Questões de Concursos Analista Comunicação Social

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201Q268229 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Segundo Gil Nuno Vaz, o marketing institucional aplica-se a um
conjunto de trocas que caracteriza um mercado simbólico,
intangível, onde não há fins lucrativos. É um conjunto de técnicas
usadas na propagação de valores ideológicos, envolvendo ideias,
imagem, atitudes e posicionamentos. A respeito desse assunto,
julgue os próximos itens.

O único fator que poderá garantir a sobrevivência de uma instituição é o desenvolvimento de técnicas de marketing institucional.

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202Q268540 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Um publicitário que lida com imagens precisa conhecer as regras de proporção, em especial no que se refere ao corpo humano. O número de cabeças equivalente à altura do corpo de um adulto é:

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203Q266623 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Pelo breve histórico do desenvolvimento do rádio no
Brasil, podemos verificar que o processo segue paralelo ao do
próprio desenvolvimento do país. O rádio de caráter nacional,
com a programação de uma única emissora atingindo diretamente
todo o território, deixou ter razão de existir, voltando-se mais
para os aspectos regionais, ligado à comunidade em que atua. A
rigor, podemos considerar que nunca o rádio brasileiro chegou a
ter características realmente nacionais, com exceção de umas
poucas emissoras, como a Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

G. Ortriwano. A informação no rádio, 1985, p. 8.
A respeito do texto acima transcrito, julgue os itens a seguir.

Os estudos sobre radiojornalismo são prioridade na perspectiva teórica do agendamento (agenda-setting), devido à importância que esse veículo representou durante a I Guerra Mundial. Segundo a hipótese do agendamento, ainda hoje, o rádio é o carro-chefe da formação da agenda da mídia, o que leva os demais veículos a dependerem do modelo e da abordagem do radiojornalismo.

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204Q268702 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens seguintes a respeito da pauta jornalística interna e do
atendimento das pautas externas, que demandam procedimentos
inerentes às rotinas produtivas das assessorias de imprensa e fazem
parte de uma cultura profissional.

Para as pautas externas, o discurso institucional deve fluir de forma articulada e unificada, por meio de dois canais oficiais apenas: a autoridade máxima e o seu porta-voz.

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205Q267203 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em relação à Política Nacional de Telecomunicações e à regulação
do setor no Brasil, julgue os itens subsequentes.

Um dos argumentos a favor da divisão entre telecomunicações e radiodifusão é a convergência tecnológica.

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206Q267043 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Um publicitário apresenta uma campanha para uma plateia heterogênea em um auditório. A mensagem percebida pelo público nesse evento será prioritariamente:

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207Q268115 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca das características, linguagens e técnicas jornalísticas,
julgue os itens seguintes.

As limitações no uso da hipertextualidade, da interatividade e dos recursos de multimídia nas matérias jornalísticas são consequência da ausência de novas perspectivas, culturas e identidades na mídia.

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208Q268906 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Para alguns autores, o marketing volta-se não só à
satisfação das necessidades humanas e às relações de negócio,
como também para dar suporte ao desenvolvimento de ações
institucionais. A comunicação social, por meio das suas áreas -
jornalismo, relações públicas e publicidade -, volta-se ao
planejamento das atividades de comunicação das organizações,
às pesquisas, à divulgação de informações, ao estabelecimento de
canais entre a instituição e a sociedade. Conhecimentos, atitudes
e práticas das duas áreas complementam-se em prol das modernas
organizações.

Luiz Claudio Zenone e Ana Maria R. Buairide.
Marketing da comunicação: a visão do administrador
de marketing
. São Paulo: Futura, 2002 (com adaptações).

A partir do texto acima e com relação ao marketing e à
comunicação, julgue os itens que se seguem.

De acordo com o texto, nas modernas organizações as áreas de marketing e comunicação não sobrevivem uma sem a outra.

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209Q267153 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que se refere às condições de produção da notícia e a suas
características, julgue os itens de 85 a 96.

A necessidade de um fluxo contínuo de notícias diminui o papel das fontes oficiais na cobertura noticiosa.

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210Q268064 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os próximos itens no que se refere à função do assessor de
imprensa.

A assessoria de imprensa, hoje, ao atuar com base na autoridade e na influência da instituição, busca a legitimação desses valores pelos consumidores e cidadãos.

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211Q268988 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Pierre ?emor identifica o campo da comunicação pública
como uma modalidade formal, visando obter uma legitimidade de
interesse público. Mesmo reconhecendo a atual fusão entre o
mundo dos negócios e o Estado, o autor acredita na possibilidade
de estruturação de uma prática que possa contribuir para
identificar a utilidade pública, alimentar o conhecimento cívico,
facilitar a ação governamental e garantir o debate público.

Heloiza Matos. Comunicação pública: persuasão ou
interação? Campinas, 2004, p. 118.

