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Questões de Concursos Analista Administrativo

Resolva questões de Analista Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


981Q100074 | Informática, Microsoft Excel, Analista Administrativo, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 003.jpg

A figura acima ilustra uma janela do Excel 2002 que contém uma planilha com valores, em reais, captados de pessoas jurídica e física no escopo da Lei n.º 8.313/1991 e dentro dos projetos sob
a supervisão da ANCINE, entre 2000 e 2003.

Considerando que essa planilha esteja em execução em um computador PC, julgue os itens seguintes.

O gráfico ilustrado a seguir poderia ter sido obtido a partir dos dados apresentados na planilha, por meio de recursos disponibilizados ao se clicar o botão Imagem 013.jpg

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982Q104194 | Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Analista Administrativo, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No processo de capacitação de servidores de uma organização, os conteúdos programáticos, o número de servidores capacitados, bem como as notas obtidas pelos servidores na avaliação são dados utilizados pelo analista administrativo para, com base nas normas de avaliação e treinamento e no regulamento interno sobre capacitação da empresa, emitir o certificado e o histórico dos servidores egressos. Considerando essas informações, julgue os próximos itens, relativos à gestão de processos.

O certificado do curso configura-se como saída.

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983Q106520 | Legislação Federal, Lei Geral das Telecomunicações, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à Política Nacional de Telecomunicações e serviços relacionados, à luz da Lei n.º 9.472/1997 e suas alterações, que dispõe sobre a organização dos serviços de telecomunicações, a criação e funcionamento de um órgão regulador e outros aspectos institucionais, julgue os itens a seguir.

A ANATEL tem natureza de autarquia especial e é caracterizada pela autonomia administrativa e pela ausência de autonomia financeira.

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984Q103210 | Português, Interpretação de Textos, Analista Administrativo, MPU, FCC

Texto associado.

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Tais homens, dizia o documento, vivem separados do convívio da sociedade civil, enfiados nos sertões, em domicílios volantes, ou seja, sem residência fixa. Isto não podia ser tolerado, e deveriam passar a viver em povoações que tivessem mais de cinqüenta casas e o aparelho administrativo de praxe nas vilas coloniais: juiz ordinário, vereadores etc.

Observado o contexto, é correto afirmar que, no fragmento acima,

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985Q101169 | Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, Analista Administrativo, BACEN, FCC

Gestão por competências propõe-se a

I. gerenciar o gap ou lacuna de competências eventualmente existente na organização, procurando eliminá-lo ou minimizá-lo.

II. melhorar o desempenho pela criação de conhecimento gerador de inovação.

III. constituir banco de talentos, visando à retenção, apoiado em mecanismos de mensuração e certificação de competências.

IV. mapear e registrar o conhecimento crítico.

É correto o que consta APENAS em

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986Q9526 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista Administrativo, ANTT, CESPE CEBRASPE

A respeito de orçamento público e Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), julgue os itens a seguir.

Caso a falência de uma empresa concessionária de serviços rodoviários tenha originado uma série de necessidades financeiras para a ANTT, incluindo alguns investimentos que ultrapassem um exercício financeiro, nesse caso, por se tratar de situação emergencial e inerente ao ramo de atividade do órgão, não será necessária a inclusão desses investimentos no PPA nem na lei que autorize tal inclusão.
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987Q32325 | Português, Analista Administrativo, DAE de São Caetano do Sul SP, CAIPIMES

O acento indicativo de crase está INCORRETAMENTE empregado em:
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988Q101535 | Matemática, Porcentagem, Analista Administrativo, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de grandezas proporcionais e de matemática financeira,
julgue os itens que seguem.

A taxa percentual de aumento sobre o preço original de um produto que foi submetido a um aumento de 30% seguido de um desconto de 20% é superior a 5%.

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990Q20422 | Conhecimentos Específicos, Tipologia Documental, Analista Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
O interesse pela tipologia documental perpassa o ponto de fixação terminológica, de preciosismo profissional, porque o próprio tipo leva anexo, por razão de seu próprio fundo e formas, a manifestação da informação que convém.

