Início

Questões de Concursos Analista Administrativo

Resolva questões de Analista Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3481Q103080 | Inglês, Interpretação de Textos, Analista Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 011.jpg

Judge the following items according to the text.

Although the international community may know where the pirates are or the ports they use, interdicting them would be quite expensive for the U.S. at this moment.

  1. ✂️
  2. ✂️

3482Q540870 | Engenharia Civil, Analista Administrativo, ANCINE, CESPE CEBRASPE

No que se refere à patologia das construções, julgue os itens seguintes.

Entre os fatores que contribuem para a deterioração de uma estrutura incluem-se erros de projeto estrutural, emprego de materiais inadequados, erros de execução e agressividade do meio ambiente.

  1. ✂️
  2. ✂️

3483Q103110 | Inglês, Interpretação de Textos, Analista Administrativo, CETESB, VUNESP

Texto associado.

imagem-retificada-texto-001.jpg

The term yields in - Agricultural yields will decline, with some countries in Africa losing up to half of their farm output by 2020. Food security will get worse, and malnutrition and hunger will grow. - refers to the gains through the

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3484Q526814 | Direito Processual Civil, Partes e procuradores, Analista Administrativo, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

A respeito dos sujeitos da relação processual, julgue os próximos itens.

O litisconsórcio é unitário quando a lide tiver que ser decidida de maneira uniforme para todos os litisconsortes. Caso se trate de litisconsórcio necessário, todos os litisconsortes devem ser citados para a ação, sob pena de ineficácia da sentença.

  1. ✂️
  2. ✂️

3485Q102114 | Gestão de Pessoas, Gestão de Desempenho, Analista Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 012.jpg

Tendo como referência inicial a situação hipotética apresentada
acima, julgue os seguintes itens.

A concepção de gestão do desempenho não foi usada na situação apresentada, pois ela envolve um processo cíclico que consiste em: planejamento, desenvolvimento, revisão e avaliação.

  1. ✂️
  2. ✂️

3486Q100085 | Administração Financeira e Orçamentária, Classificação da Receita e Despesa Orçamentária, Analista Administrativo, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que concerne à consolidação das contas públicas e a seus
reflexos, julgue os itens subsequentes.

Caso haja devolução de saldos de convênios no mesmo exercício em que sejam recebidas transferências de convênio ou contrato, deve-se contabilizar o valor restituído como despesa orçamentária, sendo o valor limitado ao de transferências recebidas no exercício.

  1. ✂️
  2. ✂️

3487Q812547 | Legislação Federal, Lei 5250 1967, Analista Administrativo, ANS, CESPE CEBRASPE

A Lei n.º 5.250/1967, no caput do seu artigo 2.º, prevê que “é livre a publicação e circulação, no território nacional, de livros e de jornais e outros periódicos, salvo quando clandestinos ou quando atentem contra a moral e os bons costumes”. Com referência a essa informação, julgue os seguintes itens.

A ética no jornalismo é necessária, porque a prática da atividade jornalística implica intervenção, escolhas, opções e direções a seguir, o que pode ter as mais diversas conseqüências.

  1. ✂️
  2. ✂️

3488Q408335 | Direito Administrativo, Regime Disciplinar, Analista Administrativo, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Em relação à Lei n.º 8.112/1990, ao Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal e à Lei n.º 9.784/1999, julgue os itens a seguir.

Se a pena de demissão imposta a determinado servidor público estável pertencente aos quadros de uma autarquia federal for invalidada por decisão judicial em ação proposta pelo servidor para questionar a decisão administrativa, esse servidor deverá ser aproveitado no cargo por ele anteriormente ocupado ou em outro cargo de vencimentos e responsabilidades compatíveis com o anterior, mas não terá direito a ressarcimento das vantagens pecuniárias.

  1. ✂️
  2. ✂️

3489Q349467 | Arquivologia, Digitalização e microfilmagem aplicado aos arquivos, Analista Administrativo, ANP, CESPE CEBRASPE

No que se refere à microfilmagem e à digitalização aplicada aos arquivos, julgue os itens a seguir.

A eliminação de documentos após a microfilmagem dar-se-á por meios que garantam sua inutilização, sendo precedida de lavratura de termo próprio, após a revisão e a extração de filme cópia.

