Questões de Concursos Analista Ambiental Júnior Biologia

Resolva questões de Analista Ambiental Júnior Biologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q106820 | Engenharia Ambiental, Analista Ambiental Júnior Biologia, Petrobras, CESGRANRIO

Ao longo de anos de atividade petrolífera no Brasil, vários acidentes com grandes danos ao meio ambiente foram registrados, sendo, a maioria deles, em instalações localizadas entre São Paulo e Rio de Janeiro.

2014_08_25_53fb1d4e08371.jpg

Os grandes vazamentos de óleo na costa brasileira ocorreram na(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q105029 | Biologia, Analista Ambiental Júnior Biologia, Petrobras, CESGRANRIO

Atribuir valor à biodiversidade e aos recursos naturais é complexo, tendo em vista que o valor é determinado por uma grande variedade de fatores econômicos e éticos. Uma abordagem para atribuir valores à diversidade biológica considera os bens e os serviços naturais de usos direto e indireto. De uma forma geral, podem-se atribuir aos recursos naturais os seguintes valores: valores de uso direto, de uso indireto, de opção e de não uso.

São exemplos de valores de opção:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q104262 | Biologia, Analista Ambiental Júnior Biologia, Petrobras, CESGRANRIO

A vida moderna está cada vez mais dependente do petróleo e de seus derivados. A exploração, o refino, o armazenamento e o transporte do petróleo e/ou de seus derivados, no entanto, podem acarretar acidentes, como, por exemplo, os derramamentos e a contaminação de solos e sistemas aquáticos. Várias técnicas vêm sendo desenvolvidas para a remoção ou a degradação n situ ou ex-situ do petróleo derramado. A biorremediação envolve a utilização de micro-organismos de ocorrência natural ou cultivados para degradar ou imobilizar contaminantes. Um exemplo da ação de micro-organismos em processo de biorremediação é apresentado na ilustração.

2014_08_25_53fb1d4f375bf.jpg

Entre as técnicas, uma recente e ainda em fase de desenvolvimento é a bioaumentação, que se caracteriza por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q106574 | Engenharia Ambiental, Analista Ambiental Júnior Biologia, Petrobras, CESGRANRIO

Passivo ambiental pode ser definido como uma obrigação adquirida em decorrência de transações anteriores ou presentes, as quais provocaram ou ainda provocam danos ao meio ambiente ou a terceiros, de forma voluntária ou involuntária. Os prejudicados por tais danos deverão ser indenizados através da entrega de benefícios econômicos ou da prestação de serviços num momento futuro.
Disponível em: www.epa.gov>. Acesso em: 10 fev. 2012.

Para a estimativa do dano relativo ao passivo ambiental, nas áreas de reserva legal e nas áreas de preservação permanente, o Brasil, de modo predominante, adota a técnica de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q106831 | Biologia, Analista Ambiental Júnior Biologia, Petrobras, CESGRANRIO

Os Planos de Manejo são uma exigência da Lei Federal nº 9.985/2000, que trata do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza.

Esses planos são as ferramentas básicas, em termos técnicos e legais, para a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q105052 | Biologia, Analista Ambiental Júnior Biologia, Petrobras, CESGRANRIO

A engenharia genética constitui-se num conjunto de técnicas de análises moleculares que permitem estudos de caracterização, expressão e modificações do material genético (ADN e ARN) dos seres vivos. A sua prática levanta aspectos relacionados à ética, pois se baseia em modificações de material genético natural ou em sua clonagem.

Associe a terminologia utilizada em Engenharia Genética às suas definições.

2014_08_25_53fb1d5107dbe.jpg

As associações corretas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q104544 | Engenharia Ambiental, Analista Ambiental Júnior Biologia, Petrobras, CESGRANRIO

A Lei nº 9.433, de 08/01/1997, instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (SNGRH).

Constitue(m) fundamento(s) em que se baseia a PNRH a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q106084 | Biologia, Analista Ambiental Júnior Biologia, Petrobras, CESGRANRIO

A disponibilidade de fontes de carbono e de energia determina os grupos bacterianos presentes em um determinado ambiente.
No metabolismo das bactérias, as fontes de energia podem ser substâncias orgânicas ou inorgânicas reduzidas, ou a própria luz.
As bactérias como, por exemplo, as Erythrobacter são denominadas fotorganotróficas, porque realizam a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q104811 | Biologia, Analista Ambiental Júnior Biologia, Petrobras, CESGRANRIO

A estrutura geológica é muito importante na formação dos recursos minerais, além de estabelecer uma grande influência na consolidação dos relevos e do solo. Rocha é a união natural de minerais, compostos químicos definidos quanto à sua composição, que podem ser encontrados em toda a superfície terrestre. O quadro apresenta a classificação e a descrição dos tipos de rochas.