Alonso apud Antonia Heredia Herrera. En torno al tipo documental. Arquivo e Administração. Rio de Janeiro, v. 6, n.º 2, jul.-dez./2007, p. 25 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima, julgue os itens subsequentes, acerca da tipologia documental.v
Tipo, termo comum que significa modelo, referência, é um termo de uso frequente e vinculado, em suas raízes, à diplomática.
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991Q99784 | Administração Geral, Gestão do conhecimento e Informação, Analista Administrativo, BACEN, FCC

Domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizagem em equipe e pensamento sistêmico caracterizam organizações

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992Q102378 | Administração Geral, Modelos de gestão, Analista Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à abordagem sistêmica das organizações, julgue os itens de 47 a 56.

A eficácia do modelo de gestão por resultados depende da definição de metas factíveis.

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993Q101640 | Administração Financeira e Orçamentária, Lei Orçamentária Anual, Analista Administrativo, CFA, IADES

A Lei Orçamentária de 2009 somente inclui dotações para o pagamento de precatórios cujos processos contenham certidão de trânsito em julgado da decisão exeqüenda e pelo menos certidão

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994Q523021 | Auditoria, Papéis de Trabalho, Analista Administrativo, PREVIC, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, referentes aos diversos aspectos do trabalho de auditoria no setor público.

Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva do departamento de auditoria que os elaborou, não podendo, em nenhuma hipótese, ser apresentados a terceiros.

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995Q99348 | Geografia, Energia, Analista Administrativo, TJ SC, TJ SC

O modelo de desenvolvimento capitalista, no cenário mundial, tem ocasionado uma série de impactos ambientais. Dentre eles está o aquecimento global, com a utilização de fontes de energia, como o carvão e petróleo, principais emissores do dióxido de carbono (CO2) que acelera o efeito-estufa do planeta.
Os países buscam fontes alternativas de energia de acordo com as suas características geográficas como ocorre, por exemplo:

I. Na Dinamarca e Alemanha onde grande parte da energia é eólica, produzida pelos ventos.

II. Na Islândia com as usinas geotérmicas, onde as atividades vulcânicas são utilizadas como fonte de calor.

III. No Japão, que é pobre em combustíveis fósseis por isso, utiliza fontes alternativas como as marés.

IV. Na França, onde os extensos rios são utilizados para a construção de hidrelétricas.

Estão corretas as alternativas:

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996Q703002 | Português, Conotação e Denotação, Analista Administrativo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2019

Texto associado.

BRASIL NO PROJETO EHT

        A primeira imagem de um buraco negro está circulando pelo mundo já faz uma semana. Esse feito só foi possível a partir de uma combinação de sinais capturados por oito radiotelescópios e montada com a ajuda de um "telescópio virtual" criado por algoritmos. Mais de 200 cientistas de diferentes nacionalidades, que participaram do avanço científico, fazem parte do projeto Event Horizont Telescope (EHT).

        Entre eles, está o nome da brasileira Lia Medeiros, de 28 anos, que se mudou na infância para os Estados Unidos, onde acaba de defender sua tese de doutorado (conhecida lá fora como PhD) pela Universidade do Arizona. Filha de um professor de Aeronáutica da Universidade de São Paulo (USP), afirmou, em entrevista ao G1, que cresceu perto de pesquisas científicas. Ela também precisou usar inglês e português nos vários lugares em que morou e, por isso, viu na matemática uma linguagem que não mudava. 

        Especializada em testar as teorias da física nas condições extremas do espaço, Lia encontrou no EHT o projeto ideal para o seu trabalho. Ela atuou tanto na equipe que realizou as simulações teóricas quanto em um dos quatro times do grupo de imagens. Os pesquisadores usaram diferentes algoritmos para ter os pedaços da imagem do buraco negro captados pelos sinais dos radiotelescópios e preencher os espaços vazios para completar a "fotografia". 

        O feito de Lia recebeu destaque no site da Universidade do Arizona, que listou o trabalho no projeto de mais de 20 estudantes da instituição, começando pela brasileira. Segundo a pesquisadora, embora os resultados do projeto EHT tenham sido obtidos graças ao trabalho de mais de tantas pessoas, o foco que as mulheres participantes do projeto receberam é positivo para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista.


