Início

Questões de Concursos Analista Administrativo Área 5

Resolva questões de Analista Administrativo Área 5 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


31Q104182 | Redes de Computadores , Analista Administrativo Área 5, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do endereçamento IP (Internet protocol) e protocolos,

julgue os itens subsequentes.

A rede de longa distância MPLS (multiprotocol label switching), forma rápida e veloz de encaminhamento seguro de pacotes, acrescenta um rótulo à frente de cada pacote, de forma que o encaminhamento desse pacote é feito de acordo com o rótulo, e não com o endereço de destino.

  1. ✂️
  2. ✂️

32Q100504 | Redes de Computadores , Analista Administrativo Área 5, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação aos elementos de interconexão de redes de

computadores, julgue os itens seguintes.

Um roteador que interligue duas redes distintas encaminha automaticamente todo o tráfego broadcast.

  1. ✂️
  2. ✂️

33Q103775 | Informática , Analista Administrativo Área 5, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos a conceitos e tecnologias de

armazenamento de dados.

As técnicas de armazenamento SAN (storage area network) e NAS (network attached storage) permitem o armazenamento dos dados, ficando a cargo do cliente a tarefa de lidar com o sistema de arquivos.

  1. ✂️
  2. ✂️

34Q103798 | Governança de TI , Analista Administrativo Área 5, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere ao gerenciamento de projetos de TI (PMBOOK

2008), julgue os itens seguintes.

A estrutura organizacional matricial é uma combinação das organizações funcional e projetizada, em que a autoridade dos gerentes de projeto varia conforme a estrutura matricial, que pode ser fraca, equilibrada ou forte.

  1. ✂️
  2. ✂️

35Q101133 | Governança de TI , Analista Administrativo Área 5, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Consoante ao ITIL, versão 3, julgue os itens subsequentes.

A gestão financeira não é somente um balizador do SLA (service level agreement), constitui parte da estratégia, demonstrando os custos da TI e o valor da TI para o negócio.

  1. ✂️
  2. ✂️

36Q100977 | Informática , Analista Administrativo Área 5, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relacionados aos padrões de

interoperabilidade de governo eletrônico (arquitetura e-PING).

Conforme o Documento de Referência da e-PING Versão 2, todos os sítios da web deverão obrigatoriamente utilizar o protocolo HTTP.

  1. ✂️
  2. ✂️

37Q103656 | Governança de TI , Analista Administrativo Área 5, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do modelo COBIT, julgue os itens a seguir.

Os requisitos de negócio: Assegurar que os objetivos de TI sejam atingidos e assegurar a conformidade com a lei e os regulamentos relacionados à TI satisfazem o controle do processo Monitorar e Avaliar o desempenho de TI.

  1. ✂️
  2. ✂️

38Q103321 | Redes de Computadores , Analista Administrativo Área 5, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos conceitos, configurações, administração e

gerenciamento de serviços de redes, julgue os itens subsequentes.

No active directory, o conceito de floresta é utilizado para descrever um conjunto de objetos hierarquicamente organizados.

  1. ✂️
  2. ✂️

39Q805863 | Legislação e Decretos, Contratação de Serviços Públicos, Analista Administrativo Área 5, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, CETRO

De acordo com o Decreto nº 2.271/1997, assinale a alternativa que apresenta uma das exigências mínimas no plano de trabalho para contratação de atividade de informática.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q626487 | Informática, Gerência de Projetos, Analista Administrativo Área 5, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, CETRO

Quanto à gestão de portfólio de projetos, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Portfólio é o conjunto de projetos agrupados para facilitar o gerenciamento eficaz que visa a atingir os objetivos de negócios estratégicos.

( ) Os projetos do portfólio devem ser necessariamente interdependentes ou diretamente relacionados.

( ) O gerenciamento de portfólios pode incluir o gerenciamento centralizado de vários portfólios que inclui desde a identificação, priorização e autorização ao gerenciamento e controle de projetos para atingir objetivos de negócios estratégicos específicos.

( ) O gerenciamento de portfólios concentra-se em garantir que os projetos sejam analisados para priorizar a alocação de recursos e que estejam alinhados às estratégias organizacionais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

41Q631718 | Informática, Sistemas Operacionais, Analista Administrativo Área 5, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, CETRO

Com relação aos sistemas operacionais, analise as assertivas abaixo.

