Questões de Concursos Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Assessoria Administrativa

Resolva questões de Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Assessoria Administrativa comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

11Q1052374 | Modelagem de Processos de Negócio BPM, Modelagem de Processos, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Assessoria Administrativa, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2025

Sebastião, diretor de determinada empresa estatal da área industrial, detectou ineficiências nos processos de produção e tendência de queda nos resultados positivos da empresa, mas está com dificuldades na identificação da origem do problema. Diante dessa questão negativa e oculta, Sebastião pretende desembaraçar as etapas e os processos envolvidos nos fluxos de trabalho por meio da implementação de uma modelagem que lhe forneça apresentação e representação gráfica do fluxo de trabalho e das atividades da empresa, que seja um modelo analítico dos procedimentos e que possa ser viabilizado por meio da elaboração de diagramas, fluxogramas ou qualquer outro método gráfico que seja de fácil entendimento para os gestores. Considerando a situação hipotética, Sebastião deverá:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q1053930 | Controle Externo, Controle Externo, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Assessoria Administrativa, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2025

Parcerias entre empresas públicas e empresas privadas possuem características diversas dos tradicionais contratos de prestação de serviços, negociação de produtos ou execução de obras, pois envolvem a busca por parceiros privados para o desempenho de atividade de risco e que tenham por finalidade o desenvolvimento conjunto de soluções para desafios das empresas estatais como agentes de mercado. Nesse ponto, atenção especial deverá ser dada ao controle externo, que se depara com as seguintes peculiaridades das empresas estatais, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q1053932 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Assessoria Administrativa, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2025

Considerando as disposições da Lei Federal nº 12.527/2011 – Lei de Acesso à Informação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Sigilo é a regra; publicidade é a exceção.
( ) Requerentes precisam motivar os pedidos de acesso às informações.
( ) Deve haver fornecimento gratuito e irrestrito de quaisquer informações.
( ) Há divulgação proativa de informações de interesse coletivo e geral.
( ) Deve ocorrer criação de procedimentos e prazos que facilitam o acesso à informação.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q1052367 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Assessoria Administrativa, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2025

A respeito dos Programas de Qualidade Total (PQT) implementados pelas empresas na atualidade, deve-se estabelecer diferença entre modelos de gestão da qualidade e ferramentas de gestão da qualidade. Modelos são abordagens amplas que guiam a forma como uma organização planeja, executa e melhora seus processos e operações, como, por exemplo, Seis Sigma, Gestão Ágil, Gestão de Processos (BPM), Balanced Scoredcard (BSC), Modelo de Excelência de Gestão (MEG). Os modelos oferecem estruturas e princípios para alcançar a excelência. Por sua vez, ferramentas são instrumentos específicos que auxiliam na aplicação e na execução dos modelos. Essas ferramentas podem incluir sistemas de gerenciamento de projetos, software de análise de dados avançados, plataformas de gerenciamento de processos, entre outros. Elas fornecem suporte prático para a implementação das estratégias definidas pelos modelos. Sobre os modelos de gestão da qualidade para as organizações, analise as afirmativas a seguir.

I. Utiliza estatística para analisar processos e reduzir erros, melhorando a experiência do cliente.
II. Funciona por meio da definição de metas e aplicação de projetos específicos para alcançá-las.
III. O sucesso da gestão da qualidade dependerá da mobilização e da participação de toda a organização.
IV. O modelo usa a estratégia: Definir – Mensurar – Analisar – Incrementar – Controlar (DMAIC).
V. O modelo de gestão da qualidade tem como propósito identificar erros e defeitos nos processos internos de uma empresa.

As afirmativas fazem referência ao modelo de gestão da qualidade organizacional conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q1052368 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Assessoria Administrativa, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2025

Em relação aos conceitos, características, interpretação e gestão operacional de contratos administrativos e convênios, deve-se estabelecer um modelo de gestão que estabeleça claramente a autoridade, a responsabilidade e as diretrizes para orientar os profissionais alocados nessa função organizacional no exercício de suas atribuições. Esse modelo pode ser formalizado em uma política abrangente, que contemple os seguintes aspectos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q1052371 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Assessoria Administrativa, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2025

Tendo em vista que o servidor/funcionário público responsável pela gestão operacional dos contratos administrativos deve estar ciente da necessidade da correta interpretação das disposições contidas na Lei de Licitações, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q1053933 | Direito Administrativo, Lei N 8 112 1990, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Assessoria Administrativa, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2025

A integridade pública é fundamental para uma boa governança e para prevenção, detecção, punição e remediação de práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta. Dessa forma, a responsabilização de agentes públicos e de pessoas jurídicas que cometem atos irregulares e ilegais propiciam confiança das pessoas nas entidades públicas e na qualidade dos serviços públicos. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. As corregedorias ou unidades de correição dentro dos órgãos e das entidades são responsáveis pelo trabalho que envolve a responsabilização de agentes públicos ou pessoas jurídicas.