  1. ✂️
  2. ✂️

3490Q701990 | Direito Administrativo, Licitações Públicas Lei 8666 93, Analista Administrativo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2019

O Decreto nº 7.892 de 2013 que regulamenta o sistema de Registro de Preços previstos no Art. 15 da Lei nº 8.666 de 1993 em seu Art. 7º apresenta duas modalidades para registro de preços. As modalidades são: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3491Q20271 | Direito Constitucional, Analista Administrativo, ANS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação ao direito constitucional, julgue os itens que se seguem. Considere que a sigla CF, sempre que empregada, refere-se à Constituição Federal de 1988.
Seria inconstitucional lei complementar federal que instituísse requisitos para aposentadoria aplicáveis exclusivamente aos servidores lotados em agências reguladoras.
  1. ✂️
  2. ✂️

3492Q21043 | Direito Administrativo, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Acerca dos convênios e contratos de repasse, julgue o item subsequente.

Convênio pode ser corretamente conceituado como o instrumento por meio do qual é ajustada a transferência de crédito de órgão ou entidade da administração pública federal para outro órgão federal da mesma natureza ou para autarquia, fundação pública ou empresa estatal dependente.
  1. ✂️
  2. ✂️

3493Q742967 | Economia, Economia Brasileira, Analista Administrativo, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação aos planos de desenvolvimento que marcaram a história econômica do Brasil, julgue os itens subsequentes. Enquanto o Programa de Ação Econômica do Governo (PAEG), relativo ao período 1964-1966, e o Programa Estratégico de Desenvolvimento (PED), relativo ao período 1968-1970, eram documentos sem caráter legal que traduziam objetivos do Poder Executivo, o Programa Nacional de Desenvolvimento (PND) foi convertido em lei, após tramitação e aprovação no Congresso Nacional.
  1. ✂️
  2. ✂️

3494Q394555 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Analista Administrativo, ANAC, NCE

Analise as alternativas abaixo e marque a correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3496Q100679 | Contabilidade Geral, Conceituação e classificação da receita, Analista Administrativo, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos procedimentos contábeis específicos da administração
pública, julgue os próximos itens.

O superávit financeiro, consistente na diferença positiva entre o ativo financeiro e o passivo financeiro, conjugados, ainda, os saldos dos créditos adicionais transferidos e as operações de créditos a eles vinculadas, deve ser reconhecido como receita orçamentária.

  1. ✂️
  2. ✂️

3497Q101738 | Administração Pública, Nova gestão pública, Analista Administrativo, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que diz respeito aos estudos da gestão contemporânea, julgue os itens a seguir.

Uma das principais inovações preconizadas pelos movimentos de reforma do Estado empreendidos nos anos 80 e 90 o New Public Management foi a instituição de critérios meritocráticos para o provimento de cargos e funções públicas, bem como para fins de ascensão funcional.

  1. ✂️
  2. ✂️

3498Q376174 | Administração Pública, Gestão de Pessoas, Analista Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

A partir dos anos 80 do século passado, com a quebra dos principais paradigmas pertinentes à gestão pública, temas que anteriormente eram discutidos e aplicados apenas no contexto das organizações privadas passaram a fazer parte do vocabulário da administração pública, dando início à gestão pública moderna. Quanto à gestão pública moderna e à estrutura da administração pública brasileira, julgue os itens a seguir.

A gestão pública moderna e coerente, à semelhança do setor privado, deve fazer uso de planos de carreira individuais previsíveis, cujo potencial de cada servidor seja avaliado todos os anos pelos seus superiores por meio de procedimentos claros e conhecidos por todos.

  1. ✂️
  2. ✂️

3499Q373875 | Português, Redação Oficial, Analista Administrativo, Prefeitura de Barbacena MG

Analise as afirmativas abaixo em relação ao emprego das características fundamentais da Redação Oficial e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) A padronização implica a imediata compreensão com o mínimo de palavras.

( ) A concisão e clareza referem-se ao uso de papéis e à correta diagramação do texto.

( ) A compreensão de atos e comunicações oficiais é dificultada com o uso de jargão técnico.

( ) O tratamento impessoal decorre da ausência de impressões individuais de quem comunica.

A sequência correta é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3500Q806007 | Legislação e Decretos, Unificação Recursos Tesouro Nacional, Analista Administrativo, ANAC, NCE

De acordo com o Decreto 93.872/86 poderá ser concedido suprimento de fundos a servidor para atender despesas que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação. Avalie os casos a seguir:

I - para atender despesas eventuais, inclusive em viagem e com serviços especiais, que exijam pronto pagamento em espécie;

II - com diligências policiais;

IlI - quando a despesa deva ser feita em caráter sigiloso, conforme se classificar em regulamento;

IV - para atender despesas de pequeno vulto, assim entendidas aquelas cujo valor, em cada caso, não ultrapassar limite estabelecido em Portaria do Ministro da Fazenda;

V - para atender despesas eventuais de gabinete.

Os casos previstos no referido decreto são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.