Início

Questões de Concursos Analista Ambiental

Resolva questões de Analista Ambiental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q813849 | Legislação Federal, Legislação Ambiental, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE

A respeito dos aspectos normativos do uso de dispersantes químicos em derrames de óleo no mar, julgue os itens seguintes.

A aplicação aérea de dispersantes químicos deve ser realizada com produtos de baixa viscosidade, devido à propriedade desses dispersantes de produzirem gotículas em condições de atingir a mancha e se misturarem de forma adequada ao óleo presente.

  1. ✂️
  2. ✂️

82Q710492 | Matemática, Progressões 102 Progressão Geométrica PG, Analista Ambiental, Prefeitura de Suzano SP, Consulplan, 2019

Carolina estava em um período financeiramente difícil e precisou utilizar o cheque especial que seu banco lhe oferecia, uma quantia de R$ 1.200,00. Ao final do primeiro mês em que estava devendo o cheque especial, o banco emitiu uma notificação a Carolina, lhe informando de que a sua dívida era de R$ 1.560,00 e que passaria para R$ 2.028,00 no segundo mês, e assim por diante, sendo atualizada uma única vez ao final do mês. “Carolina concluiu, portanto, que sua dívida formaria uma progressão ______________ e que o valor da dívida passaria do triplo do valor que pegou a partir ao final do __________ mês devendo ao banco.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q29463 | Meio Ambiente, Analista Ambiental, CODEMIG, FGV

Em trabalhos de avaliação de impactos ambientais, os estudos da fauna e da flora devem considerar a presença de ecótipos e os cuidados que devem ser tomados para que esses não sejam perdidos. Ecótipos são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q377019 | Administração Pública, Gestão por competências ou gestão do desempenho, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Com relação a recursos humanos, julgue os itens seguintes.

Entre as finalidades da política nacional de desenvolvimento de pessoal para os órgãos e entidades da administração pública federal direta, incluem-se a melhora da eficiência, da eficácia e da qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão; a promoção do desenvolvimento permanente do servidor público; e a adequação das competências requeridas dos servidores aos objetivos das instituições.

  1. ✂️
  2. ✂️

85Q814392 | Legislação Federal, Lei 12305 2010, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE

Com relação à gestão de resíduos sólidos e substâncias perigosas, julgue o item a seguir.

As competências dos geradores dos diversos tipos de resíduos sólidos, incluindo os perigosos e os radioativos, dentro da cadeia de gestão de resíduos são definidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei n.° 12.305/2010.

  1. ✂️
  2. ✂️

86Q29480 | Direito Ambiental, Analista Ambiental, CODEMIG, FGV

De acordo com a Resolução do CONAMA nº 237/1997, a licença prévia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q708353 | Português, Interpretação Textual, Analista Ambiental, Prefeitura de Suzano SP, Consulplan, 2019

Texto associado.

Estilos da vida


      Você se lembra daqueles personagens de quadrinhos que são impiedosamente seguidos por uma nuvem preta, que é uma espécie de guarda-chuva ao contrário? Eles não têm para onde fugir: deslocam-se, mas a chuva os persegue, mesmo debaixo do teto de sua casa.

      Claro, no outro extremo do leque há pessoas que são seguidas por um sol esplendoroso, mesmo quando estão no escuro ou no meio de um desastre que deveria empalidecer a luz do dia (se ela tivesse vergonha na cara).

      Em suma, cada um de nós parece estar sempre numa condição meteorológica que lhe é própria e não depende nem da estação nem dos acontecimentos do momento. [...]

      Talvez sejamos um pouco mais livres para escolher o estilo da vida que levaremos, seja qual for nosso pano de fundo.

      Geralmente, por estilo DE vida, entende-se um modelo que a gente imita para construir uma identidade e propô-la aos olhos dos outros. Mas o estilo DA vida, que é o que me interessa hoje, é outra coisa: é a forma literária na qual cada um narra sua própria vida, para si mesmo e para os outros. Um exemplo.

      Acabo de ler (e continuarei relendo por um bom tempo) “The Book of Dreams” (o livro dos sonhos), de Federico Fellini (ed. Rizzoli). São mais de 400 páginas, em grande formato, que reproduzem fotograficamente os cadernos nos quais o diretor italiano registrou seus sonhos, em palavras e desenhos, de 1960 a 1968 e de 1973 a 1990 (ele morreu em 1993). [...]

      Vários amigos que me viram ler o livro me perguntaram se, então, os sonhos de Fellini serviam de material para seus filmes. A questão não cabe. O que o livro revela é que, para Fellini, o sonho era, por assim dizer, o gênero literário no qual ele vivia (e portanto contava) sua vida – nos cadernos da mesa de cabeceira, nos filmes e no dia a dia.

