Questões de Concursos Analista Comunicação Social

Resolva questões de Analista Comunicação Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

81Q267170 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da história da imprensa e suas análises
interpretativas, julgue os itens que se seguem.

Historicamente, o termo jornalismo cívico surgiu no Brasil durante o Estado Novo, com o objetivo de incutir na população o respeito aos símbolos nacionais e os valores patrióticos. Nessa época, o governo definiu como atribuição formal do jornalismo a difusão de informações de caráter nacionalista, com o objetivo de legitimar a política de substituição de importações.

  1. ✂️
  2. ✂️

82Q267002 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

O texto de um anúncio diz: ?nossa locadora de veículos é apenas a número 2 do mercado. Então, por que você deve nos escolher? Porque nós nos esforçamos mais?. Essa redação emprega a técnica de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q268604 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Algumas empresas de comunicação vêm optando pela
convergência de mídias, buscando, para isso, profissionais com
o perfil multimídia, capacitados à produção de conteúdos sob
diversas formas. Acerca desse assunto, julgue os itens que se
seguem.

O hipertexto é uma ferramenta utilizada no jornalismo online.

  1. ✂️
  2. ✂️

84Q268387 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Três revistas de grande circulação nacional e histórico de relacionamento positivo com a assessoria de imprensa solicitaram exclusividade na entrevista com o Ministro da Educação. O assessor de imprensa informou a todos que o Ministro, por um problema de agenda, disporia de apenas 30 minutos para atender às solicitações. O encontro deveria ocorrer, portanto, numa mesma data e local. Desse modo, para atender à solicitação das revistas e conciliar a atividade com a agenda, o mais recomendado é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q267780 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Victoria irá ao ginásio municipal para acompanhar uma partida de basquete. Algumas emissoras de rádio da região se propuseram a realizar a transmissão ao vivo exclusivamente em Amplitude Modulada. A torcedora queria utilizar seu celular em vez de um aparelho de rádio convencional. No entanto, ela se deparou com uma questão: o aparelho celular não apresentava condições técnicas para receber o sinal analógico das emissoras de rádio que operam em AM, sendo possível apenas a recepção em FM. De acordo com a teoria da informação, essa impossibilidade de captação pelo celular é um problema:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q267713 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

As novas tecnologias da informação e da comunicação
(NTICs) apresentam uma infinidade de instrumentos capazes de
transformar as relações no mundo contemporâneo. Entretanto,
defende-se que a principal característica das NTICs deve ser a
interatividade, por meio da qual os modelos comunicacionais
tradicionais - onde a informação é transmitida em uma só
direção - são substituídos por uma via de mão dupla, onde existe
a formação de uma rede de informações de forma inclusiva.

Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os
seguintes itens.

É correto afirmar que os modelos comunicacionais que permitem interatividade promovem a mudança de atitudes e práticas tanto para a sociedade quanto para as instituições.

  1. ✂️
  2. ✂️

87Q268765 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

Uma empresa foi contratada para prestar serviço terceirizado de assessoria de imprensa. O objetivo era aumentar a visibilidade da marca, do setor farmacêutico, na mídia impressa, por intermédio de ações do jornalismo. As estratégias implementadas para obtenção de resultados positivos nesse tipo de mídia devem prever também diálogo preferencial com:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q268612 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca das características, linguagens e técnicas jornalísticas,
julgue os itens seguintes.

As características do público on-line indicam que o jornalista deve usar o humor, escrever um texto com energia, em um estilo leve, mas com firmeza, coloquial, com verbos e substantivos fortes.

  1. ✂️
  2. ✂️

89Q267759 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Em relação à legislação de comunicação vigente no Brasil e aos
princípios éticos da atividade jornalística, julgue os itens seguintes.

Divulgar a informação precisa e correta é dever dos meios de comunicação, que tem de ser cumprido independentemente da linha política de seus proprietários e(ou) diretores ou da natureza econômica de suas empresas.

  1. ✂️
  2. ✂️

90Q269152 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

O propósito precípuo do Jornalismo Público por vezes é distorcido, de modo que é necessário posicionar corretamente o compromisso e a natureza desse gênero de atividade. Daí se infere que os parâmetros que norteiam o jornalismo público o afastam do jornalismo Estatal, pois a natureza do processo jornalístico:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q268608 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

A comunicação de marketing difere de outras formas de comunicação, como a artística, por ser orientada para:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q268415 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação ao jornalismo institucional, julgue os itens a seguir.

