Início

Questões de Concursos Analista Administrativo

Resolva questões de Analista Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1841Q318424 | Administração Geral, Processo de Negociação, Analista Administrativo, Paraná Previdência PR, CESPE CEBRASPE

Ainda considerando o texto I, julgue os itens que se seguem.

A atitude de Peter Ueberroth de se retirar das negociações é uma tática conhecida que visa fazer a outra parte ceder em sua posição. Entretanto, o negociador que assim age assume o ônus de perder o negócio, caso a outra parte não ceda.

  1. ✂️
  2. ✂️

1842Q99305 | Administração Geral, Cultura organizacional e institucional, Analista Administrativo, BACEN, FCC

As culturas não se transformam totalmente em outras culturas. Uma vez existentes, sempre manterão traços desenvolvidos, valores essenciais, o que corresponde

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1843Q100334 | Direito Administrativo, Licitação, Analista Administrativo, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Em relação a dispensa e inexigibilidade de licitação, julgue os itens que se seguem.

Do ponto de vista prático, a dispensa de licitação e a inexigibilidade de licitação são procedimentos idênticos, uma vez que ambos resultam em um processo de contratação direta.

  1. ✂️
  2. ✂️

1844Q377345 | Administração Pública, Gerencial, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Acerca da evolução da administração, das reformas administrativas do Estado brasileiro e da gestão pública, julgue os itens a seguir.

O modelo de administração pública gerencial, proposto na última reforma administrativa do Estado brasileiro, concentra-se na moderna gestão por processos, definindo responsabilidades e procedimentos para os planos de ação governamentais.

  1. ✂️
  2. ✂️

1845Q805158 | Legislação e Decretos, Normas Básicas Sobre Alimentos, Analista Administrativo, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, CETRO

Nos termos do Decreto-Lei nº 986/1969, todo alimento somente será exposto ao consumo ou entregue à venda depois de registrado no órgão competente do Ministério da Saúde. No que tange ao registro e ao controle dos alimentos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1846Q822313 | Legislação Federal, Lei do Pregão, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Acerca das transferências de recursos da União para órgãos e entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos para a execução de programas de interesse recíproco, julgue os seguintes itens. A aquisição de bens e serviços comuns por entidades públicas que receberem recursos da União deverá ser feita mediante pregão, preferencialmente na forma eletrônica.
  1. ✂️
  2. ✂️

1847Q9516 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista Administrativo, ANTT, CESPE CEBRASPE

O orçamento brasileiro é formado por um conjunto de leis que visam garantir coerência temporal nas ações desenvolvidas pelo governo. Nesse sentido, plano plurianual (PPA), lei de diretrizes orçamentárias (LDO) e lei orçamentária anual (LOA) formam uma estrutura básica de planejamento e execução do orçamento no Brasil. Com relação a esses dispositivos, julgue os itens que se seguem.

A classificação das receitas e despesas públicas em originárias e derivadas, que não é normatizada pela legislação, restringe-se ao estudo acadêmico do orçamento, não sendo utilizada como classificador oficial da receita pública.
  1. ✂️
  2. ✂️

1848Q64089 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista Administrativo, TJ SC, FGV, 2018

Na Administração Pública tem sido cada fez mais comum a formação de consórcios públicos para a realização de objetivos de interesse comum dos entes consorciados. Independentemente da finalidade das atividades a serem desenvolvidas, os consórcios públicos deverão elaborar seu orçamento próprio.

Assim, uma receita recebida pelo consórcio do ente transferidor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1849Q399710 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Analista Administrativo, Superintendência Nacional de Previdência Complementar, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 112 a 120, relativos à administração de contratos.

O contrato administrativo deve ser executado até o fim sem alterações das condições remuneratórias, mesmo que elas se tornem desvantajosas para o contratado.

  1. ✂️
  2. ✂️

1850Q9576 | Administração Geral, Administração Geral, Analista Administrativo, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, a respeito das estratégias de marketing para obtenção de vantagem competitiva.

