Questões de Concursos Analista Comunicação Social

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241Q268430 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O direito à informação e o direito à liberdade de
expressão, preceitos constitucionais, são princípios éticos que
devem nortear todas as leis reguladoras dos costumes na
informação, desde a Lei de Imprensa aos manuais de redação.

Manuel Chaparro. Pragmática do jornalismo. São Paulo, 1994, p. 4.

Acerca da legislação em comunicação social e das políticas de
comunicação no Brasil e tendo o fragmento do texto acima como
referência inicial, julgue os itens de 86 a 91.

Os manuais de redação dos jornais brasileiros constituem normas efetivas com força de lei, visto que são aprovados em assembléias dos jornalistas profissionais e transformados em regulamentos profissionais, com o aval do Ministério do Trabalho e Emprego.

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242Q269039 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca das características, linguagens e técnicas jornalísticas,
julgue os itens seguintes.

Uma estratégia importante no jornalismo digital é registrar a hora em que a notícia foi disponibilizada, para demonstrar o grau de atualidade da matéria.

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243Q268562 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Por meio de um briefing, são fornecidos ao profissional
de publicidade subsídios importantes acerca da instituição que o
cliente representa, tais como público, mercado e objetivos, além
de uma descrição dos serviços e produtos que oferece. O uso
dessas informações, associado aos dados de uma pesquisa de
mídia, resulta no planejamento de mídia, que produz, por sua vez,
um plano de mídia, ou seja, um documento que contém os dados
do produto - situação no mercado, públicos, objetivos,
estratégias, praça onde vai ocorrer a distribuição, definição dos
veículos onde a mídia será inserida, período/cronograma de
veiculação e custos.

Paulo Tamanaha. Planejamento de mídia. São Paulo,
Pearson Prentice Hall, p. 76-9, 2006 (com adaptações).

A partir desse texto, julgue os itens seguintes.

A escolha do veículo de mídia apropriado leva em consideração fatores como o target, a natureza do assunto e a visibilidade do veículo.

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244Q267110 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de
Propaganda, o profissional da área compromete-se a fazer uso de
técnicas profissionais voltadas a campanhas que visem consumir
mais os bons produtos, utilizar mais os bons serviços, o progresso
das boas instituições e a difusão de ideias sadias. Com relação a
esse assunto, julgue os itens subsequentes.

O profissional de propaganda que atua em órgãos públicos participa de forma prioritária na organização de orçamentos e na divulgação dos produtos e serviços de comunicação, estando excluído de quaisquer decisões sobre produtos ou serviços.

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245Q267334 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

A comunicação institucional realizada pelo setor de Comunicação de uma Defensoria Pública tem como origem a informação proveniente do(a ):

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246Q267467 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em relação à legislação de comunicação vigente no Brasil e aos
princípios éticos da atividade jornalística, julgue os itens seguintes.

O jornalista deve ouvir o maior número de pessoas e instituições envolvidas em uma cobertura jornalística antes da divulgação dos fatos, principalmente aquelas que são objeto de acusações não suficientemente demonstradas ou verificadas. Tal condição não se aplica, contudo, aos profissionais que atuam em assessoria de imprensa.

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247Q267042 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

O meio mais adequado para uma publicidade que vise a uma relação com o público muito íntima e um envolvimento muito alto é o(a ):

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248Q267338 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O discurso do jornal não está solto no espaço; está
envolvido no que chamaria de dispositivo que, por sua vez, não
é uma simples entidade técnica, estranha ao sentido.

Maurice Mouillaud. Da forma ao sentido. Brasília, 1997, p. 29.

Tendo o fragmento acima como referência inicial, julgue os itens
a seguir, a respeito de processo gráfico, planejamento editorial,
diagramação e editoração.

As análises de conteúdo de noticiário, herdeiras do modelo de Lasswell, são exemplos de combinação dos elementos inerentes à forma e ao conteúdo, visto que essa técnica leva em conta, além do conteúdo informativo, a disposição deste no corpo do jornal, sua localização na página e demais recursos gráficos.

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249Q268571 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Sob o título Aqui a natureza é a estrela, a empresa
Hortifruti lançou campanha publicitária, elaborada pela agência
MP Publicidade, do Espírito Santo, em que foram feitas paródias
com títulos de filme, tais como: E o Coentro levou, Kiwi Bill,
Jambo IV - ele voltou e ainda melhor, O Quiabo veste Prada.

Considerando a campanha publicitária descrita e os princípios
da publicidade e propaganda, julgue os itens que se seguem.

O humor contido na associação das frutas e vegetais aos títulos dos filmes objetiva fixar os produtos e a marca da empresa na memória do consumidor.

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250Q268858 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O editorial jornalístico constitui um discurso em forma
de texto argumentativo que expressa a opinião do órgão editor
acerca de questões relacionadas aos acontecimentos considerados
mais importantes. Diferentemente dos textos informativos, o
editorial constrói uma interpretação ou um julgamento, com o
objetivo de explicitar o sentido subjacente ao que é apenas
noticiado.

A. T. Barros. Do privado para o publicamente mediado: a crítica domesticada nos
editoriais sobre ecologia. Comunicação & Espaço Público, 2001, p. 67.

Tomando o texto acima como referência inicial, julgue os itens de
70 a 75, acerca dos gêneros jornalísticos.

A publicação de editoriais nos jornais é herança da chamada teoria liberal da imprensa. Segundo essa visão teórica, a imprensa é vista como um fiscal crítico e independente dos atos do Estado. Assim, dos pontos de vista teórico e histórico, é correto atribuir a essa concepção à idéia que confere à imprensa o papel de quarto poder.

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