      Cuidado. Fellini não especulava nem um pouco sobre, sei lá, a “precariedade” de nossa percepção, que pode confundir sonho com realidade. Ele nunca se perguntava se o que estava vivendo era sonho ou realidade, porque, para ele, o sonho era, propriamente, o estilo da realidade.

      Esse estilo era o que fazia com que seu olhar estivesse constantemente maravilhado ou atônito: graças a esse estilo, ele atravessava (e contava) a vida como “um mistério entre mistérios” (palavras dele). Pois bem, nós todos adotamos ou inventamos um estilo singular para a história de nossa vida – é o estilo graças ao qual nossa vida se transforma numa história.

      Cada um escolhe, provavelmente, o estilo narrativo que torna sua vida mais digna de ser vivida (e contada). Há estilos meditativos, investigativos, introspectivos, paranoicos ou, como no caso de Fellini, oníricos e mágicos.

      Quanto a mim, o estilo narrativo da minha vida é, sem dúvida, a aventura. Não só pelos livros que me seduziram na infância (“Coração das Trevas”, de Conrad, seria o primeiro da lista). Mas porque a narrativa aventurosa sempre foi o que fez que minha vida valesse a pena, ou seja, não fosse chata, mesmo quando tinha toda razão para ser.

      Quando meu filho, aos quatro ou cinco anos, parecia se entediar, eu sempre recorria a um truque, que ele reconhecia como truque, mas que funcionava. Eu me calava e me imobilizava de repente, como se estivesse ouvindo um barulho suspeito e inquietante; logo eu sussurrava: “Atenção! Os piratas!”.

      Nem ele nem eu acreditávamos na chegada dos piratas, mas ambos achávamos que a vida merecia um pouco de suspense.

(CALLIGARIS, Contardo. Folha de S. Paulo, 21 abr. 2001. Adaptado.)

Considerando-se o contexto, em “Mas o estilo DA vida, que é o que me interessa hoje, é outra coisa: é a forma literária na qual cada um narra sua própria vida, para si mesmo e para os outros.” (5º§), pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

88Q645037 | Informática, Software, Analista Ambiental, IBAMA, CESPE CEBRASPE

Com relação a conceitos fundamentais de informática, julgue os itens a seguir.

Software livre é diferente de software grátis, pois a liberdade, associada ao software livre, de copiar, modificar e redistribuir, independe de gratuidade e do fato de existirem programas que podem ser obtidos gratuitamente, mas que não podem ser modificados, nem redistribuídos.

  1. ✂️
  2. ✂️

89Q105442 | Gestão Ambiental, Educação ambiental, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue o item que se segue, relativo ao Tratado de Educação
Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade
Global.

Um dos princípios desse tratado é que a educação ambiental deve ser neutra, ou seja, não ideológica e baseada em consensos para a transformação social.

  1. ✂️
  2. ✂️

90Q484580 | Geografia, Geoprocessamento, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC

Os mapas são divididos em 3 tipos de documentos: topográfico, temático e especial. É correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q712461 | Português, Tipologia Textual, Analista Ambiental, Prefeitura de Suzano SP, Consulplan, 2019

Texto associado.

Faces do futuro


      Se há um choque de princípios que marcará a sociedade nos próximos anos é aquele entre a comodidade e a segurança, de um lado, e a privacidade, de outro.

      Como mostrou reportagem do jornal The New York Times reproduzida por esta Folha, avanços no campo do reconhecimento de faces por computador lançam novos dilemas. Empresas podem reter dados faciais de seus clientes? Devem obter autorização para fazê-lo? E o que dizer do governo?

      Hoje em dia, algumas companhias conseguem, usando bancos de dados gigantescos e algoritmos relativamente simples, rastrear os hábitos dos consumidores a ponto de conhecer sua intimidade. Uma rede de varejo norte-americana, por exemplo, desenvolveu um método para detectar a gravidez de suas clientes. Com a informação vieram ofertas irresistíveis.

      Investidas como essas se sobrepõem a outros avanços tecnológicos, como câmeras de vigilância mais potentes e chips de cartões bancários capazes de revelar quanto o cidadão gastou e onde ele esteve. A isso se somam os drones, que localizam, e eventualmente liquidam, até quem se esconde nas áreas mais remotas do planeta.

      Agências governamentais não hesitam em usar tais métodos para a bisbilhotice em massa.

      Reconheça-se, porém, que a maioria das pessoas se entrega voluntariamente a essa hipervigilância – para nada dizer da superexposição vista nas redes sociais. 