2014_08_25_53fb1d503db7e.jpg

São exemplos de rochas metamórficas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q104562 | Biologia, Analista Ambiental Júnior Biologia, Petrobras, CESGRANRIO

Um conceito fundamental em ecologia de populações está relacionado a ambientes compostos por manchas de habitat, parcial ou totalmente ocupadas por populações, persistindo numa escala maior através de um balanço entre extinção e colonização local. Ecologia de populações também pode ser entendida como sistema de populações locais, que ficam conectadas através do fluxo de indivíduos que se dispersam de uma população local a outra.

Essa definição é aplicada ao conceito de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q105332 | Biologia, Analista Ambiental Júnior Biologia, Petrobras, CESGRANRIO

A Instrução Normativa CTN Bio nº 7, de 06/06/1997, dispõe sobre as normas para o trabalho em contenção com organismos geneticamente modificados (OGM), apresentando também a classificação de agentes etiológicos humanos e animais, com base no risco apresentado.

A classificação de risco de um determinado micro-organismo patogênico baseia-se em diversos critérios que orientam a avaliação de risco. Ela é orientada, principalmente com base no potencial de risco que oferece ao indivíduo, à comunidade e ao meio ambiente. Cada país adota uma classificação, e os micro-organismos exóticos sofrem um controle rigoroso das autoridades de saúde pública.

Com base nessa instrução, verifica-se que, na classe de risco

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q105595 | Biologia, Analista Ambiental Júnior Biologia, Petrobras, CESGRANRIO

O uso de plantas exóticas para fins paisagísticos, comerciais e de reflorestamento pode ser de grande risco à diversidade biológica de um ecossistema, ao tentar substituir as espécies nativas de uma região por uma monocultura exótica. O potencial prejuízo ambiental, causado pela introdução de espécies exóticas invasoras, é tão grande que hoje ocupa o segundo lugar na lista de ameaças mundiais à biodiversidade. No cenário internacional, há o conhecido exemplo da Cidade do Cabo, na África do Sul. A substituição da paisagem nativa - herbáceo arbustiva - por coníferas da Austrália e da América do Norte resultou na quebra do balanço hídrico, reduzindo 40% do volume de água de sua bacia hidrográfica. A questão de plantas exóticas invasoras assumiu tal dimensão que a ONU criou, em 1997, o Programa Global de Espécies Invasoras (GISP). No Brasil, apesar da disseminação dessas espécies ser enquadrada na Lei de Crimes Ambientais, ainda falta uma visão mais ampla do problema e mais atuação dos órgãos de fiscalização.
Disponível em: www.ecoar.org.br/web/fi les/fi les/ Manualparaelaboracaoadministracao>. Acesso em: 16 fev. 2012.

No Brasil, o pinheiro, pinheiro-americano ou pinheiro- -amarelo, o Pinus elliotti, uma conhecida planta exótica invasora nativa da América do Norte, foi introduzido em São Paulo, em 1948, para aumentar a produção de madeira, de papel, de celulose e da resina terebentina.

Entre os principais problemas causados pela disseminação do pinheiro encontra(m)-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q105341 | Engenharia Ambiental, Analista Ambiental Júnior Biologia, Petrobras, CESGRANRIO

A NBR ISO 14001:2004 de gestão ambiental tem por objetivo prover as organizações de elementos de um Sistema da Gestão Ambiental (SGA) eficaz. Para os efeitos dessa norma, aplicam-se vários termos e definições.

