Início

Questões de Concursos Analista

Resolva questões de Analista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


4061Q753133 | Engenharia Ambiental, Analista, MPU, ESAF

A biodiversidade é afetada pela intervenção humana por meio de várias ações, tais como desmatamento, desertificação, mineração, queimadas, erosão, urbanização, com conseqüências graves para o meio ambiente. A seguir são listados alguns fatores que afetam a biodiversidade. Todas são causas imediatas, exceto

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4062Q387312 | Biologia, Fisiologia Animal, Analista, FINEP, CESGRANRIO

Durante os últimos anos, a prevalência de sobrepeso e obesidade aumentou dramaticamente em todo o mundo. O excesso de peso contribui para o aparecimento e agravamento de doenças crônicas, ficando evidentes para a saúde pública a dimensão e a importância clínico-epidemiológica da obesidade, epidemia global que já atinge também o Brasil.

A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.

I - Tanto as doenças cardiovasculares, tais como infartos agudos do miocárdio, morte súbita, insuficiência cardíaca por coronariopatia, como também as doenças cerebrovasculares, tais como os acidentes vasculares cerebrais isquêmicos e hemorrágicos são responsáveis por mais da metade dos óbitos no Brasil, e a profilaxia dessas doenças é prioridade para a saúde pública.

II - O tratamento mais eficaz contra a obesidade consiste no uso de medicamentos do tipo anfetamina e derivados da fenfluramina, pois exibem relações risco- benefício claramente favoráveis a pacientes com IMC até 25.

III - A obesidade está associada a pelo menos três fatores de risco – a hipertensão, as dislipidemias e a resistência à insulina. Com isso, são fundamentais a prevenção e o controle, que implicam a economia de elevados recursos financeiros destinados ao tratamento da própria doença, bem como de doenças associadas ou decorrentes.

Está correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4063Q468977 | Direito Tributário, Impostos, Analista, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Com base nos princípios e normas referentes à tributação, julgue os itens que se seguem.

O imposto sobre propriedade imobiliária incide uma vez a cada ano em data determinada. Tal situação caracteriza o fato gerador continuado: é uma situação duradoura, que pode manter-se estável ao longo do tempo.

  1. ✂️
  2. ✂️

4064Q637171 | Informática, Criptografia, Analista, EMPREL PE, UPE UPENET IAUPE

Analise as seguintes afirmações sobre criptografia.

I. Para assegurar a segurança das informações cifradas assim como a chave privada, os algoritmos de criptografia devem ser mantidos em segredo. Por outro lado, as chaves públicas podem e devem ser divulgadas publicamente.

II. No método de criptografia por chave pública, a chave privada é usada pelo transmissor para cifrar a mensagem, enquanto a chave pública é usada pelo receptor para decriptação da mensagem.

III. RSA é um sistema de chave pública bastante seguro e explora o fato de a multiplicação de grandes números ser mais fácil para um computador que a fatoração de grandes números.

 Assinale a alternativa que indica a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4065Q321532 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Analista, IBGE, CESGRANRIO

A educação superior pública tem importância crucial no desenvolvimento de um país, o que implica reconhecer sua função social, política e cultural, cumprida quando há

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4066Q536333 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Analista, DPE MT, FGV

As enchentes são fenômenos naturais que podem ser intensificados por práticas antrópicas inadequadas no espaço urbano.

?Entre as influências naturais das enchentes, no que diz respeito a fisiografia da bacia, quanto mais próxima da forma de um círculo ou quadrado, mais _____ a concentração de águas em uma bacia e maior o pico. Quanto mais _____ o solo, mais rápido o estabelecimento do escoamento superficial e maior o potencial de cheias. As inundações podem ser mitigadas por meio de medidas _____ como a construção de diques marginais associados a polders.?

Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4067Q452378 | Direito do Trabalho, Normas Gerais de Tutela do Trabalho, Analista, Agência de Promoção de Exportações e Investimentos, FUNIVERSA

Após cada período de 12 (doze) meses de trabalho, inicia-se o seguinte período:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4068Q622108 | Informática, Programação, Analista, CVM, ESAF

Os componentes de um Portal Corporativo podem ser agrupados em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4069Q444446 | Direito Constitucional, Ministério Público, Analista, MPE MT, UNEMAT

Constituem funções institucionais do Ministério Público previstas na Constituição Federal, dentre outras:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4070Q636967 | Informática, Analista, IBGE, FGV

Analise os comandos Oracle RMAN para extração de backups a seguir:

I. BACKUP INCREMENTAL LEVEL 0 DATABASE;

II. BACKUP INCREMENTAL LEVEL 1 CUMULATIVE DATABASE;

III. BACKUP INCREMENTAL LEVEL 1 DATABASE;

É correto afirmar que o comando:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4071Q454697 | Direito do Trabalho, Normas Gerais de Tutela do Trabalho, Analista, SERPRO, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito às legislações trabalhista, previdenciária e tributária, julgue os itens de 101 a 120.

A desídia é motivo para a demissão por justa causa. Entende-se como desídia a falta culposa, relacionada à negligência.

  1. ✂️
  2. ✂️

4073Q805934 | Legislação e Decretos, Decreto n 5378 2005, Analista, IBGE, FGV

O GESPÚBLICA possui um coordenador do Comitê Gestor que tem certas atribuições definidas no Decreto nº 5.378/2005. Dentre as atribuições, destaca-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4074Q616496 | Informática, Banco de Dados, Analista, BACEN, FCC

Uma transação envolvendo um banco de dados atingirá seu término planejado com a execução de uma operação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4075Q626999 | Informática, Analista, MPE MS, FGV

A política de uma determinada empresa define que o processo de backup de seu servidor de dados será feito da seguinte maneira: no domingo à noite será feito backup FULL de todos os arquivos e nos outros dias da semana, à noite, será feito um backup DIFERENCIAL. Caso na quarta-feira à tarde ocorra uma pane no disco do servidor e seja necessário restaurar os arquivos dos backups anteriores, deveremos fazê-lo da seguinte forma e ordem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4076Q719415 | Arquitetura, Analista, MPU, ESAF

As cores das canalizações de água e ácidos são, respectivamente

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4077Q732473 | Direito Processual do Trabalho, Dissídios individuais, Analista, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Em relação ao papel do preposto, julgue os itens seguintes.

O dissídio individual ocorre quando apenas um litigante reclama pretensão pessoal e exclusiva, como é o caso de horas extras não pagas.

  1. ✂️
  2. ✂️

4078Q741689 | Economia, O Setor Externo, Analista, CVM, FCC

A afirmação: "Uma transação em moeda estrangeira deve ser registrada inicialmente na taxa de câmbio da data da transação"

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4079Q197434 | Jornalismo, Analista, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, referentes a procedimentos e técnicas para
captação e apresentação de conteúdos jornalísticos para a TV.

As sonoras relativas a uma entrevista para um telejornal devem ser longas o suficiente para não prejudicarem o raciocínio do entrevistado, cujo depoimento deve ser aproveitado na íntegra, pois essa é a melhor forma de se assegurar um tratamento respeitoso a uma fonte.

  1. ✂️
  2. ✂️

4080Q522044 | Auditoria, Analista, APEX Brasil, FUNIVERSA

Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

 I. A CVM, Instituto Brasileiro de Contadores – Ibracon, CFC e Conselhores Regionais de Contabilidade – CRC e Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – Audibra são órgãos relacionados com os Auditores.

 II. As normas de auditoria são apenas as relacionadas à pessoa do auditor.

 III. O auditor deve ser independente em todos os assuntos relacionados com o seu trabalho.

 IV. A auditoria deve ser executada por pessoa legalmente habilitada, perante o CRC.

V. O auditor deve aplicar o máximo de cuidado e zelo na realização de seu exame e na exposição de suas conclusões.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.