Questões de Concursos Analista Administrativo Comunicação Social

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21Q104570 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANP, CESGRANRIO

A tendência contemporânea de utilização da internet como plataforma para produzir e disseminar informações está permitindo o desenvolvimento de um novo processo para a comunicação em rede cujo conceito se denomina

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22Q105737 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Quanto ao Planejamento de Mídia pode-se afirmar:

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23Q105819 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

A auditoria de comunicação nas organizações pode ser trabalhada sob várias perspectivas, a partir do paradigma em que a organização é estudada. Em qual dos paradigmas abaixo a organização é considerada como uma cultura?

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24Q104475 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

A Avaliação é uma necessidade e um requisito básico em qualquer política de comunicação.
Considere as afirmativas abaixo sobre avaliação e assinale a opção falsa.

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25Q106242 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Há um consenso entre os especialistas de que o mundo contemporâneo - e em especial o ambiente organizacional - tem sido abalado profundamente pelo processo crescente de globalização dos mercados e das ideias, pela revolução provocada pelas novas tecnologias, pela desmassificação do processo de produção e pela valorização do espírito de cidadania. Este ambiente, em contínua agitação, redimensiona o perfil das organizações e as torna menos estratificadas e mais flexíveis, convidando-as, permanentemente, a esticar os olhos para ver o que está à frente. O futuro (alguém ainda duvida disso?) mais do que o presente, será complexo, repleto de incertezas, mas (ainda bem!) rico em oportunidades para quem se dispuser a se "sentar" sobre um novo paradigma.
(W. Bueno. Comunicação Empresarial)

Considerando o cenário organizacional apresentado por Bueno, analise as afirmativas a seguir e assinale a resposta correta.

( ) O processo de segmentação dos públicos, os chamados nichos de mercado, tem provocado mudanças substanciais na Comunicação Empresarial, com a implementação de canais diferenciados para atender às demandas informativas localizadas.

( ) O cliente evoluiu para o cidadão e espera um relacionamento mais amplo do que aquele que costuma vigorar entre a empresa que vende e as pessoas que compraram, porque o contato não se esgota mais com a transferência do produto.

( ) As organizações têm feito um grande esforço para criar veículos múltiplos para atender a demandas que também são múltiplas.

( ) Um exemplo de veículo novo, elaborado com o objetivo de atender a este novo padrão de relacionamento com os clientes, seria uma revista dirigida aos diversos públicos, com editorias específicos para cada segmento.

( ) Até o relacionamento com o público interno deve ser renovado e a intranet empresarial é hoje o veículo que reúne em um mesmo canal todos os instrumentos, contemporâneos e tradicionais, tornando-se um veículo para todos os fins.

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26Q106161 | Jornalismo, Analista Administrativo Comunicação Social, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Atividade originalmente exercida por profissionais
de relações públicas, a assessoria de imprensa, assim como a
edição de publicações jornalísticas empresariais, passou a ser
executada no Brasil essencialmente por jornalistas, a partir da
restrição no mercado e pelo interesse das organizações em
profissionais com acesso facilitado às redações.

Jorge Duarte. Assessoria de imprensa: o caso brasileiro, 2001, p. 19 (com adaptações).

Acerca do jornalismo institucional, das rotinas de assessoria
de imprensa e das publicações jornalísticas empresariais e
considerando o texto acima, julgue os itens de 86 a 91.

O jornalismo institucional pode ser corretamente definido como resultado da combinação de elementos e técnicas do jornalismo convencional, das relações públicas e da divulgação institucional, com as devidas adaptações e ajustes, de acordo com os critérios editoriais de cada organização.

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27Q105123 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Sobre opinião pública, avalie os itens abaixo e assinale a opção correta.

( ) A opinião pública é forjada como um produto da atividade social. É um fenômeno coletivo que se apóia em uma realidade individual.
( ) São fatores que atuam na formação da opinião pública: a família, a educação, os grupos sociais e os meios de comunicação de massa.
( ) A opinião pública implica na existência de outras opiniões distintas dela.
( ) Em teoria da opinião pública, atitude e opinião são diferentes. Atitude se vincula a hábitos e comportamento manifesto. Opinião tem caráter verbal e simbólico.

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28Q106497 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Briefing é:

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29Q106638 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

É a atitude mais correta no planejamento de uma publicação empresarial:

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30Q105358 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Analise os itens abaixo relativos à legislação que rege a atividade publicitária. Assinale com V (os verdadeiros) e F (os falsos), depois marque a opção correta.

( ) A profissão de publicitário está regulamentada pela Lei n. 4.680/65, mas não há nela nenhuma exigência de um curso superior para que o profissional se qualifique efetivamente como publicitário.
( ) As marcas, hoje maior capital das empresas, são regulamentadas pela Lei dos Direitos Autorais, pela Lei da Propriedade Industrial e pela Lei de Marcas e Patentes. ( ) Na prática, a maioria dos órgãos e entidades ligadas à Propaganda uniram-se e autorregulamentaram a Atividade Publicitária, sem a exigência de uma lei.
( ) Afora a questão da liberdade de pensamento, criação, expressão e informação (C.F. inciso IX, artigo 50), há no artigo 220, da Constituição Federal, a limitação à propaganda comercial de tabaco, bebidas alcoólicas, agrotóxicos, medicamentos e terapias.
( ) Especificamente sobre o cigarro, a legislação passou da mera restrição à completa proibição.

