário for, que toda a história desta lei de 13 de maio estava por mim prevista, tanto que na segundafeira,
antes mesmo dos debates, tratei de alforriar um molecote que tinha, pessoa de seus dezoito anos, mais ou menos. Alforriá-lo era
nada; entendi que, perdido por mil, perdido por mil e quinhentos, e dei um jantar.
Levantei-me eu com a taça de champanha e declarei que, acompanhando as ideias pregadas por Cristo, há dezoito séculos, restituía a
liberdade ao meu escravo Pancrácio; que entendia que a nação inteira devia acompanhar as mesmas ideias e imitar o meu exemplo;
finalmente, que a liberdade era um dom de Deus que os homens não podiam roubar sem pecado.
Pancrácio, que estava à espreita, entrou na sala, como um furacão, e veio abraçar-me os pés. Todos os lenços comovidos apanharam as
lágrimas de admiração. Caí na cadeira e não vi mais nada. De noite, recebi muitos cartões. Creio que estão pintando o meu retrato, e
suponho que a óleo.
No dia seguinte, chamei o Pancrácio e disse-lhe com rara franqueza:
– Tu és livre, podes ir para onde quiseres. Aqui tens casa amiga, já conhecida e tens mais um ordenado, um ordenado que...
– Oh! meu senhô! fico...
– Um ordenado pequeno, mas que há de crescer. Tudo cresce neste mundo: tu cresceste imensamente. Quando nasceste eras um
pirralho deste tamanho; hoje estás mais alto que eu. Deixa ver; olha, és mais alto quatro dedos...
– Artura não qué dizê nada, não, senhô...
– Pequeno ordenado, repito, uns seis mil-réis: mas é de grão em grão que a galinha enche o seu papo. Tu vales muito mais que uma
galinha.
– Justamente. Pois seis mil-réis. No fim de um ano, se andares bem, conta com oito. Oito ou sete. Pancrácio aceitou tudo: aceitou até
um peteleco que lhe dei no dia seguinte, por me não escovar bem as botas; efeitos da liberdade. Mas eu expliquei-lhe que o peteleco, sendo
um impulso natural, não podia anular o direito civil adquirido por um título que lhe dei. Ele continuava livre, eu de mau humor; eram dois
estados naturais, quase divinos.
Tudo compreendeu o meu bom Pancrácio: daí para cá, tenho-lhe despedido alguns pontapés, um ou outro puxão de orelhas. E chamolhe
besta quando lhe não chamo filho do diabo; coisas todas que ele recebe humildemente, e (Deus me perdoe!) creio que até alegre.
(Machado de Assis. Bons dias. www.dominiopublico.gov.br. Adaptado)
1 après coup: [francês] pós-golpe.
2 post factum: [latim] depois do fato.
Preservando-se o paralelismo entre as formas verbais e a concordância da norma-padrão da língua, a frase correta é:
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47Q596036 | Português, Morfologia, Aluno Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
Considere os vocábulos destacados no seguinte trecho do quarto parágrafo.
 Uniões são salvas e brigas feias de casal são evitadas pelo e-mail ou pelo zap, que ainda criam a garantia de promessas, acordos e desculpas por escrito. Para serem lidos e relidos e eventualmente cobrados ou discutidos. 
Os vocábulos ainda e eventualmente, respectivamente, exprimem sentidos de
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48Q595635 | Português, Interpretação de Textos, Aluno Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
Considere os vocábulos destacados e enumerados na seguinte passagem do texto:
Levantei-me eu com a taça de champanha e declarei que (1), acompanhando as ideias pregadas por Cristo, há dezoito séculos, restituía a liberdade ao meu escravo Pancrácio; que (2) entendia que (3) a nação inteira devia acompanhar as mesmas ideias e imitar o meu exemplo; finalmente, que (4) a liberdade era um dom de Deus que (5) os homens não podiam roubar sem pecado.
O vocábulo que tem função pronominal, ou seja, que retoma e substitui uma expressão substantiva no texto, é o identificado pelo número
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49Q595944 | Química, Aluno Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
A combustão completa do eicosano, um dos componentes da parafina utilizada para formar velas, é representada pela seguinte equação, não balanceada:
 ___ C20H42 + ___ O2 ? ___ CO2 + ___H2O
Nessa equação, quando o coeficiente estequiométrico do eicosano for 2, o do oxigênio será  
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50Q596549 | Português, Morfologia, Aluno Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
Os antigos
Os antigos invocavam as Musas.
Nós invocamo-nos a nós mesmos.
Não sei se as Musas apareciam –
Seria sem dúvida conforme o invocado e a invocação. –
Mas sei que nós não aparecemos.