II. A aplicação efetiva de códigos de conduta, a adoção de mecanismos que visam detectar e sanar desvios, além do incentivo à denúncia de possíveis irregularidades são importantes elementos para o sucesso do trabalho de responsabilização.

III. Entende-se por Processo Administrativo Disciplinar (PAD) o instrumento pelo qual a administração pública exerce seu poder- -dever para apurar as infrações funcionais e aplicar penalidades aos agentes públicos e àqueles que possuem uma relação jurídica com a administração pública.

IV. O instrumento pelo qual a administração pública pode instaurar processos de responsabilidade ou apurar processos instaurados sob a Lei Anticorrupção para análise de regularidade denomina-se Processo Administrativo de Responsabilização (PAR).

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q1053934 | Administração Pública, Gestão de Politicas Públicas, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Assessoria Administrativa, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2025

A Nova Política de Desenvolvimento Produtivo prevê a articulação de diversos instrumentos de Estado, como linhas de crédito especiais, recursos não-reembolsáveis, ações regulatórias e de propriedade intelectual, além de uma política de obras e compras públicas, com incentivos ao conteúdo local, para estimular o setor produtivo em favor do desenvolvimento do país. Essa nova política se encontra ancorada em metas relacionadas a missões. Nesse contexto, quanto às missões da Nova Política de Desenvolvimento Produtivo, analise as afirmativas a seguir.

Missão 1 – Cadeias agroindustriais digitais para segurança energética: valorização e financiamento a juros baixos e subsídios para grandes agroindústrias.
Missão 2 – Complexo econômico industrial da saúde resiliente para reduzir as vulnerabilidades do SUS e ampliar o acesso à saúde: melhoria nos acessos da população à saúde, com ampliação da participação da produção interna no atendimento das necessidades nacionais em medicamentos, vacinas, equipamentos e dispositivos médicos.
Missão 3 – Infraestrutura, saneamento, moradia e mobilidade sustentáveis para a integração produtiva: melhoria do bem-estar das pessoas nas áreas rurais, o que envolve ações prioritárias em mobilidade sustentável.
Missão 4 – Transformação digital da indústria para ampliar a produtividade: prioridade para investimentos na indústria 4.0, no desenvolvimento de produtos digitais e na produção nacional de semicondutores.
Missão 5 – Bioeconomia; descarbonização e transcrição; e segurança energética: ampliação da participação dos biocombustíveis na matriz energética de transportes, aumento do uso da biodiversidade e da emissão de carbono pela indústria nacional.
Missão 6 – Tecnologias de interesse para a soberania e a defesa nacionais: alcançar autonomia na produção de tecnologias críticas para o fortalecimento da soberania nacional, cuja prioridade é o desenvolvimento da energia nuclear, sistemas de comunicação e sensoriamento, sistema de propulsão e veículos autônomos e remotamente controlados.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q1053931 | Direito Administrativo, Regime Jurídico Administrativo, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Assessoria Administrativa, HEMOBRÁS, Instituto Consulplan, 2025

Analise as afirmativas a seguir.

I. A transparência, no âmbito da administração pública, é alcançada por meio de transparência ativa, que é a divulgação de dados por iniciativa do próprio setor público, quando são tornadas públicas informações, independente de requerimento, utilizando principalmente a internet e por meio de transparência passiva, que é a disponibilização de informações públicas em atendimento a demandas específicas de uma pessoa física ou jurídica, seja de forma presencial ou eletrônica.
II. A princípio, todas as informações produzidas ou custodiadas por entidades públicas são sigilosas e, portanto, inacessíveis a alguns cidadãos, ressalvadas as hipóteses legalmente estabelecidas.
III. As informações produzidas ou em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderão ser classificadas como públicas, acessíveis, restritas, inacessíveis, secretas e ultrassecretas.
IV. Para a classificação da informação em determinado grau de sigilo, deverá ser observado o interesse público da informação e utilizado o critério menos restritivo possível, considerando gravidade do risco ou dano à segurança da sociedade e do Estado; e, ainda, o prazo máximo de restrição de acesso ou o evento que defina seu termo final.

A promoção da transparência e do acesso à informação é considerada medida indispensável para o fortalecimento da democracia e para a melhoria da gestão pública. Uma correta interpretação da Lei Federal nº 12.527/2011 – Lei de Acesso à Informação, possibilita concluir que está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.