Questões de Concursos Analista Ambiental Engenheiro Florestal

Resolva questões de Analista Ambiental Engenheiro Florestal comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q708387 | Engenharia Florestal, Analista Ambiental Engenheiro Florestal, Prefeitura de Juiz de Fora MG, AOCP, 2019

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. O processo de formação do embrião das sementes denomina-se embriogênese. Nas angiospermas, a _________ fertilização da célula-ovo e a do núcleo polar (dentro do óvulo), pelo núcleo espermático, produz um zigoto diploide e um endosperma _________, respectivamente. O endosperma pode fornecer nutrientes ao embrião em formação e/ou à plântula durante a emergência no solo. Por outro lado, o zigoto desenvolve-se em um embrião e dará origem ao que será conhecido como uma planta adulta, após a germinação. O embrião das _________ contém dois sistemas primários de órgãos – o eixo embrionário e os cotilédones. Esses órgãos têm funções distintas durante o desenvolvimento e são compostos de três camadas básicas de tecido – _________, procâmbio e meristema fundamental – os quais originarão a epiderme, o tecido vascular e o parenquimatoso na plântula jovem, respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q709708 | Engenharia Florestal, Analista Ambiental Engenheiro Florestal, Prefeitura de Juiz de Fora MG, AOCP, 2019

Dentre as metodologias de recuperação de áreas degradadas, menciona-se o aproveitamento da regeneração natural, o plantio de mudas nativas, a semeadura direta, o uso de poleiros, entre outros. Em situações com uso agrícola intenso e recorrência de queimadas, as melhores opções para favorecer o processo de restauração serão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q710921 | Engenharia Florestal, Analista Ambiental Engenheiro Florestal, Prefeitura de Juiz de Fora MG, AOCP, 2019

A Portaria n° 443, de 17 de dezembro de 2014, do Ministério do Meio Ambiente, reconhece como espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção aquelas constantes da “Lista Nacional Oficial de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção”. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q707093 | Português, Interpretação de Textos, Analista Ambiental Engenheiro Florestal, Prefeitura de Juiz de Fora MG, AOCP, 2019

Em “As conversas nem sempre são frutíferas, as trocas muitas vezes são frustrantes.”, os termos em destaque poderiam ser substituídos, no texto e sem que houvesse prejuízos para o sentido expresso, respectivamente, por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q707850 | Engenharia Florestal, Analista Ambiental Engenheiro Florestal, Prefeitura de Juiz de Fora MG, AOCP, 2019

Texto associado.
Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta.
Sobre sistemas de integração sustentável e ambiência para os animais, examinando a necessidade de 7m2 de sombra por animal, por causa do plantio da pastagem, no sistema silvipastoril, as árvores já estarão com altura média de 8 m, o que proporcionará sombra suficiente para os animais, pois, considerando 400 metros lineares de renque por hectare e dois metros de largura de sombras às 12 horas, haverá _______ de sombra por hectare, permitindo aos animais o pastejo e a opção de procurar a sombra para facilitar o ajuste de sua zona de conforto térmico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q708394 | Engenharia Florestal, Analista Ambiental Engenheiro Florestal, Prefeitura de Juiz de Fora MG, AOCP, 2019

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. A sucessão ecológica pode ser descrita como um fenônemo no qual uma dada comunidade vegetal é progressivamente substituída por outra ao longo do tempo e em um mesmo local. Esses grupos sucessionais apresentam características biológicas diferenciadas. Espécies _________, por exemplo, em geral produzem grande número de sementes, dispersas por animais, e apresentam crescimento _________ da planta, mas geralmente com ciclo de vida _________, pois constituem comunidades com baixa diversidade e alta densidade populacional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q710177 | Engenharia Florestal, Analista Ambiental Engenheiro Florestal, Prefeitura de Juiz de Fora MG, AOCP, 2019

Texto associado.
Um erro, em termos de amostragem, é evidenciado quando se detecta uma diferença da estimativa em relação ao valor verdadeiro ou paramétrico. Os erros, em inventários florestais, podem ser classificados em:

1. erros amostrais; 
2. erros não amostrais; 
3. erros sistemáticos; 
4. erros aleatórios. 
( ) Somente podem ser reduzidos mediante cuidados gerenciais e técnicos, como o controle e aferição dos equipamentos. 
( ) Ocorrem quando existe dependência funcional pela magnitude ou direção do erro, como, com o uso de uma trena mais longa que o normal. 
( ) Podem ser reduzidos com o uso de métodos e processos adequados. 
( ) Ocorrem de forma imprevisível e tendem a se anular se o número de medições for grande. 
Relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q709634 | Engenharia Florestal, Analista Ambiental Engenheiro Florestal, Prefeitura de Juiz de Fora MG, AOCP, 2019

