Questões de Concursos Analista Comunicação Social

Resolva questões de Analista Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q268481 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Uma agência associa a marca do cliente com o patrocínio de uma peça de teatro. O principal objetivo de marketing dessa medida é melhorar o(a ):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2Q269225 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

A tecnologia dos smartphones representa uma quebra de paradigma em relação aos antigos celulares porque se tornou possível no aparelho:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q267429 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito da história e da estrutura dos meios de comunicação de
massa e do jornalismo, julgue os itens que se seguem.

O jornalismo como atividade profissional e comercial de coleta e distribuição periódica de notícias teve início antes da criação da imprensa tipográfica.

  1. ✂️
  2. ✂️

4Q267120 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Entre as ferramentas de comunicação empresarial, a que atinge o maior público a baixo custo é o(a ):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q268487 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

A ferramenta de comunicação de marketing que tem como objetivo colocar a mercadoria certa, na quantidade certa, no momento certo, no lugar certo, pelo preço certo, com apresentação certa, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q268372 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Deve-se levar em conta que, na sociedade atual, o
indivíduo é levado a assumir cada vez mais uma série de papéis
que, às vezes, chegam a ser antagônicos e contraditórios. E o
problema das lealdades múltiplas, referentes aos diversos papéis
que o indivíduo é obrigado a assumir, prejudica a formação da
opinião pública e torna mais complexo seu estudo.

Sara da Viá. Opinião pública: técnica de formação e
problemas de controle, 1983, p. 13 (com adaptações).

Acerca do tema tratado no fragmento de texto acima, das teorias
de opinião pública, das técnicas de pesquisa de opinião e das
formas de interatividade na comunicação, julgue os itens
de 92 a 99.

A partir da leitura do fragmento de texto em questão é correto inferir que a análise dos fenômenos de opinião pública requer conhecimentos multidisciplinares, uma vez que se trata de fenômeno social complexo, devido à sua relação com a dinâmica social.

  1. ✂️
  2. ✂️

7Q267841 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Massa e público são termos que têm conceitos diferentes conforme
a teoria da comunicação que os defina. Com relação a esse assunto,
julgue os itens a seguir.

A teoria do two steps flow, assim denominada por dividir o fluxo da comunicação em dois tempos, defende a hipótese de que os efeitos da comunicação de massa são mais eficientes do que as interações que se realizam no âmbito interpessoal, em que os emissores exercem influencia sobre os receptores.

  1. ✂️
  2. ✂️

8Q268299 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Dentro do processo de comunicação, a comunicação de marketing está centrada no(a ):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q266841 | Comunicação Social, Pesquisas de Opinião, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Deve-se levar em conta que, na sociedade atual, o
indivíduo é levado a assumir cada vez mais uma série de papéis
que, às vezes, chegam a ser antagônicos e contraditórios. E o
problema das lealdades múltiplas, referentes aos diversos papéis
que o indivíduo é obrigado a assumir, prejudica a formação da
opinião pública e torna mais complexo seu estudo.

Sara da Viá. Opinião pública: técnica de formação e
problemas de controle, 1983, p. 13 (com adaptações).

Acerca do tema tratado no fragmento de texto acima, das teorias
de opinião pública, das técnicas de pesquisa de opinião e das
formas de interatividade na comunicação, julgue os itens
de 92 a 99.

No jornalismo, é comum o uso de enquetes para realizar curtos e rápidos levantamentos de opinião da comunidade, embora tal recurso não tenha a mesma validade de uma pesquisa de opinião, no sentido técnico.

  1. ✂️
  2. ✂️

10Q268692 | Comunicação Social, Jornalismo, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito dos gêneros de redação e das técnicas de redação
jornalística, julgue os seguintes itens.

No que se refere aos princípios de objetividade e imparcialidade, é correto associá-los à teoria do espelho, concepção focada no papel dos meios de comunicação de retratar a realidade, sem intervenção ideológica. Nessa concepção o jornalismo é espelho da sociedade e não interfere na realidade retratada.

  1. ✂️
  2. ✂️

11Q269126 | Comunicação Social, Webjornalismo, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Utilizando o hipertexto e funcionando no ambiente das
redes telemáticas, o jornalismo online passa a apresentar
características diferenciadoras em relação aos formatos
precedentes do texto jornalístico.

L. Mielniczuk e M. Palácios. Considerações para um estudo sobre o formato da
notícia da web: o link como elemento paratextual. Brasília, 2002, p.130.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a
seguir, relacionados aos temas emergentes da comunicação, como
as novas mídias e o webjornalismo.

No âmbito do jornalismo online, um sítio de notícias que divulga informações em tempo real em fluxo contínuo é um exemplo do modelo de webjornalismo transpositivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

12Q268633 | Comunicação Social, Webjornalismo, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Utilizando o hipertexto e funcionando no ambiente das
redes telemáticas, o jornalismo online passa a apresentar
características diferenciadoras em relação aos formatos
precedentes do texto jornalístico.

L. Mielniczuk e M. Palácios. Considerações para um estudo sobre o formato da
notícia da web: o link como elemento paratextual. Brasília, 2002, p.130.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a
seguir, relacionados aos temas emergentes da comunicação, como
as novas mídias e o webjornalismo.

