Início

Questões de Concursos Analista Clínica Médica

Resolva questões de Analista Clínica Médica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q268963 | Medicina, Analista Clínica Médica, MPU, CESPE CEBRASPE

    A pneumonia adquirida na comunidade inclui casos de pneumonia infecciosa em pacientes que vivem, de forma independente, na comunidade. Os pacientes que estiveram hospitalizados por outras razões durante menos de 48 horas, antes do desenvolvimento de sintomas respiratórios, também são considerados como tendo pneumonia adquirida na comunidade, porque é provável que a inoculação tenha ocorrido antes da admissão.

Com relação ao assunto acima abordado e aos aspectos a ele relacionados, julgue o item subsecutivo.

Considere que:
PORT = escores que determinam o índice de gravidade da pneumonia, variam de I a V, compreendem fatores demográficos, comorbidades, dados do exame físico, exames laboratoriais e radiografia.

PORT I: ausência de preditores
PORT II: < 71 pontos
PORT III: 71-90 pontos
PORT IV: 91-130 pontos
PORT V: > 130 pontos

Com base nessas informações, é correto afirmar que, para um paciente com pneumonia comunitária avaliado na escala de risco como PORT I ou II, a primeira opção de tratamento é um macrolídeo, podendo ser substituído, em caso de contraindicação, por uma quinolona.

  1. ✂️
  2. ✂️

22Q269124 | Medicina, Analista Clínica Médica, MPU, CESPE CEBRASPE

Com relação à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), julgue o item que se segue.

A obstrução das vias aéreas e a alteração da forma das paredes torácicas colocam em desvantagem os músculos inspiratórios, ocasionando dispneia em pacientes com DPOC.

  1. ✂️
  2. ✂️

23Q268449 | Medicina, Analista Clínica Médica, MPU, CESPE CEBRASPE

    Uma paciente de vinte e cinco anos de idade, com diagnóstico prévio de dupla lesão mitral de etiologia reumática, procurou atendimento médico por apresentar febre alta iniciada havia dois dias. O exame físico constatou palidez cutâneo-mucosa; febre (temperatura axilar de 39,5 ºC); taquicardia; pressão arterial de 125 mmHg × 85 mmHg; pulmões limpos; ritmo cardíaco regular, em dois tempos; presença de sopro sistólico rude, grau 2 de Levine, mais bem audível em foco mitral, irradiado para linha axilar anterior; e presença de estalido de abertura da mitral e ruflar diastólico, mais bem audíveis em área mitral. Também foram observadas máculas eritematosas indolores localizadas nas palmas das mãos. O ecodopplercardiograma transesofágico mostrou vegetação móvel aderida ao folheto da valva mitral. O médico assistente, com base nessas manifestações clínicas, considerou endocardite infecciosa como a principal hipótese diagnóstica e solicitou a coleta de três amostras de hemocultura.

Tendo como base a etiologia, o diagnóstico e o tratamento dessa doença infecciosa, julgue o item que se segue.

As máculas cutâneas observadas no exame físico da paciente, denominadas manchas de Roth, decorrem, do ponto de vista fisiopatogenético, de fenômenos embólicos periféricos.

  1. ✂️
  2. ✂️

24Q268835 | Medicina, Analista Clínica Médica, MPU, CESPE CEBRASPE

    Um jovem, solteiro, com vinte e quatro anos de idade, procurou assistência médica por apresentar prurido peniano, iniciado havia três dias, seguido de disúria associada a corrimento uretral purulento, iniciada havia um dia. Durante a consulta, negou febre e informou ter relações sexuais com várias parceiras e, algumas vezes, sem o uso de preservativo. Coletado o material da secreção uretral, parte foi corada pelo método de Gram, que mostrou leucócitos contendo diplococos gram-negativos intracelulares, arranjados aos pares, e a outra parte do material foi enviada para cultura.

A respeito desse caso clínico, julgue o item que se segue.

O meio de cultura específico e ideal para crescimento do agente etiológico é o Thayer-Martin.

  1. ✂️
  2. ✂️

25Q268150 | Medicina, Analista Clínica Médica, MPU, CESPE CEBRASPE

    A pancreatite aguda deve ser diferenciada de muitas condições causadoras de dor abdominal superior, náuseas e vômitos e que apresentam elevação da amilase e lipase séricas, como a perfuração de vísceras, obstrução intestinal e isquemia mesentérica.

A respeito dos aspectos que envolvem o diagnóstico e tratamento da pancreatite aguda, julgue o item que se segue.