I. Uma variável do tipo semáforo tem a propriedade da exclusão mútua, ou seja, apenas um processo pode estar ativo em um semáforo.

II. Uma variável do tipo Monitor tem o valor 0 (zero), indicando que nenhum sinal para despertar foi salvo, ou um valor positivo, caso um ou mais sinais para despertar estejam pendentes.

III. Uma variável do tipo Mutex é boa apenas para gerenciar a exclusão mútua de algum recurso ou parte do código compartilhado.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q638228 | Informática, Sistema Detecção de Intrusão IDS, Analista Administrativo Área 5, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, CETRO

Com base nos sistemas de detecção de intrusão, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Uma das formas de detecção de intrusão por anomalia é a coleta de dados para serem comparados com registros históricos da atividade considerada normal do sistema.

( ) Caracteriza detecção de intrusão por assinatura a coleta de dados para serem comparados com uma base de registros de ataques conhecidos.

( ) Os sistemas antivírus caracterizam sistema de detecção de intrusão por assinatura.

( ) Sistemas que vasculham os pacotes de rede procurando sequências de bytes que caracterizem um ataque de buffer overflow caracterizam detecção de intrusão por assinatura.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q625006 | Informática, Relacionamentos, Analista Administrativo Área 5, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, CETRO

Marque V para as características que pertencem aos bancos de dados objetos-relacionais e F para as características que não pertencem aos bancos de dados objetos-relacionais e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A extensibilidade dos tipos básicos.

( ) Implementação de objetos complexos.

( ) Suportar a herança.

( ) Definir regras que permitem definir restrições gerais que atuam no banco de dados quando um determinado evento acontece.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q103066 | Segurança da Informação , Analista Administrativo Área 5, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca das normas do Gabinete de Segurança Institucional

(GSI-PR), julgue os próximos itens.

Em conformidade com a Norma Complementar n.º 04/IN01/DSIC/GSIPR, cabe ao diretor de tecnologia da informação dos órgãos da administração pública federal direta e indireta aprovar as diretrizes gerais e o processo de gestão de riscos de segurança da informação e comunicações, observada a respectiva política de segurança da informação e comunicações.

  1. ✂️
  2. ✂️

45Q100366 | Segurança da Informação , Analista Administrativo Área 5, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando os conceitos de segurança em redes de

comunicações, julgue os itens seguintes.

Com o filtro de pacotes de um roteador, um conjunto restrito de usuários internos pode receber, ao invés de endereços IP, o serviço Telnet, devendo esses usuários, se autenticarem antes de obter permissão para criar sessões Telnet com computadores externos.

  1. ✂️
  2. ✂️

46Q101660 | Segurança da Informação , Analista Administrativo Área 5, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere às soluções de segurança em infraestrutura de TI,

julgue o item abaixo.

A IETF (Internet engineering task force) criou uma extensão do uso atual do DNS, denominado DNSSEC, que autentica as informações do DNS e garante a veracidade e integridade dessas informações. No Brasil, o registro .br é o responsável pela administração dos domínios .br, dependendo sua adoção de cada top level domain.

  1. ✂️
  2. ✂️

47Q99262 | Informática , Analista Administrativo Área 5, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito dos bancos de dados relacionais, julgue os itens que se

seguem.

Apesar de a forma normal de Boyce/Codd (FNBC) ser mais forte que a terceira forma normal, elas são equivalentes nas tabelas em que haja mais de uma chave candidata.

  1. ✂️
  2. ✂️

48Q100112 | Segurança da Informação , Analista Administrativo Área 5, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os próximos itens, relativos aos conceitos sobre

criptografias, algoritmos simétricos e assimétricos de criptografia.

O algoritmo RSA, baseado na construção de chaves públicas e privadas, utiliza números primos, e, quanto maior for o número primo escolhido, mais seguro será o algoritmo.

  1. ✂️
  2. ✂️

49Q632154 | Informática, Gestão do Risco, Analista Administrativo Área 5, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, CETRO

Assinale a alternativa que apresenta uma ferramenta do processo Monitorar e Controlar os Riscos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q103367 | Redes de Computadores , Analista Administrativo Área 5, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do endereçamento IP (Internet protocol) e protocolos,

julgue os itens subsequentes.

O protocolo UDP (user datagram protocol) é utilizado para

estabelecer conexões, controlar a transmissão dos dados e

reenviá-los em caso de falhas na transmissão.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.