Início

Questões de Concursos Analista

Resolva questões de Analista comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


4501Q614205 | Informática, Parametros, Analista, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Acerca das topologias de redes de computadores, julgue os itens subseqüentes.

Todos os sistemas de cabeamento de fast ethernet são embasados em topologia de árvore.

  1. ✂️
  2. ✂️

4502Q605759 | Biblioteconomia, Automação de Bibliotecas, Analista, STF, CESPE CEBRASPE

Os sistemas informatizados de gerenciamento de bibliotecas permitem a gestão de acervos e a administração dos serviços prestados por elas. Julgue os itens seguintes, acerca de características desses sistemas.

Os sistemas de quarta geração caracterizam-se por adotar um sistema operacional proprietário e por possuírem uma arquitetura compartilhada.

  1. ✂️
  2. ✂️

4503Q195392 | Redação Oficial, Analista, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta a respeito do padrão ofício.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4504Q554305 | Informática, Protocolo, Analista, EMPREL PE, UPE UPENET IAUPE

Analise as seguintes afirmações sobre o protocolo POP3.

I. Para transmitir as mensagens armazenadas no servidor de correio eletrônico para o cliente do correio eletrônico, o POP3 estabelece uma conexão TCP entre estas duas entidades.

II. O POP3 transfere as mensagens armazenadas na caixa postal, seqüencialmente, para o computador local do cliente de correio eletrônico.

III. Uma das principais desvantagens do POP3 é que as mensagens transferidas para o cliente de correio eletrônico são removidas da caixa postal. Assim, uma vez transferidas as mensagens, não se é mais possível acessá-las através de outro computador, via Internet.

Assinale a alternativa que indica a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4505Q200258 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Analista, Câmara dos Deputados, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

À luz do disposto no Regulamento do Sistema de Registro de
Preços (SRP), aprovado pelo Ato da Mesa n.º 34/2003 da Câmara
dos Deputados, julgue os itens a seguir.

O SRP é efetuado, em conjunto, pelos seguintes órgãos do Departamento de Material e Patrimônio: Coordenação de Compras, Coordenação de Contratos e Secretaria Executiva da Comissão Permanente de Licitação, à qual cabe gerenciar e executar os atos concernentes ao controle e à administração do SRP.
  1. ✂️
  2. ✂️

4506Q349762 | Arquivologia, Analista, MPU, ESAF

A partir de 1º de janeiro de 2001, os atos normativos de competência dos órgãos do Poder Executivo passaram a ser recebidos na Casa Civil da Presidência da República, por meio eletrônico. A transmissão desses documentos, assinados eletronicamente pela autoridade competente, deve ser feita por sistema que lhes garanta

I. a autenticidade.

II. a integridade.

III. a retratabilidade.

IV. a recusabilidade.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4507Q632388 | Informática, Transmissão de Informação, Analista, EMPREL PE, UPE UPENET IAUPE

Analise as seguintes afirmações sobre relés.

I. Um relé é uma espécie de interruptor, que, ao invés de ser acionado manualmente, é controlado por um eletroímã.

II. Todo relé é caracterizado por, pelo menos, dois limiares de corrente de bobina: a corrente máxima para comutar do modo normal para o modo excitado, e a corrente mínima para comutar do modo excitado para o modo normal.

III. Quando o relé é acionado com uma corrente de bobina que se situa acima ou abaixo dos limites de corrente máxima e mínima para comutar o relé de ligado para desligado e vice-versa, ele pode produzir uma seqüência de liga/desligas, ao invés de realizar uma comutação única.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4508Q795205 | Finanças, Analista, CVM, ESAF

A negociação de índices como o Ibovespa no Brasil e o Dow Jones Industrial nos Estados Unidos da América, entre outros, serve como instrumento para:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4509Q610629 | Informática, Introdução, Analista, BACEN, ESAF

Em análise essencial, os dois tipos de atividades essenciais são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4510Q605515 | Biblioteconomia, Biblioteconomia, Analista, IBGE, CESGRANRIO