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31Q105825 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Gaudêncio Torquato afirma que um dos maiores patrimônios de uma organização é constituído pelo seu nome, pela marca dos produtos e pela imagem que projeta. Ao se comunicar com os consumidores, uma empresa está levando a mensagem de seu nome. E quando adquire um produto, na verdade, o consumidor está adquirindo o conceito globalizante de identidade e imagem.

A respeito deste tema, assinale com V a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com F a(s) falsa(s) e ao final marque a resposta que contém a sequência correta.

( ) Logomarca e logotipo têm o mesmo sentido e identificam a marca de uma organização.

( ) A escolha da marca deve considerar fatores como a força simbólica que envolve conotações emocionais e cognitivas com forte apelo junto ao consumidor.

( ) A identidade é a projeção, a sombra da imagem de uma organização e pode estar distante da realidade.

( ) A imagem institucional deve ser uma preocupação sempre presente para o comunicador corporativo.

( ) Na área pública, não se aconselha a criação de marcas, na medida em que o País já tem seus símbolos nacionais, que são suas marcas.

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32Q106994 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANP, CESGRANRIO

Diversas características diferenciam o texto publicitário do texto jornalístico, entre elas:

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33Q106397 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Em relação à Comunicação Organizacional, analise as questões a seguir e assinale a opção correspondente.

( ) Endomarketing é um processo que visa adequar a empresa às necessidades comunicativas do empregado, de maneira a torná-la competitiva no mercado de consumo. O endomarketing pode ser um diferencial e uma vantagem competitiva no fortalecimento da imagem da organização no mercado.

( ) O conceito de porta-voz é aplicado estritamente à alta direção da organização.

( ) As publicações internas são mais apropriadas para resolver problemas gerados pela burocratização ao estabelecer pontes informais entre os empregados.

( ) Ascendente, descendente e horizontal são três fluxos informativos no interior das organizações.

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34Q105741 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANP, CESGRANRIO

O uso do gerúndio é desaconselhável em texto jornalístico porque essa forma verbal pode prejudicar o texto em sua

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35Q107134 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Texto associado.

Leia o texto a seguir com atenção na numeração dos
parágrafos, pois as questões 23 a 25, a seguir, estão
baseadas nessa numeração.

Imagem 001.jpg
Imagem 002.jpg

Em relação ao texto apresentado, assinale com V a(s) afirmativa(s) verdadeiras e com F a(s) falsa(s) e em seguida marque a resposta correta.

( ) Em relação às afirmações do parágrafo 5, não se pode caracterizar como política de comunicação institucional a proposta da empresa XYZ.

( ) O parágrafo 5 pode ser redigido, sem prejuízo do ponto de vista das técnicas de Relações Públicas, substituindo-se a frase "para que a comunicação da XYZ se tornasse de fato eficiente" por "para que a comunicação da XYZ se tornasse, de fato, integrada".

( ) O parágrafo 7 diz respeito à avaliação de resultados, uma etapa do planejamento de RP.

( ) A pesquisa citada no parágrafo 7 é uma pesquisa exploratória situacional.

( ) Publicidade em revistas e outdoors são técnicas de RP que se tornaram mais significativas após o advento das novas tecnologias de informação e comunicação.

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36Q104491 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANP, CESGRANRIO

A figura do profissional que produz matérias sobre a mesma pauta para TV, rádio, jornal impresso e internet ilustra a definição do conceito de jornalista

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37Q104439 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANP, CESGRANRIO

Campanhas de endomarketing são muito utilizadas no contexto das organizações para estimular os funcionários em seu ambiente de trabalho. O veículo mais indicado, entre os relacionados abaixo, para a divulgação desta ação é a(o)

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38Q105128 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

A expressão comunicação pública é utilizada com múltiplos significados, dependendo do país, do autor e do contexto. A partir da visão que assume comunicação pública em uma relação direta com cidadania, o Habeas Data, instrumento criado pela Constituição Federal de 1988, é um instrumento importante. O Habeas Data pode ser utilizado para

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39Q105636 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Não é (são) fase(s) do planejamento de comunicação em uma organização:

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40Q107224 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Avalie os itens abaixo e assinale a opção correta.

( ) Marketing e patrocínio têm características similares e podem ser considerados sinônimos.
( ) Ombudsman e Ouvidor têm características similares e podem mesmo ser considerados sinônimos.
( ) Comunicação Administrativa e Comunicação Mercadológica têm características similares e podem ser consideradas sinônimas.
( ) Comunicação Corporativa e Comunicação Institucional têm características similares e podem mesmo ser consideradas sinônimas.

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