Questões de Concursos Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Planejamento Estratégico

Resolva questões de Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Planejamento Estratégico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q1052218 | Sistemas Operacionais, Conceitos Básicos em Sistemas Operacionais, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Planejamento Estratégico, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

“Uma empresa pública do setor de saúde utiliza, atualmente, um Sistema Operacional (SO) para gerenciar suas operações diárias e um Sistema de Apoio à Decisão (SAD), para melhorar o processo de decisão como, por exemplo, a alocação eficiente de recursos hospitalares. O Sistema Operacional (SO) tem como principal função ____________________________________, enquanto o SAD é utilizado para ____________________________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2Q1052220 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Planejamento Estratégico, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Uma organização utiliza a Matriz BCG para gerenciar seus projetos e identificar quais precisam de maior atenção ou investimento. A empresa avaliou seus programas da seguinte maneira:

Programa A: tem alta participação em um mercado cujo crescimento é baixo e está diminuindo;
Programa B: tem baixa participação em um mercado com alto crescimento, mas não apresenta condições de aumentar sua participação no mercado;
Programa C: tem alta participação em um mercado com grande crescimento;
Programa D: tem baixa participação em um mercado de baixo crescimento.

Considerando as características de cada programa, analise as afirmativas a seguir.

I. O Programa A deve ser mantido e otimizado, buscando maximizar os lucros antes de decidir descontinuá-lo, já que ele está em um mercado com baixo crescimento e pode gerar receita significativa enquanto mantiver a sua participação alta.
II. O Programa B deve ser avaliado para decidir se vale a pena investir mais recursos para tentar aumentar sua participação ou se deve ser descontinuado, já que não tem potencial para aumentar sua participação no mercado de crescimento alto.
III. O Programa C deve receber investimento substancial para aproveitar o alto crescimento do mercado e consolidar a liderança, já que está em um mercado com grande crescimento e tem alta participação.
IV. O Programa D deve ser minimizado ou descontinuado, já que está em um mercado com baixo crescimento e com baixa participação, não justificando novos investimentos.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3Q1052221 | Administração Pública, Gestão de Politicas Públicas, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Planejamento Estratégico, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Determinado município implementou um projeto voltado à saúde, com o objetivo de reduzir a taxa de doenças respiratórias e promover o bem-estar da população. O projeto inclui ações como distribuição de medicamentos, conscientização sobre prevenção e melhor infraestrutura para atendimento. Para avaliar as vantagens competitivas e o posicionamento estratégico desse projeto, os gestores analisaram as forças do mercado, os recursos disponíveis e as necessidades da população. Com base no contexto, analise as afirmativas a seguir.

I. A vantagem competitiva do projeto está na sua capacidade de oferecer serviços de saúde eficientes e acessíveis, atendendo às necessidades da população de maneira rápida e com recursos públicos, o que diferencia o município de outras instituições públicas de saúde.
II. O posicionamento estratégico do projeto foca em promover a acessibilidade aos serviços de saúde, com ênfase em ações preventivas e de baixo custo, para garantir a sustentabilidade financeira do projeto e melhorar a qualidade de vida da população.
III. O projeto visa oferecer qualidade e eficiência na prestação dos serviços, utilizando recursos escassos de forma inteligente e maximizando o impacto social, o que configura uma estratégia de diferenciação, visando se destacar pelo impacto positivo na saúde da comunidade.
IV. A análise da vantagem competitiva do projeto deve considerar principalmente a competição com empresas privadas que oferecem tratamentos similares, mas sem desconsiderar a natureza pública e a missão social do projeto.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