As chamadas mídias sociais são tecnologias e práticas online para disseminar conteúdo, provocando o compartilhamento de opiniões, idéias, experiências e perspectivas. Entre os diversos formatos disponíveis atualmente para compartilhar textos, imagens, áudio, e vídeo estão os blogs, wikis, videologs e mashups. Essas tecnologias ampliaram as possibilidades de interatividade, permitindo que seus usuários possam interagir instantaneamente entre si.

  1. ✂️
  2. ✂️

13Q266607 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Em uma agência de propaganda, o atendimento, quando não inclui planejamento, tem como atividade com maior valor agregado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q268707 | Comunicação Social, Webjornalismo, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Utilizando o hipertexto e funcionando no ambiente das
redes telemáticas, o jornalismo online passa a apresentar
características diferenciadoras em relação aos formatos
precedentes do texto jornalístico.

L. Mielniczuk e M. Palácios. Considerações para um estudo sobre o formato da
notícia da web: o link como elemento paratextual. Brasília, 2002, p.130.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a
seguir, relacionados aos temas emergentes da comunicação, como
as novas mídias e o webjornalismo.

No âmbito institucional, a intranet é um exemplo de portal corporativo exclusivamente referencial, ou seja, oferece informações apenas para consulta, sem possibilidade de interatividade.

  1. ✂️
  2. ✂️

15Q266681 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

O cliente de uma agência de propaganda não possui um departamento de marketing e comunicação estruturado. Em casos como este, o setor de planejamento da agência normalmente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q268854 | Comunicação Social, Pesquisas de Opinião, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Deve-se levar em conta que, na sociedade atual, o
indivíduo é levado a assumir cada vez mais uma série de papéis
que, às vezes, chegam a ser antagônicos e contraditórios. E o
problema das lealdades múltiplas, referentes aos diversos papéis
que o indivíduo é obrigado a assumir, prejudica a formação da
opinião pública e torna mais complexo seu estudo.

Sara da Viá. Opinião pública: técnica de formação e
problemas de controle, 1983, p. 13 (com adaptações).

Acerca do tema tratado no fragmento de texto acima, das teorias
de opinião pública, das técnicas de pesquisa de opinião e das
formas de interatividade na comunicação, julgue os itens
de 92 a 99.

As perguntas de controle são utilizadas nas pesquisas de opinião para aperfeiçoar os instrumentos de interatividade. Esse recurso é largamente utilizado nas enquetes realizadas pelos portais corporativos sobre temas de interesse geral.

  1. ✂️
  2. ✂️

17Q267225 | Comunicação Social, Pesquisas de Opinião, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Deve-se levar em conta que, na sociedade atual, o
indivíduo é levado a assumir cada vez mais uma série de papéis
que, às vezes, chegam a ser antagônicos e contraditórios. E o
problema das lealdades múltiplas, referentes aos diversos papéis
que o indivíduo é obrigado a assumir, prejudica a formação da
opinião pública e torna mais complexo seu estudo.

Sara da Viá. Opinião pública: técnica de formação e
problemas de controle, 1983, p. 13 (com adaptações).

Acerca do tema tratado no fragmento de texto acima, das teorias
de opinião pública, das técnicas de pesquisa de opinião e das
formas de interatividade na comunicação, julgue os itens
de 92 a 99.

Em uma instituição governamental, as pesquisas de clima organizacional são ferramentas eficientes de aferição das propriedades da opinião pública, tais como intensidade e distribuição.

  1. ✂️
  2. ✂️

18Q268855 | Comunicação Social, Webjornalismo, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Utilizando o hipertexto e funcionando no ambiente das
redes telemáticas, o jornalismo online passa a apresentar
características diferenciadoras em relação aos formatos
precedentes do texto jornalístico.

L. Mielniczuk e M. Palácios. Considerações para um estudo sobre o formato da
notícia da web: o link como elemento paratextual. Brasília, 2002, p.130.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a
seguir, relacionados aos temas emergentes da comunicação, como
as novas mídias e o webjornalismo.

A teoria do hipertexto é um exemplo de aplicação dos modelos de Newcomb e Jacobson, ambos de base behaviorista.

  1. ✂️
  2. ✂️

19Q266971 | Comunicação Social, Pesquisas de Opinião, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Deve-se levar em conta que, na sociedade atual, o
indivíduo é levado a assumir cada vez mais uma série de papéis
que, às vezes, chegam a ser antagônicos e contraditórios. E o
problema das lealdades múltiplas, referentes aos diversos papéis
que o indivíduo é obrigado a assumir, prejudica a formação da
opinião pública e torna mais complexo seu estudo.

Sara da Viá. Opinião pública: técnica de formação e
problemas de controle, 1983, p. 13 (com adaptações).

Acerca do tema tratado no fragmento de texto acima, das teorias
de opinião pública, das técnicas de pesquisa de opinião e das
formas de interatividade na comunicação, julgue os itens
de 92 a 99.

A latência é uma característica da opinião pública relacionada diretamente com os efeitos dos debates públicos realizados pela televisão. Dessa forma, caso houvesse uma onda de debates sobre pena de morte, por exemplo, a latência consistiria na aceitação do público das teses defendidas nos debates.

  1. ✂️
  2. ✂️

20Q269027 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Dentro da comunicação integrada, as ferramentas que conseguem atingir o maior público a um baixo custo são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.