Na realidade organizacional, para alcançar os objetivos, é preciso definir atividades, formas de controle e recursos necessários para a execução dos cursos de ação. O planejamento tático ou funcional, que é um elo entre a missão da instituição e os cursos de ação definidos pelas áreas, é responsável por esse papel.
  1. ✂️
  2. ✂️

1851Q355691 | Contabilidade Geral, SIAFI, Analista Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

O Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) é o principal instrumento de gestão da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A STN, por intermédio do SIAFI, realiza o acompanhamento e controle de toda execução orçamentária e financeira do governo federal. O SIAFI é utilizado pelas unidades gestoras (UGs) de todos os ministérios e demais órgãos e entidades como instrumento de administração financeira para processar de forma integrada, e online, a sua execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil. Acerca do SIAFI, julgue os itens a seguir.

O SIAFI gerencial foi desenvolvido para oferecer aos usuários recursos para criar suas próprias consultas, geração de novos dados a partir da informação obtida na consulta, tradução das contas contábeis em uma linguagem funcional, integração com dados externos e a escolha do meio de apresentação: tela, impressão, gráfico ou arquivo magnético.

  1. ✂️
  2. ✂️

1852Q100715 | Administração Geral, Estruturas organizacionais, Analista Administrativo, CEMIG, FUMARC

Escolha a alternativa que apresenta o termo que preenche corretamente a lacuna acima.

_________________________ é uma linha contínua de autoridade que liga todas as pessoas de uma organização e que indica quem se subordina a quem.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1853Q535182 | Engenharia Civil, Planejamento de Projetos e Obras Programação e Controle, Analista Administrativo, ANA, CESPE CEBRASPE

A fiscalização de uma obra pública consiste no acompanhamento e na verificação da execução de cada etapa dos serviços, zelando-se pelo cumprimento dos padrões de qualidade fixados no projeto executivo e nas especificações. Com relação a essa tarefa de controle, julgue os itens subseqüentes.

A fiscalização é responsável pela análise e pela aprovação do projeto das instalações provisórias e do canteiro de serviço apresentados pela empresa contratada no início dos trabalhos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1854Q410513 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 108 a 112, a respeito de atos e processos administrativos. A revogação importa em juízo de oportunidade e conveniência, razão por que os atos administrativos somente podem ser revogados pela autoridade que os tenha exarado.
  1. ✂️
  2. ✂️

1855Q20633 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista Administrativo, ANP, CESGRANRIO

Despesas extra-orçamentárias, sucintamente, podem ser entendidas como aquelas que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1856Q103339 | Administração de Recursos Materiais, Administração de Materiais e Logística, Analista Administrativo, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com referência à administração de bens materiais, julgue os itens que se seguem.

É função da administração de estoques minimizar o capital total investido em estoques, sem que com isso seja comprometida a cadeia de suprimentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1857Q26549 | Português, Analista Administrativo, Cobra Tecnologia, ESPP

Assinale a alternativa que indica corretamente a função sintática de “pela atendente” na oração abaixo.

O presente foi caprichosamente embalado pela atendente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1858Q98997 | Administração Geral, Administração Estratégica, Analista Administrativo, MPOG, FUNRIO

A administração estratégica representa a articulação de toda a organização visando ao alcance de resultados globais e de longo prazo. A respeito da administração estratégica é INCORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1859Q15579 | Português, Analista Administrativo, MPOG, FUNRIO

A revista da TV informa: O seriado "Lost", que vem atingindo grande sucesso em todo o mundo, conta a história de um grupo de sobreviventes de um acidente aéreo ocorrido em algum lugar do Oceano Pacífico. A ilha onde se passa a ação é cheia de mistérios, e a série tem um estilo original, que segue dois tipos de histórias não ligadas entre si: primeiro, a luta pela sobrevivência na ilha e, segundo, a vida dos personagens principais antes e depois do desastre. A segunda frase do parágrafo acima começa com o substantivo "ilha", uma expressão referencial nova no texto, mas que surge como se fosse conhecida. Isso acontece porque esse substantivo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1860Q631515 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista Administrativo, DNIT, ESAF

Em programação orientada a objetos, a generalização permite que uma classe parametrizada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.