4Q1052223 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Planejamento Estratégico, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Segundo Chiavenato (2020), gestão do conhecimento é o processo de criar, compartilhar e alavancar o conhecimento dentro de uma organização para gerar vantagens competitivas sustentáveis. A cultura organizacional desempenha um papel decisivo na gestão do conhecimento por ser um elemento peculiar e essencial. Ela se refere ao conjunto de crenças e comportamentos formados por sentimentos, normas e expectativas compartilhadas e percebidas pelos membros da instituição. Funcionando como um sistema compartilhado por todos, mas intuitivo e orgânico, essa cultura varia de organização para organização, o que exige compreensão e habilidade para transitar por suas particularidades. Sem uma cultura de compartilhamento, a gestão do conhecimento se torna inviável, comprometendo os resultados pretendidos e fazendo com que as organizações se tornem fracassadas intelectualmente. Diante do exposto, na implementação da gestão do conhecimento, a cultura organizacional:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

5Q1052224 | Gerência de Projetos, Conceitos Básicos no Gerenciamento de Projetos, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Planejamento Estratégico, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Metodologias ágeis estão fundamentadas nos princípios do Manifesto Ágil (2001), que estabelece quatro valores principais: (1) Indivíduos e interações mais do que processos e ferramentas; (2) Software funcionando mais do que documentação abrangente; (3) Colaboração com o cliente mais do que negociação de contratos; (4) Responder a mudanças mais do que seguir um plano.
(VAGARINHO, J. P.; VAGARINHO, M. J. O manifesto ágil. 2. ed. São Paulo: Blue Hole Press, 2023.)

Sobre o tema, analise as afirmativas correlatas e a relação proposta entre elas.

I. “O SCRUM é uma metodologia ágil que organiza o trabalho em ciclos denominados sprints, promovendo entregas iterativas e incrementais.”

PORQUE

II. “O KANBAN utiliza um sistema visual para gestão de fluxo de trabalho, buscando limitar as tarefas em progresso e promover eficiência operacional.”

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

6Q1052219 | Gerência de Projetos, Pmbok e Processos de Gerenciamento de Projetos, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Planejamento Estratégico, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Uma empresa pública está implementando um projeto de modernização de sua infraestrutura tecnológica, com o objetivo de melhorar a eficiência na coleta e análise de dados. O projeto possui múltiplas fases, desde o planejamento até a execução e o monitoramento. A equipe de gerenciamento do projeto está considerando diversas metodologias, técnicas e ferramentas para garantir o sucesso do projeto. Considerando as fases do projeto, associe a metodologia/técnica/ferramenta adequada com a fase correspondente do gerenciamento de projetos.

1. Planejamento do projeto.
2. Execução do projeto.
3. Monitoramento e controle do projeto.
4. Encerramento do projeto.

( ) Método ágil.
( ) Análise SWOT.
( ) Técnica do Caminho Crítico (CPM).
( ) Lições aprendidas.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

7Q1052222 | Matemática Financeira, Conceitos Fundamentais de Matemática Financeira, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Planejamento Estratégico, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Uma organização está analisando a viabilidade de um novo projeto de expansão. Para isso, precisa calcular o Custo Médio Ponderado de Capital – CMPC (Weighted Average Costof Capital – WACC) para determinar o custo do financiamento do projeto. Ela apresentou os seguintes dados financeiros:

• O custo do capital de terceiros (Ka), antes de extraído o benefício fiscal, é de 6% a.a., e a empresa possui uma dívida representando 40% de sua estrutura de capital;
• O custo do capital próprio (Ks) é de 12% ao ano, e o capital próprio representa 60% da estrutura de capital;
• O regime de tributação da organização é por Lucro Real e a alíquota de imposto de renda aplicável é de 30%.