      Cadastros na internet podem trazer, como contrapartida, ofertas personalizadas por e-mail, que representam inegável conforto. A utilização da tecnologia de ponta pelas polícias, por sua vez, aumenta a capacidade de prevenir e resolver crimes, ampliando a sensação de segurança da população.

      Para que o cruzamento de ferramentas como grandes bancos de dados, reconhecimento facial, câmeras de vigilância e drones não se aproxime demais da distopia de George Orwell em 1984, é crucial que sejam criados limites.

      Um bom começo seria determinar que dispositivos dessa natureza só sejam usados com a ciência do cidadão, a quem cabe decidir se quer fazer parte da trama.

(Por ‘FSP’ em 17/06/2014 na edição 803. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br/e-noticias/_ed803_faces_do_futuro/.)

Quanto à estrutura textual apresentada pode-se observar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q483451 | Geografia, Geoprocessamento, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC

Um analista de geoprocessamento necessita realizar análises espaciais de proximidade e de vizinhança em um SIG. Para isso, ele deverá utilizar a estrutura
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q481320 | Geografia, Geoprocessamento, Analista Ambiental, SEPLOG MA, FCC

Um Sistema de Informação Geográfica possui quatro componentes, na opinião de muitos autores o componente que se sobressai em importância sobre os demais é o módulo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q106881 | Gestão Ambiental, Agenda 21, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A Agenda 21 local trata de questões referentes a determinado
município ou até mesmo a uma instituição, de modo que as
metodologias de implantação devem refletir as peculiaridades locais
e individuais de cada organismo. No entanto, há etapas comuns à
maioria dos processos dessa natureza que são essenciais à formação
de uma base sólida para as ações futuras. Com base nessas
informações, julgue os próximos itens.

Em todas as etapas compreendidas na elaboração da Agenda 21 local, a comunidade deve ter papel coadjuvante, visto que a execução dessas etapas é de iniciativa do Poder Executivo, cujos membros eleitos em pleito democrático são os detentores legítimos dessa iniciativa.

  1. ✂️
  2. ✂️

95Q708859 | Matemática, Proporcionalidade e regra de três, Analista Ambiental, Prefeitura de Suzano SP, Consulplan, 2019

Em um restaurante onde trabalham 3 cozinheiros são preparadas 40 refeições no horário de 11 horas às 12 horas. Quantas refeições podem ser preparadas nesse restaurante no período entre 11 horas e 13h15min, caso o restaurante contrate mais 2 cozinheiros igualmente competentes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q106295 | Gestão Ambiental, Educação ambiental, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando o disposto na Lei n.º 9.795/1999, que instituiu a
política nacional de educação ambiental, julgue os itens
subsequentes.

São considerados princípios básicos da educação ambiental o enfoque humanista, o holístico, o democrático e o participativo.

  1. ✂️
  2. ✂️

97Q105212 | Administração Geral, Marketing, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Imagem 004.jpg
Com relação a planejamento estratégico, julgue os itens a seguir.

A diferenciação de produtos constitui uma barreira de entrada para novos produtos no mercado.

  1. ✂️
  2. ✂️

98Q106850 | Direito Ambiental, Normas Constitucionais do Meio Ambiente, Analista Ambiental, MMA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação às normas constitucionais que dispõem sobre meio
ambiente, julgue os itens a seguir.

A Constituição Federal de 1988, ao consagrar a proteção à Floresta Amazônica brasileira, à Mata Atlântica, à Serra do Mar, ao Pantanal Mato-grossense e à Zona Costeira, definindo- os como patrimônio nacional, converteu em bens públicos os imóveis particulares abrangidos pelas referidas florestas e matas.

  1. ✂️
  2. ✂️

99Q485017 | Geografia, Geoprocessamento, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC

A altitude determinada utilizando um receptor GNSS não está relacionada ao nível médio do mar, isto é, ao geoide, mas a um elipsoide de referência com dimensões específicas. Portanto, é necessário conhecer a diferença entre as superfícies do geoide e do elipsóide, para que se possa obter a altitude acima do nível médio do mar. Desta forma, existe um grande interesse por um modelo de ondulação geoidal brasileiro cada vez mais preciso para aplicações nas áreas de mapeamento e engenharia. O geoide é limitado por uma superfície equipotencial definida
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q319893 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Analista Ambiental, SEGEP MA, FCC

Os resultados das pesquisas desenvolvidas por Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, nos anos de 1970, contribuíram para que melhor compreendêssemos como a escola, em conjunto com outras instituições sociais,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.