Questões de Concursos Analista Administrador

Resolva questões de Analista Administrador comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q199098 | Gestão de Pessoas, Analista Administrador, DPE MT, FGV

Os estudos sobre objetivos institucionais, organizacionais e pessoais, assim como a análise da influência entre as organizações e o ambiente no qual atuam, levaram alguns autores a formular teorias acerca da liderança.
Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.
I. O enfoque situacional da liderança afirma que um líder que vai bem em determinadas condições pode não conseguir liderar um outro grupo sob outras condições ou em tarefas distintas.
II. A liderança é um fenômeno social que ocorre em função das características da pessoa que lidera, das relações intergrupais em suas relações e da situação interna e externa.
III. A troca interpessoal é um elemento de forte significado na consolidação da liderança e o grupo avalia a capacidade do líder em compreender seus objetivos como elemento de aceitação e manutenção de sua condição de liderança.
Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q200053 | Administração Geral, Analista Administrador, DPE MT, FGV

Os princípios básicos de governança corporativa, segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC, estão listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q194751 | Administração Geral, Analista Administrador, DPE MT, FGV

Burns e Stalker, a partir de suas observações e pesquisas, propuseram uma classificação para as organizações, utilizada na atualidade, que estabelece os conceitos de organizações mecanísticas (ou mecanicistas) e organizações organísmicas (ou orgânicas).
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q197107 | Administração Pública, Analista Administrador, DPE MT, FGV

As ciências políticas construíram, historicamente, alguns paradigmas.
A esse respeito, analise os três tipos descritos a seguir.
I. Institucionalismo, que preocupava-se apenas em analisar as instituições políticas.
II. Comportamentalismo, que traçava suas análises em função do comportamento dos atores políticos.
III. Neoinstitucionalismo, cuja centralidade estudava as influências bilaterais entre instituições e atores políticos.
Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q195406 | Administração Geral, Analista Administrador, DPE MT, FGV

Assinale a opção que indica, conforme aceitas hoje, as funções do processo administrativo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q194920 | Administração Geral, Analista Administrador, DPE MT, FGV

As perspectivas do Balanced Score Card – BSC, descritas por Kaplan e Norton, estão listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q197745 | Administração Geral, Analista Administrador, DPE MT, FGV

No processo decisório, uma decisão, tomada e implementada em detrimento de outra, pode ser avaliada e mensurada sob o ponto de vista da suposta perda que seria gerada pela decisão preterida.
Essa condição é chamada de custo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q198463 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Analista Administrador, DPE MT, FGV

Relacione as modalidades de licitação às respectivas características.
1. Concorrência
2. Tomada de Preços
3. Convite
4. Concurso
( ) Realizada entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório.
( ) Modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.
( ) Licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial.
( ) Realizada entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação. Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q197383 | Gestão de Pessoas, Analista Administrador, DPE MT, FGV

Com relação aos estudos e às teorias de liderança, analise as afirmativas a seguir.
I. A teoria dos traços reza que a liderança é inata e surge por características físicas, habilidades e personalidade.
II. O líder autocrático, apesar de fixar as diretrizes, não consegue o mesmo volume de produção do líder democrático.
III. O estudo sobre estilos de liderança mostra que o líder liberal é o que obtém a melhor qualidade dos produtos entregues.
Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q195654 | Gestão de Pessoas, Analista Administrador, DPE MT, FGV

Processos de avaliação quantitativa demandam o uso de indicadores. Para a sua efetividade, eles devem apresentar as características preferenciais listadas a seguir,
à exceção de uma. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q199909 | Administração Geral, Analista Administrador, DPE MT, FGV

O modelo de tomada de decisão no qual os decisores possuem um conjunto de soluções do qual se utilizam à medida de suas necessidades, é chamado de modelo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q198300 | Gestão de Pessoas, Analista Administrador, DPE MT, FGV

Com relação aos níveis de planejamento e gestão observáveis para a força de trabalho nas organizações, analise as afirmativas a seguir.
I. O modelo de gestão tático-operacional da força de trabalho pressupõe um departamento de pessoal atuando na função de assessoria à direção e aos departamentos da organização.
II. O modelo de gestão estratégico da força de trabalho faz o departamento de pessoal abandonar suas atividades tradicionais.
III. O setor de gestão estratégica de RH deve assumir desde a configuração dos modelos de remuneração até a sua execução.
Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q198843 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista Administrador, DPE MT, FGV

Com relação às Leis de iniciativa do Poder Executivo, assinale V para afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A LDO compreenderá as metas e prioridades da administração pública, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.
( ) A LOA tem como principais objetivos estimar a receita e fixar a programação das despesas para o exercício financeiro.
( ) O PPA tem como função estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.
As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q198395 | Administração Geral, Analista Administrador, DPE MT, FGV

Com relação à estrutura organizacional, utilizando a tipologia de Etzioni, analise as afirmativas a seguir.
I. As organizações exigem uma distribuição formal de recompensas e sanções para garantir cumprimento das normas.
II. As unidades artificiais (empresas) tendem a ser muito mais complexas que as unidades naturais (como as famílias).
III. As pessoas são elementos chave nas organizações e não devem ser substituídas em função de menor habilidade.
Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q196873 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista Administrador, DPE MT, FGV

Considerando os instrumentos de transparência da gestão fiscal, analise as afirmativas a seguir.
I. Transparência quanto à despesa: serão disponibilizados todos os atos praticados pelas unidades gestoras no decorrer da execução da despesa, no momento de sua realização, com a disponibilização mínima dos dados referentes ao número do correspondente processo, ao bem fornecido ou ao serviço prestado, à pessoa física ou jurídica beneficiária do pagamento e ao procedimento licitatório realizado.
II. Transparência quanto à receita: disponibilizarão lançamento e recebimento de toda a receita das unidades gestoras, inclusive referente a recursos extraordinários.
III. Transparência quanto ao patrimônio: é facultada a disponibilização das contas apresentadas pelo Chefe do Poder Executivo ao respectivo Poder Legislativo, durante todo o exercício, para consulta e apreciação pelos cidadãos e instituições da sociedade.
Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q194734 | Direito Administrativo, Procedimento licitatório e julgamento das propostas edital, Analista Administrador, DPE MT, FGV

A Lei nº 8.666/93 estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A rescisão do contrato poderá ser determinada por ato unilateral e escrito da Administração quando for detectado o não cumprimento de cláusulas contratuais, especificações, projetos e prazos.
( ) A publicação resumida do instrumento de contrato ou de seus aditamentos na imprensa oficial é condição indispensável para sua eficácia.
( ) A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura.
As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q197021 | Administração Pública, Analista Administrador, DPE MT, FGV

Com relação ao modelo de Parcerias Público-Privadas – PPP, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q194558 | Administração Geral, Analista Administrador, DPE MT, FGV

Relacione as partes básicas da organização, segundo Minztberg, às respectivas unidades organizacionais de uma empresa fabril típica.
1. Núcleo Operacional
2. Tecnoestrutura
3. Assessoria de Apoio
( ) Pesquisa e Desenvolvimento e Relações Industriais.
( ) Planejamento Estratégico e Programação da Produção.
( ) Compradores e Despachantes.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q195566 | Administração Geral, Analista Administrador, DPE MT, FGV

Com relação à Teoria da Agência, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1065771 | Administração Pública, Modelos Teóricos de Administração Pública, Analista Administrador, Copergás PE, FCC, 2023

A reforma burocrática da Administração Pública visa romper com o patrimonialismo e caracteriza-se pela forma de dominação “weberiana" denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.