Questões de Concursos Analista Administrativo Comunicação Social

Resolva questões de Analista Administrativo Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q106595 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

A comunicação de massa tem como pressuposto a disseminação de informação para o máximo possível de pessoas, que atuam no processo como espectadores heterogêneos. Considerando esta afirmativa como base, avalie as questões abaixo e assinale a opção correspondente.

( ) Instrumentos originários da comunicação de massa como jornais, revistas e vídeos são os ideais para a comunicação dentro de uma organização, por permitirem atingir um grande número de pessoas.
( ) Apesar de fornecer informações de caráter geralmente superficial e fugidio, a imprensa é a principal protagonista do mercado de informação em uma sociedade já que o público dos meios de comunicação de massa é necessariamente passivo.
( ) O controle e a previsibilidade possibilitados pela posse do sistema de disseminação de informação tornam a imprensa segmentada um atrativo para quem está ou deseja o poder.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q104728 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

A comunicação interpessoal é um instrumento de comunicação muito importante na comunicação das organizações. Não é variante da comunicação interpessoal

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q105454 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANP, CESGRANRIO

Na atual economia globalizada, as empresas estão cada vez mais suscetíveis às forças do ambiente de marketing, adaptando suas estratégias aos constantes desafios, assim como às oportunidades que o mercado oferece. Com relação ao ambiente de marketing, é INCORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q107018 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Numa comparação entre pesquisa qualitativa e quantitativa, podemos afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q105947 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Nos últimos anos, o conceito de "cultura organizacional" tornou-se frequente nos discursos de executivos, gerentes, consultores organizacionais e segmentos gerenciais médios, bem como nas novas tecnologias gerenciais empregadas nos universos corporativos.

A este respeito, analise as opções a seguir, assinalando com V a(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e, ao final, marque a opção correta.

( ) O termo cultura é usado para referência ao conjunto acumulado de conhecimentos, experiências, significados, crenças, valores, atitudes e expectativas adquiridas por um grande grupo de pessoas ao longo de gerações.

( ) Cultura organizacional, corporativa ou empresarial é um conjunto de valores definidos pela alta gerência de uma empresa.

( ) Entre as discussões teóricas sobre cultura organizacional está a que questiona se cultura seria uma variável produzida pela organização ou se esta seria trazida para o seu interior pelos seus membros.

( ) O profissional da área de comunicação, em especial o Relações Públicas, é o especialista que adquiriu o conhecimento e o instrumental necessário para analisar a cultura, no sentido antropológico, e administrativo das organizações.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q105736 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

A temática "Responsabilidade Social" tem sido alvo constante de análises no mundo corporativo. E, para além da expressão de compromisso com as causas sociais, incorporou-se como opção de um modelo de gestão.

Considerando a noção de Responsabilidade Social, assinale as respostas verdadeiras com V e as falsas com F e, ao final, marque a resposta correta.

( ) É consenso considerar uma empresa "socialmente responsável" quando ela adota processos que incorporam escuta e negociação com seus parceiros de negócios - internos e externos - fortalecendo uma cultura institucional voltada à democratização das relações de trabalho.

( ) As empresas altamente competitivas adotam um modelo de gestão de Responsabilidade Social Corporativa que submete os projetos sociais às metas e interesses estabelecidos no planejamento estratégico, bem como à hierarquia de poder da empresa, sem com isso perder as características de empresa socialmente responsável.

( ) São vetores da responsabilidade social corporativa: ganhos de imagem corporativa; maior apoio, motivação, lealdade, confiança e melhor desempenho dos funcionários e parceiros; melhor relacionamento com o governo; maiores vantagens competitivas (marca mais forte e mais conhecida, produtos mais conhecidos).

( ) Estabelecer relações de comprometimento com uma agenda social consolidada por projetos de caráter sustentável, é outro quesito para uma empresa ser considerada socialmente responsável.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q104637 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Johann Gutenberg desenvolveu na Europa o primeiro método que permitiu que textos escritos pudessem ser impressos com rapidez, precisão e em larga escala. Para isso, utilizou tipos móveis e prensa, combinando todos os elementos da impressão em um eficiente sistema de produção. Avalie abaixo o item correto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q105620 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANP, CESGRANRIO

A elaboração do questionário é uma das etapas mais importantes e delicadas do processo de pesquisa de mercado. Esta fase inclui definição de conteúdo e formulação das perguntas, seqüência, formatação e layout. Um procedimento a ser adotado para garantir a confiabilidade de um questionário é o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q104949 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Sua utilização acontece nos casos em que o objetivo é o fortalecimento da imagem institucional na interação com a população, no sentido de obter maior cooperação e credibilidade, por meio do respaldo para a motivação popular em torno de uma proposta da instituição. Assinale a opção corresponde ao conceito formulado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q105840 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Com relação à promoção de vendas, analise as afirmativas abaixo e assinale V (as verdadeiras) ou F (as falsas), depois marque a opção correta.

