Questões de Concursos Analista Comunicação Social

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141Q267370 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

O assessor de imprensa precisa reunir elementos para subsidiar um relatório que será entregue para a direção da empresa, contendo tanto o planejamento de comunicação empregado no último mês como os resultados alcançados. Relato cronológico e sucinto dos contatos mantidos com empresas jornalísticas, taxação dos releases enviados e dos que resultaram em matérias, eventuais gerenciamentos de crise, entre outros, são alguns dos elementos que farão parte desse relatório. Como parte constante do relatório, haverá ainda uma listagem de providências adotadas de modo periódico. Tal ferramenta, usual em assessorias de imprensa, é chamada de:

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142Q269245 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca do papel do assessor de imprensa e de suas rotinas no
relacionamento com jornalistas, julgue os seguintes itens.

Se um assessor, atendendo a pedido, indica a fonte para que um jornalista obtenha informações, é permitido que tal fonte imponha a condição de dar a entrevista, mas na presença do referido assessor.

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143Q268535 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O artigo 2.º do Código de Ética dos Jornalistas refere-se ao
direito fundamental à informação de relevante interesse público
e determina, no seu inciso III, que a liberdade de imprensa, direito
e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso
com a responsabilidade social inerente à profissão. Considerando
esse dispositivo, julgue os próximos itens.

É dever do jornalista divulgar todas as informações que contribuam para o desenvolvimento social e para a democracia.

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144Q268303 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O texto jornalístico é factual. Cada veículo de
comunicação, no entanto, tem uma linguagem diferenciada,
respeitando suas especificidades.

Maria A. Baccega. Comunicação e linguagem: discursos e
ciência. 1.ª ed. São Paulo: Moderna, p. 54 (com adaptações).

O texto publicitário busca persuadir os públicos
favoravelmente acerca de um produto, serviço ou ideia,
utilizando-se, para isso, de informação incisiva, de criatividade e
elementos de atratividade. O texto publicitário deve ser capaz de,
ao mesmo tempo, divulgar, atrair, persuadir, fazer compreender.

João A. Anzanello. Razão e sensibilidade no texto
publicitário.
São Paulo: Futura, 2.ª ed. (com adaptações).

A partir das informações apresentadas nos fragmentos de textos
acima, julgue os itens a seguir.

O rádio, por não fazer uso da linguagem corporal, tem menos alcance que a televisão.

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145Q266802 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O direito à informação e o direito à liberdade de
expressão, preceitos constitucionais, são princípios éticos que
devem nortear todas as leis reguladoras dos costumes na
informação, desde a Lei de Imprensa aos manuais de redação.

Manuel Chaparro. Pragmática do jornalismo. São Paulo, 1994, p. 4.

Acerca da legislação em comunicação social e das políticas de
comunicação no Brasil e tendo o fragmento do texto acima como
referência inicial, julgue os itens de 86 a 91.

No estudo de normas e regulamentos relativos à profissão de jornalista, é correto incluir pressupostos da teoria organizacional da notícia, vertente que insere o jornalista no seu contexto mais imediato: a organização para a qual trabalha. Segundo essa perspectiva, a organização condiciona diretamente a produção informativa (a estrutura organizacional, a hierarquia funcional, a cultura organizacional, as relações de trabalho e o relacionamento da organização com o Estado, o governo, os partidos políticos, os anunciantes e outras corporações).

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146Q268222 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Um dos conceitos mais importantes sobre comunicação social considera os receptores como heterogêneos, anônimos e isolados. Esse conceito se refere a:

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147Q268791 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito da história e da estrutura dos meios de comunicação de
massa e do jornalismo, julgue os itens que se seguem.

No início da Era Moderna, a interface entre pinturas e textos era uma das formas de interação dos meios de comunicação com os receptores.

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148Q268318 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O discurso do jornal não está solto no espaço; está
envolvido no que chamaria de dispositivo que, por sua vez, não
é uma simples entidade técnica, estranha ao sentido.

Maurice Mouillaud. Da forma ao sentido. Brasília, 1997, p. 29.

Tendo o fragmento acima como referência inicial, julgue os itens
a seguir, a respeito de processo gráfico, planejamento editorial,
diagramação e editoração.

Chama-se isocromia o efeito obtido em uma composição gráfica com o uso de cores diferentes, mas de forma harmônica e complementar. Esse princípio, entretanto, não se aplica à composição de capas de revistas e de primeiras páginas de jornais, pois, nesses casos, a isocromia não chama a atenção do leitor.

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149Q266527 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Deve-se levar em conta que, na sociedade atual, o
indivíduo é levado a assumir cada vez mais uma série de papéis
que, às vezes, chegam a ser antagônicos e contraditórios. E o
problema das lealdades múltiplas, referentes aos diversos papéis
que o indivíduo é obrigado a assumir, prejudica a formação da
opinião pública e torna mais complexo seu estudo.