É indicado laparotomia urgente, em pacientes com leucocitose persistente ou febre ocorrendo dez dias após o início da pancreatite aguda grave e a presença de células polimorfonucleares e bactérias no aspirado da área necrótica.

  1. ✂️
  2. ✂️

26Q267083 | Medicina, Analista Clínica Médica, MPU, CESPE CEBRASPE

Cefaleia é uma das queixas mais frequentes na prática clínica. Em relação ao diagnóstico e tratamento das cefaleias, julgue o próximo item.

Paciente com quadro clínico sugestivo de meningite aguda, sem sinais neurológicos localizatórios, deve ser submetido imediatamente à punção liquórica, sem necessidade de tomografia prévia.

  1. ✂️
  2. ✂️

27Q268799 | Medicina, Analista Clínica Médica, MPU, CESPE CEBRASPE

    Um jovem de 18 anos de idade procurou atendimento médico e relatou que, cerca de dez minutos após a ingestão de frutos do mar, passou a apresentar urticária, prurido generalizado, inchaço dos lábios e da língua, inchaço bipalpebral, sensação de garganta fechando, tosse, náuseas e vômitos. O exame clínico confirmou as manifestações cutâneo-mucosas relatadas, pressão arterial de 85 mmHg × 60 mmHg e sibilos difusos à ausculta pulmonar.

Com base nessa condição clínica e levando em conta que o médico assistente tenha considerado a anafilaxia como principal hipótese diagnóstica, julgue o item que se segue.

Do ponto de vista evolutivo-temporal, é possível classificar as manifestações apresentadas pelo paciente como pertencentes ao padrão de anafilaxia protraída.

  1. ✂️
  2. ✂️

28Q267575 | Medicina, Analista Clínica Médica, MPU, CESPE CEBRASPE

Acerca de insuficiência adrenal, julgue o item subsecutivo.

Na adrenalite autoimune, a síndrome poliglandular tipo 2 ou síndrome de Schmidt é caracterizada por insuficiência adrenal, hipotireoidismo e candidíase mucocutânea.

  1. ✂️
  2. ✂️

29Q269076 | Medicina, Analista Clínica Médica, MPU, CESPE CEBRASPE

Considerando as diretrizes da Associação Norte-Americana do Coração (2010) e da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2013), julgue o item que se segue, acerca das bases científicas e procedimentos associados à ressuscitação cardiopulmonar de adultos.

Em ambiente extra-hospitalar, a causa mais frequente de parada cardíaca é a atividade elétrica sem pulso.

  1. ✂️
  2. ✂️

30Q266837 | Medicina, Analista Clínica Médica, MPU, CESPE CEBRASPE

    Um paciente do sexo masculino, de trinta e seis anos de idade, queixa-se de escurecimento da urina há vinte e quatro horas. Relata viagem ao exterior há quatro semanas e uso regular de drogas ilícitas. O exame físico mostra icterícia e dor à palpação profunda em hipocôndrio direito. Os exames laboratoriais detectaram níveis séricos elevados de bilirrubinas e transaminases. Os títulos virais para hepatite aguda foram:
• IgM anti-HAV positivo
• IgM anti- HBc negativo
• HBsAg positivo
• HBeAg positivo
• HBcAg positivo

Com base nesse caso clínico, julgue o item seguinte.

O genótipo A da hepatite B é o mais comum encontrado entre os usuários de drogas injetáveis e está associado à maior probabilidade de cirrose e carcinoma hepatocelular.

  1. ✂️
  2. ✂️

31Q268500 | Medicina, Analista Clínica Médica, MPU, CESPE CEBRASPE

Com relação ao tratamento fibrinolítico em pacientes com diagnóstico de acidente vascular encefálico (AVE) isquêmico, julgue o item a seguir.

Há evidências científicas de melhora da evolução funcional quando o agente fibrinolítico é usado no período entre 3 a 4,5 horas após o início dos sintomas.

  1. ✂️
  2. ✂️

32Q268249 | Medicina, Analista Clínica Médica, MPU, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada (ICFEP), julgue o item subsecutivo.

A ICFEP é mais prevalente entre mulheres, idosos, portadores de hipertensão arterial sistêmica, hipertrofia ventricular esquerda, diabetes, obesidade, doença coronária e fibrilação atrial.