( ) Brindes, amostras, sorteios, cuponagem e concursos são itens promocionais.
( ) Liquidações, remarcações, desfiles e seminários são eventos e acontecimentos destinados a fins promocionais.
( ) Cartazes, displays, anúncios, outdoors e vitrines são peças de pontos de venda. ( ) Programa de incentivo às compras está entre as ações de promoção de vendas. ( ) Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia de Natal e Dia da Pátria são considerados festejos e ocorrências sazonais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q104545 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Planejamento promocional do produto antes de ser lançado no mercado. É a planificação necessária para que se possa efetuar - com rendimento ideal - o marketing. Esta é a definição do conceito de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q106019 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Analise as afirmativas que se seguem e assinale V (as verdadeiras) ou F (as falsas), no que se refere a planejamento de publicidade. Ao final, marque a opção correta.

( ) O briefing contém tanto aspectos gerais de publicidade quanto aspectos específicos de marketing.
( ) Market Share dos concorrentes é a participação dos concorrentes no mercado. Diz respeito ao levantamento e entendimento sobre como os concorrentes são percebidos pelos seus clientes.
( ) Concorrentes indiretos são aqueles que atendem à mesma necessidade, mas não fazem parte necessariamente do mesmo tipo de indústria.
( ) Acompanhar a estratégia de preço do concorrente é tarefa da equipe de marketing da empresa.
( ) Também faz parte da análise do ambiente concorrencial saber se a gestão do concorrente é profissional ou familiar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q106829 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANP, CESGRANRIO

Muitos autores conceituam a sociedade contemporânea como pós-moderna. Dos elementos relacionados abaixo, o conjunto que melhor caracteriza a chamada pós-modernidade é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q104721 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Conjunto de representações, valores, regras de conduta, mitos, valores mentalidades e tipos de comportamento e de soluções de problemas que aprendemos em uma organização com os que nos cercam. Esta é uma definição relativa à (a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q105068 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta.

( ) O grau de previsibilidade de uma mensagem pode ser caracterizado como Redundância.
( ) Uma figura de retórica que acontece quando se estende um significado a outro significante, comparando-os implicitamente entre si define uma Metonímia.
( ) Quando se substitui um signo por outro com o fim de provocar transferências associativas de uma realidade a outra se estabelece uma Metáfora. Utiliza-se, assim, o signo pela coisa significada, designando-se uma coisa com o nome de outra.
( ) Opor dois signos ou grupos de signos entre si, de modo a realçar ou fortalecer um deles, caracteriza uma Antítese.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q106949 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

A respeito de folkcomunicação, avalie os itens abaixo e indique a opção correta.

( ) O pesquisador brasileiro Luiz Beltrão desenvolveu o conceito de folkcomunicação, que hoje integra o universo das Ciências da Comunicação.

( ) A folkcomunicação estuda o folclore como um dos grandes canais de
comunicação coletiva.

( ) O conceito original de folkcomunicação está ligado à luta de classes e trata da contestação à cultura dominante. Os estudos iniciais de folkcomunicação já mostravam que grupos sociais, como os artesãos, mesmo involuntariamente, são capazes de criar peças de arte com características críticas ao poder estabelecido.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q105526 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Avalie os itens abaixo e indique a opção correta.

( ) As tecnologias contemporâneas fizeram despertar renovado interesse por Marshall McLuhan, um teórico canadense que se dedicou ao estudo do canal e do código.
( ) Em sua teoria, um meio quente é aquele que prolonga um único de nossos sentidos e em alta definição, permitindo menor participação que um meio frio.
( ) O rádio e o cinema são exemplos de meios quentes.
( ) McLuhan é autor do conceito de que "o meio é a mensagem". Na perspectiva do autor, toda tecnologia cria imediatamente um ambiente humano totalmente novo. Os ambientes são envoltórios passivos imersos em processos ativos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q104577 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Sobre a Pesquisa de Mercado, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q107091 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Avalie as afirmativas relacionadas a seguir e assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q107054 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Em relação à Comunicação Organizacional, analise as questões abaixo e assinale a opção correspondente.

( ) Endomarketing é um processo que visa adequar a empresa às necessidades comunicativas do empregado, de maneira a torná-la competitiva no mercado de consumo. O endomarketing pode ser um diferencial e uma vantagem competitiva no fortalecimento da imagem da organização no mercado.
( ) O conceito de porta-voz é aplicado estritamente à alta direção da organização.
( ) As publicações internas são mais apropriadas para resolver problemas gerados pela burocratização ao estabelecer pontes informais entre os empregados.
( ) Ascendente, descendente e horizontal são três fluxos informativos no interior das organizações.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.