Questões de Concursos Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Assessoria Administrativa

Resolva questões de Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Assessoria Administrativa comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1052363 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Assessoria Administrativa, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2025

Tendo em vista a importância da cultura na formação de um bom clima no ambiente de trabalho para a melhor execução das atividades propostas aos colaboradores e, consequentemente, obtenção do retorno desejado pela organização, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os tipos de culturas existentes definem melhor a organização; se a cultura apresenta a sua essência de modo compartilhado por todos de maneira ampla, a organização possui uma cultura forte, pois ela tem mais facilidade de influenciar no comportamento dos membros da organização, fazendo com que eles sejam mais comprometidos com a empresa.
( ) Cada organização possui características próprias que estão em constante mudança, pois a empresa deve se preocupar em acompanhar a evolução e a dinâmica do mercado, fazendo da cultura organizacional um instrumento para construir seu diferencial competitivo.
( ) O comportamento do indivíduo nas organizações, as atitudes predominantes, as pressuposições subjacentes, as aspirações e os assuntos relevantes nas interações entres os membros não fazem parte da cultura da organização.
( ) A cultura organizacional se refere à maneira pela qual os funcionários percebem as características da cultura da empresa, e não ao fato de eles gostarem ou não delas.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q1052366 | Direito Administrativo, Licitações e Lei 8 666 de 1993, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Assessoria Administrativa, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2025

A fase preparatória do processo licitatório deve conter a motivação acerca da possibilidade, ou não, de participação de empresas em consórcio. Sendo admitida a participação de consórcios, há que se atentar para as possibilidades de admissões e de vedações à participação. A esse respeito, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q1052370 | Legislação Federal, Decreto N 6 170 de 2007 e Portaria N 424 de 2016, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Assessoria Administrativa, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2025

Servidores e funcionários públicos com atribuições diretamente ligadas à gestão de convênios e de outros instrumentos de cooperação necessitam estar capacitados e atualizados quanto às normas que dispõem sobre convênios e contratos de repasse relativos às transferências de recursos da União, e sobre parcerias sem transferências de recursos, por meio da celebração de acordos de cooperação técnica ou de acordos de adesão. Dessa forma, sobre a gestão de convênios e de outros instrumentos de cooperação, analise as afirmativas a seguir.

I. A prestação de contas somente será iniciada concomitantemente à liberação da última parcela dos recursos financeiros.
II. Os atos relativos à execução física, ao acompanhamento e à fiscalização dos convênios ou dos contratos de repasse serão registrados no Transferegov.br, exclusivamente, pelas concedentes.
III. O convênio ou o contrato de repasse somente poderá ser alterado mediante proposta da entidade concedente.
IV. As transferências financeiras para órgãos públicos e entidades públicas e privadas decorrentes da celebração de convênios e de contratos de repasse serão feitas exclusivamente por intermédio de instituições financeiras oficiais.
V. A movimentação dos recursos deverá ocorrer em conta corrente específica, preferencialmente isenta da cobrança de tarifas bancárias relativas à execução financeira do convênio ou do contrato de repasse.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q1052373 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Assessoria Administrativa, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2025

José, assessor administrativo em determinada empresa pública que fabrica produtos de grande relevância social, tem consciência de que os responsáveis pelas decisões de compras, de sua empresa e de empresas fornecedoras parceiras, buscam excelência nos produtos que desejam adquirir. Sobre conceitos e requisitos das normas de gestão da qualidade, José sabe que NÃO está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q1052361 | Ciência Política, Concepções Teóricas de Estado, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Assessoria Administrativa, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2025

O domínio de conceitos-chave envolvidos na discussão das relações entre Estado, sociedade e mercado é essencial para quem atua ou pretende atuar na esfera pública, pois é necessário identificar as matrizes teóricas que robustecem esse debate e que se encontram presentes no raciocínio e no discurso de todos aqueles que trabalham no Estado, prestam-lhe serviços, a ele se opõem, ou apresentam suas reivindicações. Assim, ao dominar conceitos, posições e reivindicações de uns e de outros, o servidor/funcionário público terá melhores condições de entender o raciocínio dos seus inúmeros interlocutores e tomar decisões esclarecidas e orientadas pelo seu próprio discernimento. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Em todas as sociedades, além do Estado, há apenas uma outra forma de poder que é denominado “poder demercado/econômico”, em que grandes empresas ou conglomerados econômicos influenciam o comportamento das pessoas por meio dos bens e recursos financeiros que possuem e dispõem.
II. Estado e Poder são termos indissociáveis. Contudo, a capacidade de uma organização exercer o poder sobre o conjunto de indivíduos que ocupa um território não é suficiente para definir o Estado. Para diferenciar o poder exercido pelo Estado do poder de outros grupos que controlam territórios e indivíduos, com base no uso da força física, é necessário introduzir a noção fundamental da legitimidade.
III. O Estado não admite concorrência e exerce de forma monopolista o poder político, que é o poder supremo nas sociedades contemporâneas.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q1052362 | Direito Administrativo, Organização da Administração Pública, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Assessoria Administrativa, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2025