  1. ✂️
  2. ✂️

33Q266996 | Medicina, Analista Clínica Médica, MPU, CESPE CEBRASPE

    Durante consulta médica, um paciente de trinta e oito anos de idade queixou-se de dor intensa e lancinante na articulação metatarsofalangeana do 1.º pododáctilo direito, com vermelhidão e edema localizados, que teve início havia, aproximadamente, um dia. Negou manifestações semelhantes na história pregressa. A investigação clínico-laboratorial consecutiva possibilitou confirmar o diagnóstico de artrite gotosa aguda.

Com base nesse caso clínico, julgue o item subsecutivo.

O controle clínico e imediato das manifestações expressas pelo paciente em tela é feito mediante o uso de medicamentos inibidores da xantina oxidase, que apresentam intensas propriedades anti-inflamatórias intrínsecas.

  1. ✂️
  2. ✂️

34Q268583 | Medicina, Analista Clínica Médica, MPU, CESPE CEBRASPE

Com relação à doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), julgue o item que se segue.

A obstrução das vias aéreas (VEF1/CVF < 0,70) em um indivíduo com pelo menos 20 maços/ano de exposição ao tabaco constitui diagnóstico presuntivo de DPOC.

  1. ✂️
  2. ✂️

35Q266854 | Medicina, Analista Clínica Médica, MPU, CESPE CEBRASPE

Considerando as diretrizes da Associação Norte-Americana do Coração (2010) e da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2013), julgue o item que se segue, acerca das bases científicas e procedimentos associados à ressuscitação cardiopulmonar de adultos.

Em caso de parada cardíaca com um socorrista, recomenda-se que seja mantida uma frequência de 100 compressões torácicas por minuto, no mínimo.

  1. ✂️
  2. ✂️

36Q268753 | Medicina, Analista Clínica Médica, MPU, CESPE CEBRASPE

Considerando as diretrizes da Associação Norte-Americana do Coração (2010) e da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2013), julgue o item que se segue, acerca das bases científicas e procedimentos associados à ressuscitação cardiopulmonar de adultos.

Do ponto de vista fisiopatológico são reconhecidas três fases da parada cardíaca: a elétrica, a hemodinâmica e a metabólica.

  1. ✂️
  2. ✂️

37Q268885 | Medicina, Analista Clínica Médica, MPU, CESPE CEBRASPE

    A maioria das úlceras pépticas está associada à colonização por Helicobacter pylori. O risco de desenvolvimento de uma úlcera na presença do H. pylori é determinado por uma combinação de fatores relacionados com hospedeiro e bactéria.

A respeito desse assunto, julgue o próximo item.

O risco de desenvolver úlcera durante o uso de anti-inflamatório não esteroidal (AINE) é maior em pacientes que tem mais de sessenta anos de idade, em pacientes que tiveram previamente alguma úlcera e em pacientes que utilizam anticoagulantes.

  1. ✂️
  2. ✂️

38Q269215 | Medicina, Analista Clínica Médica, MPU, CESPE CEBRASPE

Há muito tempo tem sido demonstrada a associação entre a elevação da concentração plasmática de colesterol e a maior incidência de aterosclerose. Nesse sentido, a terapia nutricional deve ser adotada para prevenção e tratamento das dislipidemias. Considerando esse assunto e os aspectos a ele relacionados, julgue o item a seguir.

O ß-sitosterol, principal fitosterol presente nos alimentos, é capaz de reduzir a colesterolemia, pois compete com a absorção do colesterol da luz intestinal, sem influenciar os níveis plasmáticos de triglicérides.

  1. ✂️
  2. ✂️

39Q269122 | Medicina, Analista Clínica Médica, MPU, CESPE CEBRASPE

A insuficiência renal aguda (IRA) é uma síndrome caracterizada por queda abrupta da filtração glomerular, ocasionando retenção de escórias do metabolismo nitrogenado, como ureia e creatinina. Em relação à IRA, julgue o item a seguir.

Na IRA tóxica-exógena, seja por contraste iodado, antibióticos ou AINE, os achados na urina são: hematúria, leucocitúria, proteinúria leve e cilindros hemáticos.

  1. ✂️
  2. ✂️

40Q268396 | Medicina, Analista Clínica Médica, MPU, CESPE CEBRASPE

Com relação à prevenção e à detecção precoce do câncer, julgue o item seguinte.

A maioria dos casos de câncer colo-retal (CCR) deriva dos pólipos adenomatosos, cuja evolução é indolente, de forma que um pólipo menor que 1,0 cm evolui para lesão invasiva em, aproximadamente, dez anos. Nesse sentido, a realização de colonoscopia para detecção e remoção dos pólipos adenomatosos é importante para reduzir a incidência de CCR.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.