A partir da década de 90 do século passado, os movimentos sociais e as ONG começaram a produzir subsídios e criar distinções, equiparando repórteres e editores a stakeholders organizacionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

93Q267936 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Pierre ?emor identifica o campo da comunicação pública
como uma modalidade formal, visando obter uma legitimidade de
interesse público. Mesmo reconhecendo a atual fusão entre o
mundo dos negócios e o Estado, o autor acredita na possibilidade
de estruturação de uma prática que possa contribuir para
identificar a utilidade pública, alimentar o conhecimento cívico,
facilitar a ação governamental e garantir o debate público.

Heloiza Matos. Comunicação pública: persuasão ou
interação? Campinas, 2004, p. 118.

Considerando o texto acima apresentado, julgue os itens
seguintes.

Em uma instituição pública, uma assessoria de imprensa que fornece releases, comunicados, briefing em texto e imagem e serviços de editoração eletrônica pode ser considerada modelo de serviços de assessoria de imprensa em consonância com todos os princípios básicos da comunicação pública.

  1. ✂️
  2. ✂️

94Q267109 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito de ferramentas de marketing, julgue os itens a seguir.

Produto, praça, preço e promoção estão entre os Ps fundamentais de um composto.

  1. ✂️
  2. ✂️

95Q266627 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O discurso do jornal não está solto no espaço; está
envolvido no que chamaria de dispositivo que, por sua vez, não
é uma simples entidade técnica, estranha ao sentido.

Maurice Mouillaud. Da forma ao sentido. Brasília, 1997, p. 29.

Tendo o fragmento acima como referência inicial, julgue os itens
a seguir, a respeito de processo gráfico, planejamento editorial,
diagramação e editoração.

O projeto gráfico abrange a padronização usada pela publicação para dispor uniformemente matérias, fotografias e adereços gráficos.

  1. ✂️
  2. ✂️

96Q269238 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Segundo Gil Nuno Vaz, o marketing institucional aplica-se a um
conjunto de trocas que caracteriza um mercado simbólico,
intangível, onde não há fins lucrativos. É um conjunto de técnicas
usadas na propagação de valores ideológicos, envolvendo ideias,
imagem, atitudes e posicionamentos. A respeito desse assunto,
julgue os próximos itens.

Em um mercado simbólico, as organizações levam em conta as expectativas dos indivíduos em relação ao papel que as instituições devem desempenhar, enquanto desenvolvem ações para satisfazer tais expectativas.

  1. ✂️
  2. ✂️

97Q268223 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Pierre ?emor identifica o campo da comunicação pública
como uma modalidade formal, visando obter uma legitimidade de
interesse público. Mesmo reconhecendo a atual fusão entre o
mundo dos negócios e o Estado, o autor acredita na possibilidade
de estruturação de uma prática que possa contribuir para
identificar a utilidade pública, alimentar o conhecimento cívico,
facilitar a ação governamental e garantir o debate público.

Heloiza Matos. Comunicação pública: persuasão ou
interação? Campinas, 2004, p. 118.

Considerando o texto acima apresentado, julgue os itens
seguintes.

Caso o profissional de um serviço público de informação divulgue matéria jornalística de conteúdo que agrave uma das partes mencionadas, aplicar-se-ão os preceitos legais que regulamentam o direito de resposta.

  1. ✂️
  2. ✂️

98Q268028 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, DPE RO, FGV

As cores primárias do processo subtrativo são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q268191 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Utilizando o hipertexto e funcionando no ambiente das
redes telemáticas, o jornalismo online passa a apresentar
características diferenciadoras em relação aos formatos
precedentes do texto jornalístico.

L. Mielniczuk e M. Palácios. Considerações para um estudo sobre o formato da
notícia da web: o link como elemento paratextual. Brasília, 2002, p.130.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a
seguir, relacionados aos temas emergentes da comunicação, como
as novas mídias e o webjornalismo.

O hipertexto (também chamado de paratexto) constitui o processo básico para outros dispositivos e elementos do jornalismo online indispensáveis à interatividade do leitor com os portais de notícias, tais como intratextualidade, descentralização e multivocalidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

100Q268991 | Comunicação Social, Analista Comunicação Social, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Massa e público são termos que têm conceitos diferentes conforme
a teoria da comunicação que os defina. Com relação a esse assunto,
julgue os itens a seguir.

Na década de 60 do século passado, o Instituto Gallup realizou uma sondagem, pedindo aos americanos para citar os problemas mais importantes que os Estados Unidos da América estavam enfrentando, os quais, quando comparados com a cobertura de três grandes veículos de imprensa, revelou um alto grau de correspondência, correlação que levou o pesquisador Maxwell McCombs a formular a hipótese da teoria da agenda (agenda-setting).

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.