Questões de Concursos Analista Administrativo Comunicação Social

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61Q107022 | Jornalismo, Analista Administrativo Comunicação Social, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, relativos ao estudo dos efeitos
dos meios de comunicação de massa na sociedade.

Historicamente, os estudos dos efeitos dos mass media tiveram início no período entreguerras (1920-1930), com a vertente norte-americana denominada Communication Research, conhecida pelas pesquisas sobre efeitos de curto prazo, que associavam, entre outros elementos, os conceitos de massa e de behaviorismo.

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62Q106144 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

A respeito da ética jornalística, avalie os itens abaixo e indique a opção correta.

( ) O Código de Ética dos Jornalistas pode ser considerado um código Moral.
( ) O Código de Ética dos Jornalistas pode ser considerado um código Deontológico. ( ) A cláusula de doutrina é um direito constante no Código de Ética do jornalista brasileiro; ela permite ao profissional se recusar a executar quaisquer tarefas em desacordo com os princípios deste Código de Ética ou que agridam as suas convicções.

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63Q106404 | Jornalismo, Analista Administrativo Comunicação Social, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os jornalistas têm óculos especiais a partir dos quais veem
certas coisas e não outras; e veem de certa maneira as coisas que
veem. Eles operam uma seleção e uma construção do que é
selecionado.

Pierre Bourdieu. Sobre a televisão, p.25 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os
itens a seguir, relativos às teorias do jornalismo e às condições de
produção da notícia.

Na história das teorias da comunicação, a teoria hipodérmica foi a primeira tentativa de explicar as condições de produção da notícia, a partir da relação entre estímulo (emissores) e resposta (leitores e anunciantes).

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64Q105186 | Português, Morfologia, Analista Administrativo Comunicação Social, ANP, CESGRANRIO

Texto associado.

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Qual par de orações NÃO "Nordestinos seriam impedidos de viajar para São Paulo"/ Impediriam nordestinos de viajar para São Paulo.apresenta transformação da voz verbal?

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65Q104881 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

A respeito de relacionamento com a mídia, assinale a afirmativa falsa.

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66Q105605 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANP, CESGRANRIO

A escolha do formato do papel e do número de colunas a serem adotados por um novo veículo editorial pode afetar a sua veiculação de anúncios. Isso acontece porque

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67Q107262 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Aponte a opção correta.

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68Q106320 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Sobre publicações institucionais, avalie os itens abaixo e marque a opção correta.

( ) House-organ é um termo inadequado para designar veículos jornalísticos institucionais, pois seu uso na literatura se refere apenas a publicações internas.

( ) Os jornais de empresa surgiram no Brasil nos anos 1960, resultado da ação de profissionais de recursos humanos. Ao final da década, passaram a ser assumidas por jornalistas. A profissionalização deu grande impulso à qualificação das publicações.

( ) Publicações customizadas são aquelas de grande tiragem e ampla distribuição que buscam informar sobre produtos à venda tendo como atrativo material jornalístico de boa qualidade.

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69Q105067 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Analise o case a seguir, figuras e textos e, em seguida, identifique entre as afirmativas apresentadas aquela que não tem relação com problemática posta pelo case.

A logomarca Kibon sofreu alterações no decorrer dos anos em função de várias razões. Veja a sequência de marcas:

Anos 50 - O nome Kibon passa a integrar a assinatura da empresa.

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1997 - A Gessy Lever compra a Kibon, a maior aquisição feita pela Unilever fora dos Estados Unidos nos últimos 60 anos.

Imagem 006.jpg
1999 - A Kibon muda seu logotipo; um coração de contorno vermelho passa a identificar a marca nos pontos-de-venda, estabelecendo uma relação afetiva com os consumidores por meio deste símbolo universal.

Imagem 007.jpg
2003 - a Kibon renova sua marca, utilizando a comunicação Power Brand, em alinhamento com as linhas de sorvetes da Unilever no mundo todo.

Imagem 008.jpg

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70Q104962 | Jornalismo, Analista Administrativo Comunicação Social, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 001.jpg
Em relação às linguagens e técnicas de produção,
diagramação e redação jornalísticas e com base na página de
jornal mostrada na figura acima, julgue os itens seguintes.

