A mudança organizacional é uma realidade inevitável. A empresa que deseja sobreviver e se manter competitiva precisa
estar preparada para se adaptar às novas tecnologias, às tendências de mercado e às necessidades dos clientes. A mudança
organizacional se refere a qualquer alteração significativa na estrutura, nos processos, na cultura ou na tecnologia de uma
organização. Por isso, conhecer e saber aplicar as ferramentas de mudança organizacional é essencial. Quanto às referidas
ferramentas, considere os conceitos a seguir.
I. “(...) crescimento de insights e de reestruturações bem-sucedidas de problemas organizacionais provenientes de indivíduos
que exercem papéis decisivos na estrutura e nos resultados da organização.” (Simon, 1970, p. 125.)
II. “(...) aquisição, sustentação e mudança de significados intersubjetivos através da expressão e transmissão de ações
coletivas.” (Cock e YanoW, 1996, p. 384.)
III. “(...) codificação de interferências oriundas da história da organização que se manifestam por meio de rotinas que guiam o
comportamento.” (Levitt e March, 1968, p. 320, apud TSANG, 1997, p. 76.)
IV. “(...) a capacidade, o conjunto de processos internos que mantêm ou melhoram o desempenho baseado na experiência, cuja
operacionalização envolve a aquisição, a disseminação e a utilização do conhecimento.” (Díbella, Nevis e Gould, 1996, p. 365.)
Os conceitos se referem a:
✂️ a) Benchmarking. ✂️ b) Programa de qualidade. ✂️ c) Planejamento estratégico. ✂️ d) Aprendizado organizacional.