Quantas vezes me tenho debruçado
Sobre o poço que me suponho
E balido “Ah!” para ouvir um eco,
E não tenho ouvido mais que o visto –
O vago alvor escuro com que a água resplandece
Lá na inutilidade do fundo…
Nenhum eco para mim…
Só vagamente uma cara,
Que deve ser a minha, por não poder ser de outro.
E uma coisa quase invisível,
Exceto como luminosamente vejo
Lá no fundo…
No silêncio e na luz falsa do fundo…
(Fernando Pessoa. Poemas de Álvaro de Campos. São Paulo, Saraiva, 2013, p. 156)
Assinale a alternativa correta no que se refere à linguagem empregada no poema.
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51Q596828 | Geografia, Aluno Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
Recentemente observa-se que os espaços rurais começam a incorporar elementos urbanos. Trata-se de um processo que ocorre em áreas não contínuas às das metrópoles, quando se instalam, no espaço rural, elementos e atividades características das cidades, sendo exemplos os condomínios fechados, os loteamentos de casas populares e o desenvolvimento de atividades não agrícolas (hotéis, spas).
O texto descreve
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52Q596079 | Geografia, Aluno Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
Leia o texto que descreve a organização de parte do espaço brasileiro nas décadas de 1970 e 1980.
No imaginário coletivo de novos investimentos e empresários do Centro-Sul, vislumbrava-se a perspectiva de novos investimentos e a expansão de suas atividades. No horizonte camponês, as vítimas da seca do sertão nordestino e os expropriados pelo então recente processo de mecanização das lavouras do Sul – avistavam um pedaço de terra e o recomeço da vida. O movimento migratório rumo ao “Eldorado” atinge proporções consideráveis e faz brotar cidades no “meio do nada”. (Daniel Monteiro Huertas, in http://www.teses.usp.br/ Acesso em 25.04.2019. Adaptado)
O texto descreve 
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53Q595843 | Inglês, Aluno Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

O termo em destaque no trecho do segundo parágrafo – The best-known of these is the “Red Notice”– refere-se a
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54Q596164 | Ciências Políticas, Aluno Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
A violência de todos os tipos está fortemente associada a determinantes sociais como governança fraca, Estado de Direito frágil, normas culturais, sociais e de gênero, desemprego, desigualdade de renda e de gênero, mudanças sociais rápidas e oportunidades educacionais limitadas. Em conjunto, esses fatores criam um ambiente social que leva à violência e, na falta de esforços para enfrentá-los, torna-se difícil alcançar ganhos na prevenção sustentada da violência. Assim sendo, qualquer estratégia abrangente para a prevenção da violência juvenil deve identificar maneiras para mitigar ou amenizar esses riscos. (Organização Mundial da Saúde – OMS. Prevenindo a violência juvenil: um panorama das evidências. p. 18. Disponível em: http://nevusp.org/wp-content/uploads/2016/10/Prevenindo-a-viole%CC%82ncia-juvenil-Pt-Br1.pdf) 
A partir das colocações do texto, é correto afirmar que
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55Q596936 | Geografia, Aluno Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
Estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) lançado no final de 2017, na Assembleia das Nações Unidas, estima que 152 milhões de crianças foram submetidas a trabalho infantil em 2016, sendo 64 milhões do gênero feminino e 88 milhões do masculino. Isso representa que uma em cada dez crianças de 5 a 17 anos foi explorada dessa forma em todo o mundo. (http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2017-09/oit-152-milhoes-de-criancas-trabalho-infantil2016. Acesso em 26.04.2019)
O trabalho infantil
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56Q595450 | Informática, Aluno Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
Um usuário iniciou a edição de um documento vazio no Microsoft Word 2010, em sua configuração original,
executando os seguintes passos:
I. pressionou as teclas CTRL+N;
II. digitou a palavra “Primeira”;
III. pressionou a barra de espaços;
IV. pressionou as teclas CTRL+I;
V. digitou a palavra “palavra”;
VI. pressionou a barra de espaços;
VII. pressionou as teclas CTRL+U;
VIII.digitou a palavra “digitada”.
Assinale a alternativa com o formato correto das três palavras digitadas, após ter seguido os passos dados, na sequência indicada.
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57Q595576 | Química, Aluno Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

O indicador vermelho de fenol apresenta cor amarela em soluções aquosas de pH < 6,4, e, cor vermelha, em soluções aquosas de pH > 8,2. Na água pura (pH = 7,0), esse indicador apresenta cor laranja. A uma amostra de água pura foi acrescentado o indicador vermelho de fenol. Em seguida, foi acrescentado certo óxido que mudou a cor apresentada por esse indicador de laranja para amarela. Esse óxido pode ter sido o
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