Sara da Viá. Opinião pública: técnica de formação e
problemas de controle, 1983, p. 13 (com adaptações).

Acerca do tema tratado no fragmento de texto acima, das teorias
de opinião pública, das técnicas de pesquisa de opinião e das
formas de interatividade na comunicação, julgue os itens
de 92 a 99.

Nos estudos de opinião pública, o efeito chamado dissonância cognitiva resulta da espiral do silêncio. Nesse caso, a dissonância decorre da ação de líderes autoritários que falam em nome de seus liderados e apresentam a opinião minoritária como se fosse a opinião de todos daquele grupo social.

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150Q267884 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Danos irreparáveis à imagem de pessoas ou instituições podem ser causados pela prática de um tipo de jornalismo torpe, que avilta a ética jornalística. Devido à política editorial que o norteia, é flagrante a falta de rigor na metodologia científica de pesquisa. Matérias prontas antes de serem apuradas, roteiros de entrevista contendo as declarações que precisam ser extraídas das fontes e frases fora do contexto para conferir tom histriônico à reportagem são apenas alguns exemplos da prática desse modelo de jornalismo. A partir das considerações acima, é correto inferir que:

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151Q268665 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

A comunicação endógena, ao utilizar ferramentas da comunicação institucional e da comunicação mercadológica, incrementa a interação entre a organização e seus funcionários. Com esse propósito, o assessor de comunicação precisa desenvolver um produto noticioso institucional que sintetize a política de comunicação organizacional integrada e valorize a relação dialógica entre a direção e o chão da fábrica. O produto que atende a essa orientação apresentará conteúdo:

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152Q268219 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Determinado órgão público precisa melhorar a comunicação interna com seus funcionários terceirizados. O público-alvo possui o ensino fundamental incompleto e pouco tempo para se dedicar à obtenção de informação. Dentre os suportes utilizados na comunicação interna com esse público-alvo, destacam-se:

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153Q267217 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca das características, linguagens e técnicas jornalísticas,
julgue os itens seguintes.

Apesar da necessidade de simplicidade e objetividade, a notícia impressa ou escrita não exige frases curtas.

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154Q267852 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Pierre ?emor identifica o campo da comunicação pública
como uma modalidade formal, visando obter uma legitimidade de
interesse público. Mesmo reconhecendo a atual fusão entre o
mundo dos negócios e o Estado, o autor acredita na possibilidade
de estruturação de uma prática que possa contribuir para
identificar a utilidade pública, alimentar o conhecimento cívico,
facilitar a ação governamental e garantir o debate público.

Heloiza Matos. Comunicação pública: persuasão ou
interação? Campinas, 2004, p. 118.

Considerando o texto acima apresentado, julgue os itens
seguintes.

As atuais políticas de e-Gov (governo eletrônico) - com portais que oferecem informações ao cidadão e captam suas demandas - são exemplos de aplicações de tecnologias de informação para a oferta de serviços de informação pública condizentes com o contexto social contemporâneo.

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155Q267671 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

A imagem de uma organização é construída para seus públicos a partir:

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156Q267417 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito da história e da estrutura dos meios de comunicação de
massa e do jornalismo, julgue os itens que se seguem.

Na Europa, no início da Era Moderna, rituais, espetáculos, montagens de teatro, balés e óperas eram as formas de comunicação multimídia mais comuns.

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157Q267576 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca das características, linguagens e técnicas jornalísticas,
julgue os itens seguintes.

O corpo da notícia deve conter somente dados que explicam o lide.

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158Q267156 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

A Defensoria Pública de um estado brasileiro desenvolveu diversos serviços para os cidadãos, alguns com nomes fantasia, outros usando o nome da Defensoria. Dentro da gestão de marketing, esse conjunto de serviços oferecido representa, para a marca Defensoria Pública:

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159Q268703 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Segundo Gil Nuno Vaz, o marketing institucional aplica-se a um
conjunto de trocas que caracteriza um mercado simbólico,
intangível, onde não há fins lucrativos. É um conjunto de técnicas
usadas na propagação de valores ideológicos, envolvendo ideias,
imagem, atitudes e posicionamentos. A respeito desse assunto,
julgue os próximos itens.

Em um mercado sem fins lucrativos e sem produtos tangíveis, as atitudes e os posicionamentos da organização em relação às expectativas dos indivíduos é que irão determinar, ou não, a sua aceitação e, consequentemente, a sua credibilidade.

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160Q266947 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que se refere às condições de produção da notícia e a suas
características, julgue os itens de 85 a 96.

O critério de proximidade geográfica é essencial para a escolha dos temas da cobertura e para a seleção dos fatos que são noticiados.

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