Segundo a abordagem clássica da administração, o administrador planeja, organiza, dirige, coordena e avalia. Nesse contexto, a coordenação, em uma unidade de informação, é um dos atributos essenciais ao bibliotecário e consiste em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4511Q792910 | Engenharia Sanitária, Analista, MPU, ESAF

Em uma estação convencional de tratamento de esgotos,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4512Q635994 | Informática, Analista, IBGE, FGV

O objetivo de um backup ou cópia de segurança é manter a integridade e a disponibilidade da informação. Cada tipo de ambiente de informação requer uma estratégia de backup adequada. Preocupada com o backup do banco de dados de missão crítica da sua empresa, Paula precisa de uma técnica que permita a cópia dos dados mesmo com o banco aberto (em uso). Para isso, Paula deve fazer um backup:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4513Q639325 | Informática, Postgree Sql, Analista, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, acerca da administração do PostgreSQL.

Acerca de papéis e privilégios, é correto afirmar que permissões de acesso são gerenciadas via conceito de papel (role); privilégios podem ser atribuídos a papéis via GRANT; PUBLIC é um nome especial usado para que sejam concedidos todos os privilégios a um papel; membros são incluídos no papel — se um papel existe — via comando ADDUSER e removidos via REMOVE.

  1. ✂️
  2. ✂️

4514Q196960 | Informática, Hardware, Analista, EBC, CESPE CEBRASPE

Considerando a organização e arquitetura de computadores, julgue os itens que se seguem.

São componentes de alto nível de um computador: contador de programa, registrador de instruções, registrador de endereçamento à memória, registrador temporário de dados, registrador de endereçamento de entrada/saída (E/S) e registrador de armazenamento temporário de dados de E/S.

  1. ✂️
  2. ✂️

4515Q633955 | Informática, Arquitetura de redes, Analista, EMPREL PE, UPE UPENET IAUPE

Analise as seguintes afirmações sobre cabeamento estruturado.

I. Para distâncias de até 500m, sem a utilização de repetidores e com uma velocidade de, até, 100Mbps, deve-se utilizar o cabo ethernet 10Base5 (fibra óptica).

II. O cabo 10BaseT suporta operação a 100m sobre cabeamento de par trançado não blindado.

III. O cabo ethernet 10Base2 (coaxial) permite alcance de 185m, por segmento, sem repetidor.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4516Q629348 | Informática, Entidades de padronização, Analista, FINEP, CESGRANRIO

Com o objetivo de criar uma referência técnica para a elaboração de projetos de cabeamento estruturado para redes de voz e dados, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) desenvolveu a NBR 14565.

Com base nessa Norma, a distância máxima, em metros, para cabos UTP, categoria 5, na rede secundária, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4517Q619369 | Informática, VPN, Analista, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Em relação à VPN (virtual private network), julgue os próximos itens.

Em VPN do tipo SITE-TO-SITE, o usuário é o responsável pelo estabelecimento do túnel.

  1. ✂️
  2. ✂️

4518Q433513 | Direito Constitucional, Emenda à Constituição, Analista, MPE RO, FUNCAB

Analise as assertivas a seguir, assinalando a que está em consonância com a Constituição Federal de 1988, quando disciplina a Emenda à Constituição.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4519Q196203 | Contabilidade Geral, Analista, IADES

Acerca da licitação na modalidade pregão, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4520Q633198 | Informática, ITIL, Analista, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Determinada organização conta com um computador que é responsável por disponibilizar sistemas de missão crítica e que é dotado com recurso de monitoramento para identificação proativa de incidentes. Em determinado momento, esse equipamento emitiu um alerta sobre o consumo de processador, que estava em 100% por mais de 30 min consecutivos, condição esta considerada anormal para o funcionamento do equipamento. Apesar disso, referido computador continuou disponibilizando os sistemas, mas passou a apresentar desempenho menor que o normal. Com referência a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir à luz do ITIL, versão 3.

Caso um usuário que estivesse usando um dos sistemas providos pelo computador em questão percebesse a queda no desempenho e desejasse informar a situação identificada para pessoas responsáveis pelo tratamento desse tipo de evento, ele deveria estabelecer contato com a central de serviços, ou service desk, como é conhecida a unidade funcional para esse tipo de demanda.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.