Um desses termos é o desempenho ambiental, que é definido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q105862 | Engenharia Ambiental, Aquecimento global, Analista Ambiental Júnior Biologia, Petrobras, CESGRANRIO

O Protocolo de Kyoto fixa metas de redução de emissões de gases de efeito estufa e estabelece o chamado Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). Esse mecanismo foi criado com o objetivo de reduzir os custos dos projetos que visem à diminuição das emissões de gases de efeito estufa, quando implementados em países em desenvolvimento, incentivando, dessa forma, o desenvolvimento sustentável e criando oportunidades para a transferência de tecnologia para esses países. Por essa característica, o MDL tem sido considerado um mecanismo atrativo, tanto para os países industrializados quanto para os em desenvolvimento. Tal mecanismo, porém, tem apresentado algumas limitações que, no caso de projetos florestais de MDL, são em grande número.

Essas limitações estão relacionadas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q105870 | Engenharia Ambiental, Analista Ambiental Júnior Biologia, Petrobras, CESGRANRIO

De acordo com as Resoluções Conama nº 357:2005, nº 274:2000, nº 344:2004 e a Portaria nº 518, do Ministério da Saúde, a água pode conter componentes naturais ou de origem antropogênica, alterando, assim, a sua qualidade, item fundamental para a biota e para o consumo humano. Sendo um recurso comum a todos, foi necessário instituir restrições legais de uso para a proteção dos corpos dágua. Desse modo, as características físicas e químicas da água devem ser mantidas dentro de certos limites representados por padrões e por valores orientadores da qualidade da água, dos sedimentos e da biota.

Dentre os parâmetros químicos utilizados como indicadores da qualidade da água, os mais importantes e que devem ser constantemente monitorados são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q106387 | Engenharia Ambiental, Analista Ambiental Júnior Biologia, Petrobras, CESGRANRIO

O monitoramento ambiental consiste na realização de medições e/ou observações específicas e repetidas de um contaminante químico ou de alteração na biota, que podem estar ocorrendo em determinado local ou região. O monitoramento segue um planejamento prévio, ao longo de um tempo e de um espaço predeterminados e utiliza métodos que possam ser comparados e padronizados. Esse monitoramento permite avaliar a eficiência de eventuais medidas preventivas ou mitigadoras. Cinco métodos de monitoramento ambiental devem ser seguidos para realizar a avaliação do risco de contaminantes para os organismos e para fazer a classificação da qualidade ambiental dos ecossistemas.

Entre esses métodos, encontra-se o monitoramento químico que consiste em avaliar a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q105876 | Biologia, Analista Ambiental Júnior Biologia, Petrobras, CESGRANRIO

Os sinais de perigo em laboratórios de pesquisa em bioquímica, biotecnologia, biologia celular e molecular, dentre outros, são pictogramas em fundo amarelo e representação em preto. Eles estão presentes em instalações, aparelhos e acessos e mostram algumas precauções e a atenção que se deve ter nesses ambientes.

2014_08_25_53fb1d5138487.jpg

Dentre os pictogramas apresentados, os que, respectivamente, representam risco biológico e perigo de intoxicação são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q107158 | Engenharia Ambiental, Analista Ambiental Júnior Biologia, Petrobras, CESGRANRIO

A avaliação de risco ecológico é o processo que procura estimar a probabilidade de ocorrência de um determinado acontecimento ecológico específico e a magnitude de efeitos adversos, durante um período de tempo.

Para a construção de uma refinaria, por exemplo, numa avaliação de risco ambiental, o levantamento sobre a fauna e a flora residentes e transientes, e, em especial, sobre aquelas ameaçadas ou em perigo, faz parte da etapa de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q104863 | Engenharia Ambiental, Analista Ambiental Júnior Biologia, Petrobras, CESGRANRIO

Bioindicadores são espécies, grupos de espécies ou comunidades biológicas, cujas presença, abundância e condições são indicativos biológicos de uma determinada condição ambiental.

Uma característica relevante para a seleção de organismos para biomarcadores é o fato de eles

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q104900 | Engenharia Ambiental, Analista Ambiental Júnior Biologia, Petrobras, CESGRANRIO

O licenciamento ambiental é um instrumento fundamental na busca do desenvolvimento sustentável. Sua contribuição é direta e visa a encontrar o convívio equilibrado entre a ação econômica do homem e o meio ambiente onde ele se insere. Através do licenciamento, busca-se a compatibilidade do desenvolvimento econômico e da livre iniciativa com o meio ambiente, dentro de sua capacidade de regeneração e permanência. O processo de licenciamento ambiental possui três etapas distintas: licenciamento prévio, licenciamento de instalação e licenciamento de operação.

A licença prévia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.