Início

Questões de Concursos Analista Administração

Resolva questões de Analista Administração comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q194412 | Contabilidade Geral, Imposto sobre a renda pessoa jurídica IRPJ, Analista Administração, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, relativos a aspectos tributários.

No cálculo do lucro presumido, modalidade de tributação do imposto de renda para pessoas jurídicas, leva-se em consideração o lucro líquido do período apurado na escrituração comercial, denominado lucro contábil, ajustado pelas adições, exclusões e compensações autorizadas pela legislação.

  1. ✂️
  2. ✂️

22Q195098 | Administração Geral, Projetos, Analista Administração, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção em que é apresentada a ordem correta, do início ao fim, dos processos envolvidos na etapa de gestão de escopo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q198643 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Analista Administração, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Surgida algum tempo depois das escolas clássicas da administração,
a escola da qualidade proporcionou diversas ferramentas e
instrumentos aos gestores. A respeito da contribuição dessa escola
para a administração das organizações, julgue os itens que se
seguem.

De acordo com a escola da qualidade total, deve haver uma área que centralize, de modo exclusivo, o acompanhamento e controle da qualidade dos processos implantados em todas as áreas organizacionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

24Q198737 | Raciocínio Lógico, Associações, Analista Administração, MPU, ESAF

Cinco irmãos exercem, cada um, uma profissão diferente. Luís é paulista, como o agrônomo, e é mais moço do que o engenheiro e mais velho do que Oscar. O agrônomo, o economista e Mário residem no mesmo bairro. O economista, o matemático e Luís são, todos, torcedores do Flamengo. O matemático costuma ir ao cinema com Mário e Nédio. O economista é mais velho do que Nédio e mais moço do que Pedro; este, por sua vez, é mais moço do que o arquiteto.
Logo,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q198389 | Português, Interpretação de Textos, Analista Administração, MPU, ESAF

Leia os itens seguintes, que formam um texto, para responder a questão.

Marque o item que expressa o tema central desse texto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q199401 | Administração Geral, Sistemas, Analista Administração, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à teoria do enfoque sistêmico na administração
moderna, julgue os itens seguintes.

A estrutura básica dos sistemas preconiza quatro variáveis: as entradas, as saídas, o próprio sistema e o ambiente em que toda a transformação ocorre.

  1. ✂️
  2. ✂️

27Q200133 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Analista Administração, MPU, ESAF

Um dos princípios informativos do Direito Administrativo, que o distingue dos demais ramos, no disciplinamento das relações jurídicas, sob sua incidência, é o da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q195075 | Direito Tributário, Competência Tributária, Analista Administração, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, relativos a aspectos tributários.

Compete à União instituir impostos sobre importação; exportação; rendas e proventos; produtos industrializados; operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos e valores mobiliários; propriedade territorial rural e grandes fortunas.

  1. ✂️
  2. ✂️

30Q198708 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Analista Administração, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Surgida algum tempo depois das escolas clássicas da administração,
a escola da qualidade proporcionou diversas ferramentas e
instrumentos aos gestores. A respeito da contribuição dessa escola
para a administração das organizações, julgue os itens que se
seguem.

A escola da qualidade propôs o controle estatístico da qualidade, com base na amostragem de produtos, em contraposição ao modelo de produção massificada.

  1. ✂️
  2. ✂️

31Q195264 | Administração Geral, Qualidade e produtividade, Analista Administração, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Surgida algum tempo depois das escolas clássicas da administração,
a escola da qualidade proporcionou diversas ferramentas e
instrumentos aos gestores. A respeito da contribuição dessa escola
para a administração das organizações, julgue os itens que se
seguem.

A cadeia de valor representada pelo PDCA (plan, do, check, act) é uma ferramenta da qualidade que não sugere retroalimentação do sistema utilizado para aprimorar a gestão de desempenho de uma organização.

  1. ✂️
  2. ✂️

32Q198912 | Direito Administrativo, Entidades paraestatais ou terceiro setor, Analista Administração, TJ CE, CESPE CEBRASPE

A propósito da organização administrativa, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q198679 | Direito Constitucional, Presidente e Vice Presidente da República eleição, Analista Administração, MPU, ESAF

Sobre o Poder Executivo, marque a única opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q197351 | Gestão de Pessoas, Analista Administração, TJ CE, CESPE CEBRASPE

A respeito das características de líderes carismáticos e transacionais, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q198150 | Direito Administrativo, Regime jurídico administrativo, Analista Administração, TJ CE, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao Estado, governo e à administração pública, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q195637 | Português, Crase, Analista Administração, MPU, ESAF

Leitor, que já tens direito _____ uma cadeira na câmara ________ ; que já estás _______ na fatal casa dos -enta, _______ se começa a rolar pelo plano inclinado dos pés-de-galinha nas ______ de lua; leitor benévolo, que és pai e avô de fresca data, _______ alguns minutos de atenção.

(Baseado em França Júnior)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q194341 | Direito Penal, Erro de Tipo e Erro de Proibição, Analista Administração, MPU, ESAF

O erro quanto à pessoa contra a qual o crime é praticado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q197895 | Administração Pública, Analista Administração, TJ CE, CESPE CEBRASPE

No que se refere às premissas das teorias clássica, neoclássica e das relações humanas, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q197117 | Administração Geral, Organização e métodos, Analista Administração, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Surgida algum tempo depois das escolas clássicas da administração,
a escola da qualidade proporcionou diversas ferramentas e
instrumentos aos gestores. A respeito da contribuição dessa escola
para a administração das organizações, julgue os itens que se
seguem.

O diagrama de causa e efeito (diagrama de Ishikawa) é uma ferramenta que visa definir o conjunto de causas responsável por um ou mais efeitos.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.