Como você se envolveu com ciência e, mais especificamente, com a astronomia?


        Meu pai é professor universitário e cresci perto da pesquisa científica. Decidi que queria fazer um PhD desde cedo, mesmo antes de saber o que queria estudar. Mudei muito durante a minha vida e troquei de línguas entre português e inglês três vezes até os 10 anos. Quando era criança, percebi que, mesmo que a leitura e a escrita fossem completamente diferentes em países diferentes, a matemática era sempre a mesma. Ela parecia ser uma verdade mais profunda, como se fosse de alguma forma mais universal que as outras matérias. Mergulhei na matemática e amei.

         No ensino médio, estudei física, cálculo e astronomia ao mesmo tempo e, finalmente, entendi o real significado da matemática. Fiquei maravilhada e atônita que nós, seres humanos, conseguimos criar uma linguagem, a matemática, que não é só capaz de descrever o universo, mas pode inclusive ser usada para fazer previsões.

        Fiquei especialmente maravilhada pelos buracos negros e a teoria da relatividade geral. Decidi então que queria entender os buracos negros, que precisava entender os buracos negros. Lembro que perguntei a um professor qual curso eu precisava estudar na faculdade para trabalhar com buracos negros. Ele disse que provavelmente daria certo com física ou astronomia. Então eu fiz as duas. 


E como você se envolveu com o projeto do EHT?


        Meus interesses de pesquisa estão focados no uso de objetos e fenômenos astronômicos para testar os fundamentos das teorias da física. Eu vejo a astronomia como um laboratório onde podemos testar teorias nos cenários mais extremos que você possa imaginar. O EHT era o projeto perfeito para isso, porque as observações dele sondam a física gravitacional no regime dos campos de força em maneiras que ainda não tinham sido feitas antes. (...) 

        Tenho dedicado uma porcentagem significativa do meu tempo, durante meus estudos, em tentar expandir a representação das mulheres na ciência, especificamente focando em dar às meninas jovens exemplos positivos nos modelos femininos na STEM [sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática]. Por exemplo, frequentemente visito escolas de ensino médio e outros locais para dar palestras públicas.

        Na minha opinião, reconhecer que muitas mulheres estão envolvidas nesse resultado pode ser muito benéfico para mudar o estereótipo de quem pode e deve ser cientista. É importante que garotas e jovens mulheres saibam que essa é uma opção para elas, e que não estarão sozinhas se optarem por uma carreira científica.

https://gazetaweb.globo.com/

Quanto ao sentido da linguagem predominante no texto, todas as alternativas se apresentam corretas, EXCETO em:
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997Q35907 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Analista Administrativo, IBAMA, CESPE CEBRASPE

Com relação aos processos de gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens seguintes.

As organizações públicas, especialmente da administração pública direta, têm adotado estratégias de recrutamento misto para atrair candidatos para ocuparem suas vagas. Essa estratégia fortalece os quadros de pessoal, pois dá oportunidade ampla de concorrência aos interessados.
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998Q20046 | Engenharia Elétrica, Analista Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Acerca da regulação de cooperativas e da regulação de serviços de energia elétrica, julgue os itens de 26 a 30.

Quando a fiscalização constatar irregularidade praticada por agente do setor elétrico, a ANEEL, alternativamente à imposição de penalidade, pode firmar com a concessionária, permissionária ou autorizada de serviços e instalações de energia elétrica termo de compromisso de ajuste de conduta, visando à adequação da conduta irregular às disposições regulamentares ou contratuais aplicáveis.
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999Q64090 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista Administrativo, TJ SC, FGV, 2018

Na classificação da despesa pública por função e subfunção, as subfunções são diretamente relacionadas a funções específicas, no entanto é possível combiná-las a funções diferentes.

Das subfunções a seguir, aquela diretamente associada à função 02 – Judiciária é:
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1000Q20066 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Analista Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

No que se refere à aprendizagem organizacional, julgue o item subsequente.

Ao criar um programa de capacitação embasado em educação a distância, o gerente de RH tem dificuldades em levantar modelos, pois é um advento recente próprio da era dos computadores em rede.
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