Texto associado.
A sustentabilidade dos sistemas de produção agroflorestal na pequena propriedade está relacionada com a capacidade de suporte do meio em que estão inseridos. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) O uso das espécies fruteiras conhecidas popularmente como coco (Cocus nucifera L.), graviola (Annona muricata L) e urucum (Bixa orellana L) inviabilizam a produtividade na agricultura familiar. 
( ) Há de se quantificar anualmente a produção/produtividade de cada uma das espécies componentes dos seus respectivos sistemas agroflorestais. 
( ) A cobertura do solo garantirá todo o aporte nutricional necessário à sustentabilidade da produção.  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q709676 | Engenharia Florestal, Analista Ambiental Engenheiro Florestal, Prefeitura de Juiz de Fora MG, AOCP, 2019

São princípios básicos do manejo de florestas tropicais, EXCETO 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q708025 | Português, Fonética e Fonologia, Analista Ambiental Engenheiro Florestal, Prefeitura de Juiz de Fora MG, AOCP, 2019

Assinale a alternativa que apresenta a correta divisão silábica das palavras “surrealismo” e “psicanálise”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q710703 | Engenharia Florestal, Analista Ambiental Engenheiro Florestal, Prefeitura de Juiz de Fora MG, AOCP, 2019

Texto associado.
A certificação florestal é um instrumento de Responsabilidade Social Empresarial (RSE), pois apoia o desenvolvimento da comunidade onde atua; promove a preservação do meio ambiente; favorece o investimento no bem-estar dos funcionários e seus dependentes e num ambiente de trabalho agradável; visa a implementação de comunicações transparentes e o retorno aos acionistas; promove a sinergia com os parceiros e a satisfação dos clientes e/ou consumidores. Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
São atividades que aumentam a produtividade e conservam o meio ambiente e são aprovadas pelas auditorias de certificação: 
I. o monitoramento de fauna e flora nas áreas naturais. 
II. o manejo integrado de plantas daninhas. 
III. a pesquisa para a utilização de agrotóxicos menos agressivos.
IV. o uso de queima controlada com autorização ambiental. 
V. o cultivo mínimo do solo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q712347 | Português, Fonética e Fonologia, Analista Ambiental Engenheiro Florestal, Prefeitura de Juiz de Fora MG, AOCP, 2019

Em relação ao trecho “Estabelecer pontes entre a ciência e a arte não é tarefa fácil.”, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q708910 | Engenharia Florestal, Analista Ambiental Engenheiro Florestal, Prefeitura de Juiz de Fora MG, AOCP, 2019

A associação de árvores e cultivos agrícolas pode ser feita em diversas modalidades. Dentre as modalidades listadas a seguir, qual compõe esse sistema?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q709211 | Engenharia Florestal, Analista Ambiental Engenheiro Florestal, Prefeitura de Juiz de Fora MG, AOCP, 2019

Gleissolos são comuns nas baixadas úmidas, saturadas com água por períodos suficientes para que o ferro seja reduzido, removido, e o solo torne-se descolorido, com padrões acinzentados característicos. Qual é a sequência de conduta adequada para o seu manejo com fins conservacionistas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q707789 | Engenharia Florestal, Analista Ambiental Engenheiro Florestal, Prefeitura de Juiz de Fora MG, AOCP, 2019

Texto associado.
O difícil, mas possível, diálogo entre a arte e a ciência

                                            Daniel Martins de Barros 

Estabelecer pontes entre a ciência e a arte não é tarefa fácil. Se a revolução científica, com sua valorização da metodologia experimental e sua necessidade de rigor, trouxe avanços inegáveis para a humanidade, por outro lado também tornou o trabalho científico distante do homem comum. Com isso, distanciou-o também da arte, que talhada para captar a essência humana, o faz de maneira basicamente intuitiva. Tentativas de reaproximação até existem, mas a inconstância e variabilidade no seu sucesso atestam a dificuldade da empreitada. Um dos diálogos mais interessantes entre ciência e arte se deu nas primeiras décadas do século 20, na relação entre o surrealismo e a psicanálise.

Os sonhos eram considerados proféticos e reveladores, até que, em 1899, Sigmund Freud apresentou uma das primeiras tentativas de interpretá-los cientificamente no livro A Interpretação dos Sonhos.Simplificando bastante, sonhos seriam um momento em que conteúdos inconscientes surgiriam para nós, ainda que disfarçados, e caberia à psicanálise desmascarar seu real significado. 