Lourenço, assessor administrativo de determinada empresa pública federal, alega que a empresa onde trabalha pertence à Administração Pública indireta e que esta é pessoa jurídica de direito privado e, portanto, não estaria subordinada aos ditames da Lei Federal nº 12.527/2011, que dispõe sobre os procedimentos a serem observados a fim de garantir o acesso a informações. Em relação ao caso hipotético relatado e aos ditames da Lei de Acesso à Informação, analise as afirmativas a seguir.

I. Lourenço está correto, pois somente pessoas jurídicas de direito público se subordinam à Lei de Acesso à Informação.
II. A Lei Federal nº 12.527/2011 estabelece que a publicidade das informações se refere a todas e quaisquer receitas e despesas das entidades a ela submetidas.
III. A publicidade não alcança informações produzidas ou custodiadas por pessoas físicas ou entidades privadas decorrentes de quaisquer vínculos com órgãos ou entidades públicas.
IV. Lourenço está equivocado, pois, apesar de ser pessoa jurídica de direito privado, empresas públicas se subordinam aos ditames da Lei de Acesso à Informação.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q1052372 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Assessoria Administrativa, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2025

Encontram-se legalmente estabelecidas ações para restabelecer o valor global necessário para a execução de contrato em casos de desequilíbrio econômico-financeiro resultante de diferentes circunstâncias. Essas ações se aplicam a convênios, acordos, ajustes e outros instrumentos similares celebrados por órgãos e entidades da administração pública. As ações propostas são, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q1052364 | Direito Financeiro, Fiscalização, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Assessoria Administrativa, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2025

O sistema de controle interno deve ser mantido com a finalidade, entre outras, de avaliar a execução dos gastos públicos, tanto no que se refere à legalidade quanto em relação à eficácia e à eficiência da gestão pública. O controle interno deve ser exercido em todos os níveis, compreendendo o controle interno primário, o controle pelos órgãos próprios de cada sistema e o controle pelos órgãos de auditoria. Em relação à implementação do controle interno, que deverá ocorrer com a estruturação de um modelo de governança constituído por meio de linhas de atuação, analise as afirmativas a seguir.

I. Entende-se por primeira linha, as atividades relacionadas à gestão operacional de gerenciamento de riscos e de controles internos com vistas a fornecer segurança razoável quanto ao alcance dos objetivos institucionais.
II. A segunda linha compreende as funções de gestão relativas ao assessoramento, à coordenação, à supervisão e ao monitoramento das atividades de gerenciamento de riscos e controles internos executadas no âmbito da primeira linha.
III. A função de auditoria interna, que atua com base nos pressupostos de independência e de objetividade e tem como propósitos adicionar e proteger valor, melhorar as operações e contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais, está alocada na terceira linha.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q1052365 | Administração Geral, Gestão da Informação e do Conhecimento, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Assessoria Administrativa, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2025

A mudança organizacional é uma realidade inevitável. A empresa que deseja sobreviver e se manter competitiva precisa estar preparada para se adaptar às novas tecnologias, às tendências de mercado e às necessidades dos clientes. A mudança organizacional se refere a qualquer alteração significativa na estrutura, nos processos, na cultura ou na tecnologia de uma organização. Por isso, conhecer e saber aplicar as ferramentas de mudança organizacional é essencial. Quanto às referidas ferramentas, considere os conceitos a seguir.

I. “(...) crescimento de insights e de reestruturações bem-sucedidas de problemas organizacionais provenientes de indivíduos que exercem papéis decisivos na estrutura e nos resultados da organização.” (Simon, 1970, p. 125.)
II. “(...) aquisição, sustentação e mudança de significados intersubjetivos através da expressão e transmissão de ações coletivas.” (Cock e YanoW, 1996, p. 384.)
III. “(...) codificação de interferências oriundas da história da organização que se manifestam por meio de rotinas que guiam o comportamento.” (Levitt e March, 1968, p. 320, apud TSANG, 1997, p. 76.)
IV. “(...) a capacidade, o conjunto de processos internos que mantêm ou melhoram o desempenho baseado na experiência, cuja operacionalização envolve a aquisição, a disseminação e a utilização do conhecimento.” (Díbella, Nevis e Gould, 1996, p. 365.)

Os conceitos se referem a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q1052369 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Assessoria Administrativa, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2025

É possível que a administração pública, mediante acordo com o contratado, restabeleça o equilíbrio econômico-financeiro do contrato, diante de fatos que inviabilizem a execução do contrato tal como pactuado e decorrentes das seguintes circunstâncias, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.