Com base nesses dados, o CMPC (WACC) da organização corresponde a, aproximadamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8Q1052225 | Administração Geral, Gestão Estratégica, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Planejamento Estratégico, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A Companhia de energia sustentável, uma empresa pública responsável pela geração de energia limpa, está desenvolvendo um plano estratégico para fortalecer sua governança corporativa e alinhar suas operações aos princípios de Environmental, Social and Governance (ESG). Durante uma reunião do conselho, foi discutido que a transparência e o relacionamento ético com stakeholders são essenciais para o cumprimento de suas metas de longo prazo. Sobre o alinhamento da companhia aos princípios de ESG e à governança corporativa: “ao adotar práticas de ESG, a companhia deve garantir a ______________________________________________________; pois isso promove confiança dos investidores, melhora a gestão dos riscos ambientais e sociais e fortalece a governança corporativa.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

9Q1052233 | Estatística, Conhecimentos de Estatística, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Planejamento Estratégico, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Considere o caso mais simples de uma variável independente e de uma variável dependente, em que a forma de relação entre ambas é linear: Y = α + βX + ε. Nesse caso, Xé usado para representar a variável independente e Y é usado para representar a variável dependente. Salienta-se que as letras maiúsculas X e Y representam a designação das variáveis aleatórias, já as minúsculas, valores específicos das variáveis aleatórias. Por sua vez, “ε” é um termo de distúrbio ou erro estocástico com média zero. Considerando essas informações e conhecimentos adicionais sobre análise de regressão linear simples, analise as afirmativas a seguir.

I. O valor da variável dependente Y é considerado como o de uma variável aleatória, que depende de valores fixos (não aleatórios) da variável independente X.
II. Uma relação teórica em linha reta existe entre Y e o valor esperado de X para cada um dos valores possíveis de X. Essa linha de regressão teórica: E (Y ̸X) = α + βX possui uma inclinação α e uma interseção β. Os coeficientes de regressão α e β constituem parâmetros de população, cujos valores são desconhecidos e se deseja estimá-los.
III. Associada a cada valor de X, existe uma distribuição de probabilidade p(y ̸x) dos valores possíveis da variável aleatória Y. Quando X for igual a um valor xi, o valor de Y observado será obtido da distribuição de probabilidade p(y ̸xi) e não estará necessariamente na linha de regressão teórica.

Quanto às premissas subjacentes ao modelo de regressão linear simples, está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

10Q1052234 | Economia, Macroeconomia, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos Planejamento Estratégico, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Para a Hemobrás, assim como para as demais empresas industriais, prever a demanda e os custos dos insumos é, frequentemente, uma tarefa árdua. No entanto, é uma das principais preocupações dos gestores, já que o resultado e, consequentemente, o valor da empresa depende da correta previsão dos componentes dos fluxos de caixa estimados. No contexto das empresas e, principalmente, no caso da Hemobrás, em virtude dos tipos de produtos que fabrica, as previsões não dependem apenas de preços, das propagandas e de táticas de respostas às empresas internacionais concorrentes, mas também da taxa de crescimento econômico, do nível das taxas de juros, da taxa de desemprego, do valor do dólar no mercado cambial e da taxa de inflação. Portanto, é de suma importância que analistas administrativos de assuntos corporativos tenham consciência de que essas variáveis macroeconômicas poderão afetar consideravelmente os custos de produção da Hemobrás. Sobre as consequências de desvalorizações cambiais e seus impactos, analise as afirmativas a seguir.

I. No caso de a Hemobrás necessitar de insumos e de equipamentos importados para a fabricação de seus medicamentos, uma desvalorização do Real (R$) frente ao dólar norte-americano (US$) aumentará seus custos de produção.
II. A desvalorização cambial afeta os preços do setor industrial no contexto de uma economia aberta, que se materializa em uma pressão sobre os custos industriais. Esse impacto nos preços é tão mais intenso quanto maior a participação dos insumos, partes e peças importadas na composição de suas estruturas de custo. Tal efeito direto gera desdobramentos de segunda ordem, cuja intensidade depende do nível de utilização de insumos importados dos fornecedores nacionais.
III. As empresas que possuem posição descoberta, com mais passivos do que ativos em moeda estrangeira, podem ser lançadas em uma posição de desequilíbrio patrimonial e isso pode afetar suas decisões de formação de preços.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.