A página apresenta duas fotos sobre o tema esportes. A primeira (a maior) ocupa parte do centro ótico e do centro geométrico da página, segundo os critérios de diagramação e planejamento gráfico. A segunda (a menor) ocupa integralmente a zona morta, a qual ocupa o centro da parte inferior da página, abaixo da dobra.

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71Q106077 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANP, CESGRANRIO

O modelo comercial de mídia on-line no qual o anunciante paga para estar presente nas páginas de resultado dos sites de busca é chamado de

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72Q104240 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANP, CESGRANRIO

Caracterize o Marketing de Relacionamento quanto aos Princípios de Comunicação e Foco, respectivamente.

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73Q105132 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Assinale a opção correta com relação à ordem de realização das etapas da atividade de mídia.

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74Q104479 | Jornalismo, Analista Administrativo Comunicação Social, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os jornalistas têm óculos especiais a partir dos quais veem
certas coisas e não outras; e veem de certa maneira as coisas que
veem. Eles operam uma seleção e uma construção do que é
selecionado.

Pierre Bourdieu. Sobre a televisão, p.25 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os
itens a seguir, relativos às teorias do jornalismo e às condições de
produção da notícia.

Entre as abordagens que estudam os critérios de seleção dos elementos da notícia estão os estudos sobre gatekeeping, que consistem na análise dos procedimentos relacionados à escolha de temas e enfoques as para notícias. Os estudos sobre os agentes chamados gatekeepers surgiram no campo da psicologia e foram adaptados à análise comunicacional por David Manning White na década de 50 do século passado, com ênfase à ação pessoal dos jornalistas no processo de seleção.

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75Q107217 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Texto associado.

Leia o texto a seguir com atenção na numeração dos
parágrafos, pois as questões 23 a 25, a seguir, estão
baseadas nessa numeração.

Imagem 001.jpg
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Entre as ações de Relações Públicas citadas a seguir, assinale a que pode ser caracterizada como ação de assessoria de imprensa.

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76Q106633 | Jornalismo, Analista Administrativo Comunicação Social, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da história e dos conceitos de comunicação de massa
no Brasil, julgue os itens 71 a 75.

Em relação às limitações de autonomia editorial, é correto afirmar que o período do Estado Novo (1937- 1945) e o do regime militar (1964-1985) apresentam semelhanças em relação ao controle dos conteúdos divulgados, ressalvadas as especificidades de cada época em relação ao regime político e ao tipo de censura de cada período.

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77Q105877 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANP, CESGRANRIO

Dados secundários são dados que já foram coletados para objetivos distintos, e podem ser originados tanto dentro como fora da empresa. NÃO se caracterizam como fontes de dados secundários externos os(as)

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78Q104887 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Texto associado.

Leia o texto a seguir com atenção na numeração dos
parágrafos, pois as questões 23 a 25, a seguir, estão
baseadas nessa numeração.

Imagem 001.jpg
Imagem 002.jpg

Em relação aos públicos citados no parágrafo 2 do texto, pode-se afirmar que:

( ) eles podem ser denominados também como stakeholders.

( ) são considerados público misto.

( ) o público interno também pode ser considerado como o target do projeto.

( ) considerando o projeto em questão, a mídia deveria ser considerada como público alvo.

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79Q104576 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANP, CESGRANRIO

No ensaio Simulacro e Poder: Uma Análise da Mídia, Marilena Chaui diz que o jornalismo impresso vem passando, gradualmente, de um órgão de notícias a um órgão de opinião. Assim, os jornalistas passam a ocupar o lugar que, tradicionalmente, cabia a

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80Q107066 | Comunicação Social, Analista Administrativo Comunicação Social, ANA, ESAF

Avalie as afirmativas sobre o texto publicitário escrito e assinale V (as verdadeiras) ou F (as falsas). A seguir, marque a opção correta.

( ) O texto publicitário escrito, embora tenha como referência a gramática, não se prende ao nível culto da língua.
( ) De acordo com o CONAR - Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, a publicidade não se faz somente com fatos e idéias, mas também com palavras e imagens; logo as liberdades semânticas são fundamentais.
( ) O texto publicitário se caracteriza pela ordem direta. Isto facilita a contextualização, as referências, a estrutura e a construção estética.
( ) O texto publicitário é deliberativo e é natural que prevaleça a função emotiva da linguagem, centrada no interlocutor.
( ) No texto publicitário, as figuras de linguagem são usadas para delimitar a expressividade da mensagem

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