O movimento artístico do surrealismo imediatamente se apropriou dessas teorias. Os surrealistas já nutriam um interesse especial pelo inconsciente, tentando retratar esses conteúdos em suas obras, mas após a tradução do livro de Freud para o espanhol, o pintor catalão Salvador Dalí tornou-se um dos maiores entusiastas da obra freudiana. Segundo ele mesmo, o objetivo de sua pintura era materializar as imagens de sua “irracionalidade concreta”. 

Desde que se tornou fã declarado do médico austríaco, Dalí tentou se encontrar com ele. Tanto insistiu que conseguiu, quando Freud já estava idoso e bastante doente. A reunião não foi das mais frutíferas, já que os dois eram incapazes de conversar: Dalí não falava alemão nem inglês, e Freud, além do câncer de mandíbula, não estava ouvindo bem. A interação ficou limitada: Freud analisou um quadro recente de Dalí, enquanto esse passava o tempo desenhando o psicanalista e o observava a conversar com o amigo e escritor Stephan Zweig. 

O resultado tímido do encontro poderia bem ser emblemático da complicada engenharia que é construir pontes entre tão distantes universos. As conversas nem sempre são frutíferas, as trocas muitas vezes são frustrantes. Mas a retomada desse episódio na peça Histeria, do dramaturgo Terry Johnson, mostra que não desistimos, e que novas maneiras podem ser tentadas. Usando a liberdade que só se encontra na arte, Johnson expande o diálogo que não aconteceu, mostrando – ainda que numa realidade alternativa e em chave cômica – que os caminhos que ligam arte e ciência podem ser acidentados, mas não deixam de ser possíveis. Embora a psicanálise não seja mais considerada científica pelos critérios atuais e o surrealismo já não exista como movimento organizado, o encontro dessas duas formas de saber, no alvorecer do século 20, persiste como emblema de um diálogo que, mesmo que cheio de ruídos, não pode ser abandonado.


Adaptado de: http://m.cultura.estadao.com.br/noticias/teatro-e-danca,analise-o-dificil--mas-possivel--dialogo-entre-aarte-e-a-ciencia,10000048930 Acesso em 17 de maio de 2016.

Em relação ao texto “O difícil, mas possível, diálogo entre a arte e a ciência”, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q708028 | Engenharia Florestal, Analista Ambiental Engenheiro Florestal, Prefeitura de Juiz de Fora MG, AOCP, 2019

Para garantir o sucesso do plantio e obter povoamentos com boa produtividade e qualidade, é necessário cumprir uma sequência de atividades, além de utilizar mudas de bom padrão oriundas de sementes geneticamente melhoradas. Assinale a alternativa que melhor representa o cronograma de implantação florestal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q709441 | Português, Sintaxe, Analista Ambiental Engenheiro Florestal, Prefeitura de Juiz de Fora MG, AOCP, 2019

Em relação ao excerto “Embora a psicanálise não seja mais considerada científica pelos critérios atuais e o surrealismo já não exista como movimento organizado, o encontro dessas duas formas de saber, no alvorecer do século 20, persiste como emblema de um diálogo que, mesmo que cheio de ruídos, não pode ser abandonado.”, assinale a afirmação correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q709276 | Engenharia Florestal, Analista Ambiental Engenheiro Florestal, Prefeitura de Juiz de Fora MG, AOCP, 2019

Nos projetos de florestamento e reflorestamento, há que ser respeitada a NR-31 que dispõe sobre a Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura. Em relação à ergonomia no ambiente de trabalho, o empregador rural ou equiparado deve adotar princípios que visem a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar melhorias nas condições de conforto e segurança no trabalho. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q710560 | Português, Interpretação de Textos, Analista Ambiental Engenheiro Florestal, Prefeitura de Juiz de Fora MG, AOCP, 2019

Em “[...] a retomada desse episódio na peça Histeria, do dramaturgo Terry Johnson, mostra que não desistimos, e que novas maneiras podem ser tentadas.”, a expressão em destaque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q709704 | Engenharia Florestal, Analista Ambiental Engenheiro Florestal, Prefeitura de Juiz de Fora MG, AOCP, 2019

A Instrução Normativa MMA n° 5, de 11 de dezembro de 2006, estabelece procedimentos técnicos para elaboração, apresentação, execução e avaliação técnica de Planos de Manejo Florestal Sustentável – PMFS – nas florestas primitivas e suas formas de sucessão na Amazônia Legal. Assinale a alternativa que apresenta alguns dos elementos componentes desses projetos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.