Considerando o texto acima apresentado, julgue os itens
seguintes.

Um serviço institucional de pesquisa de opinião, com o objetivo de captar respostas do cidadão e subsidiar as ações de comunicação da instituição, pode ser considerado um exemplo correto de estratégia para fortalecer o sistema de informação de uma instituição do Estado. Esse pressuposto baseia-se no princípio de que os serviços públicos de informação devem manter estreita sintonia com a opinião pública.

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212Q266686 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca das características, linguagens e técnicas jornalísticas,
julgue os itens seguintes.

O blog se transformou em uma grande ferramenta organizacional para repórteres especializados, pois funciona como um caderno de anotações aberto ao público.

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213Q266779 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Pelo breve histórico do desenvolvimento do rádio no
Brasil, podemos verificar que o processo segue paralelo ao do
próprio desenvolvimento do país. O rádio de caráter nacional,
com a programação de uma única emissora atingindo diretamente
todo o território, deixou ter razão de existir, voltando-se mais
para os aspectos regionais, ligado à comunidade em que atua. A
rigor, podemos considerar que nunca o rádio brasileiro chegou a
ter características realmente nacionais, com exceção de umas
poucas emissoras, como a Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

G. Ortriwano. A informação no rádio, 1985, p. 8.
A respeito do texto acima transcrito, julgue os itens a seguir.

Com a emergência de novas tecnologias de comunicação radiofônica e televisiva e a freqüente associação entre as redes de rádio e TV, o sistema de broadcasting foi substituído integralmente pelo podcasting no Brasil. A principal vantagem do último está na possibilidade de integração e compartilhamento de conteúdos, a exemplo dos serviços de rádio-agência.

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214Q266573 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que se refere às condições de produção da notícia e a suas
características, julgue os itens de 85 a 96.

Os jornalistas normalmente conhecem o público do veículo em que trabalham e, por isso, sabem com razoável precisão quais são os interesses, demandas e necessidades informativas desse público.

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215Q267754 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens seguintes a respeito da pauta jornalística interna e do
atendimento das pautas externas, que demandam procedimentos
inerentes às rotinas produtivas das assessorias de imprensa e fazem
parte de uma cultura profissional.

Tornar pública as habilidades e competências de funcionários e executivos, incumbi-los de tirar dúvidas de internautas e incentivá-los a produzir reflexões e posts para portais e blogs são estratégias inadequadas à comunicação corporativa, por haver risco de superexposição da instituição.

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216Q268621 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Uma campanha publicitária da Defensoria Pública de Rondônia tem como objetivo atingir o maior número possível de cidadãos. Para isso, a estratégia da campanha deve privilegiar a maximização do(a ):

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217Q266667 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que se refere às condições de produção da notícia e a suas
características, julgue os itens de 85 a 96.

A análise dos fatos e a visão do respectivo contexto são alguns dos recursos de que o jornalista dispõe para impedir que o veículo de comunicação em que trabalha seja transformado em porta-voz de interesses particulares.

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218Q268982 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O direito à informação e o direito à liberdade de
expressão, preceitos constitucionais, são princípios éticos que
devem nortear todas as leis reguladoras dos costumes na
informação, desde a Lei de Imprensa aos manuais de redação.

Manuel Chaparro. Pragmática do jornalismo. São Paulo, 1994, p. 4.

Acerca da legislação em comunicação social e das políticas de
comunicação no Brasil e tendo o fragmento do texto acima como
referência inicial, julgue os itens de 86 a 91.

Os serviços públicos de informação no Brasil pautam-se pelo princípio constitucional da publicidade dos atos do Estado e de todos os seus órgãos e instituições. Por isso, todas as notícias difundidas por esses serviços devem conter a assinatura do jornalista responsável, recurso que confere credibilidade à informação divulgada pela instituição.

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219Q268851 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que se refere às condições de produção da notícia e a suas
características, julgue os itens de 85 a 96.

Correspondem a processos de socialização dos jornalistas, entre outros, a revisão das matérias pelos superiores, os comentários positivos e negativos feitos a respeito delas, as reuniões da redação e os contatos informais entre os profissionais na redação.

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220Q269157 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Sob o título Aqui a natureza é a estrela, a empresa
Hortifruti lançou campanha publicitária, elaborada pela agência
MP Publicidade, do Espírito Santo, em que foram feitas paródias
com títulos de filme, tais como: E o Coentro levou, Kiwi Bill,
Jambo IV - ele voltou e ainda melhor, O Quiabo veste Prada.

Considerando a campanha publicitária descrita e os princípios
da publicidade e propaganda, julgue os itens que se seguem.

Pelos filmes escolhidos, alguns deles mais antigos, infere-se que o objetivo da empresa Hortifruti era atingir o segmento de público formado por pessoas mais velhas.

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